Menu

Estudo revela que mais da metade dos brasileiros testemunhou ato de racismo

Uma pesquisa abrangente sobre a percepção do racismo no Brasil trouxe à tona resultados alarmantes. Mais de 50% dos brasileiros afirmaram ter presenciado um ato de racismo em algum momento, enquanto 60% acreditam que o país é, sem dúvida, racista. Esses dados são provenientes do estudo “Percepções sobre o racismo no Brasil”, conduzido pelo Inteligência […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa abrangente sobre a percepção do racismo no Brasil trouxe à tona resultados alarmantes. Mais de 50% dos brasileiros afirmaram ter presenciado um ato de racismo em algum momento, enquanto 60% acreditam que o país é, sem dúvida, racista. Esses dados são provenientes do estudo “Percepções sobre o racismo no Brasil”, conduzido pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), encomendado pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).

O levantamento também apontou que a avaliação de que pessoas negras são as mais afetadas pelo racismo é quase unânime, com impressionantes 96% dos entrevistados compartilhando essa visão. Indígenas e imigrantes africanos também foram apontados como grupos que sofrem com o racismo, com 57% e 38%, respectivamente. Além disso, 88% concordam que essa parcela da população é mais criminalizada em comparação aos brancos.

A pesquisa, que abrangeu 127 municípios de todas as regiões do país, destaca que os marcadores sociais de raça, cor e etnia são apontados como os principais fatores que explicam as desigualdades por 44% dos brasileiros. No entanto, apenas 65% da amostra concorda totalmente (57%) ou parcialmente (8%) com a criminalização do racismo no país, enquanto 29% consideram que a classe social é o principal determinante da desigualdade social.

Um dado intrigante é a contradição encontrada na pesquisa, onde, apesar de reconhecerem o racismo na sociedade, apenas 11% dos brasileiros admitem cometer atitudes racistas e 10% afirmam trabalhar em instituições racistas. Essa situação lembra pesquisas anteriores sobre violência contra a mulher, em que uma minoria reconhecia os autores das agressões.

A pesquisa também destaca que o racismo se manifesta principalmente por meio de violência verbal, como xingamentos e ofensas (66%), tratamento desigual (42%) e violência física, como agressões (39%). A dimensão interpessoal é mais compreendida em relação ao racismo do que a dimensão estrutural.

Esses resultados levantam importantes questões sobre como o racismo é percebido e vivenciado no Brasil, chamando a atenção para a necessidade contínua de conscientização e combate às desigualdades raciais no país.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes