28.03 Coletiva com Ministro da Saúde, Luiz Mandetta,

Globo diz que fraude da Folha é invenção de “blogs pró-Dilma”[:en]Correspondentes intern[:es]Correspondentes intern

Por Miguel do Rosário

23 de julho de 2016 : 14h03

Os correspondentes internacionais estão experimentando na própria pele o que os blogueiros vem passando há anos.

Críticas à imprensa corporativa, que numa democracia deveriam ser consideradas como algo que ajuda a própria imprensa a se aperfeiçoar e, sobretudo, como um incentivo à a liberdade de imprensa, são quase criminalizadas no Brasil.

Olhe como a Globo tratou a denúncia de fraude da Folha, fraude que consistiu em esconder números de sua própria pesquisa e divulgar uma interpretação diametralmente oposta ao realmente apurado.

13770523_1146816388674826_7929271706895067350_n

A denúncia da fraude da Folha foi feita pelo ganhador do Pullitzer, principal prêmio de imprensa nos Estados Unidos, o jornalista que enfrentou o serviço secreto mais poderoso e mais perigoso do mundo, a NSA, para divulgar informações vazadas por Edgar Snowden.

O jornalista, Glenn Greewald, publicou não apenas uma, mas duas reportagens denunciando a fraude.

Folha comete fraude jornalística com pesquisa manipulada visando alavancar Temer
A fraude jornalística da Folha é ainda pior: surgem novas evidências

Em seguida, a denúncia foi repercutida pelo El País, principal jornal da Espanha e um dos maiores jornais do mundo (conservador, diga-se de passagem).

Datafolha faz perguntas diferentes em pesquisas de abril e julho e levanta controvérsia

O jornalista americano Alex Cuadros, um tuiteiro ativo, autor de um best-seller elogiado pelo New York Times sobre o Brasil (o livro Brazillionaires), resolveu entrar na polêmica, e postou uma série de comentários críticos à Folha e à imprensa brasileira. São comentários argutos, refinados, que mereciam ser objeto de reflexão. Eu reproduzo alguns deles aqui.

Observe que Cuadros é um cara que quer acreditar na imprensa brasileira.  Não é um blogueiro político (como eu) já traumatizado por anos de análise das manipulações da mídia. Ele inicialmente atribui a fraude a uma infelicidade qualquer do editor, a um erro de julgamento de jornalistas tomados de paixão partidária.

É um naïf.

Percebe-se claramente a evolução de sua perplexidade. O final da história, que conto depois das imagens abaixo, é divertido.

 

ScreenHunter_233 Jul. 23 13.32 ScreenHunter_232 Jul. 23 13.31 ScreenHunter_231 Jul. 23 13.31 ScreenHunter_230 Jul. 23 13.31

Depois de comentários tão inteligentes, qual o resultado? A Globo publica matéria atribuindo a crítica à Folha a uma polêmica levantada por “blogs pró-Dilma”.

E aí, o moderado e crédulo Alex Cuadros, não mais consegue conter sua irritação.

ScreenHunter_234 Jul. 23 13.32

Eu traduzo esse último tweet: “Para a Globo: reduzir as críticas a essa pesquisa manipulada a blogs “pró-Dilma é maniqueísta e equivocado. Eu não sou pró-Dilma!”

Bem vindo, Alex!

E relaxa, companheiro. Para esses caras, qualquer crítica às suas mentiras é coisa de “petralha”, “pró-Dilma”, “simpatizante do PT”.

O Otavinho Frias não chamou a jornalista britânica, que fez críticas à imprensa brasileira num seminário em Londres de “militante do PT”?

Deslegitimar os críticos é a maneira que eles – os plutocratas da mídia – encontraram para continuar manipulando as notícias.

E, Alex, infelizmente dá certo! Vide a perseguição aberta do governo Temer aos blogs, após uma verdadeira campanha de guerra movida por reportagens na Folha, na Globo, no Estadão, na Veja, no Antagonista, contra a publicidade estatal na imprensa progressista.

Além do mais, não sei se você já percebeu, mas tá rolando um golpe de Estado no Brasil…

Ops, desculpe, essa história de golpe também deve ser coisa de “blogs pró-Dilma”.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

35 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

João Luiz Tavares

24 de julho de 2016 às 07h32

Bom… Mas de qualquer forma, eis o PT aqui:
Nós gritamos GOLPE por esse motivo. Veja:
[Assim como gritamos: “Coca-Cola dá mais VIDA!”]
A Dilma está é aqui: um produto a ser vendido e consumido. Comprado, mesmo que seja sem dinheiro. Apenas isso. E haja publicidade! Veja. Eis:
“não há marketing ou propaganda capaz de ESCONDER a grave realidade do Brasil”
¡Há sim! Claro que há! Eis:
Danoninho, PT, Lula, Dilma, Requião, Rui Falcão, Santana, pseudo-intelectual:
O PT sempre será perfeitamente astuto e sutil, quase invisível em seu ilusionismo ao utilizar todos tipos de clichês. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e conduz ao medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, no trabalho, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
 Golpe, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada e montada a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por algum marqueteiro, tal qual João Santana. Semelhante a ele. Senão, ele próprio): frases clichês tais quais: “Danoninho vale por um bifinho”.
Mia, bebe leite, tudo indica que é um gato; mas o PT afirma: é um cão.

Responder

    Pedro Martins

    25 de julho de 2016 às 08h10

    Quanta capacidade para escrever merda!

    Responder

      João Luiz Tavares

      25 de julho de 2016 às 13h29

      É que eu sou do Planeta Merda: o Planeta Petê.

      Responder

        zazul

        25 de julho de 2016 às 20h06

        Você é do planeta golpe. Aquele que só os golpistas dizem que não é

        Responder

    Terceira Onda ?

    25 de julho de 2016 às 12h06

    É doença já isso aí cara…

    Responder

    JOHN J.

    02 de agosto de 2016 às 23h34


    ESSA VARA DO MORO É UMA FARSA MONTADA PARA DERRUBAR DILMA E LULA. SÓ MAIS NADA.
    HOJE OUVI UM DOS PROMOTORES DA LAVAJATO DIZER QUE ELES ESTÃO COMBATENDO TODOS TIPOS DE CRIMES QUE APARECEM NA LAVAJATO, MAS… ELE NÃO EXPLICOU PORQUE … O UNICO TUCANO QUE ESTÃO INVESTIGANDO É UM MORTO …. QUE QUANDO VIVO ERA PRESIDENTE DO PARTIDO E ESTAVA CORROMPENDO E SENDO CORROMPIDO PARA ACABAR COM UMA CPI QUE INVESTIGAVA A PETROBRAS. PORTANTO SE QUERIA ACABAR A COM A CPI, ERA PARA ESCONDER O QUE EIN SR, PROMOTOR CARA DE BONECO CHUK?
    VÁ MENTIR PARA SUAS NEGAS SR. PROMOTOR QUE NÃO INVESTIGA TUCANOS LADROES.
    SUAS INVESTIUGAÇÕES SÃO MERAS MEIAS VERDADES MUITO BEM PARTIDARIZADAS PARA BENEFÍCIAR OS VELHOS E CONHECIDOS CORRUPTOS GOLPISTAS DO CONGRFESSO.
    PF DO MORO, DECEPÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL.

    Responder

ALGOPI

24 de julho de 2016 às 01h00

A Globo é o que tem de pior num país comandado por uma clepto-plutocracia. Infelizmente, ainda temos pouco nivel de consciencia para que a população rechace a pernicicosa influencia dessa nefasta Rede Globo.

Responder

Sérgio Silveira

23 de julho de 2016 às 23h39

Temer se desmoralizou em tempo recorde
Cunha não imaginava ficar tão desmoralizado
Aécio de tão desmoralizado, sumiu
O golpe se desmoralizou perante o MUNDO
A “imprensa” brasileira acaba de passar por vexame mundial
O “pato” da fiesp se desmoralizou completamente com seu diretor mega sonegador de impostos
E agora o até então intocável cretino do moro começa a ser seriamente confrontado, questionado e desmoralizado juridicamente com provas cabais e irrefutáveis de seus CRIMES!
Quem sobrará?

Responder

cousinelizabeth

23 de julho de 2016 às 22h40

Eita Brasil! A gente não cansa de passar vergonha! A imprensa, então, é a maior fonte produtora de assunto para o Febeapá- festival de besteira que assola o país – e faria o Stanislaw Ponte Preta corar de vergonha. Acho que entre os frias, mervais, miriamleitões, etc tentando elevar o temer e seus ministros ao status de gente séria, o Brasil do golpe midiático já produziu mais asneira por centímetro cúbico de papel jornal do que os milicos e seus puxa-sacos conseguiram em toda a ditadura.

Responder

Rachel

23 de julho de 2016 às 17h56

Eles estão descontrolados, eles estão descontrolados. Sabem que não convencem então precisam de falsificações grosseiras. Mas tenhamos cuidado. O descontrole é causa de desespero e o desespero pode levar a qualquer coisa quem já é qualquer coisa.

Responder

Sebastiao Leite

23 de julho de 2016 às 17h34

Acabou para vocês, amigos. Até a presidiáriAnta já se conformou e arrumou seus trapos para Porto Alegre. Vida que segue e com TEMER at 2018. Nem o “sem dedo” se aproxima dela e para se salvar da Papuda já teve elogios à atuação econômica do TEMER. Blogs como 247, Cafezinho e afins são males que a sociedade extirpará a seu tempo. Passo 1 era tirar o PT é camarilha do poder. Passo 2 limpar estas Universidades de mentes doentias, Passo 3 extirpar estes blogs que mamavam em tetas oficiais. Arranjem outro ofício. A nação Brasileira nem conciliará o sono hoje por causa das sandices deste gringo e outros. Acabou. E em 31/7, o golpe final. Já são 63 senadores. PT e PTistas, MST e demais siglas serão conclamadas, umas à cadeias e outras, ao trabalho honesto.

Responder

    Ana

    23 de julho de 2016 às 18h44

    Rs rs rs. Vê-se bem o teu nível intelectual e mental. Dizer o que? Apenas rir. Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

    Rachel

    23 de julho de 2016 às 17h54

    Eles estão descontrolados, eles estão descontrolados. Precisam de mentiras tão grosseiras. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Precisas de argumentos, senão ficas no fascismo rastaquera mesmo.

    Responder

      Sebastiao Leite

      23 de julho de 2016 às 20h58

      Rachel, o fanatismo os cega. Razão deste descontrole. Precisam fabricar mentiras ou na maioria das vezes deturpar informações para tentar motivar os apaniguados com um mantra qualquer, pois a mortadela e pão todo dia não deve fazer efeito por si sós. Imagine um grupelho se alimentando de pão e mortadela meses a fio. E por R$30?

      Responder

        Gerson

        24 de julho de 2016 às 05h56

        O negócio é o seguinte babaca fascista, vai tomar no teu cu. Só isso palhaço golpista. Não tem que ficar respondendo a fascista, tem que mandar tomar no cu mesmo.

        Responder

          Sebastiao Leite

          24 de julho de 2016 às 15h30

          Gerson, seu nervosismo não agrega nada ao seu fanatismo. Durma um pouco e direcione energias para outros assuntos de maior monta. Ressuscitar defuntos não deve ser o caminho.

          Debora

          25 de julho de 2016 às 07h25

          Gente assim só é corajosa na net. Ninguém aqui veio para bater papo com o senhor Sebá.
          O Senhor foge do assunto. Finalmente, a matéria foi ou não foi manipulada? Passamos ou não ridículo?
          E quem se julga ser pra seu desejo se sobrepor aos dos demais? Respeito às Leis não serve só para nós. Deveria lembrar que o país não lhe pertence. Nem nós.
          O senhor não passa de um débil numa Cruzada histriônica querendo ocultar o óbvio. O Temer está no poder, o senhor está certo. Veremos por quanto tempo.

    Will

    23 de julho de 2016 às 18h00

    Ô Tião do Leite, deixa de ser um midiota e conserva um mínimo de inteligência! O teu problema é sério! Aposto que você é um contratado do tucanato para rebater os blogs aqui! Propineiro! Vai de retro satanaz, saí daqui sangue ruim! Você é aquele que como o farelo verde e amarelo do dinheiro público junto com o congresso mais corrupto do mundo, o judiciário partidário de formador de quadrilha, os porcos (PIG) da imprensa brasileira, mentirosa e articuladora de desgraças no país inteiro, é chupão de dedo de sonegador da FIESP, aposto que és um sonegador também, tua cara é de um associado aos partidos mais reacionário do Brasil(PMDB/PSDB/DEM/PSB) as sujeiras que vocês fazem ao erário público estão aparecendo e nota-se a sua complacência! Volta ao teu reduto d de propineiro comprado para emitir opinião nos blogs progressistas! Fora coxinha! fora temer! fora PIG!

    Responder

      João Luiz Tavares

      23 de julho de 2016 às 20h42

      O PT perde credibilidade, no entanto, não apenas devido a brutal incompetência, que fez crescer a rejeição a esse partido, mas também devido a propaganda enganosa de João Santana! A única coisa que resta ao PT é a narrativa, tipo: «não vai ter golpe». Apenas palavras.?Esse pessoal de mídia social com tarja publicitária estereotipada [Face etc.]: “não reconheço governo Temer golpista”, vive em um automatismo:?A questão não é maravilhosa em nosso país. No entanto sabemos que DILMA é ruim como estadista e articuladora. Se se compara, Temer é solarmente melhor (e nesse caso é bom com-parar). Mas há mulheres fabulosas. Muitas delas são MULHERES heroínas. Algumas são apagadas. Outras esquecidas. Uma das esquecidas é Janaína Paschoal (pelo menos pela mídia em geral). Eis:?Campeã mesmo (no bom sentido) é ver Janaína Paschoal enfrentando Gleisi Hoffmann. Como uma atleta. Veja:?Puxa vida! Dra. Janaína Paschoal (de verdade, não é apenas professorzinho(a) doutor de USP não, com teses defasadas e autoritárias) Janaína Paschoal, com inteligência, bom senso, modernidade, cabeça AREJADÍSSIMA, fez o golaço de Marta Suplicy e de Senador Romário para cima de Gleisi Hoffmann. Sete a um (7×1) para Janaína Paschoal!
      E quanto a Dilma está é aqui: Um produto a ser vendido e consumido. Apenas isso. E haja publicidade! Desgastante. Veja. Eis:?Coca-Cola, PT, LULA, DILMA, REQUIÃO, PSEUDO-INTELECTUAL:?O PT ainda continua perfeitamente astuto e sutil, quase invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder.?Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e traz medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».?“””Golpe”””, com toda certeza, é um clichê publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada e montada a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por algum marqueteiro, tal qual João Santana. Semelhante a ele. Senão, ele próprio): frases clichês tais quais:?“Coca-Cola dá mais vida”.

      Responder

        Gerson

        24 de julho de 2016 às 06h01

        Só tenho algumas palavras para responder ao monte de asneiras que você escreveu, fascista: vai tomar no teu cu.

        Responder

    Fernando Fidelis

    23 de julho de 2016 às 19h34

    Só mesmo um idiota para ironizar a falta de um membro humano. Imagino esta besta em frente a um hospício ou a uma clínica ortopédica, como se diverte com as desgraças alheias

    Responder

      Sebastiao Leite

      23 de julho de 2016 às 20h48

      Ele era chamado assim quando metalúrgico e também 9 dedos e não se importava. Sabe de nada inocente. Seu herói tem dias contados para Curitiba X Papuda.

      Responder

    Gilberto Pereira

    23 de julho de 2016 às 22h18

    O que eu não te entendo é que a matéria fala a respeito de um jornal sem respeito ,e tu fala de outro assunto . Então te pergunta tu tem certeza que o médico deixou tu andar na rua? ou tu pulou a janela?

    Responder

      cousinelizabeth

      23 de julho de 2016 às 22h42

      Os robôs estão descontrolados, acho que os chips deles precisam ser revistos mas os coxas estão sem tempo…não sabem a qual ministro apelar para garantir o seu pagamento. Deve estar uma confusão federal entre os kim kataguris e tantos outros tentando receber.

