Menu

Brasileiros acordam para o golpe: maioria crescente acha Temer pior que Dilma

Apesar da blindagem do governo Temer, cujas reformas são defendidas com unhas e dentes pela grande mídia, a qual, além disso, manipula descaradamente o noticiário econômico, tentando amenizar os números trágicos da crise, e apesar também da Lava Jato, que ainda tenta, desesperadamente, controlar a agenda política, os brasileiros começam a acordar para os efeitos […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Apesar da blindagem do governo Temer, cujas reformas são defendidas com unhas e dentes pela grande mídia, a qual, além disso, manipula descaradamente o noticiário econômico, tentando amenizar os números trágicos da crise, e apesar também da Lava Jato, que ainda tenta, desesperadamente, controlar a agenda política, os brasileiros começam a acordar para os efeitos desastrosos do golpe.

Segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (e a CNI, não esqueçamos apoiou o golpe e apoia o governo Temer, ou seja, é capaz de estar distorcendo os dados em favor do governo), não apenas a aprovação do governo Temer continua despencando, como já existe uma maioria crescente de brasileiros que acha que o governo Dilma era muito melhor do que o atual. O encanto manipulador da mídia começa a se dissolver em contato com a realidade.

Mais importante: criou-se uma dinâmica.

A boca do jacaré está se abrindo. É a pior avaliação de um governo na história da república.

A luta contra o golpe, que é uma guerra narrativa, continua acirrada. Na guerra assimétrica entre os meios alternativos, desorganizados, independentes, e a grande mídia chapa-branca, a mais concentrada do mundo, e que recebe cada vez mais dinheiro do governo (na contramão do ajuste fiscal), os primeiros, por incrível que pareça, vem conquistando, paulatinamente, modéstia vitória na opinião pública.

Infelizmente, o Estado de Exceção não parece mais ligar para a opinião pública.

Observe, além disso, que os institutos de pesquisa pararam de perguntar se os brasileiros acham que o impeachment foi favorável ao Brasil ou ainda se consideram que o impeachment foi golpe. Tomariam uma surra se o fizessem e atrapalhariam as narrativas.

Também tem medo de perguntar se os brasileiros aprovam a destruição de empresas em nome da luta contra a corrupção.

O que importa é que a Globo – porta voz do “mercado” – pensa e ponto final.

As perspectivas dos brasileiros, em relação ao futuro, são péssimas e pioram a cada dia mais.

A sustentação política do governo Temer se deteriora de maneira acelerada.

Isso explica porque a Globo, principal articuladora do golpe de Estado de 2016, e que protagonizou o mais abjeto chapa-branquismo em relação a Temer, chegando a mandar o seu principal repórter político perguntar, na primeira grande coletiva de imprensa, “como Temer conhecera sua atual esposa”, ao invés de abordar os problemas nacionais, tenta agora se descolar da imagem de Temer. Não cola, porém. Globo é Temer e Temer é Globo.

***

O Cafezinho simplificou as tabelas com os dados estratificados. Observe que o eleitorado mais de esquerda, ou seja, aquele mais classista, mais pobre, mais nordestino, rechaça de maneira muito contundente o governo Temer.

O governo Temer é mal visto por todas as classes sociais e em todas as regiões. Em todos os segmentos, as pessoas o consideram pior que o governo Dilma. Entre os mais pobres, porém, temos apenas 8% que acham o governo Temer melhor que o governo Dilma, e 60% que o acham pior que o governo Dilma.

Entre quem possui ensino superior, os números também são ruins para Temer: 45% acham o governo péssimo, 90% não tem confiança no presidente, 48% acham Temer pior que Dilma e somente 13% o acham melhor que Dilma.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Arthur S

29/07/2017 - 02h32

Isto e utopia, onde está está esquerda? Pepê Mujica falou que a esquerda brasileira gosta muito de dinheiro ..

Rafael Foschini Trindade

29/07/2017 - 01h29

Foi o que muitos pensaram nas últimas eleições, o que levou a uma grande abstenção. Por isso, elegemos o parlamento mais à direita desde a ditadura. Agora estamos na mão desses bandidos votando contra o trabalhador, recebendo seus recursos em troca, entregando nosso patrimônio a rodo. Esse pensamento é típico de quem votou errado e não quer assumir o erro. Seu orgulho tem que ser menor que o valor que dá a seus filhos e netos, te permitindo entender que a solução é uma esquerda com maioria real no parlamento. Só assim podemos voltar a ser um povo soberano.

Otavio de Chavasca

28/07/2017 - 15h28

Foi a cagada toda que louca fez somada a roubalheira do sapo!!

    Rafael Foschini Trindade

    29/07/2017 - 01h30

    Mais um que não mandou as provas pro Moro.

Marcos Antonio Caetano Santos

28/07/2017 - 14h31

Mas ainda não tiraram as panelas do furico

Liliana Lima

28/07/2017 - 07h46

Pra mim, n dá pra comparar! Nda a ver essa zona instalada a um governo sério e responsável! Teve seus erros? Claro, mtos, porém, nem chega perto dessa excrescência!

Carlos Alberto Antunes Antunes

27/07/2017 - 20h16

ENTÃO PORQUE NÃO TEM NINGUÉM NAS RUAS?

    Rafael Foschini Trindade

    29/07/2017 - 01h30

    O orgulho é mais importante que amor pelos próprios filhos e netos. A direita é assim mesmo.

zuleica

27/07/2017 - 16h00

A identidade desses coxinhas com os bandidos golpistas é enorme. Inacreditável: A capacidade dessa classe coxinha intuir é zero. Acuidade? Ausente! Caso contrário, estaríamos numa guerra civil

Zezé Lagreca

27/07/2017 - 18h46

Quem ainda não acordou, acho que agora é impossível continuar alienado. A presidenta Dilma, honesta, não conseguia governar no meio de tantos abutres.

Claudio Freire

27/07/2017 - 14h56

Miguel, discordo apenas que “brasileiros acordam para o golpe”.
Moro em São Paulo. Conheço vários coxinhas.
Todos com quem conversei (repito: todos) falam que este governo que aí está é péssimo, mas eles não se importam com isso não. Com a cabeça totalmente feita pela mídia oligopolizada (principalmente Jornal Nacional), se sentem vitoriosos porque conseguiram o que mais queriam: afastar Dilma, afastar o PT, e condenar Lula.
O ódio dessa gente pelo PT e suas principais lideranças é visceral, chega a ser doentio, e para eles nada é mais importante que destruir o PT e suas lideranças. Se Lula está sendo condenado com ou sem provas, isso não importa.
Se foi golpe ou não foi golpe, isso para eles também não interessa. Essa gente é completamente ignorante politicamente. Eles não conseguem avaliar o mal que faz um golpe ao estado democrático. Não conseguem perceber que o ativo mais importante de um país democrático e justo é o respeito pelas regras do jogo.
Infelizmente, é simples assim.

    Miguel do Rosário

    27/07/2017 - 15h02

    Sim, Claudio. Mas as estatísticas mostram uma mudança.

      Claudio Freire

      27/07/2017 - 15h12

      Sou ateu, mas … Deus te ouça.

Antônio Everardo Araújo de Almeida

27/07/2017 - 16h47

SÓ NÃO VOCÊ Luís Vieira Teixeira KKKKKKK

Paulo Costa

27/07/2017 - 15h51

Quero vê aparecer um coxinha desavergonhado por aqui agora.

Atreio

27/07/2017 - 12h19

babou o golpe fazem uns meses já..
ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista, eles tão sendo apontados e ridicularizados nas ruas e o povo quer DILMA de volta ao lugar pra onde foi eleita.

ANULA STF!

ANULA PGR!

sem crime, não há impeachment!

DILMA VOLTA
E o BRASIL segue seu caminho pro futuro,

…pq MT da mala tá levando é pro esgoto com seus amigos ratos. o angorá, o botafogo, bocamole, o mineirinho…

Kleber Carvalho

27/07/2017 - 14h56

Excelente matéria, mostra de forma científica que, através das análises e dos gráficos, a ficha dos pobres de direita e dos paneleiros caiu de vez, até que enfim eles viram que foram feitos de trouxas pelos golpistas.

Mônica Antunes

27/07/2017 - 14h55

Só agora?

Mariangela Monteiro

27/07/2017 - 14h47

POR ISSO É QUE O PAÍS TÁ DESSE JEITO. NUNCA QUE A DILMA SE COMPARA AO TEMER. NÃO HÁ COMPARAÇÃO. UM ABSURDO.OLHA O QUE O LADRÃO TÁ FAZENDO. POVO ALIENADO.

Mateus Estevão Orban

27/07/2017 - 14h40

Incrivel que 35% consigam dizer que Temer é igual a Dilma. Acho que o brasileiro tem alguma dificuldade de se recordar das coisas.

    CarlosH

    27/07/2017 - 15h41

    Cara, não é tem só coxinha que vai nessa “vibe”. Já vi muita gente de esquerda radical (ou seriam radicalque) falando que não tem diferença entre ele, que é tudo igual. O engraçado é que inventam até termos para justificar a semelhança irrestrita entre o PT e o PSDB, mas acabam fazendo o discurso semelhante com os coxinhas.


Leia mais

Recentes

Recentes