Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Zema amplia vantagem sobre Kalil e pode vencer no 1° turno, aponta pesquisa

Por Gabriel Barbosa

12 de agosto de 2022 : 08h59

Além da pesquisa presidencial, a Genial/Quaest divulgou os dados do levantamento para o governo de Minas Gerais. Nela, o atual governador Romeu Zema (Novo) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e pode vencer o pleito no 1° turno.

Segundo a pesquisa, Zema registra 46% das intenções de voto contra 24% de Kalil. O senador Carlos Viana (PL) registra apenas 6%.

A pesquisa também destaca a queda de Kalil na região metropolitana de BH. Em maio, a distância entre os dois era mais de 20 pontos. Neste mês, há um empate técnico.

Um detalhe importante que explica esse movimento é um crescimento da avaliação positiva do governo Zema na capital mineira. Esse crescimento se repete no interior do estado.

Já no que diz respeito a distribuição de votos, Zema tem a preferência de 68% dos eleitores de Bolsonaro. Enquanto isso, Kalil tem apenas 37% dos eleitores do ex-presidente Lula.

Na disputa de 2° turno, Zema vence Kalil com 14 pontos de vantagem, 49% a 35%. “A vitória de Zema sobre Kalil no segundo turno é explicada pela transferência de votos de Viana para Zema. Metade dos eleitores que escolhem Viana no primeiro turno, optariam por Zema no segundo”, aponta o cientista político, Felipe Nunes.

A Genial/Quaest ouviu 2000 eleitores de 108 municípios de Minas entre os dias 6 e 8 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08299/22 e MG-09990/22.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário