Menu

Genoíno responde Toffoli sobre condenação: ‘Não foi erro judicial, foi dolo’

Ministro do STF afirmou que sabia da inocência do petista, mas o condenou para influenciar em sua sentença Publicado em 03/06/2023 – 09h48 Por Nara Lacerda e Igor Carvalho – São Paulo (SP) Brasil de Fato — Em entrevista ao podcast Três Por Quatro, do Brasil de Fato, o ex-presidente do PT José Genoíno respondeu […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
José Eduardo Bernardes/ BdF

Ministro do STF afirmou que sabia da inocência do petista, mas o condenou para influenciar em sua sentença

Publicado em 03/06/2023 – 09h48

Por Nara Lacerda e Igor Carvalho – São Paulo (SP)

Brasil de Fato — Em entrevista ao podcast Três Por Quatro, do Brasil de Fato, o ex-presidente do PT José Genoíno respondeu ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli que admitiu que condenou o petista no âmbito do processo conhecido como Mensalão, mesmo sabendo de sua inocência.

“Primeiro, isso não é um erro judicial, isso é um dolo. Um ministro ou um juiz não pode condenar uma pessoa sabendo que ela é inocente. Segundo, eu tive uma sensação de alívio e de revolta, porque passou pela minha cabeça tudo que vivi por aquela condenação. Confirmou o que eu dizia, fui condenado pelo que eu era e não pelo que eu fiz”, disse Genoíno.

A admissão de Toffoli foi feita no dia 26 de maio, durante a sessão do STF que condenou o ex-presidente Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro. “Todos nós que conhecemos o José Genoíno sabemos que ele não tinha ideia do que estava se passando. Completamente ingênuo e inocente em tudo que aconteceu. Todavia, ele havia assinado o contrato de financiamento. Portanto, acabei por optar em votar pela condenação, mas a pena que propus foi de 2 anos e 8 meses de prisão, o que tornava-a prescrita.”

Sem vergonha

Toffoli assumiu a falha, mas sem vergonha. “Estamos aqui a corrigir injustiças que foram feitas e não temos que ter vergonha de pedir desculpas por erros judiciários que cometemos. Não temos que ter vergonha.”

Genoíno, que também foi preso na ditadura, lamentou o episódio. “Eu fui vítima do judiciário, do Supremo, não desejo isso para ninguém. Eu quero resolver meu contencioso com meus adversários na política, na rua e no enfrentamento. Eu não gosto de toga e nem de farda, a toga e a farda me colocaram na cadeia.”

Com o voto de Toffoli, o STF condenou Genoíno, em 2012, a quatro anos e oito meses de reclusão, que cumpriu parte no presídio da Papuda e em prisão domiciliar. Em 2015, a Corte anulou a condenação do ex-presidente do PT por unanimidade.

Genoíno já havia permanecido preso entre 1972 e 77 pela ditadura, após ter sido capturado durante a repressão à guerrilha do Araguaia, o maior episódio de resistência armada contra o regime militar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco Teixeira

04/06/2023 - 19h53

Absurdo.

Fábio

04/06/2023 - 16h58

Cabe um processo ou não?


Leia mais

Recentes

Recentes