Menu

Governo da Coreia do Sul investe pesado em indústrias de semicondutores

O plano de Gwangju para promover projetos de chips e IA ofuscados pela decisão do mega cluster de chips da província de Gyeonggi Um esforço econômico conjunto da cidade metropolitana de Gwangju e da província de Jeolla do Sul para atrair empresas de semicondutores e inteligência artificial (IA) foi atingido por um revés desde o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Yonhap

O plano de Gwangju para promover projetos de chips e IA ofuscados pela decisão do mega cluster de chips da província de Gyeonggi

Um esforço econômico conjunto da cidade metropolitana de Gwangju e da província de Jeolla do Sul para atrair empresas de semicondutores e inteligência artificial (IA) foi atingido por um revés desde o recente anúncio do governo central sobre o desenvolvimento de um mega cluster de chips na província de Gyeonggi, de acordo com Gwangju e funcionários da província de South Jeolla.

A oferta conjunta da região sudoeste para introduzir um cluster especializado de chips nos arredores de Gwangju foi agora suspensa devido à seleção de Yongin e Pyeongtaek pela administração Yoon Suk Yeol – ambos localizados na província de Gyeonggi – para desenvolver ainda mais a indústria de chips.

Em julho passado, as autoridades locais da região sudoeste apresentaram uma proposta ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia depois que o ministério apresentou, em dezembro de 2022, um projeto nacional para introduzir complexos de chips especializados em várias cidades do país. O ministério no final daquele mês selecionou as cidades de Yongin, Pyeongtaek e Gumi.

Além disso, o presidente Yoon anunciou no início desta semana a decisão de seu governo de apoiar as iniciativas da Samsung Electronics e da SK hynix para construir 16 novas fábricas em três cidades do sul da província de Gyeonggi, incluindo Yongin e Pyeongtaek, transformando a região no maior cluster de chips do país com o a maior capacidade do mundo para fabricar wafers.

Esta decisão deixou bem claro que as iniciativas de chips de Gwangju e da província de Jeolla do Sul seriam ofuscadas pelas da província de Gyeonggi. Os governos locais disseram que o governo central não aceitou o seu objetivo de implementar energia renovável no funcionamento do seu novo complexo de chips porque o plano exigia demasiado trabalho de base legal. O Presidente Yoon, ao anunciar o plano do mega cluster de chips para o sul da província de Gyeonggi, destacou a importância das usinas nucleares no fornecimento estável de eletricidade ao cluster.

A NHN Cloud, um dos principais provedores de serviços em nuvem do país, opera o Centro Nacional de Dados de IA em Gwangju. – NHN Cloud

“Para operar um mega cluster de chips é necessária uma quantidade significativa de água e eletricidade”, disse um funcionário da equipe de negócios de semicondutores da cidade metropolitana de Gwangju.

“Nosso plano, ao extrair energia limpa das regiões costeiras por meio de cabos de energia, poderia construir um cluster de chips que atendesse completamente às condições RE100. É impossível na província de Gyeonggi. Mas a execução da tarefa requer a instalação de novas linhas de distribuição de energia através das comunidades locais e a passagem de uma lei especial na Assembleia Nacional. Tais condições exigem muito orçamento do Estado, tempo e o consentimento dos residentes locais, o que não é garantido”, disse ele.

O governo central selecionou a província de Gyeonggi para o projeto de cluster de chips porque as cidades da região já possuem infraestrutura existente e negócios em funcionamento no setor, de acordo com um funcionário da equipe de semicondutores do Departamento de Novos Negócios de Crescimento do governo provincial. Existe um cluster de chips no sul da província de Gyeonggi com 19 fábricas e duas instalações de pesquisa, que farão parte do mega cluster de chips que será concluído até 2047.

“O plano do governo central para introduzir um complexo industrial especializado a nível estatal é gerido pelo Ministério da Indústria”, disse o responsável. “Vamos esperar para ver quando o ministério publicará outra licitação no futuro”.

O negócio de IA de Gwangju também enfrentou um revés depois que o governo central recusou o pedido do governo local de 14 bilhões de won (US$ 10,5 milhões) do orçamento do estado para operar um novo centro de dados de IA estatal na cidade de forma mais eficiente.

Inaugurado em novembro passado para substituir suas instalações temporárias em Seongnam, província de Gyeonggi, o Centro Nacional de Dados de IA é uma parte fundamental do projeto de complexo industrial especializado em IA da cidade, que vem sendo realizado desde 2020 até o final deste ano. É operado pela NHN Cloud, um dos principais provedores de serviços em nuvem do país.

O governo da cidade comunicou-se repetidamente com o gabinete presidencial para convidar o presidente Yoon para a cerimônia de abertura do centro, mas eles continuaram sendo recusados.

“Para fornecer dados às empresas privadas agrupadas dentro do complexo, precisávamos de financiamento para o pré-tratamento dos dados antes de os partilhar com as empresas”, disse um funcionário da equipa de IA da cidade metropolitana de Gwangju. “Mas o governo central disse-nos para suspendermos o pedido por agora e reenviá-lo no próximo ano, quando planeja aceitar propostas dos governos locais para projetos de grande escala e de cinco anos.”

Publicado originalmente no Korea Times em 21/01/2024 – 10h21

Por Ko Dong Hwan

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes