Menu

Símbolos nazistas nas linhas de frente da Ucrânia criam saia-justa para Otan e Kiev

Desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia no ano passado, o governo ucraniano e os aliados da Otan postaram, depois deletaram discretamente, três fotografias aparentemente inócuas de suas contas nas mídias sociais: um soldado em pé agrupado, outro descansando em uma trincheira e um trabalhador de emergência posando na frente de um caminhão. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Soldado ucraniano usando um patch contendo o símbolo Totenkopf, um exemplo da iconografia nazista, que foi postada na conta do Twitter do Ministério da Defesa da Ucrânia e depois deletada.Crédito...MOD Vlad Novak/Twitter do governo da Ucrânia

Desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia no ano passado, o governo ucraniano e os aliados da Otan postaram, depois deletaram discretamente, três fotografias aparentemente inócuas de suas contas nas mídias sociais: um soldado em pé agrupado, outro descansando em uma trincheira e um trabalhador de emergência posando na frente de um caminhão.

Em cada fotografia, os ucranianos de uniforme usavam emblemas com símbolos que se tornaram notórios pela Alemanha nazista e desde então se tornaram parte da iconografia de grupos de ódio de extrema direita.
As fotografias e suas deleções destacam a complicada relação dos militares ucranianos com as imagens nazistas, uma relação forjada sob a ocupação soviética e alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa relação tornou-se especialmente delicada porque o presidente Vladimir Putin, da Rússia, declarou falsamente que a Ucrânia é um Estado nazista, uma alegação que ele usou para justificar a invasão ilegal.

A Ucrânia trabalhou durante anos por meio de legislação e reestruturação militar para conter um movimento marginal de extrema direita, cujos membros orgulhosamente usam símbolos imersos na história nazista e defendem pontos de vista hostis à esquerda, movimentos LGBT+ e minorias étnicas. Mas alguns membros desses grupos lutam contra a Rússia desde que o Kremlin anexou ilegalmente parte da região da Crimeia, em 2014, e agora fazem parte da estrutura militar mais ampla. Alguns são considerados heróis nacionais, mesmo que a extrema direita permaneça politicamente marginalizada.

A iconografia desses grupos, incluindo um emblema de caveira e ossos cruzados usado por guardas de campos de concentração e um símbolo conhecido como Sol Negro, agora aparece com certa regularidade nos uniformes de soldados que lutam na linha de frente, incluindo soldados que dizem que a imagem simboliza a soberania e orgulho ucranianos, não o nazismo.

No curto prazo, isso ameaça reforçar a propaganda de Putin e alimentar suas falsas alegações de que a Ucrânia deve ser “desnazificada” – uma posição que ignora o fato de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é judeu. Mais amplamente, a ambivalência da Ucrânia sobre esses símbolos, e às vezes até mesmo sua aceitação deles, corre o risco de dar vida nova e convencional a ícones que o Ocidente passou mais de meio século tentando eliminar.

— O que me preocupa, no contexto ucraniano, é que as pessoas na Ucrânia que estão em posições de liderança, ou não o fazem ou não estão dispostas a reconhecer e entender como esses símbolos são vistos fora da Ucrânia — disse Michael Colborne, pesquisadora do grupo investigativo Bellingcat que estuda a extrema direita internacional. — Acho que os ucranianos precisam perceber cada vez mais que essas imagens minam o apoio ao país.
Em comunicado, o Ministério da Defesa ucraniano disse que, como país que sofreu muito sob a ocupação alemã, “enfatizamos que a Ucrânia condena categoricamente qualquer manifestação de nazismo”.

Até agora, as imagens não corroeram o apoio internacional à guerra. No entanto, deixou diplomatas, jornalistas ocidentais e grupos de defesa em uma posição difícil: chamar a atenção para a iconografia corre o risco de jogar com a propaganda russa. Não dizer nada permite que ela se espalhe.

Mesmo grupos judaicos e organizações que tradicionalmente rechaçam esses símbolos de ódio permaneceram em silêncio. Particularmente, alguns líderes temem ser vistos como adotando os pontos de discussão da propaganda russa.

Questões sobre como interpretar esses símbolos são tão polêmicas quanto persistentes, e não apenas na Ucrânia. No sul dos Estados Unidos, alguns insistem que hoje a bandeira confederada simboliza orgulho, não sua história de racismo e secessão. A suástica era um importante símbolo hindu antes de ser cooptada pelos nazistas.

Em abril, o Ministério da Defesa da Ucrânia postou uma fotografia em sua conta no Twitter de um soldado usando um emblema com uma caveira e ossos cruzados conhecido como Totenkopf, ou Cabeça da Morte. O símbolo específico na imagem tornou-se notório por uma unidade nazista que cometeu crimes de guerra e guardou campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

O patch na fotografia define o Totenkopf no topo de uma bandeira ucraniana com um pequeno número 6 abaixo. Esse patch é a mercadoria oficial do Death in June, uma banda neo-folk britânica que o Southern Poverty Law Center disse produzir “discurso de ódio” que “explora temas e imagens do fascismo e do nazismo”.
— A imagem, embora ofensiva, é a de uma banda musical — disse Hyman. A banda agora usa a fotografia postada pelos militares ucranianos para comercializar o patch Totenkopf.

