Menu
, ,

Parte da esquerda aposta em Fake News contra o PCdoB

“O PCdoB vai mudar de nome, de cor e de símbolo”. Essa foi a Fake News que alguns ativistas ligados ao campo da esquerda divulgaram nas redes sociais na tarde deste sábado (28/12/2019). A falsa notícia surgiu em um site chamado Metrópoles, mas foi repercutida até mesmo em sites mais conhecidos da esquerda como o […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

“O PCdoB vai mudar de nome, de cor e de símbolo”. Essa foi a Fake News que alguns ativistas ligados ao campo da esquerda divulgaram nas redes sociais na tarde deste sábado (28/12/2019).

A falsa notícia surgiu em um site chamado Metrópoles, mas foi repercutida até mesmo em sites mais conhecidos da esquerda como o Diário do Centro do Mundo e o Conversa Afiada.

De acordo com a Fake News, o PCdoB trocaria seu nome para “Movimento 65” a partir de 2020. Para quem conhece o PCdoB, a notícia não foi levada a sério. Mas alguns novos ativistas que ainda conhecem pouco a história da esquerda brasileira acreditaram no boato.

Dirigente do PCdoB no Rio de Janeiro, Theófilo Rodrigues explica que isso não faz o menor sentido para quem conhece bem o partido.

“Toda a militância do PCdoB está empolgada com a proximidade de 2022, ano que o partido comemorará seu centenário, junto com o centenário da Semana de Arte Moderna. Será um momento de reafirmar a foice e o martelo como símbolos, a cor vermelha da bandeira tão bem cantada por Jorge Mautner, o comunismo como projeto político, e o marxismo-leninismo como referencial teórico”, diz Theófilo.

Além do centenário, em 2022 o PCdoB pretende lançar a candidatura de Flávio Dino para a presidência do Brasil. Governador bem avaliado no Maranhão, Dino pode ser o principal nome da oposição contra Bolsonaro em 2022.

O “Movimento 65”

Na verdade, o PCdoB pretende apenas lançar uma campanha chamada “Movimento 65” para discutir o direito à cidade no processo eleitoral de 2020. Mas isso nada tem a ver com mudar o nome do partido.

Dirigente do PCdoB em São Paulo, Carina Vitral explica que “o movimento 65 é a tática eleitoral do PCdoB pra enfrentar esse período de ofensiva do conservadorismo. Convidamos liderança sociais comprometidas com a luta contra Bolsonaro pra se filiarem e serem candidatos pelo partido e nos ajudarem a crescer o partido”.

Pelo visto, a divulgação de Fake News não é um privilégio da direita.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

John

06/06/2020 - 01h53

O PCdoB realmente acha que vai lançar o Dino cabeça de chapa com apoio do PT? Ou lança sozinho ou lança como vice de alguém do PT.
Galera vive de política e ainda não entendeu que o PT não abre mão da candidatura própria?
Mas caso realmente lance, é pior para o PT que para qualquer outro.

Brasil capengando

07/01/2020 - 01h16

A esquerda precisa se reunir e chegar a um acordo, um pacto que deve ser respeitado até o final das eleições.
Caso contrário, a extrema direita fascista nadará de braçadas até vencer as próximas eleições para presidente.
Não se deve esquecer de Maquiavel em “O Príncipe” : “Dividir para conquistar”.
Enquanto a esquerda se pulveriza em trocentos partidos, a direita, com o apoio de milhões de bozoloides ignorantes, fake news e o PIG, se articulam para vencer novamente.

Robert

29/12/2019 - 15h53

Enquanto isso, a burguesia segue atolada em suas fake news mais descaradas para angariar o apoio de todos as classes sociais, a exemplo da mentira deslavada do aumento de 9,5% das vendas nesse Natal.

    Brasil capengando

    07/01/2020 - 01h32

    Concordo plenamente.

Fernando Souza Cavalcante

28/12/2019 - 22h13

Só não entendi porque a hipótese de Flávio Dino ser o principal nome da oposição contra Bolsonaro em 2022. Não faz o menor sentido. Nenhum candidato do PCdoB tem a menor chance de vencer uma eleição presidencial com a visão atual dos eleitores brasileiros. Só vencerá um candidato com mais proximidade ao centro, possivelmente de centro-esquerda, como Ciro Gomes. E nenhum candidato do PT tem a menor chance, a não ser talvez passar do primeiro turno, para então ser derrotado pela direta via antipetismo. Enfim, os eleitores do campo da esquerda que escolham: ou votam em Ciro Gomes no prim turno de 2022, ou corremos sérios riscos de ter que enfrentar outros 4 anos com a direita tosca no poder.

    henrique collares

    29/12/2019 - 05h44

    Brother… quem disse que Bolsonaro tinha alguma chance de ser eleito em 2017? Ou mesmo, no início de 2018??? Até entendo tua pergunta, pois ela está ainda presa à ideia de que a esquerda só tem o PT… mas,tua ideia lá é falsa. A vida real é muito mais dinâmica e a eleição do Bolsonaro prova isso…

      Andressa

      29/12/2019 - 11h19

      No inicio de 2018 jà era certeza.

    Ze

    29/12/2019 - 18h23

    Ciro, eterno medalha de bronze. Se candidatar em 22 não pega nem o 3 lugar. Seguiu equivocadamente os passos de uma ex petista que não lembro mais o nome.
    Dois medíocres. Não representam a esquerda.

    Jardel

    07/01/2020 - 00h52

    “Nenhum candidato do PCdoB tem a menor chance de vencer uma eleição presidencial com a visão atual dos eleitores brasileiros. ”

    Visão atual?? Bem, daqui até as eleições presidenciais tem três anos. Já imaginou quanta merda o Bozo e a extrema direita ignorante fará daqui até lá?
    Já imaginou quantos e quantos processos abrirão contra o Lula para impedi-lo novamente de concorrer?

Paulo Cesar Cabelo

28/12/2019 - 22h00

Miguel do Rosário mente para atacar os outros e ainda apaga meu comentário aonde eu peço , educadamente , para que ele se retrate.
Eu , você e qualquer um que visite os blogs que você citou , sabem da verdade.
Essa matéria do Cafezinho é que foi uma fakenews , todos eles publicaram a explicação do PC do B e nimguém atacou o partido como o título diz.
Além de mentir censuram quem tenta revelar a verdade?
Fakenews , censura e hipocrisia , numa tacada só.

Francisco

28/12/2019 - 21h09

Sei não, Cafezinho, além da Jandira Feghali, no Conversa Afiada dar uma explicação bem mais adequada sobre o que vem a ser o ‘Movimento 65’ e a ‘Plataforma dos Comuns’, mais impactante seria a manchete:

“PARTE DO COMÉRCIO APOSTA NA REALIDADE CONTRA FAKE NEWS DA ALSHOP”

Pois é, a farsa não durou quanto pensavam e está lá no UOL, agora:

ASSOCIAÇÃO DE LOJISTAS CONTESTA DADOS SOBRE ALTA EM VENDAS

“A divulgação de um crescimento forte nas vendas dos shopping centers durante o Natal desagradou uma parte dos varejistas, que alega não se sentir representada pelos números apurados, expondo uma briga no setor.
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) encaminhou uma nota à imprensa afirmando que “contesta e repudia” os dados publicados nesta semana pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), que apontou uma alta de 9,5% nas vendas do Natal de 2019 em comparação com a mesma data comemorativa de 2018.”

Marcos Videira

28/12/2019 - 16h45

247 e DCM seguem o padrão Globo de jornalismo

Alan C

28/12/2019 - 16h27

Ah, mas adivinha de que partido partiu isso?? Uma chance para todos adivinharem…

Manuela D’Ávila lidera com folga a corrida para a prefeitura de Porto Alegre, em segundo lugar está Maria do Rosário, que já deu declarações pedindo “união”, ela espera que Manuela cometa o mesmo erro da campanha presidencial e aceite ser vice do PT.

E DCM é a mesma coisa que o PT247, nada!

    Fernando Souza Cavalcante

    28/12/2019 - 22h16

    Olha, será que a esquerda aguenta mais 3 anos da blogosfera petista atuando para minar todos os seus adversários da esquerda, que ela insiste em fingir que quer união? Acho que a parte da esquerda que já se considera antipetista só aumenta com essas coisas. Ninguém aguenta mais esse PT e seus militantes !!!!!

Paulo Cesar Cabelo

28/12/2019 - 16h00

O Diário do Centro do Mundo divulgou a notícia levantando a dúvida , não afirmou que era verdade , logo depois mostrou a verdade , com várias matérias inclusive.
Se você não corrigir essa matéria as fakenews são suas Miguel , você nem apurou antes de acusar o DCM.
Quem desmente a notícia errada não espalha fakenews , espero que você faça o mesmo , pois você mentiu nessa matéria.

    Miguel do Rosário

    29/12/2019 - 10h02

    Prezado, é uma coluna do Theo Rodrigues.


Leia mais

Recentes

Recentes