Menu

Governo Lula quer criar o ‘vale carne’ para famílias que recebem o Bolsa Família

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está estudando a possibilidade de introduzir um voucher destinado às famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Este benefício permitiria a aquisição de até dois quilos de carne bovina mensalmente, é como se fosse um ‘vale carne‘. A medida, apelidada preliminarmente de “Programa […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA BRASIL

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está estudando a possibilidade de introduzir um voucher destinado às famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Este benefício permitiria a aquisição de até dois quilos de carne bovina mensalmente, é como se fosse um ‘vale carne‘.

A medida, apelidada preliminarmente de “Programa Carne no Prato“, foi proposta ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, por um conjunto de pecuaristas do Mato Grosso do Sul.

O programa tem o potencial de beneficiar até 19,5 milhões de pessoas, resultando em uma demanda adicional de 2,3 milhões de cabeças de gado ao ano.

Guilherme Bumlai, um dos defensores da proposta e filho do empresário José Carlos Bumlai, informou que o voucher seria administrado por meio de um cartão, permitindo às famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) comprar carne bovina em estabelecimentos credenciados.

Ainda que o valor exato do voucher não esteja definido, a expectativa é que seja de aproximadamente R$ 35, cobrindo a compra de um a um quilo e meio de carne.

A iniciativa foi encaminhada para avaliação tanto pela Casa Civil quanto pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com o ministro Paulo Teixeira destacando a importância de uma análise detalhada sobre a viabilidade da implementação deste programa como política pública.

A proposta é considerada uma resposta à redução do consumo de carne bovina no Brasil, em contraste com o aumento do consumo de outras proteínas, como suínos e frango.

Contudo, a limitação do benefício exclusivamente à carne bovina suscitou questionamentos sobre a restrição das opções de consumo para as famílias beneficiadas.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul aponta que o “Programa Carne no Prato” poderia dinamizar o setor pecuário, que enfrenta desafios devido à queda nos preços do boi gordo.

Estima-se que, se aprovado, o programa representaria um custo anual de aproximadamente R$ 8,8 bilhões ao governo, beneficiando cerca de 21 milhões de lares inscritos no Bolsa Família.

Com informações do Estadão

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

William

06/03/2024 - 17h28

Na próxima pesquisa ruim sai o “vale arroz”, na seguinte o “vale feijão” e por aí vai…

Os brasileiros não possuem respeito é por si mesmos, não tem outra explicação.

Dudu

06/03/2024 - 17h21

O pior de tudo é que tem alguém que acha algo de normal nisso….

Kleiton

06/03/2024 - 15h57

Exatamente como em Cuba e a lendária “caderneta”.


Leia mais

Recentes

Recentes