Menu

Quaest mantém vitória de Lula no primeiro turno com 52% dos votos válidos

Hoje saiu mais uma pesquisa nacional Quaest, com duas mil entrevistas presenciais, domiciliares, realizadas de 29 de junho a 2 de julho, e que custou exatamente R$ 268.742,48, pagos pelo banco Genial. O ex-presidente Lula se mantém na liderança, com 45% dos votos totais (no cenário 1, com mais candidatos) ou 52% dos votos válidos, […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert

Hoje saiu mais uma pesquisa nacional Quaest, com duas mil entrevistas presenciais, domiciliares, realizadas de 29 de junho a 2 de julho, e que custou exatamente R$ 268.742,48, pagos pelo banco Genial.

O ex-presidente Lula se mantém na liderança, com 45% dos votos totais (no cenário 1, com mais candidatos) ou 52% dos votos válidos, o que corresponderia a uma vitória no primeiro turno.

Na comparação com a pesquisa anterior, Lula perdeu 1 ponto na estimulada. 

Bolsonaro, por sua vez, se fortaleceu. O atual presidente ganhou 4 pontos na espontânea, e chegou a 24% (contra 31% de Lula). Na estimulada, Bolsonaro agora tem 31%, um ponto a mais do que na pesquisa anterior, de junho.

Ciro Gomes mantém uma pontuação inexpressiva de 1% na espontânea, e emagreceu 1 ponto na estimulada, para 6%. No quesito rejeição, outra má notícia para o pedetista: esta cresceu 3 pontos e chegou a 55%, aproximando-o de Bolsonaro, que tem 59%. Lula tem rejeição bem inferior, de 41%.

Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente mantém uma vantagem confortável, próxima de 20 pontos: 53% X 34%.

 

Um ponto importante da pesquisa é o grau de definição dos votos. Entre eleitores dos candidatos que lideram, nota-se um impressionante nível de certeza, com 78% dos eleitores do petista e 76% dos eleitores de Bolsonaro afirmando que seu voto é definitivo. Já aqueles que não votam em nenhum dos dois (nem Bolsonaro, nem Lula), o grau de definição vem caindo  mês a mês e agora está em apenas 27% – uma maioria de 70% desses eleitores diz que ainda pode mudar “caso algo aconteça”. 

Esses números sinalizam a formação de um ambiente psicológico propício ao voto estratégico ainda no primeiro turno, vindo principalmente dos eleitores nem-nem. 

 

 

A íntegra da pesquisa Quaest pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sip

06/07/2022 - 15h42

Mais um dia, mais uma matéria de Miguel do Rosário sobre Lula ganhar no primeiro turno…

Me lembro de uns anos atrás, no qual eu adorava entrar neste site e ficava muito interessado nas matérias do mesmo, um jornalista muito bom, de verdade.

Tristemente agora se deu a narrativa tola de que o Lula vai ganhar no primeiro turno contra o satanás que ele mesmo criou…uma pena.

Minha raiva por essa narrativa não diminui, nem muito menos a raiva que tenho da campanha insistente direcionada aos “perdedores” que pretendem votar no Ciro, com o intuito de que mudem seus votos. Uma pena que tantas boas mentes prefiram acreditar em mentiras ridículas como deste ex-presidente.

No fim, só o futuro vai responder essas coisas para nós.

alex

06/07/2022 - 12h44

A gente ve en todas as manifestaçoes de rua que Lula ganha no primeiro turno…kkkkkkk

Querlon

06/07/2022 - 12h44

Estou lendo os comentarios a essa narrativa e rindo pensando na vitoria do Fantoche da Faria Lima no primeiro turno e no segundo também: https://www.ocafezinho.com/2022/07/03/uma-breve-analise-sobre-os-presidenciaveis-em-salvador/

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Zulu

06/07/2022 - 12h39

kkkk…basta besterias, criem vergonha na cara e um minimo de seriedade.

Alexandre Neres

06/07/2022 - 10h52

Tudo como dantes no quartel de Abrantes!


Leia mais

Recentes

Recentes