Menu

O enigma traiçoeiro de Rosa Weber

Lula entra hoje para a prisão. Sairá algum dia? O enigma traiçoeiro de Rosa Weber Por Bajonas Teixeira, As articulações para a próxima fase do combate judicial no Brasil, que visa passar da prisão temporária de Lula para a definitiva, já começaram hoje à todo vapor. É o que se vê pela matéria do UOL […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lula entra hoje para a prisão. Sairá algum dia? O enigma traiçoeiro de Rosa Weber

Por Bajonas Teixeira,

As articulações para a próxima fase do combate judicial no Brasil, que visa passar da prisão temporária de Lula para a definitiva, já começaram hoje à todo vapor. É o que se vê pela matéria do UOL que usamos para ilustrar esse artigo. Quem pense em viver o luto e lamber feridas, será atropelado pelos fatos. O tempo ganhará uma celeridade impressionante nessa próxima semana. A velocidade da ordem de prisão decretada por Moro, com sua ousadia e sucesso devastadores, tocou fundo no inconsciente dos grupos dominantes no Brasil. Eles vão querer repetir a dose, porque a repetição é a sua pulsão mais profunda.

Nem eles mesmos acreditavam que poderiam vencer de maneira tão fácil. E já que foi um passeio obter a vitória na etapa 1, a prisão de Lula, querem agora garantir logo a etapa 2, mantê-lo em definitivo no cárcere.

Alguns setores do PT sofrem de um grave fetichismo de subserviência à justiça. A célebre expressão muito usada pelas elites brasileiras – “Decisão judicial não se discute, se cumpre” -, mas que elas invariavelmente não cumprem, soa para aqueles segmentos do PT como um dogma sagrado. Isso faz toda a diferença entre um partido de classe média baixa, inseguro e irresoluto, e um partido de velhas elites e oligarquias corrompidas até o pescoço. Renan Calheiros, instado a cumprir a lei, disse simplesmente: não cumpro. E mandou passear o oficial de justiça.

Oficial de justiça que, na verdade, não é oficial coisa nenhuma. Sequer é um suboficial de justiça. Mas carrega o pomposo nome, “oficial”, como um distintivo para enganar os pé rapados e os trouxas. E os engana. No caso do PT, a ficção jurídica é aceita como realidade indiscutível.

A ficção jurídica do momento, presente nos cálculos da cúpula do PT para entregar de forma vil Lula na porta da masmorra de Sérgio Moro é das mais perigosas: “formou-se uma maioria favorável à revisão da prisão em 2a instância; Rosa Weber votará a favor dessa revisão e Lula sairá do cárcere de Curitiba pela porta da frente, de cabeça erguida.”

Nada é mais enganador. A realidade meus amigos, não é estática. Em muitos casos, a realidade sequer é realidade.  Assim como Rosa Weber foi bombardeada, pela Globo, pela Folha, pelo UOL, pelo Estadão, e até pelo exército, na figura do seu comandante, e votou como mandava o figurino, de forma ainda muito mais escabrosa, todas as forças anti PT e Lula se lançarão contra ela para mudar seu “entendimento” sobre a 2a instância. E mudarão sem dificuldade.

Hoje, ainda antes da prisão de Lula, a Folha/UOL já começou o trabalho para implodir o entendimento e a decisão da ministra Rosa. Escolheu-se o mais lírico e soft dos seus colunistas. Não foi o famigerado Josias, mas a doce Mônica Bergamo. Há dois dias, Rosa Weber tinha a total convicção de que votaria em favor da prisão só após esgotadas todas as chances de defesa, isto é, só após a 4a instância. Mas a alma de um ministro do STF não é coisa que venha de dentro para fora. Ela é como as partículas de oxigênio da atmosfera que respiramos, aspiradas de fora para dentro.

Rosa Weber já está aspirando sua nova alma, novinha em folha, aliás, que o UOL através de sua inefável vidente, Mônica Bergamo, leu em nuances fugidios na caligrafia da ministra. É claro que Rosa Weber ainda não tem a mínima ideia de que sua alma mudará em breve. Mas é o que, a céu aberto, já é legível no plano da realidade metafenomênica. Diz Bergamo, fazendo a leitura… de sinais:

Eis aí a leitura de sinais. A construção pela mídia da nova alma de Rosa Weber será facílima. Quem assistiu ao seu voto contra o HC de Lula, e testemunhou a mistureba mais sem critérios de todo o fim de feira intelectual possível, percebeu que na sua arquitetura não há nada que se sustente em pé. Mas, o pior, no quadro geral, foi que ela votou contra sua propalada convicção, que repudiaria a prisão na 2a instância, legitimando a injustiça e levando à prisão um indivíduo, Lula, inteiramente inocente. Rosa sabia que estava cometendo uma injustiça, contra suas convicções e contra um cidadão inocente. Nada a deteve. Ela preferiu ser submissa à maioria do colegiado, formada em outra ocasião, que aos seus próprios princípios.

Quem primeiro tirou as consequências abjetas dessa posição da ministra foi Roberto Romano, intelectual ligado ao PSDB (ou, pelo menos, o PSDB parece ser ligado a ele), dotado de grande honestidade e integridade intelectuais, que manifestou a maior e mais articulada das indignações contra o STF e a vergonha dos seus ministros que votaram contra Lula. Disse Romano sobre Rosa Weber:

“Como que ela diz que é contra a prisão em segunda instância e vota a favor dela em um caso concreto? Imagine a seguinte situação: ela é juíza na Alemanha nazista e acredita que a cassação dos direitos civis dos judeus seja errado. Ela votaria a favor só para ir com a maioria que nem ela fez?”

Sim. Votaria, pela lógica dos seus argumentos. E, agora vem o pior: se Rosa Weber vota contra o direito dos cidadãos, e comete injustiças às dezenas rejeitando os habeas corpus que chegam à sua mesa, apenas porque prefere trair suas convicções e ficar com o suposto entendimento majoritário do STF (nos últimos tempos, contra suas convicções, ela negou 58 dos 59 HCs que baixaram na sua mesa), imagine-se que força não terá sobre ela outra maioria, a maioria formada pelas forças que criam a realidade no Brasil (a mídia e as ‘instituições respeitáveis’). Por falar nisso, Roberto Romano acredita que Rosa Weber foi pressionada pelo recado ameaçador que o chefe do exército, o general Villas Bôas, postou no twitter na véspera da votação:

“Para mim foi muito claro o que aconteceu, o recado do general tinha alvo certo”, afirma o professor. “Ela entendeu e acatou, fez o que tinha que fazer.”

Bem, agora imagine-se essa pressão propagada pelos mil autofalantes, e pelos dez mil orifícios, da mídia, das instituições e, claro, dos juízes de todo o país, dos procuradores, das associações de juízes, de procuradores, e até de guardas municipais de pracinhas do interior. O que ocorrerá?

Ocorrerá exatamente a mutação que a visionária Mônica Bergamo já psicografou nas entrelinhas mal traçadas de Rosa Weber. Ela dará a maioria. Mas não contra a prisão em 2a instância, como dizia pensar até ontem, mas sim a favor. Com isso, confirmada a legalidade de sua prisão em segunda instância, Lula estará como uma múmia dentro do seu sarcófago enterrada em uma pirâmide submersa sob as areias do deserto.

Isso não se deve, é verdade, apenas ao PT e ao seu fetichismo jurídico. Se deve também a falta da mais leve noção de lealdade da imensa maioria da população brasileira. Houvesse ela movido um dedo, nada disso estaria acontecendo. Aquilo que se viu no sindicato dos metalúrgicos só impressiona amadores, para os quais qualquer dois ou três pneus queimados pelo MST numa estrada já fazem pensar em revolução. Nada disso. Aquilo não é nada. Não chega a ser uma pulga no imenso corpo do país.

Portanto, continuando esse povo apático, de milhões de jecas tatus portadores de smartphones; continuando a submissão de baixo funcionalismo público do PT à justiça; continuando a volubilidade mercurial de Rosa Weber, que só tende a aumentar com a adulação da mídia,  Lula só terá um meio de transporte para sair da masmorra de Sérgio Moro: um caixão pago pelo sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo coberto com a bandeira do seu Corinthians do coração.

A não ser, evidentemente, que ocorra uma guinada muito grande na cultura política de submissão historicamente dominante no PT. A lógica dos submissos é a de que sendo bonzinhos e obedientes serão recompensados no final. A prisão de Lula é mais um fato, entre milhares de outros, a demonstrar o erro dessa apreciação.

Se se quer analisar a realidade política, é importante deixar de lado todo sentimentalismo barato, todas as ficções oportunas criadas para justificar as derrotas, e, pior que tudo isso, todas as boas esperanças acesas por sentimentos religiosos. Como a cada derrota os sentimentos tendem a se tornarem mais fortes, e mais tirânicos,  quem analisa um fracasso corre sérios riscos. Quase os mesmos que os portadores de más notícias. Ainda mais quando os fatos estão tão quentes que os dedos temem tocar neles. É nítida a preferência, nos desastres, pela solenidade sentimental e pelas estorinhas reconfortantes. Mas a frieza é o único antídoto conhecido para evitar as derrotas seriais.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

PEDRO AUGUSTO MACHADO

10/04/2018 - 00h09

OS AGACHADINHOS PARA A GLOBO.

PEDRO AUGUSTO MACHADO

10/04/2018 - 00h08

OS AGACHADINHO PARA A GLOBO.

Terezinha Quintanilha

08/04/2018 - 20h23

O STF tem 11 juízes para quê? A ideia não é a de que cada um analise, forme uma opinião e vote, para se ter um resultado mais confiável do que se fosse a decisão de um só?
Contra ou a favor, em QUALQUER matéria, espera-se que ao menos seja uma opinião honesta da pessoa que julga. E que o conjunto das opiniões decida o resultado.
Isso se torna ainda mais relevante quando se trata da Constituição.
A postura da Rosa Weber é a mesma daqueles eleitores que votam de acordo com as pesquisas!
É tão absurda que passamos a duvidar da sua capacidade intelectual, talvez até da mental…

Agnelo Regis

08/04/2018 - 12h54

Não adianta culpar o povo, todos nós somos, formados por uma mídia entreguista e que odeia esse povo.

Reginaldo Gomes

07/04/2018 - 21h08

Porque será que o judiciário inteiro está no time do golpe profundo? Intrigante!
Só dá ganho de causa afinado com o mercado, em detrimento do povo.
Os políticos que são todos corruptos protege o povo, os juízes que são todos honestos protege o golpe.
Pelo raciocínio lógico os golpistas deveriam ser os políticos corruptos, e os juízes, defensores do povo!!!
Fenômeno intrigante!!! Que lei rege esse fenômeno?
Todo poder emana do povo , e como os juízes não tem essa proteção, se tornam prezas fáceis do golpe, vendendo alma em troco de uma falsa proteção e massagens no ego.
A força e a virtude do judiciário brasileiro , nesse tipo de golpe , são suas fraquezas.

Lâmpada de Diógenes

07/04/2018 - 20h40

Culpar o povão é fácil: “(…) Se deve também a falta da mais leve noção de lealdade da imensa maioria da população brasileira”. Quem manteve o povão alienado e zumbizado pela mídia? Quem achou que tudo se resolveria com três refeições por dia, esquecendo-se de que nem só de pão vive o homem? Quem nada fez contra as tropas SA dos governadores dos estados? Quem fez a lei antiterrorismo? Quem esqueceu os movimentos sociais? etc. etc. etc. Enfim, quem quis, com sofreguidão, fazer o papel do melhor-feitor-é-o-ex-escravo, inclusive jurando por todos os juros que nunca na história desse país os banqueiros tinham ganho tanto?

Gustavo Horta

07/04/2018 - 20h37

LULA, NOSSO HERÓI. LULA, O MÁRTIR DA NAÇÃO DOS BRASILEIROS.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/07/lula-nosso-heroi-lula-o-martir-da-nacao-dos-brasileiros/

Hoje eu estou aqui em Belo Horizonte. Enquanto folgadamente tomo minha cerveja artesanal com pães de queijo, fico a escutar o pipocar de centenas de foguetes a comemorar a prisão do Lula.Muitos fogos. Que beleza! Fogos emergentes de tantos apartamentos destes pobres burgueses pobres aqui do bairro Luxemburgo. Pobres economicamente, pobres financeiramente, pobres de inteligência, pobres de visão social, pobres de espírito. Pobres, pobres demais e que se acham. Pobres que acreditam que são parte da elite burguesa. Pobres idiotas. Idiotas, canalhas e maus carateres. …

Antonio

07/04/2018 - 20h29

Quero apenas concordar com o escrito, sobretudo quando menciona sobre a nova alma, pois foi justamente o que eu percebi e entendi quando via a reportagem na TV.

Luí Ribeiro

07/04/2018 - 20h00

Entendo a crítica, Bajonas.
Mas sua proposta concreta seria exatamente qual?

Antonio Passos

07/04/2018 - 19h53

Era uma vez duas bruxas, uma horrenda e a outra com rostinho esticado de princesa velha. Ambas demoníacas, servidoras do que existe de mais maligno que possa existir. Delas não se deve esperar nada que preste, nada de bom, nada digno.

    James Gressler

    07/04/2018 - 22h58

    Petrifica a rosa e manda ela pra junto da outra, no Egito.

Tadeu Silva

07/04/2018 - 19h30

Esse desprezo marxiano olímpico pelo que julga ser o povo e o lumpemproletariado contribuiu muito para a afasia da população.

Alba Martins

07/04/2018 - 19h26

Acho que a esquerda precisa se mobilizar de forma organizada em todas os estados brasileiros e ir para as ruas mostrar que somos LULA e vamos lutar pela democracia. Acorda povo brasileiro!

Washington Candeia

07/04/2018 - 19h22

“Alguns setores do PT sofrem de um grave fetichismo de subserviência à justiça.”
Vejo vários blogs e escritos ditos progressistas culpando sempre o PT, e sua subserviência à Justiça.
Então, como o partido faria para evitar ser subserviente à justiça? Como dizer não à prisão de Lula sem sofrer consequências? Como Lula faria para se recusar ir à prisão?

A verdade é que isso faz parte de um golpe, e nele não há espaço para isso. Renan, PSDB, Aécio… todos podem, pois fazem parte de uma sopa só. Poderia ser o PSOL, o PCdoB. Seria o mesmo. Ninguém tem bolsa de cristal. E. sinto muito… tudo isso que está ocorrendo agora era totalmente imprevisível, mesmo quando Dilma foi eleita pela primeira vez.

Muito fácil criticar o PT, dentre outros. Mas, a verdade é que os verdadeiros atores adoram esse discurso. “A culpa é de Lula, é da Dilma, é do PT”. E, continuamos….

    Valdeci Elias

    07/04/2018 - 20h14

    Quem disse que os outros presidentes, governaram na maior calma ? No governo de JK, teve até quartel militar revoltado. No governo de Getulio teve revolta militar.
    Vejo Dilma discursando, reclamando que uma Democracia não pode ser assim, não pode acontecer isso, não pode acontecer aquilo. É como se a Democracia , sozinha fosse se defender e se manter. Como se não fosse preciso lutar , pra Democracia acontecer. Se depender de Dilma, daqui a 10 anos, ainda estremos esperando a Democracia voltar.
    Eu votei em Dilma, más até hoje sou revoltado, com os policiais federais, que fizeram tiro ao alvo com a foto dela. E ela não puniu nenhum deles.

      Artur Cesar Ramos de Castro

      08/04/2018 - 09h39

      É verdade, Valdeci. A Dilma foi péssima e o maior erro de Lula foi indicá-la como sua sucessora. Ela era conhecida como durona em seu tempo de ministra, mesmo antes, e todos tinham medo de participar de reuniões técnicas com ela. No entanto, aceitou aquele ministro da linha dos Chicago Boys, que guinou sua política econômica para a direita. Nos debates com o bandido mafioso Aécio Neves afinou e aceitou suas ofensas, perdendo a oportunidade de bater forte no crápula, pois ainda era a Presidente. A promessa de investir 10% da renda do pré-sal na Educação então, foi o ápice da burrice. A promessa, não a proposta, pois aí mesmo é que aqueles que se beneficiam da ignorância e letargia de nosso sofrido povo não deixariam jamais que isso acontecesse. O resultado está aí.

    Renato Fran

    07/04/2018 - 23h34

    Imprevisível? Desde a condenação de José Dirceu, muitos clamavam pela troca do Ministro da Justiça ou do delegado da PF, e a Dilma, nada! Em 2014, era óbvio o que muitos sugeriam, a volta da candidatura Lula. E a turma que defendia a reeleição da Dilma chegou a ficar indignada com a proposta, que talvez abortasse o golpe. E neste momento, como o partido faria para evitar ser subserviente à justiça? Será que ninguém pensou na opção do asilo político?

Maria Penalber

07/04/2018 - 19h15

Sra Rosa Weber a Sra não fica envergonhada! Como mulher como mãe a senhora não se envergonha! Amanhã sua família será que não sentirá vergonha? Se eu fosse sua filha sua neta eu sentiria. A sra sabe muito bem que essa prisão é política. Como faz Isso! Povo ignorante politicamente é povo facilmente manipulado.

Barbosa

07/04/2018 - 18h26

Será difícil o povo acordar. Ele esta seduzido não somente pelo smartphone , mas com o que conseguiu nas gestões do PT e acredita que irá continuar conquistando coisas e mais mais coisas materiais. Observando seu comportamento ele se acha um vencedor.

ana lula

07/04/2018 - 17h36

POVO RESISTE POR LULA

HOCUS POCUS

07/04/2018 - 17h15

Dizem que a decisão de virar mártir é do Lula ,mas ela só se firmaria se o seu entorno fosse o que é a cúpula burguesa do PT.
Imaginar que a aposta é na imbecil figura da Weber é absurdo ,não é possível que alguém nestas horas possa acreditar nisso !!!
A revelia do réu ante uma decisão ilegal é moralmente justa e necessária,que é que os pts esperam !!!!!
Lula mártir só será uma bela lembrança,eles tem pavor dele solto ,denunciando e comandando o retorno à Democracia.
VÁ EMBORA MEU CARO !!!!! ELES QUEREM TEU FIM (E O NOSSO)

    FELIPE VICENTE

    07/04/2018 - 18h03

    SEU FDP, VOCÊ SABE MUITO… ENTÃO QUE O PT DEVE FAZER LEVAR A MULTIDÃO CONFRONTAR NO BRAÇO, COM OS CÃES DA TROPA DE CHOQUE E AS METRLHADORAS DA PF ?
    HOJE MESMO FOI NEGADO MAIS UM MANDATO DE SEGURANÇA PELO CALHORDA FACHINHA
    TODOS DE PAU NA WEBER, PORQUE TEM DOIS BURACOS. E NADA NO FACHINHA, QUE CORTA DE UM LADO SÓ???????????????????????

      ari

      08/04/2018 - 05h41

      Porque agredir o jornalista
      No último mês, inúmeras postagens, inclusive um editorial no Socialista Morena, insistiam para o Lula deixar o país. No exílio, em um país amigo, ele poderia continuar a luta, inclusive denunciando ao mundo, com a força do seu prestígio, o que acontece entre nós.
      Não há qualquer grandeza em entregar-se ao inimigo e o discurso do Lula ontem nada mais foi do que palavras bonitas para enriquecer uma biografia, palavras bem ao gosto de nossa classe média

franc

07/04/2018 - 17h11

Lula segue o mesmo destino do Mandela.

    Carlos Alberto Gomes

    07/04/2018 - 20h23

    Concordo. E o resultado final será o mesmo que o conseguido por Mandela.

    ari

    08/04/2018 - 05h42

    Mandela era jovem e sobretudo não tinha opções. O Lula

Antonio Souza

07/04/2018 - 17h01

Concordo com seu pensamento o PT e a sociedade precisa acordar pois o Dragão da direita econômica e delirante, histórica nesse país vai pra cima. Até o último segundo ávidos pela certeza que matou o inimigo LULA. Vamos reagir contra tudo isso. Acorda povo brasileiro.


Leia mais

Recentes

Recentes