Menu

Se Lula for impedido, será péssimo para o Brasil, péssimo para a democracia e ótimo para a imagem de Lula

Se a tendência jurídica de condenar Lula se confirmar, o ex-presidente nunca mais poderá se candidatar e participar ativamente da política do país. E como muito de nós acreditamos, este é o verdadeiro objetivo de um judiciário viciado que julga Lula na velocidade da luz e leva à prescrição o julgamento de outros políticos cujos […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Se a tendência jurídica de condenar Lula se confirmar, o ex-presidente nunca mais poderá se candidatar e participar ativamente da política do país.

E como muito de nós acreditamos, este é o verdadeiro objetivo de um judiciário viciado que julga Lula na velocidade da luz e leva à prescrição o julgamento de outros políticos cujos casos são arquivados sem nenhuma cerimônia.

Fora aqueles que fazem batalha ideológica e torcem para que Lula esteja fora do páreo, ou os que não têm nenhuma compreensão do que significa ‘justiça’ e ‘imparcialidade’, no Brasil, mesmo os cidadãos mais conservadores, se dão conta do tratamento injusto e parcial recebido pelo ex-presidente e o tamanho do golpe contra o nosso país.

Se Lula não puder ser presidente de novo, ele será, simplesmente, o melhor presidente que o Brasil já teve. Ponto.

E sua imagem só crescerá na história.

Quando os historiadores futuros puderem se debruçar minuciosamente sobre todos os documentos que estarão disponíveis sobre lava jatos, mensalões e demais achaques da nossa história recente, quando eles puderem quebrar os sigilos impostos por políticos contemporâneos a Lula (como Alckmin) e descobrir o porquê destes sigilos, a figura do Lula se revelará ainda maior do que é hoje.

Se a estupidez daqueles que governam o país no momento – nos três poderes: executivo, legislativo e judiciário – não fosse tamanha, eles entenderiam que Lula não é simplesmente um símbolo da esquerda. Ele é também um ser humano.

Uma segunda presidência significaria a possibilidade de errar, de cair, de não conseguir fazer o que é esperado dele.

Isto é, se ele for eleito.

Vale lembrar os usurpadores, que numa democracia, existe sempre esta possibilidade.

E não nos iludamos, a tarefa que está, ou estaria, na frente de Lula é extremamente árdua.

Principalmente, porque não vejo a possibilidade de elegermos um parlamento com a dignidade e decência necessária para reverter todos os danos causados durante estes dois anos de lambança.

Não vejo a possibilidade de eleger um parlamento, que mesmo sob a liderança de um Lula, estaria interessado não só em “reverter danos”, mas ir além, fazendo tudo aquilo que seria necessário ter sido feito lá trás, em 2002, como a reforma das leis da mídia e do judiciário.

Retirar Lula da política, não significa somente retirar o maior empecilho para o projeto de poder da direita e seus aliados corruptos. Significa também retirar o ser humano, Luís Inácio Lula da Silva.

Já fui acusada muitas vezes de ser ‘lulista’.

E, sinceramente falando, como ‘lulista’ – pessoa mais fiel à figura do ex-presidente do que às ideologias de esquerda – temo pelo ex-presidente.

Temo a possibilidade de Lula chegar lá e não conseguir lidar com as enormes expectativas que, cada vez mais, o PT, os movimentos sociais, a população em geral e até mesmo a esquerda inteira, depositam (como já depositaram) sobre os ombros de um só homem.

Como me dói também pensar no quanto ele já sofreu e continuará a sofrer (na sua vida privada) por causa desta cruzada inútil e injusta.

Mas como pessoa de esquerda e engajada na luta pela democracia e justiça social no meu país continuo e continuarei a defender o direito de poder eleger Lula.

Isso porque, considerando a atual conjuntura política, Lula continua e continuará a ser o grande símbolo aglutinador, capaz de atingir massas, ouvir demandas, conciliar partes e – apesar de tanto ódio – talvez seja o único que seria capaz de manter o diálogo necessário com aqueles que destruíram o nosso país.

Nossa democracia já foi manipulada demais.

O golpe, e a decapitação precoce de líderes em potencial, fez com que não tivéssemos o tempo para o amadurecimento necessário para formar novas lideranças.

A interferência forçada do judiciário na política fez com que não possamos ver o crescimento orgânico de novos personagens.

E não só de esquerda – a direita está aí, correndo como galinhas sem cabeça num quintal, sangrando…

Mas não por muito tempo – a direita que se cuide.

Porque toda essa ebulição está trazendo de volta jovens, que doutra maneira poderiam continuar apáticos, à política.

Está mostrando à população que existe sim uma diferença entre esquerda e direita no governo.

E longe do que diz a elite, do que quis o judiciário e a mídia, o que eles fizeram foi mostrar ao povo que o engajamento político é necessário.

O futuro será fruto deste episódio macabre pelo qual estamos passando.

Isso no futuro.

Por ora é importante fazer tudo o que for possível para que a corja que está aí não destrua completamente o país a curto prazo.

Arruinando vidas que não verão este futuro mais longínquo.

E para isso, precisamos de Lula, o símbolo.

Por isso, precisamos ter a coragem de continuar a defender e estar do lado de Lula.

Apoie o Cafezinho

Mariana T Noviello

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

kiko2

26/01/2018 - 02h13

kkkkkkkkkkkk se eu fosse o pt deixaria como esta kkkkkkkkkkk pois um novo recurso pode aumentar a pena
é como o diz o ditado quanto mais mexe mais fede kkkkkkkkkkkkkk

Rubens martins rios

25/01/2018 - 16h59

Foi de um sinismo enorme;esses tres patetas;endosso todas as respostas anteriores;concordo com zeca;eles dizem ao povo ” ponha -se no seu lugar” nós estamos acima da lei;temos foro previlegiado;salário milionário;e somos os donos da verdade;esquecem que irão para a sepultura um dia;levando o mal que causaram;serão desprezados pelos seus descendentes;que terão vergonha de seu parentesco.
é com nosso imposto que recebem seus polpudos salários;deveriam sevir ao ´povo e não se servirem dele.

Professor Mauro

25/01/2018 - 11h13

É nojento ver esse judiciário corrupto protegendo um quadrilhao do golpe e um um juiz tucano treinado pela CIA para golpear o Brasil, protegendo um bando de políticos ladrões golpistas, senadores ligados ao tráfico de drogas, ministros ladrões e corruptos roubando descaradamente verbas públicas, todos a serviço da CIA e dos interesses estrangeiros atuando desde a era FHC e agora mais descaradamente essas figuras de toga estão ESCONDENDO inúmeros crimes do quadrilhao do golpe, com centenas de malas de dinheiro mostradas na mídia, gravações de senadores corruptos pedindo propinas de milhões de reais empresários e prometendo matar delatores, cinquenta e um milhões encontrados no apartamento de
GEDDEL, O assessor do ladrão TEMER fugindo num restaurante com milhões de reais em propinas malas de dinheiro, TEMER em gravação combinando com empresário entrega de malas de dinheiro e pasmem esse VAMPIRAO LADRÃO mandando comprar o silêncio do maior articulador do golpe o mega corrupto Eduardo Cunha chefe de Sérgio Moro no golpe judiciário contra o governo Dilma.
Assim como ocorreu no golpe em Honduras e no Paraguai, O GOLPE de 2016 no Brasil foi planejado como operação de guerra para saquear o Brasil ROUBAR riquezas minerais e petrolíferas, revogar a LEI DA PARTILHA ISENTANDO as petrolíferas estrangeiras dos impostos sobre o petróleo por 40 anos, destruir a CLT e criar a lei do trabalho escravo, destruir previdência social, escravizar a nação por séculos.
Essa condenação farsante e sem provas contra Lula é uma descarada e nazista perseguição política aos moldes da GESTAPO TUPINIQUIM e mais um capítulo nojento do golpe da CIA escondendo os crimes hediondos do BANESTADO no Paraná praticados na era FHC, enriqueceu os filhos e filhas de José chirico Serra e de FHC nos contratos das usinas térmicas que foram superfaturados com as empresas norte
americanas e os escândalos das 137 privatarias tucanas renderam MEIO TRILHÃO DE REAIS em propinas ao quadrilhao de FHC, TEMER, EDUARDO CUNHA protegidos pelo juiz AGENTE DA CIA PAVÃO DE CURITIBA, como lembrou Requião O ESCÂNDALO BANESTADO FOI O MAIOR CRIME DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL, O BANESTADO garantiu a captação de 125 bilhões de dólares (MEIO TRILHÃO DE REAIS) para remunerar os 300 políticos CORRUPTOS DO QUADRILHAO DE FHC MAS PRIVATARIAS TUCANAS.

Essa condenação sem provas e toda essa farsa montada em Curitiba mostra a farsa descarada do LAWFARE um ato nazista dessa GESTAPO TUPINIQUIM montada sob coordenação da CIA desde 2011 como alertou o ex agente da CIA Edward Snowden e o jornalista Glen Greenwald o Brasil estava no nono lugar do mundo quase ultrapassando Inglaterra, O GOLPE foi PLANEJADO cuidadosamente COMO OPERAÇÃO DE GUERRA pela organização criminosa da CIA para destruir economia do Brasil. Após o GOLPE o
Brasil saiu da nona posição, foi ultrapassado pela África do Sul e muitos outros países, esses golpistas levaram o Brasil para o MAPA DA FOME e está ao lado de países africanos violentos, extremamente pobres sem saúde, sem segurança, repassando metade do orçamento da União aos corruptos banqueiros.
A ditadura está instaurada e o país totalmente ocupado pelos corruptos traidores da nação mais um país golpeado pela CIA.
POBRE BRASIL

Deuzimar Oliveira

25/01/2018 - 10h12

Bela observação, mas não esqueçamos que a guerra ainda não acabou,perdeu-se a batalha mas a guerra continua,ainda existem vários recursos.
Todos sabem que o julgamento foi político, isoladamente qualquer sandeu entende,quem entende o contrário é porque é canalha,o judiciário brasileiro ontem deu uma demonstração clara de parcialidade, é preciso que os defensores da democracia no Stf corrijam essa aberração,forças políticas de direita então por trás disso,mas observadores internacionais da ONU também estão de olho nessa perseguição jurídica-política a Lula, eles os canalhas se cagam de medo da candidatura de Lula, isso até um idiota pode ver,quem hoje está comemorando, para mim é um canalha.
O Brasil vai sobreviver a esse golpe é só ter paciência que na hora certa tudo vai mudar,e teremos novamente o melhor presidente da história novamente eleito,o morram de inveja que não tem amor no coração

Zeca Rodrigues

25/01/2018 - 10h05

A condenação de Lula nada mais é do que a elite dizendo: “o lugar de vcs não é entre nós, mas sim em nossa órbita, como sempre foi, nos servindo e obedecendo.”

Iraides Braga Rythowem

25/01/2018 - 11h46

E fico observando pessoas que pertecem a classe de trabalhadores dando parabéns é comemorado a condenação de Lula. Não sabem o que os esperam, ou pensam que são patrão.
Muito triste tudo isso!

Maria Rosa Fernandes Mendes

25/01/2018 - 11h33

Ñ consigo comentar, agora! Mas compartilharei!

Maria Rosa Fernandes Mendes

25/01/2018 - 11h33


Leia mais

Recentes

Recentes