O The New York Times perguntou ao Ministério da Defesa ucraniano em 27 de abril sobre o tweet. Horas depois, a postagem foi apagada. “Depois de estudar este caso, chegamos à conclusão de que este logotipo pode ser interpretado de forma ambígua”, disse a pasta em comunicado.

O soldado na fotografia fazia parte de uma unidade voluntária chamada Da Vinci Wolves, que começou como parte da ala paramilitar do Setor Direita da Ucrânia, uma coalizão de organizações de direita e partidos políticos que se militarizaram após a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia.

Pelo menos cinco outras fotos nas páginas do grupo paramilitar no Instagram e no Facebook mostram seus soldados usando insígnias de estilo nazista, incluindo o Totenkopf.
As forças armadas da Otan, uma aliança à qual a Ucrânia espera se juntar, não toleram tais remendos. Quando tais símbolos apareceram, grupos como a Liga Anti-Difamação se manifestaram e os líderes militares reagiram rapidamente.

No mês passado, a agência de serviços de emergência da Ucrânia postou no Instagram uma fotografia de um trabalhador de emergência usando um símbolo do Sol Negro, também conhecido como Sonnenrad, que apareceu no castelo de Heinrich Himmler, o general nazista e diretor da SS. O Sol Negro é popular entre neonazistas e supremacistas brancos.

Em março de 2022, a conta do Twitter da Otan postou a fotografia de um soldado ucraniano usando um emblema semelhante. Ambas as fotografias foram rapidamente removidas.
Em novembro, durante uma reunião com repórteres do New York Times perto da linha de frente, um assessor de imprensa ucraniano usava uma variação Totenkopf feita por uma empresa chamada R3ICH (pronuncia-se “Reich”). Ele disse que não acreditava que o patch fosse afiliado aos nazistas. Um segundo assessor de imprensa presente disse que outros jornalistas pediram aos soldados que removessem o adesivo antes de tirar fotos.

Ihor Kozlovskyi, um acadêmico de historiador ucraniana e religião, disse que os símbolos tinham significados exclusivos na Ucrânia, e deveriam ser interpretados pela forma como os ucranianos os viam, não pela forma como eram usados em outros lugares.

— O símbolo pode viver em qualquer comunidade ou história, independentemente de como é usado em outras partes da Terra — disse Kozlovskyi.

Soldados russos na Ucrânia também foram vistos usando insígnias com inspiração nazista, ressaltando o quão complicada pode ser a interpretação desses símbolos em uma região mergulhada na história soviética e alemã.

Questões históricas
A União Soviética assinou um pacto de não agressão com a Alemanha em 1939, por isso foi pega de surpresa dois anos depois, quando os nazistas invadiram a Ucrânia, que então fazia parte da União Soviética. A Ucrânia sofreu muito sob um governo soviético que engendrou uma fome que matou milhões. Muitos ucranianos inicialmente viam os nazistas como libertadores.

Facções da Organização dos Nacionalistas Ucranianos e seu Exército insurgente lutaram ao lado dos nazistas no que consideravam uma luta pela soberania ucraniana. Membros desses grupos também participaram de atrocidades contra civis judeus e poloneses. Mais tarde na guerra, porém, alguns dos grupos lutaram contra os nazistas.
Alguns ucranianos se juntaram a unidades militares nazistas como a Waffen-SS Galizien. O emblema do grupo, liderado por oficiais alemães, era um emblema azul-celeste com um leão e três coroas. A unidade participou de um massacre de centenas de civis poloneses em 1944. Em dezembro, após uma batalha legal de um ano, a mais alta corte da Ucrânia decidiu que um instituto de pesquisa financiado pelo governo poderia continuar a listar a insígnia da unidade como excluída dos símbolos nazistas proibidos sob uma lei de 2015.

Hoje, enquanto uma nova geração luta contra a ocupação russa, muitos ucranianos veem a guerra como uma continuação da luta pela independência durante e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Símbolos como a bandeira associada ao Exército Insurgente Ucraniano e o emblema da Galizien tornaram-se emblemas da resistência antirrussa e do orgulho nacional.

Isso torna difícil separar facilmente, com base apenas em ícones, os ucranianos enfurecidos pela invasão russa daqueles que apoiam os grupos de extrema direita do país.
Unidades como o Da Vinci Wolves, o mais conhecido Batalhão Azov e outras que começaram com membros de extrema direita foram incorporadas às forças armadas ucranianas e têm sido fundamentais na defesa contra as tropas russas.

O Batalhão Azov foi celebrado depois de resistir durante o cerco à cidade de Mariupol, no sul, no ano passado. Depois que o comandante do Da Vinci Wolves foi morto em março, ele recebeu um funeral de herói, ao qual Zelensky compareceu.

— Acho que algumas dessas unidades de extrema direita misturam um pouco de sua própria criação de mitos no discurso público sobre eles — disse Colborne. — Mas acho que o mínimo que pode e deve ser feito em todos os lugares, não apenas na Ucrânia, é não permitir que os símbolos, a retórica e as ideias da extrema direita se infiltrem no discurso público.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ferreira Bastos

06/06/2023 - 21h18

E o PIG mundial só descobriu isso agora ?
Não.
Começou a desembarcar da canoa ucraniana furada


Leia mais

Recentes

Recentes