Menu

Tutti buona gente. Editor de Veja coordenará campanha de Aécio

Publicado há pouco no blog da Julia Duailib, do Estadão: * Editor de Veja assume campanha de Aécio O jornalista Otávio Cabral, editor-executivo da revista Veja, será um dos responsáveis pela comunicação da campanha presidencial do tucano Aécio Neves. Cabral trabalhará com o marqueteiro Paulo Vasconcellos e assumirá o cargo a partir do dia 2 […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publicado há pouco no blog da Julia Duailib, do Estadão:

*

Editor de Veja assume campanha de Aécio

O jornalista Otávio Cabral, editor-executivo da revista Veja, será um dos responsáveis pela comunicação da campanha presidencial do tucano Aécio Neves. Cabral trabalhará com o marqueteiro Paulo Vasconcellos e assumirá o cargo a partir do dia 2 de junho.

Antes de trabalhar na Veja, Cabral passou pelos jornais Folha de S. Paulo e Notícias Populares. No ano passado, ele lançou o livro Dirceu: A biografia, sobre a vida do ex-ministro José Dirceu.

*

Agora sou eu falando.

O sujeito é um doce de pessoa! Publicou uma biografia de Dirceu que tem mais erros do que palavras. Mario Sergio Conti, outro que já passou pela Veja, fez uma resenha do livro, da qual reproduzo abaixo alguns trechos.

Outro detalhe interessante: Cabral é marido de Vera Magalhães, responsável pela principal coluna política da Folha. Realmente, estamos todos em família!

Trechos da resenha de Conti sobre o livro de Cabral:

“O livro começa em 1968, com os pais de José Dirceu assistindo pela televisão à sua prisão no Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna. Informa que a notícia da prisão de José Dirceu foi ‘transmitida em rede nacional de televisão’. Mas o Brasil só teria rede nacional de tevê no ano seguinte.”

“E a sexta página se encerra com um abuso: Otávio Cabral afirma que José Dirceu apoiava Jango ‘mais para se opor ao pai do que por ideologia’. Nada autoriza o biógrafo a insinuar o melodrama edipiano. Ainda mais porque, dois parágrafos adiante, é transcrita uma declaração na qual José Dirceu afirma que, no dia mesmo do golpe, se opôs à ditadura por ‘um problema de classe’.”

“O biógrafo diz que Rui Falcão, hoje presidente do PT, foi colega de José Dirceu na Pontifícia Universidade Católica, onde estudou jornalismo. A PUC sequer tinha curso de jornalismo na época e Rui Falcão estudou direito, mas na Universidade de São Paulo. Relata que 5 mil estudantes se reuniram ‘nas arcadas do Grupo Escolar Caetano de Campos’, que não se chamava ‘Grupo Escolar’ e não tem arcadas. Afirma que a Faculdade de Filosofia, na rua Maria Antônia, tem cinco andares, um a mais do que se vê em qualquer foto.”

“O autor não fica só nos erros menores. Escreve que em 1968 ‘a Guerra Fria encontrava-se no auge e a invasão dos Estados Unidos a Cuba era iminente’. A invasão de Cuba fora eminente em 1961, quando a CIA organizou o desembarque na Baía dos Porcos, e no ano seguinte, durante a crise dos mísseis, e não seis anos depois. E 1968 não foi o ano do auge da Guerra Fria, e sim o da sua grande crise, que levou o capitalismo e o stalinismo a se darem as mãos.”

“Eis uma afirmação direta de Otávio Cabral sobre profissionais de sua área, o jornalismo: ‘Antigos companheiros de Ibiúna e de clandestinidade tinham posições de destaque na imprensa em meados dos anos 80, como Rui Falcão, que comandava a revista Exame, e Eugênio Bucci,diretor da Playboy.’ Nem Falcão nem Bucci participaram do Congresso da une em Ibiúna. Oprimeiro porque não era mais estudante e o outro por ser criança. Eugênio Bucci jamais esteve na clandestinidade. Rui Falcão, sim, mas não foi ‘companheiro’ de Dirceu: clandestino, militava em outra organização e noutra cidade. Bucci nunca foi diretor da Playboy. São cinco erros factuais numa frase. Algum recorde foi batido.”

“Apenas uma das referências futebolísticas tem sentido político, o jogo da Seleção Brasileira contra a do Haiti, em Porto Príncipe, em 2004. De fato, Dirceu – com Ricardo Teixeira e o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, apelidado de Kakay – pelejou pela organização do chamado Jogo pela Paz. “

“Se não discute o apoio de Dirceu à intervenção brasileira no Haiti (uma posição contrária à da esquerda ortodoxa), Cabral descreve com detalhes a viagem da ‘comitiva liderada por Lula e Dirceu’. Fala que os dois foram ao Estádio Nacional ‘num caminhão de bombeiros, junto com astros do futebol brasileiro como Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. Dirceu tirou fotos com todos antes de entrar no veículo’. Conta que ‘às quatro da tarde, o Hino Nacional Brasileiro foi tocado e Dirceu chorou’. No segundo tempo, o goleiro Fernando Henrique substituiu o titular e, prossegue Cabral, ‘assim que viu o homônimo do ex-presidente entrando em campo, Dirceu virou-se para Kakay e ironizou: ‘Bem que esse Fernando Henrique podia tomar um gol. Aí a festa vai ser perfeita.’ É um belo relato.”

“Exceto pelo seguinte: José Dirceu não foi ao Haiti ver a partida. Não era necessário entrevistar o biografado para saber que ele não assistiu ao Jogo pela Paz (procurado, Dirceu não deu nenhuma informação para esta resenha). Não há referências ao então chefe da Casa Civil nas copiosas reportagens sobre Lula e sua comitiva no Haiti. Foi feito um documentário sobre a partida, O Dia em que o Brasil Esteve Aqui, com mais de uma hora de duração, no qual Dirceu está ausente do jogo. Poder-se-ia perguntar a Lula, a Ricardo Teixeira, a Kakay, aos jogadores, às pessoas da comitiva, a todos que lá estiveram, se José Dirceu compareceu. E eles diriam: não, José Dirceu não foi ao Haiti. Em vez de trabalhar, Otávio Cabral preferiu a invencionice delirante.”

tutti buona gente

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

20/05/2014 - 23h47

Colóquios flácidos para acalentar bovinos!

Bruno BK

20/05/2014 - 19h04

pelo menos para um pouco com a hipocrisia da veja e seus leitores se dizerem não vinculados a nenhum partido….assume logo q é mais bunitu, porra!!

Sidnei Brito

20/05/2014 - 10h26

Funcionário da Veja, casado com funcionária da Folha, trabalhando na campanha de Aécio? Só tenho uma coisa a dizer: boa sorte pro rapaz nessa nova empreitada!

É isso mesmo. Vejo isso com muita naturalidade.

Acharia estranho se algum blogueiro sujo ou se algum jornalista de CartaCapital estivesse com o mineiro carioca.

Ficaria meio encafifado também se descobrisse que o assessor de imprensa seria o Juca Kfouri, depois daquilo que falou (e manteve) acerca do comportamento público de Aécio com uma ex-namorada.

Poderia até me surpreender se o novo assessor fosse alguém próximo ao falecido Mauro Chaves, aquele do “pó pará, governador” de 2010. Lembra?

Quanto a esse tal da Veja, tudo normal.

Agora, estranho pra valer mesmo é saber que ex-porcalista da Veja, autor de reporcagens canalhas contra Luiz Gushiken, está “trabalhando” na Secom, do Governo Federal, conforme denúncia do Vi O Mundo.

O pior é que, segundo a reportagem de lá, o cara é responsável justamente pelas políticas de informação sobre a Copa do Mundo.

Deve ser por isso que o governo está ganhando, de goleada, a guerra de comunicação sobre a Copa contra os coxinhas!

    Miguel do Rosário

    20/05/2014 - 11h46

    Tem razão. É natural.

Vera Lúcia Piesanti Molinar

20/05/2014 - 11h39

esses tucanalhas estão sempre juntos!

Eduardo Moreira

19/05/2014 - 23h27

Apenas formalizou o apoio…

PIG – Partido da Imprensa Golpista

20/05/2014 - 02h00

Olá amigos! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem nossa página: https://www.facebook.com/Brasilantipig

Ermindo Castro

20/05/2014 - 01h12

o mesmo esquema que o Serra fez quando era candidato a presidente lembram ???

Lilana Lima

20/05/2014 - 01h10

Como diz o velho ditado: pájaros del mismo plumaje!

Ronise Andrade

20/05/2014 - 01h06

Ótimo…adorei

Messias Franca de Macedo

19/05/2014 - 21h47

AINDA SOBRE “cheirosas” LADROEIRAS IMPUNES! ‘Tutti buona gente’!

##################

CNJ afasta desembargadoras por suspeita de participação em fraude de R$ 2,3 BILHÕES

De Brasília

19/05/2014 – 18h05

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/p

###################

EM TEMPO FASCIGOLPISTAS: … E continuam dizendo que o MENTIRÃO foi ‘o maior crime de corrupção da história’! Faltam explicar se do Brasil ou da história universal?

RESCALDO “supremo”: “O que fi-ze-ram com o di-nhei-ro [pú-bli-co!] do Ban-co do Bra-sil, Banco do Brasil?!” Por um tal “supremo”!

Que país é esse, sô?!…

Ah, a “merreca” de fraude acima mencionada aplicada contra o Banco do Brasil! Aplicada por gente de toga! De toga! ‘Capiche’?!…

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1456735-cnj-afasta-desembargadoras-por-suspeita-de-participacao-em-fraude-de-r-23-bi.shtml

Jorge Marinho Guimarães

20/05/2014 - 00h38

Isso se não quebrar antes!


Leia mais

Recentes

Recentes