Menu

Um golpe imperialista na Venezuela? Leia um pouco sobre quem é Juan Guaidó

A invenção de Juan Guaidó: como o laboratório de mudança de regime dos EUA criou o líder do golpe de Estado na Venezuela Juan Guaidó é o produto de um projeto de uma década supervisionado pelos instrutores de mudança de regime de elite de Washington; enquanto posava como um defensor da democracia, ele passou anos […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A invenção de Juan Guaidó: como o laboratório de mudança de regime dos EUA criou o líder do golpe de Estado na Venezuela

Juan Guaidó é o produto de um projeto de uma década supervisionado pelos instrutores de mudança de regime de elite de Washington; enquanto posava como um defensor da democracia, ele passou anos na vanguarda de uma violenta campanha de desestabilização

Continue a ler no Opera Mundi

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

07/02/2019 - 00h02

Imaginemos que o Vladimir Putin, o King Jong Un ou qualquer outro desses governantes que ousam não obedecer aos ditames dos EUA resolvessem chegar aqui na América Latina e, absurdamente, ordenassem que o presidente da Argentina não é mais o “Macri cagón”, mas um Paco não sei das quantas.

Será que os órgãos da mídia hegemônica e seus comentaristas – supostos especialistas em tudo – estariam reagindo com a cordialidade que têm apresentado para com o governo Trump? Será que eles estariam procurando naturalizar a ação dos desafetos dos EUA assim com fazem com ação do governo estadunidense?

Elio Rosas dos Santos

05/02/2019 - 19h13

Gostaria de saber se essas pessoas que estão dando suas opiniões leram no inicio da pagina, onde está escrito: Quem é Juan Guaidó.

Jorge

05/02/2019 - 05h38

Sim, é um golpe da salvacao e solidariedade para o povo Venezuelano. Dividindo as fortunas de Maduro com o povo da Venezuela, muitos poderao voltar a viver dignamente,sem a escravidao socialista. Finalmente o que o povo produz, voltará a ser do povo, nao do governo.

mojave

04/02/2019 - 21h16

Maduro provou que é incompetente tem que sair assim como dilma no brasil . por isso tem que sair. povo fugindo , inflaçao gigantesca , etc

    Nelson

    06/02/2019 - 23h53

    Quem tem o direito de dizer se o Maduro tem que sair é o povo venezuelano, meu caro. Se tu não sabes, deverias buscar as informações. Não faz um ano ainda, em maio passado, houve eleição presidencial na Venezuela.

    E, dos mais de 9 milhões que resolveram votar – no país vizinho o voto não é obrigatório – 67% escolheram o Maduro. Ou seja, se dois terços dos votantes optaram por ele, é Maduro o único presidente. Essa ronha de “presidente interino” não existe, é uma aberração. Não passa de um eufemismo; Guaidó tem é que ser chamado de golpista e, pior ainda, traidor da nação venezuelana.

    Para o caso em que tu estejas disposto a se informar melhor, sugiro a leitura de dois artigos.

    O primeiro é “Ilegítimo, por qué?”, da economista venezuelana, Pascualina Cursio, que pode ser lido em https://www.aporrea.org/actualidad/a275515.html.

    O segundo é “Entender a nova ofensiva contra a Venezuela”, do jornalista e investigador francês, Romain Migus, que vive na Venezuela desde 2004, e que pode ser lido em https://www.resistir.info/venezuela/nova_ofensiva.html.

Valdeci Elias

04/02/2019 - 21h12

Juan Guaidó, não passa de uma união de Cunha com Temer. Se no Brasil Cunha desestabilizou pra Temer assumir o Poder, na Venezuela Juan Guaidó desestabiliza para ele mesmo assumir o Poder .

    Renato

    05/02/2019 - 11h53

    Só esqueceu de informar que Cunha e Temer foram escolhidos por Lula e pelo Petê como aliados . Guaidó , ao que me consta , nunca foi aliado de Maduro !

      vicente

      06/02/2019 - 09h38

      Renato

      O PT escolheu o Temer como vice (decorativo nas palavras do proprio) e apenas como tal. Quem escolheu o Temer como presidente foi voces de amarelo que foram as ruas pedir para tirar a Dilma. Sera que voce ouviu alguem nas ruas pedir novas eleições? Se não pediu, até as pedra deste pais sabiam que o Temer ia entrar e pelo que parece, somente os patos desconheciam e que agora jogam a culpa nos outros.

Alcantara

04/02/2019 - 18h25

A eleição no Brasil foi uma fraude pois foi realizada sob imensa propaganda para denegrir os partidos da esquerda. Antes, durante e depois das eleições.
Bolsonaro gastou R$ 1,2 milhão com campanha. Isso é ridículo e por si só aponta fraude no processo eleitoral. Maduro sofre demonização severa dos meios de comunicação. Do complexo midiático internacional e da direita venezuelana.

Paulo

04/02/2019 - 18h12

Não há saída a não ser convocar eleições supervisionadas. Maduro é ilegítimo. Se Maduro e Guaidó não são exemplos de democracia, que se pense em uma 3ª via! Que todos possam concorrer e que o povo venezuelano escolha. Fim de papo!

    Nelson

    06/02/2019 - 00h18

    A mídia hegemônica, sabuja do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, te disse que que “Maduro é ilegítimo” e você acreditou. Já passou da hora de você procurar fontes mais credíveis.

Justiceiro

04/02/2019 - 18h10

Juan Guaidó quer apenas (e só terá apoio da comunidade internacional para isso)que se tenha novamente eleições livres e democráticas, observadas pela ONU.

Guaidó não vai tirar um ditador pra entrar no lugar dele.

Quem sabe até se maduro não ganhe? ele não teve 67% dos votos? Pode repetir.

    Nelson

    06/02/2019 - 00h20

    Se tu te dispusesses a ler o que dizem os dois jornalistas estadunidenses, nos pouparia dessa tua arenga sem sentido.

Shchuka-B

04/02/2019 - 17h34

Estas tátcias do Otpor e Gene Sharp foram amplamentes utilizadas no Brasil. Um crime perpretado
com ajuda da mídia , redes sociais e grupo da direita como mbl, vem pra rua e tantos outros.
E como vemos o mesmo se repete na venezula. No Brasil a Abin e a SGI não detectaram nada.
Até integrantes da PF, do MP das forças armadas participaram. Um verdadeiro horror.

    Republiqueta Pretoriana das Goiabeirtas

    05/02/2019 - 11h29

    Então… Criaram até a farsa da FAKADA para ganhar as eleições. Tanto é que o cabra tá pra morrer e o generalato assumir… com PF com milicianos com tudo!

    Renato

    05/02/2019 - 12h01

    Shchuka-B, é da boa essa maconha que você anda cafungando !


Leia mais

Recentes

Recentes