Menu

Haddad e Ciro falam sobre fatos relatados por Delfim Netto

Após o economista Delfim Netto ter afirmado ao ‘Conversa com Bial’ que o PT teria traído Ciro Gomes (PDT), a repercussão foi imediata ao ponto de fazer a cúpula dos dois partidos se pronunciarem sobre o assunto. Para tentar esclarecer, tanto Haddad quanto Ciro deram seus relatos sobre as revelações de Delfim. Na última sexta-feira […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Após o economista Delfim Netto ter afirmado ao ‘Conversa com Bial’ que o PT teria traído Ciro Gomes (PDT), a repercussão foi imediata ao ponto de fazer a cúpula dos dois partidos se pronunciarem sobre o assunto. Para tentar esclarecer, tanto Haddad quanto Ciro deram seus relatos sobre as revelações de Delfim.

Na última sexta-feira (24), o ex-prefeito de São Paulo disse ao jornalista Merval Pereira, do Globo, que apesar da sua boa relação com Delfim por ser um “interlocutor antigo”, o economista teria usado uma palavra que não fez sentido, pois segundo Haddad, nunca existiu acordo entre PT e Ciro Gomes. “Nunca houve nenhum acordo com o Ciro para ser traído”.

Contudo, Haddad assumiu que tentou uma aproximação com Ciro, sem “autorização” do PT. “Houve uma aproximação, até inadvertidamente, pois não tinha autorização do PT, me reuni com o Ciro na casa do Chalita (Gabriel Chalita, ex-secretário de educação da gestão Haddad em SP) para conversar, para saber o que ele estava pensando”, revelou.

Sobre a reunião na casa de Delfim Netto, Haddad nega que o encontro teria motivações políticas, mas para debater sobre supostos projetos de desenvolvimento para o Brasil. O petista alega que só foi ao encontro depois de ter recebido o convite do professor Bresser Pereira que naquela ocasião era o coordenador da área econômica do PT. “Tanto que de petista só estava eu”, lembrou.

Presente na reunião e citado por Delfim, o jornalista Mário Sérgio Conti afirmou na Folha de São Paulo que de fato tanto Ciro quanto Haddad “acham possível que o PDT e o PT formem uma chapa conjunta já para o primeiro turno, com Haddad como vice”.

Conti também relata que foi ao encontro do professor de Harvard, Mangabeira Unger, junto a Carlos Sadi, professor da UFF e assessor de Mangabeira no Brasil. “Expliquei ao Mangabeira que seria muito difícil convencer Lula a desistir da candidatura, porque ele tinha a expectativa de que a ONU se manifestasse, e os advogados dele insistiam que havia possibilidades jurídicas, e ele estava com essa ideia fixa de que conseguiria viabilizar sua candidatura”.

Segundo Haddad, Mangabeira teria dito que a esquerda corria um risco enorme de perder e que por isso ele (Haddad) teria feito a seguinte proposta: “O Ciro aceitaria ser vice na chapa do Lula para, em caso de impedimento, aí sim assumir a cabeça de chapa?”. De imediato, Mangabeira disse que Ciro não aceitaria e pessoalmente não achava prudente que o pedetista aceitasse.

Por fim, Haddad lembrou que tentou intermediar uma reaproximação entre Carlos Lupi (presidente nacional do PDT) e Lula, pois de acordo com o petista, os dois estavam “distantes” até aquele momento.

Versão de Ciro Gomes

Também na última sexta-feira (24), Ciro Gomes falou sobre o assunto no ‘Talk Show do Guga Noblat’. Em dado momento, o pedetista afirma que até aquela ocasião, nunca tinha falado sobre o assunto por questões éticas. Confira o trecho da versão de Ciro Gomes!

Assista a entrevista completa.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tina MS

27/12/2020 - 18h42

O PT e a sua militância hoje em dia dão pena, para dizer de forma generosa. Além do mais nunca fizeram a tão necessária autocrítica. Que ocaso mais triste!!! De pensar q estiveram 13 anos à frente do país e nos deixaram onde estamos hj … Em 2018 ja votei no Ciro e em 2022 votarei novamente nele… Espero q nunca mais PDT faça aliança com PT…. PDT é o único partido político brasileiro ligado à internacional socialista e seu trabalhismo, q remonta à Alberto Pasqualini, é uma nova chance ao país… PDT Merece esta chance!!! Brizola merece!!

Clarice

28/07/2020 - 13h05

À militância do PT meu mais profundo NOJO, ASCO e DESPREZO. As pessoas estão acordando, agora vocês caminham pra conquistarem a inimizade do Boulos, da Erundina e do PSOL paulistano. Vamos ver quantos fanáticos continuam nesse barco furado até 2022. 13 nunca mais, em breve pra ser considerado progressista e com caráter neste país vai ser NECESSÁRIO se autoafirmar anti-petista. E eu sou anti-petista com orgulho e consciência limpa. Ciro, Randolfe, Molon, Freixo, Dino… enfim, não precisamos do bandido do Lula e seus puxa-sacos.

Márcio

26/07/2020 - 11h20

A minha desconfiança no cidadão Ciro Gomes, aumenta na proporção em que ouço os seus posicionamentos.

Walter

26/07/2020 - 09h48

É! Mas quando a iminente prisão de Lula estava para acontecer eis que surge Ciro lhe “aconselhando” para Lula abandonar o Brasil e pedir asilo no exterior.Lula sabiamente não lhe deu ouvidos Isso é pior que traição!
Ciro é pérfido, calculista,etc!

Netho

25/07/2020 - 22h56

O pau vai quebrar feio nas Casas do PT e do PDT. As cotoveladas só estão começando. Uma amostra do vale-tudo serão as eleições municipais. O principal inimigo do lulo-petismo para 2022 não é o ex-juiz nem nem o ex-capitão. São Ciro e o PDT. Não há segundo-turno para Lula e o PT sem a varredura de Ciro e do PDT do mapa eleitoral. A existência de pelo menos mais uma dúzia de inquéritos contra Lula – a serem disparados durante o ano eleitoral de 2022 -, apenas antecipam a repetição do cenário de 2018; com o mesmo resultado catastrófico ao final. Vale observar que a extrema-direita está na dianteira com seus filhotes da ditadura já considerados partícipes do segundo-turno. Os números demonstram que a direita tem candidatos muito bem posicionados entre os rivais, com chances de passarem juntos ao segundo turno. A subestimação do ex-capitão em 2018 parece acometer os analistas do mesmo mal em relação ao ex-juiz curitibano. Não resta dúvida, portanto, que para passar pelo funil do primeiro turno, Lula e o PT já identificaram o inimigo a ser estraçalhado. Ciro entrou na linha do tiro de misericórdia de Lula e do PT. O tubo de ensaio são as eleições municipais no Ceará, sobretudo em Fortaleza. Onde Ciro sempre acumulou votações formidáveis. A conferir o resultado do teatro da guerra anunciada entre o PT e o PDT. Ciro e Lula na Terra do Sol.

    Alexandre Neres

    26/07/2020 - 12h01

    Sua análise é cômica. Não faz o menor sentido o grande inimigo do PT ser o PDT. Desde a “redemocratização “, o PT foi primeiro ou segundo colocado em todas as eleições. E o PDT? A assimetria de forças entre as duas agremiações partidárias salta aos olhos. Ciro Gomes faz o jogo do PIG para ganhar holofotes, se falar mal do PT ganha destaque, o que ele faz em jornalões, rádios, blogues, lives etc. Depois de muito apanhar, o PT teve de reagir de alguma forma. O que é surreal é que estamos diante de um desgoverno filofascista do boçal-ignaro, de sorte que é chocante o neotrabalhismo num momento como este direcionar todas as suas baterias contra o PT, desempenhando o papel de quinta-coluna do espectro progressista. Diferentemente do PDT, o PT e o PSOL sabem muito bem quem é o adversário político a ser derrotado nas urnas.

      Clarice

      28/07/2020 - 13h01

      A que custo que o PT sempre conquistou esse protagonismo? Convencendo uma militância apaixonada e idiotizada como você a agredir qualquer liderança que ousasse criticar Lula e se firmar como alternativa. E lá se foram Leonel Brizola (que hoje ironicamente vocês petistas utilizam para atacar Ciro, como se Lula não tivesse sido expulso aos gritos de traidor do velório dele), Darcy Ribeiro, Heloísa Helena, Plinio de Arruda Sampaio, Marina Silva, Eduardo Campos e por este caminho querem enfiar a família Ferreira Gomes. O PT não tem lideranças além do Lula porque o próprio não permite que isso aconteça. O PT existe pra estraçalhar políticos do mesmo campo ideológico pra que eles sejam os protagonistas contra o polo adversário, simples. Já começaram a campanha de difamação contra Boulos e Erundina em São Paulo pra viabilizar o desconhecido e irrelevante Jilmar Tatto. Vocês me dão cada vez mais nojo, me arrependo imensamente do dia em que compactuei com essa quadrilha e essa militância nefasta.

    Batista

    26/07/2020 - 15h53

    Menos ‘aritmética’ Karla, o lawfare contra Lula compõe-se de 9 processos, sendo 3 em Curitiba, com condenações anunciadas despachadas para 2 (triplex e reforma de sítio) e aguardando carimbo de condenação quando julgado, o terceiro (terreno instituto), 5 em Brasília, absolvido em 2 (quadrilhão do powerpoint delanhol, e obras Angola I) e 3 aguardando julgamento (‘obras Angola II’, favorecimento montadoras e compra de caças) e 1 em São Paulo, Guiné Equatorial, aguardando julgamento.

    Seguindo a tendência ‘anunciada’ curitibana, ‘passional’ Karla, Lula será condenado em três processos, a serem anulados assim que a suprema justiça retornar a normalidade sem temor aos ‘lavajateiros’ e julgar a ‘imparcialidade’ com que foram julgados, a ponto de horrorizar Ferrajoli. Quanto aos demais (4), persistindo o julgamento imparcial observado, será absolvido, pois todos os 9 processos, conforme os autos, não deveriam sequer terem sido aceitos, tamanhos os vícios lavajateiros que os nortearam, tal como não fizeram com o único processo na vida de Haddad, aceito pouco antes da eleição de 2018 e a poucos dias absolvido por falta de indícios.

    Pode isso, ‘intensa’ Karla, fissurada na eleição de Fortaleza, onde todos sabem que ninguém ganha do Rogério Ceni?

Anderson

25/07/2020 - 22h33

Bem tendenciosa a materia, da destaque ao Cirio Gomeis em video e exclui a versao que o Haddad explanou no Roda Viva. Esta ficando chato demais, todo mundo usando os truques maleficos da elitona carcomida de SP/

Marco Vitis

25/07/2020 - 20h08

Então ficamos assim:
(1) Lula nada disse a Delfin
(2) Lula não traiu Ciro
(3) O PT não ensejou a eleição de Bolsonaro
(4) Todos estão equivocados e só o PT diz a verdade.
(5) Hoje de manhã uma vaca passou voando na minha rua

    O Demolidor

    26/07/2020 - 22h05

    Não esqueça do “Globo tão Tucana quanto Tasso”….

Fábio maia

25/07/2020 - 19h13

Tudo provado. Ciro traidor, Quinta coluna, achou que o PT viria por osmose( palavras dele).
Não acreditou na audácia de LULA de bancar sua candidatura preso.
Esqueceu que LULA e um animal político, que sua prisão era política, e só sairia dali Fazenda política. Como foi feito.
O registro era permitido por lei e pela jurisprudência consolidada do TSE. LULA sabia que isso não valeria para ele. O sentido do registro foi denúnciar a perseguição que estava sofrendo para o mundo.
A cereja do bolo foi decisão de comitê de direitos humanos da ONU determinando a candidatura de LULA. A cara do babaca do Barroso rasgando 20 anos de sua obra para desdizer o que havia dito sobre a eficácia de tratados de direitos humanos e um regogizo.
LULA foi generoso, o PCDOB foi generoso,o PSB foi generoso. Todos aguardaram o pavão até os 45 do segundo tempo da prorrogação.
Mas o papel altruísta, empático, desprovido de personalismo não cabe ao Quinta coluna.
Segundo seu raciocínio ” quem pensa que e LULA para lutar para limpar seu nome e sair da tortura do carcere?
O resto todos já sabem o café EM PARIS estava quente e saboroso.

    Miramar

    26/07/2020 - 12h08

    Ciro nunca assumiu nenhum compromisso com o PT, logo não tem como ser um “traidor”.
    Um esquerdista e até mesmo um comunista pode ser uma pessoal respeitável? Pode.
    Depende do grau de distanciamento do PT.

    Batista

    26/07/2020 - 16h00

    … e amargo, até hoje.

Hilux12

25/07/2020 - 12h12

O Cearà dos Gomes tem a taxa de mortalidade por coronavirus mais alta do Brasil (e mas o sujeito anda meio caldo a respeito…

Eu aposto qualquer valor que eu possa pagar que se alguem perguntar o motivo esse fanfarroide vai botar a culpa em Bolsonaro…

    Jerson7

    25/07/2020 - 12h13

    (e do Mundo)

    Monza 87

    26/07/2020 - 11h24

    A culpa é do bozo.


Leia mais

Recentes

Recentes