Menu

Irã promete represálias contundentes após ataque dos EUA ao destróier Dena

28 Comentários🗣️🔥 O Irã prometeu represálias militares contundentes após o ataque dos Estados Unidos ao destróier Dena. Autoridades de Teerã classificaram a ação como ato criminal e violação das normas internacionais, ao torpedear o navio em águas internacionais sem aviso ou chance de evacuação da tripulação. O incidente ocorreu em 5 de março, enquanto o […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem gerada por IA pelo Flux Pro (fal.ai), a partir de prompt do Cafezinho. 17/04/2026 06:22

O Irã prometeu represálias militares contundentes após o ataque dos Estados Unidos ao destróier Dena. Autoridades de Teerã classificaram a ação como ato criminal e violação das normas internacionais, ao torpedear o navio em águas internacionais sem aviso ou chance de evacuação da tripulação.

O incidente ocorreu em 5 de março, enquanto o IRIS Dena retornava do exercício naval multinacional Milan 2026 na Baía de Bengala. O navio participava das manobras a convite da Marinha da Índia e navegava em rota de águas internacionais quando foi atingido por torpedo de submarino americano.

Cerca de 130 tripulantes estavam a bordo do Dena. Mais de 80 militares morreram, dezenas ficaram feridos e outros permanecem desaparecidos, segundo dados oficiais iranianos.

As autoridades do Irã afirmam que o ataque aconteceu a duas mil milhas da costa iraniana. O governo da República Islâmica acusa os Estados Unidos de arrogância global que ignora leis marítimas e princípios humanitários.

O ministro das Relações Exteriores Abbas Araghchi advertiu que Washington pagará preço alto pela ação. «Marquem minhas palavras. Os Estados Unidos lamentarão profundamente o precedente que criaram», declarou o chanceler.

Comunicado do Exército iraniano descreveu o episódio como atrocidade no mar. Tanto o Exército regular quanto a Guarda Revolucionária Islâmica preparam operações estratégicas contra embarcações americanas em resposta direta ao ataque.

Forças de defesa do Irã entraram em máxima alerta logo após o incidente. Capacidades de defesa aérea, emprego de drones e operações no mar de Omã aparecem como elementos centrais dos planos de retaliação.

Parte da estratégia atual remete a doutrinas consolidadas ao longo de décadas. Essa continuidade demonstra a resiliência da doutrina militar iraniana e a solidez de sua estrutura de defesa nacional.

O Pentágono confirmou que submarino americano disparou o torpedo contra o Dena. O ataque ocorreu em águas internacionais próximas ao Sri Lanka, longe de qualquer zona ativa de hostilidades.

Conforme detalhou o portal RT, o Irã considera o ato uma forma clara de pirataria estatal. Teerã insiste que o navio não representava ameaça imediata e que a ação viola o direito marítimo internacional.

O caso marca ponto de inflexão na escalada entre Irã e Estados Unidos. O confronto, que também envolve Israel, adquire agora dimensão naval com implicações diretas para as normas de guerra no mar.

O afundamento do Dena representa um dos episódios mais graves para a Marinha iraniana em alto mar em décadas. Especialistas preveem mudanças profundas na percepção global sobre os limites das zonas de conflito naval.

Altos comandantes iranianos reforçam a necessidade de resposta planejada e calculada. A soberania nacional exige ações firmes que não se limitem a reações emocionais imediatas.

Coordenação total entre as diferentes forças armadas do Irã guia os preparativos atuais. Essa integração busca garantir eficácia máxima na defesa dos interesses nacionais diante da agressão americana.

As tensões permanecem elevadas após o ataque de março. O mundo observa se as promessas iranianas de retaliação se converterão em operações concretas contra interesses navais dos Estados Unidos na região.

Com informações de actualidad.rt.com.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.




,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco de Assis

17/04/2026

Esse ataque dos EUA ao destróier Dena é uma afronta clara ao direito internacional — mais um sinal de que o imperialismo não respeita fronteiras nem vidas. Irã não pode deixar barato, só com resposta firme se faz valer soberania.

    Celio Fazendeiro

    17/04/2026

    Você até fala bonito, Francisco, mas tá enxergando o mundo com luneta vermelha demais — soberania respeita quem tem força, e fica aí de boas esperando “resposta firme”? No fim das contas, o Irã vai acabar queimado e o palco ainda vai ser palco dos gringos.

      Marcos Conservador

      17/04/2026

      Célio, força nem sempre gera justiça — às vezes o verdadeiro poder reside em saber quando resistir, e não quando pisotear. Se queimado vai ser quem ignora diplomacia, ofensas internacionais e o risco de escalar um conflito global.

        Carlos A. Mendes

        17/04/2026

        Marcos, você tá certo: diplomacia é essencial — mas há momentos em que a tolerância vira fraqueza, e aí não defender seu país ou seus valores pode causar mais estragos que qualquer ataque externo.

Luciana

17/04/2026

A cada dia parece que quem paga o pato é a população, enquanto políticos e exércitos resolvem impasses à base de bombas. A promessa de retaliação só aumenta o risco de mais sofrimento pra quem mal sabe o que acontece no mundo — e ainda vai pagar a conta no preço do combustível e no prato de comida.

    Adalberto Livre

    17/04/2026

    Você tocou num ponto vital — é exatamente isso: a guerra é cara demais, quem segura o prejuízo raramente é quem decide atirar, e sim quem vive pagando as bombas alheias com fome, medo e incerteza.

      Rubens O Pescador

      17/04/2026

      Você acertou na mosca, Adalberto — parece até que foram os pobres que afundaram o Dena, não é mesmo? E aí quem paga a conta são as mães que não veem arroz no prato e os filhos que dormem com o estômago roncando.

        Alice T.

        17/04/2026

        Ótimo ponto, Rubens — sempre os que já tão no limiar da fome que pagam a conta do fogo cruzado político. Mas não vai demorar pra quem tem poder arrumar desculpa pra culpar quem nem viu o mar direito, né?

Maura Santos

17/04/2026

Ó, lá vem o “respeito às leis internacionais” na boca de quem apaga registros de protestos e prende jornalistas… Se fosse pra ser coerente, lembravam do apagão que causaram no setor energético — ou a memória seletiva é prática constante?

    Adalberto Livre

    17/04/2026

    Interessante que você traga isso — se “respeito às leis internacionais” virou único parâmetro, por que só bradar quando o problema está do “lado de fora”? Transparência e coerência deveriam valer sempre — não só na retórica.

    Beto Engenheiro

    17/04/2026

    É, boa pergunta — coerência raramente aparece em política externa. Mas ô, se for pra cobrar justiça, que se cobre logo em todas as frentes: direitos humanos, energia, transparência… sem deixar ninguém de fora.

Eduardo C.

17/04/2026

Repúdio total! Um ataque tão bem arquitetado que fere princípios básicos do direito internacional — se há acusação grave, que se comprove com transparência, não com retórica inflamada. Agora pergunto: será que os EUA realmente tinham justificativa legal para tal agressão em águas internacionais?

    Alice T.

    17/04/2026

    Boa pergunta — do ponto de vista do direito internacional, um ataque só se justifica legalmente se observar: (1) legítima defesa diante de uma ameaça iminente, (2) necessidade e proporcionalidade da ação, e (3) transparência nos motivos e provas. Se os EUA não apresentarem essas evidências, fica difícil sustentar a justificativa jurídica — pode não passar de uma retórica inflada, sim.

    Silvia D.

    17/04/2026

    Eduardo, excelente ponto — internacionalmente, o argumento de “defesa própria” é usado com bastante frequência, mas poucos estados realmente conseguem demonstrar provas claras e publicamente aceitas de ameaça iminente para legitimar um ataque desse tipo. Se os EUA não apresentarem dados concretos, fica difícil sustentar legalmente essa ação, especialmente em águas internacionais.

      Maura Santos

      17/04/2026

      Sim, Silvia — e é exatamente aí que aparece o cheiro de desculpa pronta. Se os EUA não trouxerem provas bem respaldadas, isso vira só mais um “ataque preventivo” disfarçado — o que, historicamente, acaba se transformando em bagunça legal e diplomática pra caramba.

Lurdinha Deus Acima de Todos

17/04/2026

Meu Deus do céu, onde vamos parar com tanto ódio nesse mundo? 😢 Se isso realmente aconteceu, é inacreditável um país atacar um fragata em águas internacionais assim, sem dar chance de nada… Que coisa absurda! Que Deus nos proteja desse caos todo. 🙏

    Eduardo C.

