Menu

Notas anti-apocalípticas: confiança do comércio atinge maior nível desde agosto

O Brasil quer respirar. Se os golpistas afrouxarem um pouco a corda com a qual tentam asfixiar a economia brasileira, o país dispara, deixando-os para trás. *** No portal da Fundação Getúlio Vargas. Confiança do Comércio sobe no mês 26-Fev-2016 | | O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 0,7 […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil quer respirar.

Se os golpistas afrouxarem um pouco a corda com a qual tentam asfixiar a economia brasileira, o país dispara, deixando-os para trás.

***

No portal da Fundação Getúlio Vargas.

Confiança do Comércio sobe no mês

26-Fev-2016 | |

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 0,7 ponto em fevereiro de 2016, atingindo 69,1 pontos, o maior nível desde agosto passado (69,3). Sob a métrica das médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,5 ponto, a segunda alta consecutiva.

“Após atingir o menor valor da série em dezembro, a confiança do Comércio parece acomodar em um patamar historicamente baixo neste início de 2016. A tendência para os próximos meses continua incerta, uma vez que o setor vem enfrentando uma demanda enfraquecida pela piora do mercado de trabalho e da situação financeira das famílias, baixos níveis de confiança do consumidor e instabilidade no ambiente político. Como reflexo do cenário negativo para o ano, as perspectivas para o emprego no setor continuaram piorando na Sondagem de fevereiro.”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE.

A alta do ICOM em fevereiro alcançou apenas 4 dos 13 principais segmentos pesquisados. Em termos de horizonte de tempo dos quesitos da pesquisa, a melhora de fevereiro também foi concentrada: o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 2,1 pontos, registrando 75,3 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-COM), que retrata a percepção dos empresários em relação ao momento atual, caiu 0,7 ponto em relação ao mês anterior, após subir 3,6 pontos em janeiro.

O quesito que mais contribuiu para o avanço do IE-COM foi o que capta o grau de otimismo com as vendas previstas para os próximos três meses, que cresceu 4,0 pontos, atingindo 76,5 pontos.A maior contribuição para a queda do ISA-COM foi dada pelo quesito que mede o grau de satisfação com o volume atual da demanda, que caiu 0,9 ponto em relação ao mês anterior, alcançando 65,0 pontos.

A edição de fevereiro de 2016 coletou informações de 1.219 empresas entre os dias 01 e 23 deste mês.

A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 29 de março de 2016.

Clique aqui para baixar o press release completo.

Clique aqui para baixar o material complementar.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gagui

26/02/2016 - 14h48

Excelente noticia.


Leia mais

Recentes

Recentes