Menu

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai nove pontos em MG, diz Genial/Quaest

Nesta sexta-feira, 12, a Genial/Quaest publicou a quarta rodada da pesquisa realizada somente entre os eleitores de Minas Gerais. Segundo o levantamento, a vantagem do ex-presidente Lula sobre Jair Bolsonaro caiu de 18 para nove pontos. Na disputa pelo Planalto, o líder progressista fica com 42% contra 33% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagens: Evaristo Sá/AFP

Nesta sexta-feira, 12, a Genial/Quaest publicou a quarta rodada da pesquisa realizada somente entre os eleitores de Minas Gerais. Segundo o levantamento, a vantagem do ex-presidente Lula sobre Jair Bolsonaro caiu de 18 para nove pontos.

Na disputa pelo Planalto, o líder progressista fica com 42% contra 33% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 6% e Simone Tebet (MDB), com 1%.

A pesquisa revela que Bolsonaro cresceu tanto no eleitorado de baixa renda quanto na classe média alta. Neste último, o crescimento dele foi acima da margem de erro, 12 pontos. Já entre os mais pobres, Lula caiu oito e Bolsonaro cresceu sete.

A pesquisa também detectou uma movimentação significativa entre os evangélicos. Em julho, havia um empate técnico entre Lula e Bolsonaro neste segmento. Porém, isso se transformou em uma vantagem de 18 pontos para Bolsonaro.

No recorte de quem recebe o Auxílio Brasil, as intenções de voto em Bolsonaro subiram nove pontos, de 16% para 25% das menções. Já Lula caiu sete pontos. Entre os que não recebe o benefício, Bolsonaro saltou cinco pontos, de 30% para 35%, e Lula teve de quatro pontos, de 44% para 40%.

A Genial/Quaest ouviu 2000 eleitores de 108 municípios de Minas entre os dias 6 e 8 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08299/22 e MG-09990/22.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

12/08/2022 - 11h58

Desculpem: Eu escrevi que o PSOL estava na corriola do PT junto com o PP, o PL, o Republicanos e o MDB. entre 2003 e 2016. Não estava!

Eu errei, o PSOL não estava nessa corriola!
Ao contrário: nesse tempo, certos deputados petistas discordaram tanto do PT que saíram do PT e fundaram o PSOL. Eles ecolheram posições superradicais no PSOL, mas todas legítimas e defendendo mais a democracia, pelo menos em relação ao PT, embora mantidas as antigas relativizações no conceito. A discordância do PSOL em relação aos desvios éticos e corrupção também era bastante séria.

Eu sinto que boa parte dessas posições do PSOL –muito radicais, mas quase sempre legítimas– estão se perdendo e o PSOL parece que tem se importado menos com combate à corrupção e adotado narrativas e propostas populistas, principalmente por Guilherme Boulos.

Com Guilhefme Boulos eu percebo que está em fase de elaboração e fortalecimento um novo Lula para assombrar o Brasil e impedir que uma esquerda bem definida se estabeleça.

Hoje eu não faço clivo esquerda/direita, acho inadequado e impróprio. Minha posição hoje seria definida como de centro-esquerda, mas eu mesmo não uso mais nenhum clivo ideológico. Acontece que o clivo ideológico ainda existe e eu gostaria muito que, já que ainda existe, ele ficasse bem definido no Brasil, como é bem mais definido na Europa.

Luan

12/08/2022 - 11h58

A esquerda não fez nenhum tipo de oposição, não apresentou absolutamente nada a não ser narrativas, babaquices, palavras de ordem zurradas ao vento tentando imitar o Fora Dilma…o nada absoluto.

Quem entrou em campo no lugar da esquerda foi o STF e isso é vergonhoso, não em nada a ver com a democracia.

Por qual motivo os brasileiros deveriam ter mudado de voto nós últimos 4 anos ?

William

12/08/2022 - 11h53

O Datafolha entende sim de pesquisas, pode confiar: https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/09/28/datafolha-bolsonaro-perde-todos-os-cenarios-de-2-turno-ciro-vence-haddad.htm

A Folha de Stalingrado será a última a se alinhar com a realidade.

Luís Castro

12/08/2022 - 11h40

A única pesquisa séria e que acerta mais é a do DataFolha cuja a mais recente coloca Lula com vantagem expressiva sobre o genocida essas outras de institutos suspeitos são a favor do Bozo até para animar a militância bolsonarista. Esse tipo de manipulação já eta esperado e só os inseguros caem nela e vai prosseguir até próximo do pleito de outubro. Recordo que na reeleição da Dilma esses tais institutos atuaram como nunca em favor de Aécio e chegavam a colocar o mineiro com até 10 pontos sobre a presidenta é só o DataFolha previa uma vitória apertada da mandatária e foi o que ocorreu. Nos EUA foi a mesma coisa a guerra de nervos em favor da reeleição de Trump durou até bem próximo da eleição e o tupetudo perdeu aqui ninguém tira de Lula tenho certeza absoluta. Quem viver verá.

EdsonLuíz.

12/08/2022 - 11h20

Quem dera o PT houvesse indicado um nome íntegro e disposto a discutir bem a sério um programa econômico sem penduricalhos populista. Haveria maior possibilidade de entendimento e apoio, neste caso, mesmo sendo o PT.

Sendo um programa econômico sério, eles estariam conscientes de que os progressos iam ser lentos, mas consistentes e sustentáveis, com menos possibilidades de retrocesso, como foi o projeto iniciado por Fernando Henrique na metade do período Itamar Franco, assim que assumiu o Ministério da Fazenda.

Na continuidade, com a eleição de Fernando Henrique para presidente em dois mandatos e na manutenção do projeto pelo PT no primeiro governo Lula, mesmo xingando tudo e chamando de herança maldita, que o PT não consegue viver sem produzir leviandades e ódios. as coisas melhoraram um pouquinho.

Havia limitações ideológicas no PSDB de Fernando Henrique que impediam um tanto o arbitramento de perdas diante do que é sempre escassez, que é com o que lida a ciência econômica.

Mas naquele momento de consertar um pouco o país, uma pitada de necessário neoliberalismo ali –neoliberalismo como ferramenta de economia, frize-se–, mais um pouquinho de keinesianismo aqui, algumas privatizações para destravar o investimento, a criação de agências de regulação com autonomia a sério para evitar que o Estado fosse capturado e colocado a serviço da acumulação privada… e o Brasil foi melhorando, criando redes de proteção social, saindo devagarzinho do buraco.

O PT atrapalhou o quanto pode, contribuindo zero e boicotando com fúria, mas quando Lula ganhou, ele deu continuidade ao projeto no seu primeiro mandato. Xingava, mas mantinha o projeto do PSDB. E o PSDB não foi raivoso, não boicotou Lula e até viabilizou que técnicos ficassem no governo do PT ajudando e treinando.

Esse período, que foi de1993 a 2006, deu resultados até 2010/2011, bons resultados. E tem reflexos bons até hoje.

Mas a partir de 2006/2007 o PT começou a mudar as coisas na economia e acelerou essas mudanças com Dilma. Deu em gravíssima recessão cujas consequências estão perdurando até hoje, agravando inclusive o problema da fome. As consequência dos erros foram tão grandes que em 2013 a população parou o país e em 2016 deu oportunidade política para fazerem o impeachment da Dilma. O PT diz que foi golpe, mas todos, TODOS, os pressupostos para o impeachtment: os jurídicos, principalmente a falsificação do orçamento; os econômicos, com a recessão; e os políticos, com a perda da governabilidade, estavam ali.

Mesmo assim, fazer o impeachment necessário da Dilma foi a sério só para gente como Roberto Freire, Simone Tebet, Miro Teixeira, mas não foi a sério para a maioria daqueles senadores e deputados, que fizeram o impeachtment com a intenção de golpe para assumirem o poder e o usarem para se protegerem da Operação Lava-Jato. E o PT fala também que eles são traidores. É verdade, afinal, eles participaram da lambança que deitou o Brasil de barriga e agora estavam condenando só Dilma e o PT.

Mas quem perdeu com a associação dessa cortiola de PT, MDB de Renan Calheiros s Gedel Vieira, PL, PSOL, PP, Republicanos e outros foi o Brasil!

Claro que eu desejo muito mais que o que veio com Fernando Henrique! Claro que eu acho que o Estado, em um país com tanta miséria e fome, precisa ser muito mais radical no arbitramento de perdas e redistribuição de renda! Mas se ao menos houvéssemos mantido a qualidade técnica e a responsabilidade sobre a economia que o PT não manteve, nós não teríamos mergulhado novamente na merda em que nos deixou a ditadura militar de 1964, não teríamos nos desindustrializado tanto e estaríamos agora em um momento bem melhor.

E, principalmente, estaríamos sem jair bolsonaro!

Mas o PT é o PT e não faz autocrítica de nada, mente e diz que defende a democracia para enganar e usa e abusa de populismos, até mais que bolsonaro, para tornar os pobres em seus clientes eleitorais, sem transformar e nem mesmo reformar a realidade dos pobres. Muito pelo contrário, o que o PT fez foi devolver a pobreza a mais miséria.

Agora Lula tenta ter os técnicos do PSDB, muitos deles hoje com o Cidadania23 e com Simone Tebet, para repetir a ajuda no governo, se Lula ganhar. Para quê? Para consertarem o que foi Lula e o PT que estragaram e depois o PT estragar tudo de novo. E ainda xingando e espalhando ódio, mentiras e leviandades?

Edson Luiz Pianca.

Tony

12/08/2022 - 09h40

Tá comolicada a vida desses canalhas sem meter as mãos no dinheiro público para chegar no poder viu….kkkkk

Dudu

12/08/2022 - 08h59

99% das pessoas sabem muito bem para quem votar faz tempo, desde que o lavador das cuecas de Marcelo Odebrecht foi “legalizado” pelo STF para tentar opor alguém a Bolsonaro.

ROCHA

12/08/2022 - 08h52

O YOU TUBE ESTÁ TRABALHANDO PARA O BOLSOCARO !! PRECISAMOS SER MAIS ATUANTES NAS REDES!!


Leia mais

Recentes

Recentes