Menu

As regras da CAPES e o desmonte das Humanidades

artigo enviado pelo leitor Luciano Mendes de Faria Filho, do Blog Pensar a Educação Conforme adiantado neste espaço semana passada, as novas regras de financiamento dos programas de pós graduação em educação adotadas pela CAPES ferem de morte os principais programas de pós-graduação em educação. Nessa área, os programas, ao contrário de outras  em que a pós graduação […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

artigo enviado pelo leitor Luciano Mendes de Faria Filho, do Blog Pensar a Educação

Conforme adiantado neste espaço semana passada, as novas regras de financiamento dos programas de pós graduação em educação adotadas pela CAPES ferem de morte os principais programas de pós-graduação em educação. Nessa área, os programas, ao contrário de outras  em que a pós graduação se vincula a um departamento específico, os programas envolvem vários departamentos das Faculdades e Centros de Educação.

Conforme estudos que se encontram no site da ANPEd, na área de educação, entre os programas com nota 6 e 7,  apenas 11% deles não sofrerão drasticamente com a nova metodologia de cálculo dos valores a serem repassados pela CAPES. Nos demais programas, com notas 3, 4 e 5, o desastre também não será menor.

E quem acha que apenas a área de educação está em questão, basta ver uma cifra que se encontra entre os dados: “A definição de prioridades entre as áreas para distribuição de recursos significou uma diminuição da participação dos recursos da área de ciências humanas de 15% do total em 2015, para 5% do total de 2016.”

Ou seja, o que está em questão é a própria sobrevivência dos programas das humanidades. Será essa uma política dirigida da CAPES ou apenas mais um dos efeitos perversos das decisões  tomadas pelos nossos colegas que a dirigem?

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Aurélio José Dos Santos Prates

20/06/2016 - 13h36

Esta notícia é só um sinal do que o PT fez com a EDUCAÇÃO no país. 13 anos no poder e sucateou de vez as Instituições Federais. Daí vem um blog MENTIROSO e coloca toda a culpa do que aconteceu em GOVERNO que está com um mês no PODER. Deixem de ser MENTIROSOS.

Jó Ge

18/06/2016 - 05h02

No entendimento do governo ilegítimo Humanidades só serve para formar petistas e “comunistas”.

Marivane

16/06/2016 - 22h53

fora TEMER


Leia mais

Recentes

Recentes