Menu

Como a chinesa Shein superou a Zara e foi pioneira no fast fashion 2.0

Reuters – Com a Inditex (ITX.MC) e a H&M (HMb.ST) , dona da Zara , preparadas para divulgar seus resultados de vendas mais recentes, os investidores estarão focados em uma questão importante: como as duas estão acelerando? pioneiros da moda respondendo ao atual líder de mercado, Shein? Shein tem uma avaliação enorme e está preparada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Pessoas passam pelo estande da varejista de moda Shein durante a primeira China International Supply Chain Expo (CISCE) em Pequim, China, em 28 de novembro de 2023. REUTERS/Florence Lo/File Photo

Reuters – Com a Inditex (ITX.MC) e a H&M (HMb.ST) , dona da Zara , preparadas para divulgar seus resultados de vendas mais recentes, os investidores estarão focados em uma questão importante: como as duas estão acelerando? pioneiros da moda respondendo ao atual líder de mercado, Shein?

Shein tem uma avaliação enorme e está preparada para um IPO . Com vendas quase inteiramente online, o retalhista gerou cerca de 23 mil milhões de dólares em receitas globais em 2022, de acordo com a empresa de investigação Coresight.

A Shein representou quase um quinto do mercado global de fast fashion em 2022, ultrapassando a Zara e a H&M. Os preços baixos da Shein – camisetas de US$ 5 e suéteres de US$ 10 – também atraem compradores que, de outra forma, teriam comprado em lojas de roupas com desconto.

“A verdadeira força da Shein é reconhecer que eles não têm ideia do que você quer vestir”, disse Rui Ma, analista e fundador do boletim informativo Tech Buzz China. “Eles confiam na capacidade de aumentar a produção muito rapidamente.”

Para a Inditex, que divulga resultados na quarta-feira, e a H&M, que divulga vendas trimestrais na sexta-feira, o retalhista eletrónico fundado na China emergiu como uma grande ameaça no mercado de vestuário e acessórios baratos.

Em 6 de dezembro, o analista do Deutsche Bank, Adam Cochrane, rebaixou a Inditex e a H&M para uma classificação de “venda”, citando desafios que incluem a deflação dos preços do vestuário e a pressão da Shein e de seu concorrente em rápido crescimento, Temu, de propriedade da PDD .

A H&M não quis comentar sobre a participação de mercado da Shein. Zara não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Shein domina quase um quinto do mercado de varejo de fast fashion. Gráfico: Reuters

Com certeza, Shein tem algumas características em comum com Zara e H&M , que são frequentemente creditadas por liderar o conceito de replicar looks de passarela e trazê-los aos compradores por menos, também conhecido como “fast-fashion”.

Todos os três varejistas enfrentaram críticas por supostamente roubarem designs de outras marcas, mas alguns críticos dizem que o ciclo de produção super-rápido da Shein a torna um infrator especialmente flagrante.

Um processo em julho por violação de propriedade intelectual alegou que Shein usa inteligência artificial e um algoritmo proprietário para vasculhar a Internet em busca de ideias de design, às vezes resultando em plágio direto.

Mas a principal estratégia da Shein, segundo analistas e investidores, é recorrer a uma rede de fornecedores, em grande parte baseados na China, que contrariam as tendências tradicionais de produção, aceitando pequenas encomendas iniciais e aumentando a escala com base na procura.

Essa cadeia de abastecimento ultraflexível permitiu à Shein criar um modelo de negócio fundamentalmente diferente dos players estabelecidos de fast fashion como a Zara e a H&M, que foram pioneiras em prazos de produção mais curtos, mas que ainda dependem em grande parte da previsão dos estilos que os compradores irão comprar.

“Na maior parte, uma Zara ou uma H&M ainda estão antecipando as tendências da moda, pré-encomendando esse produto entre três a 12 meses antes da venda e comprometendo-se com volumes de pedidos bastante grandes”, disse Simon Irwin, ex-analista do Credit Suisse que pesquisou as estratégias de preços de Shein.

Um estudo de 2022 descobriu que Shein normalmente recebe pedidos dentro de cinco a sete dias e pode então enviar os produtos diretamente aos consumidores por frete aéreo.

O envio ainda pode levar até duas semanas , dependendo do produto e da localização do comprador. No entanto, o modelo direto ao consumidor dá à Shein uma vantagem sobre os varejistas tradicionais, que devem distribuir roupas em uma rede global de lojas e manter esses locais abastecidos, de acordo com Sheng Lu, professor de estudos de moda e vestuário na a Universidade de Delaware.

Patricia Cifuentes, analista sênior da divisão de valores mobiliários da Bestinver, que detém ações da Inditex, disse que a velocidade de entrega é uma vantagem fundamental para a Zara em comparação com a H&M e até mesmo com a Shein.

“Quanto mais cedo um cliente receber a peça, menor será a probabilidade de devolvê-la. Portanto, a Inditex quer ser a mais rápida no envio do produto, mas também se você não gostar, eles querem colocá-lo de volta no sistema como o mais rápido possível para maximizar as chances de venda pelo preço total.”

De novembro de 2022 a novembro de 2023, Zara e H&M trouxeram respectivamente 40 mil e 23 mil novos itens para o mercado norte-americano, segundo dados da Lu. Os dados analisam as “unidades de manutenção de estoque”, ou SKUs, de cada varejista, usadas para identificar produtos individuais, incluindo diferentes tamanhos da mesma peça de roupa.

A Shein lançou 1,5 milhão de produtos no mesmo período – 37 vezes mais que a Zara e 65 vezes mais que a H&M.

E embora ambas as empresas ainda trabalhem com fornecedores na China, a Inditex e a H&M têm grandes bases de produção noutros países.

Em 2022, 98% da produção da Inditex estava baseada em 12 países, incluindo Portugal, Marrocos, Turquia e Espanha, onde a empresa está sediada. A H&M considera Bangladesh, juntamente com a China, como seu maior mercado de produção de roupas, disse um porta-voz.

A Shein recusou-se a comentar sobre a sua rede de fornecedores, mas registos recentes de importação mostram que praticamente todos os seus produtos importados a granel para os EUA vieram da China.


Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes