Menu

EUA pedem arrego à China: “não temos como competir”

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, deve encerrar quatro dias de reuniões na China com uma visita ao banco central, enquanto defende que os líderes chineses controlem o excesso de capacidade industrial e impulsionem a demanda interna. Yellen, que está na sua segunda viagem à China em nove meses para aliviar ainda […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o governador do Banco Popular da China (PBOC), Pan Gongsheng, apertam as mãos antes de uma reunião em Pequim, China, 8 de abril de 2024. REUTERS/Florence Lo

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, deve encerrar quatro dias de reuniões na China com uma visita ao banco central, enquanto defende que os líderes chineses controlem o excesso de capacidade industrial e impulsionem a demanda interna.

Yellen, que está na sua segunda viagem à China em nove meses para aliviar ainda mais os laços tensos entre as duas maiores economias do mundo, expressou preocupações sobre o rápido crescimento das exportações chinesas de veículos eléctricos, baterias, painéis solares e outros produtos de energia verde.

Ela argumentou que o apoio estatal chinês levou a uma capacidade de produção que excede em muito a procura interna e que as exportações ameaçarão empregos nos EUA e noutros países.

Yellen falou longamente sobre a questão com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e também se reuniu com o ministro das Finanças, Lan Foan, no domingo. Ela também se reuniu com o ex-vice-primeiro-ministro Liu He na segunda-feira.

Numa leitura da reunião financeira, o Tesouro disse que Yellen e Lan discutiram as perspectivas macroeconómicas e a evolução financeira nos Estados Unidos e na China.

“Discutiram também o importante papel que o Tesouro e o Ministério das Finanças podem desempenhar na manutenção de um canal de comunicação duradouro entre os EUA e a China”, afirmou o Tesouro.

Li rejeitou a afirmação de Yellen, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, que o citou dizendo que os EUA deveriam “abster-se de transformar questões económicas e comerciais em questões políticas ou de segurança” e ver a questão da capacidade de produção de uma perspectiva “orientada para o mercado e perspectiva global”.

O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, expressou objeções mais incisivas durante uma mesa redonda com os fabricantes chineses de veículos elétricos em Paris, dizendo que as afirmações dos EUA e da Europa sobre o excesso de capacidade de veículos elétricos da China eram infundadas.

“As empresas de veículos eléctricos da China dependem de inovação tecnológica contínua, de um sistema perfeito de produção e cadeia de abastecimento e de plena competição de mercado para um rápido desenvolvimento, não dependendo de subsídios para obter vantagem competitiva”, disse Wang durante a sua viagem para discutir uma investigação anti-subsídios da União Europeia.

Yellen encerrará sua viagem a Guangzhou e Pequim com uma entrevista coletiva ainda nesta segunda-feira.

Com informações da Reuters.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ewerton Siqueira

08/04/2024 - 19h52

A realidade é dura, mas, isto é o começo. Estes americanos precisam levar uma surra para eles compreenderam que o tempo deles já passou.


Leia mais

Recentes

Recentes