Com o desvio de bilhões de metros cúbicos de água, China beneficia 185 milhões de pessoas, transformando o futuro do norte do país
O Projeto de Desvio de Água do Sul para o Norte desviou, na última década, 76,7 bilhões de metros cúbicos de água da bacia do Rio Yangtze para as regiões do norte do país, propensas à seca, de acordo com uma autoridade de recursos hídricos.
Wang Daoxi, vice-ministro de recursos hídricos, fez o comentário nesta quinta-feira (12) em uma coletiva de imprensa marcando o 10º aniversário da operação do megaprojeto. A coletiva de imprensa foi organizada pelo State Council Information Office.
Após a expansão sustentável das áreas cobertas pelo projeto, ele agora fornece água para 45 cidades de médio e grande porte, beneficiando 185 milhões de pessoas, disse Wang.
“A influência positiva do projeto se estendeu progressivamente de cidades médias e grandes para áreas rurais, levando a uma multidão crescente de indivíduos colhendo seus benefícios ano após ano”, disse ele.
Wang também destacou o papel significativo do projeto em ajudar a recuperar o ambiente ecológico de rios e lagos no norte da China.
Graças ao projeto, cerca de 11,8 bilhões de metros cúbicos de água foram repostos em mais de 50 rios, afirmou ele.
O Rio Yongding, que secou em 1996, por exemplo, testemunhou um fluxo contínuo de água ao longo de seu curso de 865 quilômetros em agosto de 2021. Nos últimos três anos, o rio mãe de Pequim manteve um fluxo durante todo o ano ao longo de toda a sua extensão.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!