      Responder

      Sebastiao Leite

      24 de julho de 2016 às 15h43

      Gilberto, esse é o pano de fundo do retardamento cognitivo de vocês PTistas. Não observam o sentido ou objetivo das ações. A matéria é uma, o sentido e objetivo é outro. Vais achar que estar a lidar com idiota? Então te pergunto: qual o objetivo do post a não ser deixar transparecer a “suposta vitimização” dos blogs que se identificam com os “cumpanheiros”? Todos os que não compactuam com os métodos ou ideologias dos “cumpanheiros” são fascistas, corruptos, radicais, coxinhas, golpistas e etc. Qual setor da sociedade hoje não teria esses adjetivos? Claro! Na visão deturpada dos “cumpanheiros”, só o PT. E Lulinha é inocente e nada sabe, e Dilminha não autorizou pessoalmente o dinheiro do caixa 2, Zézinho Dirceu é um mártir… Divertido este blog para medir o profundo caos que o PT deixou. O pior, foi o mental nos seus asseclas.

      Responder

      Gilberto Pereira

      25 de julho de 2016 às 15h47

      Senhor Sebastião Leite, pergunto: Onde , quando e porque lhe dei a informação que sou petista? Não deveria, mas, vou lhe informar que não sou petista, porém não sou idiota (* quando digo “idiota” me refiro a pessoa que vê só seu próprio umbigo conforme explicação do grande Mario Sergio Cortella). Não sei se é seu caso, e confesso que não me interessa!

      Responder

      Gilberto Pereira

      25 de julho de 2016 às 16h07

      O cara apagou os comentários?
      Então no caso : “Sem comentários!”

      Responder

    Gerson

    24 de julho de 2016 às 05h58

    Vai sentar no colo de um PM paulista, que é o tu gosta. Aproveita e vai tomar no fiofó. Não tem que ficar respondendo com argumentos para fascista porque eles entram nos blogs somente progressistas para encher o saco. Tem que mandar tomar naquele lugar. O Brasil está chegando ao ponto de ruptura, e mandar estes caras tomarem naquele lugar vai ser o mínimo.

    Responder

      Sebastiao Leite

      24 de julho de 2016 às 08h24

      Verdinho nervoso. Desconsiderarem suas indelicadezas e baixarias. Eu não conheço a PM paulista da qual se faz sumo conhecedor e fã. Parabéns por honrar tal instituição fazendo menção da mesma. E isso apesar de saber o quanto o PTista odeia a ordem juridica e tenta de todos os modos “fugir” ou tentar não ser escorraçado por ela.

      Responder

        waldomiropereiradasilva

        24 de julho de 2016 às 11h38

        E a imbecilidade surge quando já era aguardada.
        Golpista é golpista porque sabe que é golpista.

        Responder

        Gerson

        24 de julho de 2016 às 12h53

        Chega de delicadezas e sutilezas com fascistas. Vocês roubaram o voto de 54 milhões de pessoas e estão destruindo em 2 meses todos os avanços populares de mais de uma década. Vocês estão destruindo o país como nação e nos empurrando 30-40 anos para trás.. Então não tem mais delicadezas e argumentos com vocês. O país está a beira de uma ruptura e repito: mandar longe vai ser o mínimo que vai acontecer.

        Responder

          Sebastiao Leite

          24 de julho de 2016 às 15h57

          Gerson, você vive em qual planeta? E lá vem os mantras: 54 milhões e blá blá blás… “Destr uindo o país e nos empurrando 30-40 anos para trás”. O PT fez isso mesmo. Acertou. Nem mesmo você acredita que o TEMER teve tempo para tanto. Ainda bem que PTista não tem nexo causal no que escreve com o que acredita. Se é que seja capaz de saber o que seja. Acabou amigo. “O país está a beira de uma ruptura” causada pelo PT? Nada. Tudo tranquilo. Quem não seguir as regras Democráticas (terror de vocês), serão bem “enquadrados”. E com rigor. Cidadão de bem nada tem a TEMER com o TEMER.

          Bruno

          24 de julho de 2016 às 18h43

          Amigo, diga quais as regras democraticas que estão sendo seguidas? Te sugiro um vídeo esclarecedor:https://www.youtube.com/watch?v=OvnNFQugnDM

    Pedro Martins

    25 de julho de 2016 às 08h12

    Toma teu remédio que já passou da hora.

    Responder

Deixe uma resposta