O Ministério das Relações Exteriores publicou na noite desta terça-feira (9) um texto respondendo às novas ameaças dos EUA contra a democracia brasileira. O governo Lula afirmou que os Três Poderes “não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.
A nota se refere à declaração da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que afirmou em uma coletiva de imprensa que Donald Trump “não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. Ela se referia ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL), e à possibilidade do governo dos EUA aumentar a pressão sobre o Judiciário brasileiro caso o resultado do caso não seja “de agrado” do seu governo.
No posicionamento oficial, o governo brasileiro afirma que “condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia” e destaca que “o primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas”.
“O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”, conclui o texto.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!