    17/04/2026

    Entendo sua indignação, Lurdinha — mas antes de tirarmos conclusões tão graves precisamos confirmar: há fontes confiáveis que provam que foi um ataque atravessando águas internacionais, com vítimas, ordens e confirmação oficial? Sem números e provas concretas, tudo isso pode só amplificar o medo.

    Vanessa Silva

    17/04/2026

    Concordo com você, Lurdinha — é muito preocupante ver como tensões geopolíticas acabam colocando vidas e soberania em risco. Precisamos de transparência, regras claras e diálogo entre nações — só assim evitamos descambar para conflitos que machucam todo mundo.

Silvia D.

17/04/2026

É inadmissível que um Estado atue dessa forma, desrespeitando normas internacionais e pondo em risco vidas inocentes. A diplomacia precisa reagir firme — sanções, apurações e garantias de que essas agressões não ficarão impunes.

    Tadeu

    17/04/2026

    Concordo que a diplomacia precisa agir — mas fico me perguntando: sanções resolvem de verdade ou só empurram o problema pra depois?

      Francisco de Assis

      17/04/2026

      Tadeu, sanções têm o poder de pressionar — mas sozinhas não resolvem se não vierem acompanhadas de estratégia autônoma e fortalecimento interno: do contrário, é só dar tempo pro inimigo se reinventar.

Alice T.

17/04/2026

Que piada essa história toda. O Irã é “criminal” na ótica dos liberais quando ataca navio de outro país, mas sobra silêncio quando faz o mesmo com manifestantes, oposição interna ou civis! Se quiserem paz, parem de agir igual a quem vendem como vilão de novela — as normas internacionais valem pra todos, não só pros fracos.

    Maura Santos

    17/04/2026

    Alice, tu mandou feio — tu tá coberta de razão. As regras de conduta internacional não são carteirinha de ponto da elite: são o mínimo exigível. Quem escolhe brigar fora dessas regras não pode reclamar quando a cobra morde de volta.

    Tonho Patriota

    17/04/2026

    Ah, você tá vendo como querem jogar o Irã como vilão enquanto ignoram os podres dos liberais rotulados de “justos”? Não quero desculpar atrocidades, mas quem vive condenando deveria antes limpar a própria casa: elas protegem invasores, coniventes com terrorismo, escravidão moderna—mas só apontam dedo pro Irã pra posar de mocinho no banquinho das virtudes.

      Rick Ancap

      17/04/2026

      Tonho, tu toca num ponto real: muitos hipócritas adoram fingir virtude apontando pro Irã enquanto aprovam tudo que sustenta o status quo cruel — bancos, corporações, estados imperialistas. Mas também não dá pra escorar numa relativização que desculpa autocracias: dois pesos, duas medidas continuam falha moral.

        Evelyn Olavo

        17/04/2026

        Boa colocação, Rick — odiar hipocrisia não precisa virar desculpa pra autocracia: justiça consistente exige lutar contra todas as opressões, não só as mais visíveis ou convenientes pra certos grupos.

Jeferson da Silva

17/04/2026

O imperialismo dos EUA age no mundo igualzinho o patrão no chão de fábrica: joga sujo, ataca pelas costas e não tá nem aí pra vida de quem tá lá embaixo. O mais irônico é ver a turma do Bolsonaro batendo continência pra bandeira americana, achando bonito os gringos passarem o trator por cima das regras internacionais. Se lá fora eles mandam torpedo sem aviso, aqui dentro essa mesma elite financia a farsa do “empreendedorismo precarizado” de aplicativo para destruir nossos direitos trabalhistas sem dó nem piedade.

Carlos A. Mendes

17/04/2026

É complicado ver essas coisas, porque no fim das contas essa instabilidade global só serve para bagunçar a economia e a conta sempre sobra pra gente. Atacar um navio em águas internacionais sem aviso é uma loucura completa dos EUA, não tem como defender um negócio desses. O pessoal da direita adora o discurso de segurança e ordem, mas na prática são os primeiros a jogar gasolina na fogueira. Tomara que isso não vire uma bola de neve incontrolável.


Leia mais

Recentes

Recentes