Menu

Waldeck Carneiro: Pacote de maldades do (des)governo estadual

Em artigo exclusivo para O Cafezinho, o deputado estadual Waldeck Carneiro, nome forte da oposição ao governo do estado do Rio de Janeiro, explica as razões da grave crise financeira do estado. “A crise do petróleo tem sido uma verdadeira cortina de fumaça para impedir que se perceba a responsabilidade do PMDB face à crise financeira […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Em artigo exclusivo para O Cafezinho, o deputado estadual Waldeck Carneiro, nome forte da oposição ao governo do estado do Rio de Janeiro, explica as razões da grave crise financeira do estado.
“A crise do petróleo tem sido uma verdadeira cortina de fumaça para impedir que se perceba a responsabilidade do PMDB face à crise financeira e de gestão que atinge o RJ”, diz o deputado.
Leia abaixo o texto na íntegra:
 .
Pacote de maldades do (des)governo estadual
.
Por Waldeck Carneiro*
 .
O governador apresentou à ALERJ um conjunto de medidas, já popularizado como “Pacote de Maldades”, alegando que se trata da única forma de conter o rombo do Estado do RJ, estimado em R$ 20 bilhões neste ano.
Na linha do receituário adotado pelo governo federal golpista, o (des)governo Pezão apresenta a pesada fatura da crise aos servidores públicos estaduais e às parcelas da população fluminense que mais precisam de políticas sociais de inclusão e da prestação de serviços públicos.
Ora, o RJ é administrado pelo mesmo grupo político há pelo menos dez anos.
Pezão, antes mesmo de ser governador, já tinha papel protagonista na administração estadual.
Logo, não se pode atribuir ao servidor, à população mais pobre ou sequer à crise do petróleo a responsabilidade pelo rombo.
Repetida como um mantra, a crise do petróleo tem sido uma verdadeira cortina de fumaça para impedir que se perceba a responsabilidade do PMDB face à crise financeira e de gestão que atinge o RJ.
É claro que a forte retração da atividade econômica na cadeia do petróleo afeta a economia brasileira e, mais ainda, a fluminense.
Afeta, sim, mas não explica tudo!
Nos últimos dez anos, o RJ assumiu uma taxa de endividamento irresponsável, corroendo os cofres estaduais com polpudos pagamentos de juros e serviços da dívida.
Nesse período, porém, os sucessivos (des)governos praticaram verdadeira farra fiscal, transformando, sem transparência e sem metodologia de acompanhamento das contrapartidas sociais e econômicas, a isenção tributária em favor fiscal.
Quanto ao Rio Previdência, pode-se falar em gestão temerária: descapitalização acentuada e negociações escabrosas dos recursos futuros do Rio Previdência com fundos abutres estrangeiros.
E a contratação, a peso de ouro, das OS para administrar unidades estaduais de saúde, com resultados sofríveis em relação ao atendimento à população, mas com gastos públicos cada vez maiores?
Nosso mandato diz não ao pacote do (des)governo Pezão!
Servidores estaduais e a população do RJ não podem pagar essa conta!
 .
*Deputado Estadual (PT-RJ) e Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.
Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

maria nadiê rodrigues

11/11/2016 - 19h49

Vimos ao longo das últimas décadas, todos os governantes do Rio e da Cidade do Rio, embora em partidos não-petistas, baterem na tecla de que Lula e Dilma jamais fecharam as portas ao diálogo, e o quanto deviam a eles pelas vezes em que foram atendidos. Cabral cumpriu direitinho o pagamento dos funcionários a cada dia 1º, nunca descumprindo a lei. De repente, surge no alto um golpista com discursos apocalípticos, pelo qual Pezão, com sabedoria de mestre bandido, criou a farsa do endividamento, do não-poder pagar suas contas, até ao ponto de vir hoje dizer que é mesmo tão incompetente que tanto faz estar governador como folgado em sua mansão. Tá entregando, de bandeja, suas responsabilidades, se lixando pra tudo. Falta o que para jogarem esse coiso no lixo?

boronov

11/11/2016 - 15h19

PITACO DO BORÔ: A COISA VAI PIORAR CADA VEZ MAIS: ALÉM DO RIO DE JANEIRO, MAIS DEZENOVE ESTADOS ESTÃO EM CALAMIDADE PÚBLICA. O GOVERNO FEDERAL ESTÁ ENROLADO NA LAVA-JATO E NO PACOTE DA MALDADE. A POLITICA EXTERNA DO BRASIL ESFACELOU-SE. OS IMPOSTOS PAGOS NÃO SERÃO MAIS CONVERTIDOS EM SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO, SGUNDO A PROPOSTA DE TEIMER/MEIRELLES. EM POUCAS DIAS, TEREMOS UMA GUERRA CIVIL E SAQUES A LOJAS E MERCADOS. SOMENTE LULA PODERÁ TRAZER A CONFIANÇA E A PAZ PARA O BRASIL. SE CONTINUAREM A PERSEGUI-LO, CONTAREMOS OS MORTOS.

Curtir · Responder · 1 minuto

Sergei Boronov ·

PITACO DO BORÔ: RECEITA PARA DERRUBAR GOVERNO E EMPRESÁRIOS GOLPISTAS: PESSOAL, CONSUMAM NESTE NATAL APENAS O ESSENCIAL. ESTE TEM QUE SER O PIOR O NATAL PARA OS EMPRESÁRIOS GOLPISTAS. EU DE MINHA PARTE , JÁ COMECEI: MANDEI CONSERTAR MINHA GELADEIRA ( PAGEUI SÓ 200 REAIS PARA BOTAR GÁS – ECONOMIA DE 1800 REAIS). COMPREI UMA TELEVISÃO USADA DE TUBO – 20 REAIS. ECONOMIA DE MAIS DE 1000 REAIS. EU MESMO CONSERTEI MEU FOGÃO. ECONOMIZEI 600 REAIS. FIZ MEIA-SOLA NO MEU BOOT. ECONOMIA DE 150 REAIS.OU SEJA : SE DEPENDER DE MIM, CONTINUAREI AJUDANDO OS PROFISSIONAIS QUE VIVEM DE CONSERTOS, OU FAREI EU MESMO OS CONSERTOS QUE EU PUDER FAZER. NA CEIA, A MESMA COISA: HÁ ANOS QUE VENHO DIMINUINDO OS ITENS DA REFEIÇÃO NATALINA PARA CONTER O DESPERDÍCIO. E ESTE ANO NÃO SERÁ DIFERENTE: TENHO A MOTIVAÇÃO A MAIS DECONTRIBUIR PARA DERRUBAR OS GOLPISTAS E OS EMPRESÁRIOS GANANCIOSOS.

UMA DICA: TVS DE TUBO DURAM DÉCADAS E COM UM CONVERSOR DIGITAL A IMAGEM FICA MELHOR DO QUE AS DE TELA FINA.

ABRAÇOS A TODOS. FORA TEMER. E LULA 2018!!!!!!!!!!!!!!

Curtir · Responder · 11 min

Sergei Boronov ·

PITACO DO BORÔ: ISSO JÁ FICOU CHATO. VAI ACABAR MORRENDO GOLPISTA AÍ, POR CAUSA DESSA PERSEGUIÇÃO AO LULA E AO PT. O SERRA FOI DENUNCIADO E A MÍDIA GOLPISTA NÃO FALA NADA. O TEMER FOI PEGO COM UM MILHÃO E A MÍDIA NÃO FALA NADA. E AINDA TEM JUCÁ, TÓFOLLI, TEORI, CLAUDIA CRUZ, AÉCIO, ALOISIO NUNES, AGRIPINO, CAIADO, E OUTROS QUE TAIS. VAI CHEGAR UMA HORA QUE UM BRASILEIRO COM AQUILO ROXO VAI LIMPAR SUAS MÃOS.

Curtir · Responder · 22 min

    Gr K

    11/11/2016 - 20h22

    Boa

Mara

11/11/2016 - 14h14

Nem por um segundo penso que a crise do Rio seja exclusivamente devido ao Petróleo. Mas esse artigo, o que aporta para esclarecer o leitor em assunto tão importante, é decepcionante, para não dizer ridículo. Sabemos por exemplo da faraônica corrupção no Rio, que é endêmica, não vem de hoje, mas parece ter engordado com as obras dos grandes eventos. Nada é dito sobre isso. Há diversos processos, indícios, pistas. Por exemplo, a qualidade das obras, com ciclovia voando logo depois de inaugurada. Para um representante público, e, pior, para o “nome mais forte da oposição ao governo do Rio de Janeiro”, esse artigo é uma prova de desleixo, sem informações em amplitude e detalhe. Enfim, ridículo. Por quê nada é dito? Será que é porque isso iria enlaçar o BNDES, a Caixa Econômica, os vínculos entre PMDB e PT, as alianças etc? É triste, muito triste constatar, mais o deficit intelectual do artigo deve ter fundamentos bem definidos.

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h07

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/08/o-fim-da-rede-globo-projeto-de-crowdfunding/

O FIM DA REDE GLOBO!!! PROJETO DE CROWDFUNDING!!!

Caros(as) amigos(as), é com imensa satisfação que divido com vocês a alegria do lançamento de um projeto pessoal que acalento já a algum tempo: escrever um livro.

E, justamente neste momento, em que estamos a discutir uma coisa tão importante ao nosso país, nossa DEMOCRACIA, estou lançando este projeto através de CROWDFUNDING, visando arrecadar a quantia necessária para, a partir da análise da série de reportagens “premiadas” da Rede Globo, FOME, exibidas em 06/2001, mostrar toda a ação deletéria desta emissora e reunir documentos que levem ao FIM DA REDE GLOBO, através de sua CASSAÇÃO.

O valor da doação é livre, mas quem doar R$ 35,00 irá receber o livro em casa com dedicatória, além de poder participar do desenvolvimento do mesmo com exclusividade e, também, interferir na obra. Então, na verdade, a “doação” será, na prática, uma antecipação de compra.

Sei e sinto, que este sonho de DESTRUIR A REDE GLOBO, que tem sido um instrumento dos poderosos para manter o nosso povo na ignorância e na cegueira política, onde o estímulo ao ódio e da intolerância são comuns, não é só meu, então, não há satisfação maior que poder partilhar este sonho com todos os companheiros que estão na mesma luta que eu, neste momento, e buscando o retorno da DEMOCRACIA ao nosso país.

Grande abraço a todos.

Fábio Brito.

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h07

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/09/marcha-para-brasilia-e-cerco-ao-palacio-do-planalto/

ATENÇÃO: DATA DA MARCHA MUDOU PARA DIA 15/11, Dia da Proclamação da República!!!

OCUPE BRASÍLIA!!! CERCO AO PALÁCIO DO PLANALTO!!! CHEGOU A HORA DA AÇÃO!!!

Já estamos cansados de escutar falar de GOLPE!

Chegou a hora de agir e a ação necessária é MARCHAR PARA BRASÍLIA E CERCAR O PALÁCIO DO PLANALTO!

Pacificamente, iremos dia após dia, encher todos os espaços possíveis de nossa Capital, sentar, agitar, gritar, cantar, e iniciarmos outras ações sem sair de frente ao PALÁCIO DO PLANALTO, CONGRESSO, STF, EMBAIXADA ESTADUNIDENSE E CANAIS DE TELEVISÃO GOLPISTAS até derrubarmos este governo golpista e devolvermos ao nosso povo o governo que elegemos e fazer valer a nossa CONSTITUIÇÃO!

Devolveremos a SOBERANIA ao nosso país e anularemos TODOS OS ATOS DO GOVERNO ILEGÍTIMO expulsando e confiscando os bens de quem se atreveu a se aproveitar da situação em que nos encontramos hoje. SEM ARREGO!!!

Já sabemos tudo que precisamos, FALTA AGIR!!!

“NÃO TEMOS TEMPO DE TEMER A MORTE”!!!

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h06

https://www.facebook.com/events/346693792331539/

ATENÇÃO: DATA DA MARCHA MUDOU PARA DIA 15/11, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA!!!

OCUPE BRASÍLIA!!! Cerco ao Palácio do Planalto!!! Chegou a HORA DA AÇÃO!!!

Ninguém aguenta mais tanta conversa mole!!!

Chegou a hora de agir e a ação necessária é MARCHAR PARA BRASÍLIA E CERCAR O PALÁCIO DO PLANALTO!

Pacificamente, iremos dia após dia, encher todos os espaços possíveis de nossa Capital, sentar, agitar, gritar, cantar, e iniciarmos outras ações sem sair de frente ao PALÁCIO DO PLANALTO, CONGRESSO, STF, EMBAIXADA ESTADUNIDENSE E CANAIS DE TELEVISÃO GOLPISTAS, até derrubarmos este governo ilegítimo, devolvermos ao nosso povo o governo que elegemos e fazer valer a nossa CONSTITUIÇÃO!

Devolveremos a SOBERANIA ao nosso país e anularemos TODOS OS ATOS DO GOVERNO ILEGÍTIMO expulsando e confiscando os bens de quem promoveu o GOLPE. SEM ARREGO!!!

Já sabemos tudo que precisamos, FALTA AGIR!!!

“NÃO TEMOS TEMPO DE TEMER A MORTE”!!!

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h05

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/23/golpe-carta-a-todos-os-democratas-do-brasil/

Como enfrentar e DERROTAR o GOLPE???

Onde estão nossos líderes???

Que esperanças temos???

Leiam no novo texto do Rebelde Silente e compartilhem com todos os amigos e enviem para blogs e entidades do movimento Social, sindicatos e entidades estudantis.

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h05

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/30/aos-parlamentares-de-esquerda-que-deram-as-costas-ao-povo/

Aos PARLAMENTARES DE ESQUERDA que DERAM AS COSTAS AO POVO!!!

“Os covardes morrem várias vezes antes de sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.” William Shakespeare.

Não adiantam fingir que defendem o povo ao chamarem a Rede Globo de GOLPISTA e depois irem dar entrevistas na GLOBO e suas afiliadas.

Não adianta mais chamarem os golpistas de CANALHAS e ficarem num JOGO DE CENA que não busque impedir que este GOLPE se consolide!

Vamos tomar nossa HISTÓRIA EM NOSSAS MÃOS e vamos juntos com a Marcha Para Brasília e Cerco ao Palácio do Planalto, DEPOR TEMER e REEMPOSSAR DILMA.

#MarchaBrasiliaDeporTemerReempossarDilma

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h04

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/01/comoimpedirqueogolpeseconsolide/

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NESTE MOMENTO VAI IMPEDIR QUE ESTE GOLPE SE CONSOLIDE?

Sejamos sinceros, de que adianta compartilharmos notícias cobrando MORO um tratamento igual entre todos que estão na LAVA JATO?

De que adianta ficar a chamar os GOLPISTAS de golpistas e traidores?

De que adianta compartilharmos abaixo assinados para o STF ou o raio que o parta, pedindo afastamento de Gilmar Mendes, Sérgio Moro, ou para ANULAR O GOLPE???

É chegada a hora do amadurecimento e, às vezes, a dor nos ensina mais que anos de estudo. Se não aprendermos agora dificilmente aprenderemos, no entanto, para que as pessoas entendam o que se passa, não podemos esquecer nosso papel nisto, afinal, todos somos responsáveis.

Não cabe mais ficarmos a chamar as pessoas que não tiveram a mesma compreensão que nós tivemos, lá atrás, de burros, de coxinhas ou coisas do tipo, porque se tem uma coisa que devemos entender, de uma vez por todas, é a força que tem a manipulação das informações levadas a cabo por, não só a GLOBO, mas todo o aparato de mídia criminosa de nosso país.

Leia em Rebelde Silente como fazer para DERROTARMOS O GOLPE, DEPOR TEMER E REEMPOSSAR DILMA!!!

#MarchaBrasiliaDeporTemerReempossarDilma

Fábio Brito

11/11/2016 - 14h04

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/03/nao-ha-como-recuar

PRECISA-SE com URGÊNCIA!!!

De 300 BRAVOS(AS) guerreiros(as) que estejam dispostos a defender o FUTURO DE ESPARTA (Brasil) até o fim, SEM ARREGO!!!

Características :
CORAGEM, HONESTIDADE, HUMANISMO, SINCERIDADE, PATRIOTISMO, SENSIBILIDADE, INTELIGÊNCIA, DEDICAÇÃO À “CAUSA”.

Candidatos favor enviarem currículo para o Blog Rebelde Silente através do linck anexo ao final do texto na caixa de diálogo. Abraço e boa sorte para todos nós.

EU ESCOLHI LUTAR PACIFICAMENTE!

A verdadeira PAZ encontramos ao CONFRONTAR pacificamente o mar de iniquidades, a tirania e a opressão que existe à nossa volta.

Quando você tem PAZ INTERIOR e a pessoa a seu lado sofre algum tipo de INJUSTIÇA sem que você se movimente a seu favor, a sua paz interior se chama DESDÉM, DESPREZO ao ser humano que precisa de você, pois todos estamos ligados e TODOS SOMOS IRMÃOS.

Eu escolhi lutar, mesmo que as chances do fracasso sejam imensuráveis, pois para mim o maior fracasso seria continuar a olhar a paisagem de olhos fechados ao que ocorre à minha volta.

Fábio Brito.

Fábio Brito

11/11/2016 - 13h57

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/06/melhor-morrer-que-perder-a-vida/

Que os COVARDES vivam eternamente mergulhados na DESONRA de não terem lutado!!!

É melhor MORRER que perder a vida a ser escravizado por um sistema desumano que nos transforma em ZUMBIS para sustentar sua opulência opressora!!!

Gr K

11/11/2016 - 13h31

As demissões, a mídia bombardeando com notícias de crise econômica não está sendo suficiente para o povo engolir as PEC. Então agora entram com crises estaduais ameaçando cortar e suspender salários… do povo é claro…
Vamos ter que engolir o que a elite empresarial quiser. Manifestação serve pra nada. Só motivo de chacota. Até nascer uma nova geração que vá buscar e tomar o que é seu. Vamos tomando até uma guerra Civil. Blá blá não serve.

Fábio Brito

11/11/2016 - 08h48

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/08/o-fim-da-rede-globo-projeto-de-crowdfunding/

O FIM DA REDE GLOBO!!! PROJETO DE CROWDFUNDING!!!

Caros(as) amigos(as), é com imensa satisfação que divido com vocês a alegria do lançamento de um projeto pessoal que acalento já a algum tempo: escrever um livro.

E, justamente neste momento, em que estamos a discutir uma coisa tão importante ao nosso país, nossa DEMOCRACIA, estou lançando este projeto através de CROWDFUNDING, visando arrecadar a quantia necessária para, a partir da análise da série de reportagens “premiadas” da Rede Globo, FOME, exibidas em 06/2001, mostrar toda a ação deletéria desta emissora e reunir documentos que levem ao FIM DA REDE GLOBO, através de sua CASSAÇÃO.

O valor da doação é livre, mas quem doar R$ 35,00 irá receber o livro em casa com dedicatória, além de poder participar do desenvolvimento do mesmo com exclusividade e, também, interferir na obra. Então, na verdade, a “doação” será, na prática, uma antecipação de compra.

Sei e sinto, que este sonho de DESTRUIR A REDE GLOBO, que tem sido um instrumento dos poderosos para manter o nosso povo na ignorância e na cegueira política, onde o estímulo ao ódio e da intolerância são comuns, não é só meu, então, não há satisfação maior que poder partilhar este sonho com todos os companheiros que estão na mesma luta que eu, neste momento, e buscando o retorno da DEMOCRACIA ao nosso país.

Grande abraço a todos.

Fábio Brito

Fábio Brito

11/11/2016 - 08h40

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/09/marcha-para-brasilia-e-cerco-ao-palacio-do-planalto/

ATENÇÃO: DATA DA MARCHA MUDOU PARA DIA 15/11, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA!!!

OCUPE BRASÍLIA!!! CERCO AO PALÁCIO DO PLANALTO!!! CHEGOU A HORA DA AÇÃO!!!

NINGUÉM AGUENTA MAIS TANTA CONVERSA MOLE!!!

Já estamos cansados de escutar falar de GOLPE!

Chegou a hora de agir e a ação necessária é MARCHAR PARA BRASÍLIA E CERCAR O PALÁCIO DO PLANALTO!

Pacificamente, iremos dia após dia, encher todos os espaços possíveis de nossa Capital, sentar, agitar, gritar, cantar, e iniciarmos outras ações sem sair de frente ao PALÁCIO DO PLANALTO, CONGRESSO, STF, EMBAIXADA ESTADUNIDENSE E CANAIS DE TELEVISÃO GOLPISTAS até derrubarmos este governo golpista e devolvermos ao nosso povo o governo que elegemos e fazer valer a nossa CONSTITUIÇÃO!

Devolveremos a SOBERANIA ao nosso país e anularemos TODOS OS ATOS DO GOVERNO ILEGÍTIMO expulsando e confiscando os bens de quem se atreveu a se aproveitar da situação em que nos encontramos hoje. SEM ARREGO!!!

JÁ SABEMOS TUDO QUE PRECISAMOS, FALTA AGIR!!!

“NÃO TEMOS TEMPO DE TEMER A MORTE”!!

Apolônio

10/11/2016 - 23h43

O PT só governou o Rio Grande do Sul recentemente em dois momentos, bem separados : Olívio Dutra ( 1999 a 2003 ) e Tarso Genro ( 2011 a 2015 ), portanto um intervalo bem distante. O Estado do Rio Grande do Sul já foi administrado pelo PSDB ( uma vez ), antes de Tarso Genro e inúmeras vezes pelo PMDB. Qualquer dúvida é só pesquisar na internet. Portanto não dá 10 anos, nem contando momentos separados e distantes.

Saul Abbad

10/11/2016 - 18h07

Certo. Não discuto a causa da falta de dinheiro, provavelmente é um pouco de tudo: má administração mais crise. Contudo, apenas dizer que não pagarão a conta é sim cortina de fumaça. Quem então pagará a conta? Quais são as alternativas possíveis? E para finalizar: O Rio Grande do Sul está quebrado assim como o Rio. No então foi por mais de 10 anos administrado pelo PT, e o resultado se vê agora. Os argumentos que acusam o governo do Rio, servem para os governos petistas do Rio Grande do Sul? Para mim, se serve para um serve para o outro, pois o resultado final é o mesmo…

    Hugo

    10/11/2016 - 20h35

    O RS nao foi administrado por mais de 10 anos pelo PT. Foram 8 anos intercalados pelas gestoes irresponssáveis de Yeda (PSDB) e Rigottto (PMDB). Nao tente esconder a incompetencia dos governos golpistas com mentiras.


Leia mais

Recentes

Recentes