Menu

Mercados Emergentes do G20 aumentaram sua influência global, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou na terça-feira que os mercados emergentes do Grupo dos Vinte (G20) quase duplicaram seu papel no comércio e investimento globais nas últimas duas décadas. Segundo o relatório World Economic Outlook do FMI, “Os mercados emergentes do G20 [mercados emergentes] tornaram-se de facto mais importantes para a atividade econômica global. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
VCG

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou na terça-feira que os mercados emergentes do Grupo dos Vinte (G20) quase duplicaram seu papel no comércio e investimento globais nas últimas duas décadas.

Segundo o relatório World Economic Outlook do FMI, “Os mercados emergentes do G20 [mercados emergentes] tornaram-se de facto mais importantes para a atividade econômica global. A sua pegada global de comércio e investimento quase duplicou desde o início da década de 2000, enquanto a integração financeira global continua a aumentar.”

O relatório destaca que consumidores e empresas nos mercados emergentes do G20 representam uma parcela crescente da procura global, e empresas em países como China, Índia e Rússia fornecem uma parcela maior do total de fatores de produção a nível mundial.

Após mais de duas décadas de crescimento, os mercados emergentes do G20 agora representam cerca de 30% da atividade econômica mundial e aproximadamente um quarto do comércio global.

“Ao mesmo tempo, estas economias tornaram-se cada vez mais sistêmicas através da sua integração nas cadeias de valor globais (CGV), com potencial para movimentar os mercados globais. Isto implica que as repercussões para o crescimento dos choques originados nestas economias – bem como das suas estruturas desaceleração na última década – pode ter ramificações muito maiores para a atividade global”, afirma o relatório.

Entretanto, o FMI alertou que potenciais grandes repercussões destes países apresentam um conjunto importante de questões.

O FMI também apelou aos decisores políticos para que se concentrem em quão grandes e diferentes são as repercussões agregadas do crescimento dos mercados emergentes do G20 e como se comparam com as das economias avançadas, bem como quais os países que geram as maiores repercussões globais e regionais, de acordo com o relatório.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes