Menu

Celso Amorim: “O Brasil nunca foi tão importante como agora”

O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou, na noite desta terça-feira, 6, que o mundo de hoje é bem mais complexo do que o de vinte anos atrás, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência pela primeira vez. “Lá atrás havia mais diálogo entre as potências, o mundo multipolar estava se formando […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
09/12/2014- São Paulo- SP, Brasil- O ministro Celso Amorim na audiência pública das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) para esclarecer aspectos relacionados à assinatura do contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG, fabricados pela companhia sueca SAAB. Foto: Antônio Araújo / Câmara dos Deputados

O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou, na noite desta terça-feira, 6, que o mundo de hoje é bem mais complexo do que o de vinte anos atrás, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência pela primeira vez.

“Lá atrás havia mais diálogo entre as potências, o mundo multipolar estava se formando e as regras eram mais claras. Por isso, tivemos muito espaço para agir com a política externa ativa e altiva. Hoje, temos uma guerra no coração da Europa e podemos estar caminhando para uma clivagem entre as potências”, lembrou.

Ainda segundo Amorim, o Brasil voltou a ser um protagonista, especialmente porque o presidente eleito Lula tem liderança e credibilidade. “À exceção do que ocorreu nos últimos quatro anos, a política externa brasileira sempre foi considerada um modelo”, lembrou.

O ex-ministro também revelou que a conversa entre o representante da Casa Branca, Jake Sullivan, e Lula, focou na visita do presidente eleito aos Estados Unidos. Também houve conversas sobre Venezuela e a geopolítica internacional. “Prevaleceu o respeito entre os dois países”.

As declarações de Amorim foram feitas durante o debate sobre a nova política externa brasileira promovido pelo Brasil 247 e pela PUC (SP), no Teatro Tuca, em São Paulo.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

07/12/2022 - 19h38

Se se aliar ideologicamente à Venezuela, à Argentina , à Nicarágua e à Cuba vamos retroceder vinte anos. Parece que o ex-ministro compreendeu que os tempos são outros…Vamos aguardar!

Dudu

07/12/2022 - 15h40

Começaram novamente a bombardear a cabeça das pessoas com um monte de merda…


Leia mais

Recentes

Recentes