Menu

Parlamento tailandês aprova lei sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo

Enquanto se aguarda a aprovação final, o projeto de lei consolidará as credenciais tailandesas entre as sociedades mais liberais da Ásia em questões LGBTQ. A Tailândia deverá se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a reconhecer o casamento igualitário depois que os políticos aprovaram uma lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Soe Zeya Tun/Reuters

Enquanto se aguarda a aprovação final, o projeto de lei consolidará as credenciais tailandesas entre as sociedades mais liberais da Ásia em questões LGBTQ.

A Tailândia deverá se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a reconhecer o casamento igualitário depois que os políticos aprovaram uma lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A câmara baixa do parlamento votou esmagadoramente a favor do projeto de lei, com 400 apoiadores da sua aprovação e apenas 10 contra na leitura final na quarta-feira. Se a lei entrar em vigor, a Tailândia será apenas o terceiro país asiático a legalizar o casamento gay.

O projeto agora requer a aprovação do Senado do país e, finalmente, o endosso do rei, antes de se tornar lei. Mais de uma década em elaboração, a legislação poderá entrar em vigor 120 dias após a aprovação real.

“Quero convidar todos vocês a fazer história”, disse Danuphorn Punnakanta, presidente da comissão parlamentar, antes da votação. “Fizemos isso para que todos os tailandeses reduzissem a disparidade na sociedade e começassem a criar igualdade.”

A legislação mudaria as referências a “homens”, “mulheres”, “maridos” e “esposas” na lei do casamento para termos neutros em termos de gênero. Também concederia aos casais LGBTQ direitos de herança e adoção iguais aos dos casamentos heterossexuais.

Embora a Tailândia goze de uma reputação acolhedora para a comunidade LGBTQ internacional, os ativistas têm lutado durante décadas contra atitudes e valores conservadores.

O Tribunal Constitucional decidiu em 2020 que a atual lei matrimonial, que só reconhece casais heterossexuais, era constitucional. Mas também recomendou que a legislação fosse alargada para garantir os direitos das minorias.

Em dezembro, o parlamento aprovou as primeiras leituras de quatro projetos de lei diferentes sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e encarregou uma comissão de os consolidar num único projeto.

Ao receber a notícia de que o projeto havia sido aprovado, um deputado trouxe para a Câmara uma enorme bandeira arco-íris.

Em toda a Ásia, apenas Taiwan e Nepal reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Publicado originalmente pela Al Jazeera em 27/03/2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes