Menu

Fim da paridade de importação: Petrobras pretende anunciar mudança na política de preços de combustíveis

A Petrobras planeja anunciar o encerramento da política de paridade de importação (PPI) para os preços dos combustíveis diesel e gasolina, de acordo com a CNN junto a duas fontes diretamente envolvidas. O comunicado oficial está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (16). Durante o governo de Michel Temer (PT), a política de paridade de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras planeja anunciar o encerramento da política de paridade de importação (PPI) para os preços dos combustíveis diesel e gasolina, de acordo com a CNN junto a duas fontes diretamente envolvidas. O comunicado oficial está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (16).

Durante o governo de Michel Temer (PT), a política de paridade de importação de preços foi decretada, que busca alinhar os preços domésticos aos preços internacionais. Desde sua campanha, o presidente Lula (PT) promete uma alteração nessa abordagem de referência.

Ainda segundo a CNN, a PPI irá ser substituída por uma abordagem que considera não apenas os preços internacionais como referência, mas também os custos locais de produção e as margens de refino específicas de cada região do país.

“Não existe um dogma, um preço de referência para o Brasil todo. O próprio PPI é uma abstração. O mercado brasileiro é diferente, com vários múltiplos importadores”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em um evento.

Os agentes de mercado, por sua vez, possuem diversas dúvidas em relação ao funcionamento dessa nova política, pois o petróleo é uma commodity internacional e seus preços variam de acordo com o mercado global. Como o Brasil compra de fora cerca de 30% do diesel que consome, um desalinhamento de preços pode desestimular a importação desse produto.

“[A Petrobras] está discutindo alterações em sua política de preço para o diesel e a gasolina, que serão analisadas pela diretoria executiva da companhia no início da semana e poderá resultar numa nova estratégia comercial”, afirmou o comunicado divulgado no último domingo (14).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes