Menu

EUA para Israel: não faça algo de que se arrependerá

Em chamadas privadas e movimentos públicos, o presidente Joe Biden e os seus assessores apontam razões para procurar uma saída. A principal mensagem da administração Biden para Israel após o ataque aéreo do Irã resume-se a isto: Pare e pense. As autoridades norte-americanas esperam que Israel responda de alguma forma aos ataques de sábado, mas, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brendan Smialowski/AFP via Getty Images

Em chamadas privadas e movimentos públicos, o presidente Joe Biden e os seus assessores apontam razões para procurar uma saída.

A principal mensagem da administração Biden para Israel após o ataque aéreo do Irã resume-se a isto: Pare e pense.

As autoridades norte-americanas esperam que Israel responda de alguma forma aos ataques de sábado, mas, tanto de forma pública como privada, estão tomando medidas que esperam que convençam Israel a escolher uma resposta limitada em vez de um contra-ataque armado total.

Este último, temem, mergulhará a região numa grande guerra. O presidente Joe Biden, em particular, quer evitar qualquer batalha que possa arrastar tropas dos EUA, e deixou isso claro ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Estamos a aconselhá-los a respirar antes de responder”, disse um responsável dos EUA familiarizado com o Oriente Médio, uma das 10 pessoas a quem foi concedido o anonimato para discutir livremente a diplomacia a portas fechadas. Se Israel responder, “precisa ser proporcional e pôr fim a este ciclo”.

Para dar algum peso aos seus argumentos, as forças militares dos EUA ajudaram Israel a defender-se, derrubando dezenas dos 300 mísseis e drones que o Irã e as suas milícias por procuração lançaram contra Israel. No geral, Israel sofreu muito poucos ataques.

“O plano sempre foi ajudá-los a se defenderem ao máximo para limitar os danos, para que não se sentissem compelidos a voltar com outra resposta esmagadora e para que pudéssemos diminuir a escalada e terminar”, disse uma segunda autoridade dos EUA.

As autoridades norte-americanas esperam que Israel veja Washington como um amigo em quem pode confiar face a um ataque iraniano sem precedentes, apesar das tensões noutras frentes. Nas últimas semanas, Biden e os seus assessores intensificaram as suas críticas às ações militares de Israel em Gaza, onde os israelitas lutam contra militantes do Hamas, mas muitos civis palestinos estão morrendo ou em risco de fome.

Mas neste fim de semana, Biden e os seus assessores sublinharam publicamente o apoio “ferrenho” dos EUA a Israel e denunciaram o ataque do Irã. O ataque iraniano foi uma represália a um ataque israelense no início deste mês que matou vários oficiais militares iranianos na Síria.

Biden não mencionou as diferenças que ele e Netanyahu têm sobre a guerra em Gaza na sua declaração de sábado à noite sobre os ataques ao Irã. Ele também não mencionou as frustrações que algumas autoridades norte-americanas sentem pelo fato de, ao atacar oficiais militares do Irã, Israel atingiu o que o Irã disse ser uma instalação diplomática – uma violação altamente invulgar das normas internacionais.

Funcionários da administração Biden também salientaram que o ataque do Irã foi em grande parte frustrado através de uma combinação de defesas aéreas dos EUA, de Israel e dos árabes, cujo alcance parecia sem precedentes. Uma tal defesa coordenada provou que Israel não estava isolado na cena global e que o Irã não poderia violar as suas defesas, argumentaram.

Na verdade, um terceiro responsável dos EUA disse que Israel deveria considerar o abate de quase todos os 300 mísseis e drones lançados como uma vitória para eles e uma derrota para o Irã. Só isso poderia negar a necessidade de um ataque retaliatório.

O que quer que Israel faça agora, deve ser limitado e, “dada a quantidade de risco que corremos, esperamos que nos avisem antes de fazerem qualquer coisa”, disse o segundo responsável dos EUA.

Biden conversou ainda no domingo com outros líderes do G7 para coordenar uma resposta diplomática unida ao Irã. Foi um sinal de que os EUA prefeririam que os próximos passos envolvessem sanções ou outras ações não militares, incluindo potencialmente ver alguns países europeus designarem o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã como uma organização terrorista.

Os líderes israelenses têm sido vagos sobre o que farão a seguir.

Alguns meios de comunicação israelenses relataram que um funcionário não identificado teria dito que haveria uma “resposta sem precedentes”, enquanto Netanyahu prometeu “vamos vencer” em uma postagem nas redes sociais.

Um responsável israelita, a quem foi concedido anonimato para discutir um assunto delicado, disse que “Israel reserva-se o direito de se defender após esta agressão iraniana sem precedentes”. O ataque do fim de semana foi a primeira vez que o Irã atacou Israel diretamente a partir do seu solo desde que clérigos islâmicos tomaram o poder em 1979.

Dado que o ataque iraniano foi telegrafado com bastante antecedência, as autoridades norte-americanas passaram grande parte da semana passada aconselhando em privado os israelitas a pensarem cuidadosamente antes de retaliar.

Autoridades americanas transmitiram mensagens a Teerã durante o ataque através dos suíços, pedindo moderação, confirmou um alto funcionário do governo no domingo, embora os EUA e o Irã também estivessem em contato antes do ataque. O responsável acrescentou que os iranianos responderam às missivas, mas não caracterizaram o que a República Islâmica disse.

Numa chamada após o Irã ter lançado o ataque, Biden disse a Netanyahu que os EUA não se juntariam a um contra-ataque ofensivo ao Irã, embora não tenha dito que os EUA se oporiam a isso, segundo duas pessoas.

O Irã e Israel realizaram, cada um, um grande ataque um contra o outro. Mas o ataque do Irã foi maior do que muitos esperavam e veio diretamente de Teerã, bem como de milícias por procuração noutras partes da região. Assim, embora Israel tenha ficado com poucos danos, poderia sentir-se compelido a responder ao fogo de alguma forma.

O alto funcionário da administração disse aos jornalistas no domingo à tarde que as autoridades israelitas informaram os seus homólogos norte-americanos “que não estão à procura de uma escalada significativa com o Irã”. O responsável, questionado pelo POLITICO se os EUA não queriam que Israel respondesse, disse que “esta é uma decisão deles”, recusando-se a responder especificamente à pergunta.

Os líderes iranianos disseram que a retaliação de Teerã contra Israel acabou – a menos que Israel contra-ataque.

“Neste momento, a República Islâmica do Irã não tem intenção de continuar as operações defensivas, mas se necessário não hesitará em proteger os seus interesses legítimos contra qualquer nova agressão”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir-Abdollahian nas redes sociais.

No que poderia ser um sinal velado da Casa Branca, o senador Chris Coons, um aliado próximo de Biden, disse no domingo na CNN que Israel deveria “fazer uma pausa por um momento, consultar seus aliados e parceiros próximos, avaliar os danos e a atividade e depois decidir qual é a resposta mais apropriada.”

Mas Biden corre o risco de ser considerado fraco ao pedir cautela – e os republicanos podem exercer essas críticas contra ele neste ano eleitoral.

“Acho que Israel deveria olhar para isto como uma oportunidade para destruir o programa de armas nucleares do Irã, que é a ameaça existencial que Israel enfrenta”, disse John Bolton, terceiro conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, à CNN no domingo. “Se Joe Biden, como afirmam alguns relatos da imprensa, está exortando os israelitas a não retaliarem de forma alguma, ele é uma vergonha para os Estados Unidos.”

Netanyahu há muito agita contra Teerã. Ele e muitos outros israelitas consideram-no parcialmente responsável pela guerra em Gaza devido ao apoio militar do Irã ao Hamas. Mas Netanyahu também pode ser cauteloso ao enfrentar um adversário como o Irã, preferindo muitas vezes métodos mais secretos.

Ainda assim, muitos funcionários da administração Biden, bem como muitos israelitas, suspeitam que Netanyahu – muitas vezes referido pelo seu apelido Bibi – quer manter Israel em pé de guerra, a fim de prolongar a sua permanência no poder. Muitos israelenses o culpam pelo ataque do Hamas em 7 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza. Novas eleições, convocadas pelos aliados de Israel nos EUA e por um membro do Gabinete de Guerra israelita, provavelmente veriam Netanyahu sofrer uma derrota dolorosa.

“Ninguém, exceto talvez Bibi, quer que isso fique fora de controle”, disse um alto funcionário dos EUA.

Publicado originalmente pelo Politico em 14/04/2024 – 17h46

Por Nahal Toosi e Alexander Ward

Erin Banco e Jonathan Lemire contribuíram para esta matéria.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes