Menu

Governo paquistanês se junta a outros países do mundo ao condenar Estados Unidos

O governo do Paquistão condenou ontem (22) os ataques estadunidenses comandados por Donald Trump às instalações nucleares iranianas, um dia após nomeá-lo como candidato ao Nobel da Paz. A declaração publicada no X pelo governo do país reitera a “escalação de tensão e violência sem precedentes” no Oriente Médio e enfatiza a “imperativa necessidade de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Primeiro Ministro do Paquistão Shehbaz Sharif e o presidente Asif Ali Zardari. (Créditos: AFP)

O governo do Paquistão condenou ontem (22) os ataques estadunidenses comandados por Donald Trump às instalações nucleares iranianas, um dia após nomeá-lo como candidato ao Nobel da Paz.

A declaração publicada no X pelo governo do país reitera a “escalação de tensão e violência sem precedentes” no Oriente Médio e enfatiza a “imperativa necessidade de respeitar as propriedades e vidas civis e imediatamente levar o conflito ao fim”.

Como a maioria dos posicionamentos de líderes mundiais, inclusive do presidente Lula (PT), o texto ressaltou que “todas as partes envolvidas devem aderir às leis internacionais, principalmente à Lei Humanitária Internacional”.

Islamabade mantêm uma relação próxima e amigável com o Irã desde a revolução de 1979, que derrubou o Shah (rei) e instaurou a República Islâmica, que persiste nos mesmos moldes até hoje. O Paquistão foi um dos primeiros países a reconhecer diplomaticamente o governo pós-revolução e se manteve um aliado da nação persa na sua guerra contra o Iraque, além de já ter servido de mediador no conflito Irã-Israel.

Os Estados Unidos, entretanto, se aproximaram do governo paquistanês após mediar o seu conflito contra a Índia pelo território da Casimira em maio desse ano. Washington teve um envolvimento central no acordo de cessar-fogo entre os países, causando a nomeação de Trump ao Nobel.

, , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP, apaixonado por São Paulo e tudo correlato à maior metrópole do hemisfério sul. Especialista em padarias e cafés, escreve principalmente sobre política e meio ambiente. Às vezes se arrisca no futebol. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes