Cafezinho 5 minutos: o conceito de autocrítica

Vídeo: empresários confessam “gastar dinheiro” na campanha de Bolsonaro

Por Miguel do Rosário

19 de outubro de 2018 : 15h43

Um vídeo que voltou a circular hoje nas redes sociais mostra o dono das redes Havan, Luciano Hang, um dos denunciados por reportagem da Folha por pagar ilegalmente pacotes de whatsapp contra Fernando Haddad, ao lado de Mario Gazin, conhecido empresário do setor de varejo.

Gazin afirma que votará em Bolsonaro logo no primeiro turno para “gastar menos dinheiro”…

Doações empresariais estão terminantemente proibidas nestas eleições.

A assessoria do empresário explicou ao Valor:

(…) A reportagem do Valor procurou Mario Gazin. Representantes da empresa indicaram o assessor contábil Diego Soriani para falar em nome do empresário. Segundo Soriani, Mario Gazin foi “mal entendido”. “O Mario, na simplicidade dele… Eu vou falar isso, às vezes você não vai entender, mas nós que somos funcionários dele entendemos. O Mario, na simplicidade dele… Eu vou falar isso, às vezes você não vai entender, mas nós que somos funcionários dele entendemos. O Mario, na simplicidade dele, o que ele quis dizer quando fala ‘para não termos que gastar mais dinheiro, para não ficar todo mundo gastando dinheiro’, o que ele quer dizer é no sistema de votação em si. É ter que fazer uma nova votação, enfim, todo mundo ir de novo votar. Isso gera um gasto de dinheiro”, explicou.
(…)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

45 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcio

23 de outubro de 2018 às 11h17

Depois não vão chora no colo da mamãe são todos ladroes

Responder

welington

22 de outubro de 2018 às 21h25

Boa noite a todos artistas e famosos do Brasil, ai vocês que fazem até uma ONG para,proteger Bolsonaro,com tanta coisa no Brasil, pra se preocupar com o hospital do Câncer que tá com dificuldades pela faltar de Medicamentos. Ai Ninguém faz uma ONG para ajudar os hospitais . Vocês não aparecem nas redes sociais para ajudar o próximo, mais para fazer. Campanha de graça para politico que não tem nem se quer pelo. Menos um projeto digno. Todos fazem mais o que. Escrevir. Acima são para as pessoas que quer apoia o erro de uma pessoa que quer liderar nosso pais , mais só pela classe rica e a classe do pobre fica como.

Responder

DAVID

21 de outubro de 2018 às 18h26

Tem q ser muito mal caráter pra criar uma fake dessas. Todo mundo gasta mais dinheiro se tiver um segundo turno

Responder

    DAVID

    21 de outubro de 2018 às 18h30

    Eu entendi oq vc quis dizer Miguel, mas o chamariz é o título. Essa é a forma de criar a fake

    Responder

Manuel Silva

21 de outubro de 2018 às 10h45

“Nós” é NÓS BRASILEIROS, seus OTÁRIOS.

Responder

Sabdro

21 de outubro de 2018 às 08h54

Campanha voluntária, então todos os brasileiros são empresários e fazem caixa 2 para o bolsonaro, ele nem me conhece e possui três grupos de WhatsApp que falam a verdade sobre o PT/HADDAD, não precisa de fake news, o Haddad possui 32 processos, entre eles caixa 2 de campanha, ninguém fala porra nenhuma, um bando de hipocritas esses jornalistas/blogueiros.

Responder

Daniel Malta

20 de outubro de 2018 às 00h39

Esse que é o audio que o PT tem contra o bolsonaro hahaahaa isso vai dá é cadeia para o PT ahahahahah

Responder

Kleber Mosmatto

19 de outubro de 2018 às 22h31

Legal, vou denunciar essa bosta de matéria querendo dar a entender que os dois empresários estavam falando disso, e não de dinheiro público. Tomara que o senhor tome um puta processo.

Responder

MILENA

19 de outubro de 2018 às 20h54

ESTA MATÉRIA DARIA UM BOM PROCESSO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO. EM NENHUM MOMENTO OS EMPRESÁRIOS CONFESSAM GASTAR DINHEIRO. ELES FALAM DO GASTO GERAL COM A ELEIÇÃO, E “NÓS” SIGNIFICA OS BRASILEIROS: ESTAMOS GASTANDO COM UM SEGUNDO TURNO DESNECESSÁRIO. A INTERPRETAÇÃO FORÇADA E CALUNIOSA DO “SITE” SÓ PODE DECORRER DE MÁ-FÉ.

Responder

    Miguel do Rosário

    19 de outubro de 2018 às 21h00

    Leia o post com atenção.

    Responder

      Suzete

      21 de outubro de 2018 às 00h25

      Não vai ler não! Esses ai só se informam pelo #Caixa2DoBolsonaro, o resto é notícia inútil. Se lesse estaria contra esses empresários pagarem 12 milhões para roubarem seus direitos. Jamais votaria em um corrupto, que por 28 anos apenas mama nas tetas, enriquecendo a si e sua prole. Ainda bem que esse canalha fez UMA coisa boa, a vasectomia, assim não coloca mais pilantras iguais a ele no mundo.

      Responder

      Marcos

      22 de outubro de 2018 às 07h41

      Bom dia, nada de mal nesse vídeo. Temos que mudar esse país, só muda com Bolsonaro.

      Responder

    Vladimir

    21 de outubro de 2018 às 02h34

    Milena, tá se doendo pelos empresários ricos ? o que algumas migalhas não fazem…

    Responder

    Luiz Cláudio dos Santos

    21 de outubro de 2018 às 04h17

    A PETRALHADA SEMPRE BANCANDO A VÍTIMA! VOCÊS AINDA NÃO ENTENDERAM, O POVO NÃO QUER MAIS SER ROUBADO! AGORA TERÃO QUE CHORAR POR 4 ANOS, ASSISTINDO JULGAMENTOS DE PERSONAS NÃO GRATAS DO PRÓPRIO PARTIDO!

    Responder

    Erivaldo

    21 de outubro de 2018 às 11h13

    Tão querendo achar um jeito de derrubar o Bolsonaro de qualquer jeito kkkkkkkkkkkkkkk mas não vão conseguir pois quem fazem coisas erradas são eles.

    Responder

      Nilson

      21 de outubro de 2018 às 12h00

      Se eu fosse rico eu também ajudaria o bolsonaro. Pois o brasil é mais importante que tudo. Pra tirar este PT, qualquer dinheiro gasto, é um investimento para o brasil.

      Responder

Gabriel Delini

19 de outubro de 2018 às 20h18

Durante todo o primeiro turno todos os candidatos gozaram de seus privilégios de tempo na televisão para convencer as pessoas a não votarem no Bolsonaro, mesmo assim com apenas 8 segundos do tempo de TV, ele superou todos os outros e quase levou no primeiro turno. Podem fazer o que quiserem, ele é como um ferro forjado, quando mais batem mais forte ele fica.

Responder

    ERIVALDO

    21 de outubro de 2018 às 11h16

    Boa.é de pessoas assim que o Brasil precisa ????

    Responder

Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis

19 de outubro de 2018 às 20h15

Lamentamos profundamente que o proprietário da Havan seja skinhead.

Responder

Bruno

19 de outubro de 2018 às 19h23

Mais se a grana é deles, eles não podem gastar como eles quiserem voluntariamente? E o que o Bolsonaro tem a ver com isso? E outra, pra falar mal do PT não precisa de fake news não, é só falar a verdade!! xD

Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 19h51

    –Nenhuma mentira é tão grave como as verdades que temos a falar dele ——(o asno fascista)
    Esta frase é do Haddad ,e reflete claramente que vc está preso numa mentira.Vc não conhece os planos sobre educação,nem sobre economia,nem sobre politica internaciona,etcl.
    VC SIM CONHECE AS IMORALIDADES QUE ELE PENSA SOBRE TORURA,ESTUPRO,DITADURA,NEGROS,INDIOS,MULHERES ,…E AINDA ASSIM VOTA NELE?????
    Por que vc despreza sua natural capacidade cognitiva e se deixa enganar por um primata como o boçalnaro ??

    Responder

      Silva JR

      19 de outubro de 2018 às 22h28

      Meu filho, acho que você é da mesma turma do Lula, e tão asno quanto ele… aprende pelo menos escrever corretamente…

      Responder

    Suzete

    21 de outubro de 2018 às 00h26

    Sim o dinheiro é deles, mas a lei proíbe de usá-lo para cometer crime. #Caixa2DoBolsonaro é crime.

    Responder

    ERIVALDO

    21 de outubro de 2018 às 11h18

    Kkkkkkkkkkkkkkk verdade pura!!!!

    Responder

Kleber Monteiro

19 de outubro de 2018 às 19h22

Chupaaaa PTzada ,,,,,, tomaram no cu ,,, QUERO VER TODO MUNDO INDO PRA VENEZUELA ,,,,

Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 19h53

    Sabe onde fica???sabe porque os norte americanos querem invadir Venezuela ??conhece a história daquele país ?,sabe quem era Simón Bolivar??
    Percebe o quanto vc é ignorante e facilmente manipulável????trouxa.

    Responder

Michael

19 de outubro de 2018 às 19h17

Sim, se Bolsonaro tivesse ganho no primeiro turno, milhões de recursos e dinheiro público não seriam utilizado pelo PT para financiar essas propagandas imundas que promovem.

Responder

Paulo

19 de outubro de 2018 às 19h12

Que bobagem! Mesmo se tratando, aparentemente, de dois fanfarrões (um deles com denúncias graves de cerceamento do direito de escolha do candidato, por parte dos seus empregados), antes mesmo de ler as “justificativas” do cidadão já tinha me parecido óbvio, no vídeo, que ele falava de gastos da Nação, do povo, do sistema eleitoral, com mais um turno de votação…

Responder

Mario

19 de outubro de 2018 às 19h07

A eleição custa milhoes. Fundo partidario, espaço de radio e tv, que não é gratuito e toda operação da justiça eleitoral. Tudo do nosso bolso.
Não ter segundo turno significava não gastar mais do “nosso” dinheiro!

Responder

Nostradamus

19 de outubro de 2018 às 18h47

Os jornalistas precisam ir para SC atrás dos pocessos deste cara de pau da Havam na Justiça do trabalho constrangendo seus funcionários a votarem no Bolsonaro e muitas outras coisas. O Brasil precisa conhecer esse crápula. Há vídeos de sobra em SC. Há um do dia da condenação do Lula que foram horas de foguetes queimados. Venham para SC para mostrarem ao Brasil essa bderna eleitoral.

Responder

CAR-POA

19 de outubro de 2018 às 18h34

O canalha cometeu crime eleitoral quando gravou aquele video ,forçando uma votação a favor do asno fascista.Sobre este outro crime ,cumpre-se “o que vale para nós ,não vale para eles”.Enquanto os do outro lado são rapidamente condenados por indícios,convições, os deste lado devem aguardar o processo legal e garantido pela Constituição.Que bom ! nem tudo está perdido ,no caso dos fascistas genocidas ,eles terão a garantia da lei.

Responder

Sincero

19 de outubro de 2018 às 18h23

para os tapados que não gostam de ouvir a verdade, “vamos ganhar no primeiro turno” pq dai “nóis gasta menos dinheiro”…povo burro otario, vao na lorota desses fdp, pobre vai se fuderrr

Responder

Gustavo

19 de outubro de 2018 às 18h11

Muito tendencioso o título dessa matéria. Olhando o vídeo não pude perceber nenhuma confissão de gasto de dinheiro na campanha de Bolsonaro.

Pelo que entendi, o que está sendo dito é que deve-se votar no Bolsonaro para que ele ganhasse no primeiro turno e assim não se gastasse dinheiro no segundo turno (“Pra nós não termos que gastar dinheiro pro segundo turno”).

Veja que sequer mencionam em quem votar no segundo turno o que parece sugerir que uma votação maciça no Bolsonaro dispensaria o segundo turno e mais gasto de dinheiro.

Não estou aqui dizendo que nenhuma conduta ilícita como a relatadas pela folha não deva ser investigada. Se houve ilícito, que se investigue, se julgue e se puna como deve ser. Só que esse vídeo não me parece ser comprometedor.

Por último “denúncia da folha” é apenas relato jornalístico. Se formos considerar que denúncias da folha tem valor e peso, então vamos lembrar que a mesma folha “denunciou” Haddad por caixa 2 na campanha da prefeitura em 2012. Podemos já de cara tomar isso como verdade ?

Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 18h25

    Estamos aqui ,conforme vc ,num paradoxo,um jornal que apoiou e fomentou o golpe de 2016,com mentiras e fake news sobre os pts ,agora quer ajuda-los.
    Isso é muito estranho não acha,qual seria o motivo dessa mudança?? Aliás o jogo continua,conforme eles (a folha) Mark Zuckerberg cancelou as contas das companhias envolvidas ,E aí ?,por que está acontecendo isso????

    Responder

      Gustavo

      19 de outubro de 2018 às 21h47

      Oi CAR-POA tudo bem ?

      Sim. É um grande paradoxo, mas é igualmente paradoxo que o PT que sempre condenou a folha agora simplesmente considere que o artigo dessa folha seja verdade inequívoca e conclame todos a considerar que Bolsonaro sabia, que houve financiamento, que existe uma organização criminosa, etc. Tais teses podem ser verdadeiras, mas acho que soa muito oportunista usar a Folha como fonte sendo que sequer houve uma investigação por parte do MP, PF ou ainda uma prova de tais acusações.

      Haddad diz que há testemunhas, mas se recusa a revelar. Fala que Bolsonaro criou uma organização criminosa para espalhar Fake News, mas não cita membros da organização, provas, etc. Haddad diz que basta prender um ou outro pra verdade aparecer. É uma posição extremamente contrária ao posicionamento do PT em relação às conduções coercitivas por exemplo. Então basta prender para descobrir a verdade ? Sem julgamento, direito ao contraditório ou no mínimo uma investigação ? É isso mesmo que ele quis dizer ? https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/basta-prender-um-empresario-e-vao-entregar-a-quadrilha-toda-diz-haddad-sobre-campanha-de-difamacao.shtml

      Esclareço que não sou a favor do Bolsonaro (e nem do Haddad) eu só acho que deveria haver um pouco mais apuração e menos acusação. Seria muito legal se Haddad estivesse pressionando o MPF, o TSE, a PF ou ainda conclamasse todos seus apoiadores a pressionar os órgãos a quem cabe investigar. Acusar o concorrente sem provas nas vésperas da eleição parece-me muito oportunista. Porque não há um manifesto na frente do TSE como feito no passado ?

      Responder

    Pedro

    19 de outubro de 2018 às 18h26

    Verdadeiro é só qdo é contra o PT, né, não ! Sabe qual foi a prova q colocou o Lula na cadeia ? Nenhuma, apenas e tão somente a “convicção” do juiz. Aposto q vc não sabia disso.

    Responder

      Gustavo

      19 de outubro de 2018 às 21h32

      Oi Pedro tudo bem ?

      Sem entrar no mérito da sentença ser justa ou não, os fatos ainda que questionáveis para elucidar as estranhezas daquele triplex estavam um pouco mais circunstanciais. A esposa do Lula já tinha ido ao imóvel, havia um contrato de compra e venda de uma unidade, empreiteiras que cresceram no governo Lula estavam envolvidas, etc. Não vou discutir se essas provas são ou não justas, pois, o tema já foi muito polemizado.

      Sobre o vídeo, o título postado leva a crer que teremos um vídeo comprometedor de empresários confessando gastos na campanha do Bolsonaro e uma subentendida relação com o escândalo do WhatsApp e não creio que seja possível extrair do vídeo essa convicção. Talvez se o título da matéria fosse algo como “Empresários acusados pela folha aparecem em vídeo apoiando a candidatura de Bolsonaro” fosse mais apropriado e um pouco menos sensacionalista.

      Registro também que não apoio o Bolsonaro

      Responder

Silvano

19 de outubro de 2018 às 18h11

Nossa, que prova contudente e viva que empresários estão gastando dinheiro com o Bolsonaro, vai lá migoOoO entrega pro TSE.

Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 18h17

    Garoto,pergunto ,isso significa que vc não acredita em manipulação da massa por meio das redes????
    Ouviu falar da primavera árabe???dos homezinhos verdes de putin na crimêia???do trump e o bombardeio na rede na sua eleição???por que vc expõe sua ignorância sem pudor ??? só porque está alienado(sua mente foi cooptada) pelo fascismo de direita(tem de esquerda também).
    Pega os livros ,garoto,estuda ,estuda muito,tenho certeza que sentirás vergonha do que pensas hoje.

    Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 18h36

    Imagino que vc lembrou das “provas” com as que foi condenado Lula.
    Nada como um dia após o outro.

    Responder

      Albert

      26 de outubro de 2018 às 07h17

      Você é burro ou só finge? Fascismo de Direita? kkkkkk
      Matéria de jornal não é prova e muito menos indício para cobrar investigação. Vá estudar você, filhote de Gramsci.

      Responder

Asdcastilho

19 de outubro de 2018 às 17h54

Não vi ninguem falando de whatsapp!

Responder

Acauã Montiel

19 de outubro de 2018 às 16h19

Nossa, que matéria mais fraca! hauhauhah

Responder

Clesio Ramos

19 de outubro de 2018 às 16h10

Hum… Ordem. Disciplina.
Por que mesmo o Bolsonaro foi expulso do exército, seu Gazin ?
A fraude do Bolsolão prejudicou Ciro, Alckimin, Marina, Meireles e estao todos calados.

Responder

    CAR-POA

    19 de outubro de 2018 às 18h41

    O ciro está preocupado com as reservas de hotéis.Ele foi o 3° colocado ,mas,pra que se incomodar ??
    O motivo é bem simples ,não abrindo a boca ,não se incomodam com os cães,vai que eles tenham um dossié !!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com