Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Ricardo Stuckert

Quaest mantém vitória de Lula no primeiro turno com 52% dos votos válidos

Por Miguel do Rosário

06 de julho de 2022 : 07h47

Hoje saiu mais uma pesquisa nacional Quaest, com duas mil entrevistas presenciais, domiciliares, realizadas de 29 de junho a 2 de julho, e que custou exatamente R$ 268.742,48, pagos pelo banco Genial.

O ex-presidente Lula se mantém na liderança, com 45% dos votos totais (no cenário 1, com mais candidatos) ou 52% dos votos válidos, o que corresponderia a uma vitória no primeiro turno.

Na comparação com a pesquisa anterior, Lula perdeu 1 ponto na estimulada. 

Bolsonaro, por sua vez, se fortaleceu. O atual presidente ganhou 4 pontos na espontânea, e chegou a 24% (contra 31% de Lula). Na estimulada, Bolsonaro agora tem 31%, um ponto a mais do que na pesquisa anterior, de junho.

Ciro Gomes mantém uma pontuação inexpressiva de 1% na espontânea, e emagreceu 1 ponto na estimulada, para 6%. No quesito rejeição, outra má notícia para o pedetista: esta cresceu 3 pontos e chegou a 55%, aproximando-o de Bolsonaro, que tem 59%. Lula tem rejeição bem inferior, de 41%.

Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente mantém uma vantagem confortável, próxima de 20 pontos: 53% X 34%.

 

Um ponto importante da pesquisa é o grau de definição dos votos. Entre eleitores dos candidatos que lideram, nota-se um impressionante nível de certeza, com 78% dos eleitores do petista e 76% dos eleitores de Bolsonaro afirmando que seu voto é definitivo. Já aqueles que não votam em nenhum dos dois (nem Bolsonaro, nem Lula), o grau de definição vem caindo  mês a mês e agora está em apenas 27% – uma maioria de 70% desses eleitores diz que ainda pode mudar “caso algo aconteça”. 

Esses números sinalizam a formação de um ambiente psicológico propício ao voto estratégico ainda no primeiro turno, vindo principalmente dos eleitores nem-nem. 

 

 

A íntegra da pesquisa Quaest pode ser baixada aqui.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sip

06 de julho de 2022 às 15h42

Mais um dia, mais uma matéria de Miguel do Rosário sobre Lula ganhar no primeiro turno…

Me lembro de uns anos atrás, no qual eu adorava entrar neste site e ficava muito interessado nas matérias do mesmo, um jornalista muito bom, de verdade.

Tristemente agora se deu a narrativa tola de que o Lula vai ganhar no primeiro turno contra o satanás que ele mesmo criou…uma pena.

Minha raiva por essa narrativa não diminui, nem muito menos a raiva que tenho da campanha insistente direcionada aos “perdedores” que pretendem votar no Ciro, com o intuito de que mudem seus votos. Uma pena que tantas boas mentes prefiram acreditar em mentiras ridículas como deste ex-presidente.

No fim, só o futuro vai responder essas coisas para nós.

Responder

alex

06 de julho de 2022 às 12h44

A gente ve en todas as manifestaçoes de rua que Lula ganha no primeiro turno…kkkkkkk

Responder

Querlon

06 de julho de 2022 às 12h44

Estou lendo os comentarios a essa narrativa e rindo pensando na vitoria do Fantoche da Faria Lima no primeiro turno e no segundo também: https://www.ocafezinho.com/2022/07/03/uma-breve-analise-sobre-os-presidenciaveis-em-salvador/

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Zulu

06 de julho de 2022 às 12h39

kkkk…basta besterias, criem vergonha na cara e um minimo de seriedade.

Responder

Alexandre Neres

06 de julho de 2022 às 10h52

Tudo como dantes no quartel de Abrantes!

Responder

Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará