Menu

Lula, Maduro e a exemplar democracia ocidental

É um tanto quanto inacreditável, mas tivemos por esses dias mais uma rodada de debates sobre a conveniência de Lula manter relações amistosas com Nicolás Maduro. Do ponto de vista das relações exteriores estamos falando, na verdade, da relação entre Brasil e Venezuela, e a única resposta possível sobre a conveniência de termos uma boa […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Maduro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

É um tanto quanto inacreditável, mas tivemos por esses dias mais uma rodada de debates sobre a conveniência de Lula manter relações amistosas com Nicolás Maduro. Do ponto de vista das relações exteriores estamos falando, na verdade, da relação entre Brasil e Venezuela, e a única resposta possível sobre a conveniência de termos uma boa convivência com este país vizinho é um curto e sonoro ‘sim, devemos’.

Especialmente porque os motivos aventados para que o Brasil rompa com a Venezuela são, nos melhores casos, ingênuos, e nos piores, subserviência pura e simples à narrativa dos EUA e Europa.

Em resumo, Maduro seria um ditador e a Venezuela não seria um país democrático. Logo, rompamos relações.

O modelo supremo de democracia é, por óbvio, o dos Estados Unidos. Lá só dois partidos podem, de fato, ganhar eleições, os dois umbilicalmente ligados ao poderoso establishment financeiro americano. Além disso, o candidato a presidente mais votado pode acabar o pleito derrotado, já que a eleição é indireta. Confesse, leitora, você também se emociona cada vez que lembra de tamanho grau de profundidade democrática.

Mas os americanos não se contentam em explorar as fronteiras democráticas apenas dentro do seu território. Com uma chuva de bombas, invasões e patrocínios a golpes de Estado, os EUA gloriosamente levam sua peculiar democracia a todos os cantos do globo. Se precisar bombardear um palácio governamental com o presidente eleito dentro, como fizeram com Salvador Allende no Chile, que seja. A democracia precisa prevalecer – mesmo que seja contra a vontade desses povos ignorantes terceiromundistas.

Um retrato bastante nítido do que realmente é a tal democracia ocidental está no livro O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém, do economista Paulo Nogueira Batista Jr., que foi um dos diretores do FMI durante os governos Lula (I e II) e Dilma. O relato de quem lidou diretamente com os americanos e europeus durante 8 anos não deixa dúvidas: eles não são tão democráticos como querem fazer crer.

Os acordos firmados entre os presidentes dos países do G20 e os regulamentos do próprio FMI viravam pó diante da sanha dos americanos e europeus – especialmente estes últimos, segundo Nogueira – de manter intocados seus privilégios dentro da instituição. O peso de cada país nas votações do FMI não condiz com o peso atual de cada economia, mas isso é sistematicamente ignorado.

As regras e acordos avalizados pelos próprios países desenvolvidos podem ser rasgados a qualquer momento, caso seja necessário para evitar alguma perda de poder dos EUA e Europa. No momento em que escrevo essa frase cai mais uma lágrima de emoção, diante de tamanho ardor democrático.

Poderíamos continuar listando exemplos do fragoroso déficit democrático ocidental, mas o texto ficaria demasiado longo.

Agora vamos falar sério: a real é que um país só será importunado com acusações sobre falta de democracia se bater de frente com o Império. Se não bater, você pode até ser uma ditadura de fato (alô Arábia Saudita) que está tudo certo.

O duro é existirem em países em desenvolvimento (como o nosso) tantos propagadores da narrativa alucinada e calhorda dos países hegemônicos. Com o tanto de informação que temos disponível hoje, ingenuidade não é.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Kleiton

19/06/2023 - 08h07

Maduro e Podre…kkkkkk

Maduro e Lula são bastante similares…um é um porco e o outro um rato de esgoto.

Floripes Coutinho

08/06/2023 - 10h08

Foi impressionante o cinismo e a estupidez do nosso Presidente Lula em apresentar Maduro como um “democrata”, mais a resposta veio de imediato os Excelentes Convidados deixaram os pratos na mesa do jantar que lhes havia sido oferecido e bateram em retirada sem olhar pra trás


Leia mais

Recentes

Recentes