Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Divulgação

São Paulo: Haddad lidera a disputa e França fica na segunda colocação, aponta Quaest

Por Gabriel Barbosa

12 de maio de 2022 : 09h02

Nesta quinta-feira, 12, a Quaest também divulgou uma pesquisa para o governo de São Paulo. Na espontânea, que mostra o nível de decisão por parte do eleitor, cerca de 84% dos paulistas entrevistados pelo levantamento estão indecisos. O índice caiu 6 pontos na comparação com a pesquisa de abril.

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparecem com 5%, cada. Enquanto isso, o ex-governador Márcio França (PSB) aparece com 1%. Branco e Nulos, 3%.

A Quaest também questionou quem o paulista prefere que vença a eleição para o Palácio dos Bandeirantes. Cerca de 38% afirma que prefere um candidato que não seja ligado ao ex-presidente Lula (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL). Outros 33% que seja um candidato lulista e 25% bolsonarista.

Já no levantamento estimulado, Haddad lidera a disputa com 30% das intenções de voto, a vantagem do petista é de 13 pontos do segundo colocado, o ex-governador Márcio França (PSB), que registra 17% das menções.

No cenário sem França, o ex-prefeito registra 37% contra 12% de Tarcísio e 8% do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB). No terceiro cenário, sem Haddad, França fica com 29% contra 12% de Tarcísio e 9% de Garcia.

Em outro momento, a Quaest quis saber dos eleitores entrevistados se a escolha do voto para governador é definitiva. Cerca de 63% dos paulistas disseram que pode mudar e outros 36% que é definitiva.

Nos cenários de 2° turno, Haddad vence todos os adversários. Sua margem é maior se o concorrente for Rodrigo Garcia (44% x 21%). Contra o ex-ministro Tarcísio, a distância seria de 22 pontos (45% x 23%). Já no 2° turno disputado com França, Haddad venceria com diferença de seis pontos (38% x 32%), configurando uma disputa mais acirrada.

A Quaest fez a pesquisa com 1440 entrevistas presenciais entre os dias 06 a 09 de maio. A margem de erro é de 2.4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código SP – 00620/2022.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

12 de maio de 2022 às 19h21

Tarcísio parece partir de um piso alto, para um candidato relativamente desconhecido. Esse fato, somado ao histórico teto da esquerda em SP, dá a ele alguma chance, se França for identificado como esquerdista. Parece que teremos em SP uma reprodução da desgraça nacional…

Responder

Ronei

12 de maio de 2022 às 18h13

O poste do fantoche da Odebrecht tem 30% de votos em Sao Paulo…? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Saulo

12 de maio de 2022 às 17h03

Não cansam de idiotices ?

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil