Menu

O caminho do presidente para retomar a pressão pela queda nos juros

Segundo a revista Veja, a equipe mais próxima do presidente Lula recebeu instruções para retomar o discurso em favor da redução da taxa de juros, intensificando as pressões sobre o Banco Central. A equipe próxima ao presidente avalia que os indicadores econômicos recentes minam a eficácia da atual política adotada pelo presidente do Banco Central, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: REUTERS/Carla Carniel/Direitos reservados

Segundo a revista Veja, a equipe mais próxima do presidente Lula recebeu instruções para retomar o discurso em favor da redução da taxa de juros, intensificando as pressões sobre o Banco Central.

A equipe próxima ao presidente avalia que os indicadores econômicos recentes minam a eficácia da atual política adotada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Dois dados, em particular, contribuíram para fortalecer o plano: a desaceleração da inflação, destacada pela notícia de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou abaixo de 4% nos últimos doze meses, e o crescimento do PIB, que registrou um avanço de 1,9%, colocando o Brasil entre os cinco países com crescimento no início do ano.

De acordo com o IBGE, a inflação oficial do país apresentou uma desaceleração para 0,23% em maio, no mês passado o índice foi de 0,61%. A taxa do IPCA, no acumulado em 12 meses, atingiu o seu nível mais baixo desde outubro de 2020, situando-se em 3,92%.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ferreira Bastos

07/06/2023 - 12h17

Miguel, replicar a Veja ?!?!?!

Leio o cafezinho, desde o inicio, por conta das analises diametralmente opostas ao do PIG.


Leia mais

Recentes

Recentes