Elon Musk se encontrou recentemente com o embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, de acordo com duas fontes familiarizadas com a reunião.
A reunião ocorreu na residência do embaixador em Nova York. Não há indícios de que a equipe de transição de segurança nacional do presidente eleito Donald Trump estava ciente da reunião. Nem está claro se sua equipe recém-montada de conselheiros, incluindo os falcões do Irã Marco Rubio e Mike Waltz, as escolhas de Trump para secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional, respectivamente, sabiam da reunião. Também não está claro se o próprio Trump estava ciente da reunião.
O New York Times, que foi o primeiro a relatar a reunião, disse que duas autoridades iranianas a descreveram como uma discussão sobre como aliviar as tensões entre os dois países.
Os EUA não têm relações diplomáticas com Teerã, o que significa que o contato do governo Biden com o Irã é indireto e tipicamente conduzido por terceiros. Empresas americanas são amplamente proibidas de fazer negócios no Irã devido a extensas sanções. Os EUA consideram o Irã o maior patrocinador estatal do terrorismo do mundo.
A reunião de Musk acontece enquanto os iranianos buscam um canal para a órbita de Trump. Eles sabem que Trump está interessado em fazer acordos e que ele elogiou a proeza de negociação do Irã.
Muitos dos nomeados recentes para a equipe de segurança nacional de Trump são falcões do Irã, então buscar uma reunião com Musk foi uma maneira de Teerã ignorá-los.
Musk, o homem mais rico do mundo, também falou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy recentemente. Trump o colocou no telefone com o presidente Volodymyr Zelenskyy quando o líder ucraniano ligou para parabenizar o presidente eleito por sua vitória na semana passada, de acordo com a Associated Press. O Wall Street Journal também relatou que Musk tem mantido contato com o presidente russo Vladimir Putin regularmente desde o final de 2022.
Publicado originalmente pela Notícias da CBS em 15/11/2024 – 15h55
Por Margaret Brennan e Camilla Schick
Orquídea
17/11/2024 - 16h34
O Cafezinho… essa informação já foi desmentida pelo Irã… Foi uma fake divulgada pelo The New York Times…