Menu

Governo lançará aplicativo para desabilitar celulares roubados

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, anunciou a criação do aplicativo ‘Celular Seguro’. Esta ferramenta, que tem como objetivo combater o furto e roubo de celulares tornando-os inoperantes após o delito, estará disponível para download em lojas virtuais de celulares e computadores a partir de terça-feira (19). “Com apenas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil


O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, anunciou a criação do aplicativo ‘Celular Seguro’. Esta ferramenta, que tem como objetivo combater o furto e roubo de celulares tornando-os inoperantes após o delito, estará disponível para download em lojas virtuais de celulares e computadores a partir de terça-feira (19).

Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, explicou Cappelli sobre o mecanismo do aplicativo em uma publicação no X (antigo Twitter) no sábado (16).

O app possibilitará o bloqueio imediato do número de telefone e de informações bancárias e de serviços associados ao dispositivo. O bloqueio pode ser realizado a partir de outro celular ou computador previamente registrado

Entretanto, o serviço não elimina a necessidade de informar as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em casos de roubo ou furto.

Esse projeto vem sendo debatido pelo ministério há vários meses. Em agosto, Cappelli destacou que uma das metas do ministro Flávio Dino era combater o furto e o roubo de celulares, e para isso, reuniões foram realizadas com entidades do setor, agências reguladoras e empresas de telefonia e tecnologia para tornar o projeto viável.

A iniciativa é uma colaboração do MJSP com bancos, instituições de crédito e telefonia, que ajudarão a gerir aspectos específicos do funcionamento do serviço. O aplicativo contará com o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABR Telecom e os bancos Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob.

Conforme o ministério, outras empresas podem aderir ao sistema no futuro.

Com informações do Poder 360.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes