Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Instituto Lula detona mentiras da Globo

Por Miguel do Rosário

04 de maio de 2015 : 11h18

ScreenHunter_5733 May. 04 11.13


A resposta rápida e certeira de João Santana às calúnias da imprensa contra si fez escola.

O Instituto Lula divulgou há pouco um texto fortíssimo que, a meu ver, pode marcar uma virada nesta guerra sem quartel que a mídia move contra a esquerda.

Sempre é bom lembrar que a Época é braço da Globo no mercado de revista semanal.

É tão venenosa e mentirosa quanto a Veja.

*

Do Instituto Lula.

NOTA À IMPRENSA

AS SETE MENTIRAS DA CAPA DE ÉPOCA SOBRE LULA

São Paulo, 4 de maio de 2015,

A revista Época, em nota assinada pelo seu editor-chefe, Diego Escosteguy, na sexta-feira (1), reafirmou o que está escrito na matéria “Lula, o operador”, como sendo correto e verdadeiro. Como a nota do seu editor é uma reiteração de erros cometidos pela revista, apontamos aqui as 7 principais dentre as muitas mentiras da matéria de Época.

Primeira mentira – dizer que Lula está sendo investigado pelo Ministério Público.

A Época afirma que o Ministério Público abriu “uma investigação” na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria “formalmente suspeito” de dois crimes. Época não cita fontes nem o nome do procurador responsável pelo procedimento.

O Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República do Distrito Federal não abriu qualquer tipo de investigação sobre as atividades do ex-presidente Lula. O jornal O Globo, do mesmo grupo editorial, ouviu a propósito a procuradora Mirella Aguiar sobre o feito em curso e ela esclareceu: há um “procedimento preliminar”, decorrente de representação de um único procurador, uma “notícia de fato”, que poderá ou não desdobrar-se em investigação ou inquérito, ou simplesmente ser arquivada.

A mesma diferenciação foi observada pelo jornal The New York Times e pela agência Bloomberg. O The New York Times chamou de “preliminary step” (um passo preliminar) e não de investigação.

Isso não é um detalhe, e para quem preza a correção dos fatos, faz diferença do ponto de vista jurídico e jornalístico.

Ao publicar apenas parcialmente o cabeçalho de um documento do MP, sem citar os nomes do procurador Anselmo Lopes, que provocou a iniciativa, e da procuradora Mirella, que deu prosseguimento de ofício, e sem mostrar do que realmente se trata o procedimento, Época tenta enganar deliberadamente seus leitores.

Segunda mentira- Lula seria lobista

No início da matéria a revista lembra um fato: Lula deixou o poder em janeiro de 2011 com grande popularidade e desde então, não ocupa mais cargo público. Segundo a revista, Lula faria lobby para privilegiar seus “clientes”. Que fique bem claro, como respondemos à revista: o ex-presidente faz palestras e não lobby ou consultoria.

A revista Época colocou todas as respostas das pessoas e entidades citadas nas suas ilações no fim da matéria, que não está disponível na internet. Por isso vale ressaltar trecho da resposta enviada pelo Instituto Lula:

“No caso de atividades profissionais, palestras promovidas por empresas nacionais ou estrangeiras, o ex-presidente é remunerado, como outros ex-presidentes que fazem palestras. O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem. O ex-presidente faz palestras, e não presta serviço de consultoria ou de qualquer outro tipo.”

Os jornalistas Thiago Bronzatto e Felipe Coutinho, que assinam o texto, chamam Lula de “lobista em chefe”. A expressão, além de caluniosa, não condiz com a verdade, e revela o preconceito e a ignorância dos jornalistas de Época em relação ao papel de um ex-presidente na defesa dos interesses de seu país.

O que Lula fez, na Presidência e fora dela, foi promover o Brasil e suas empresas. Nenhum presidente da história do país liderou tantas missões de empresários ao exterior, no esforço de internacionalizar nossas empresas e aumentar nossas exportações.

Terceira mentira – sobre as viagens de Lula

A “reportagem” de Época não tem sustentação factual. A revista afirma que nos últimos quatro anos Lula teria viajado constantemente para “cuidar dos seus negócios”. E continua: “Os destinos foram basicamente os mesmos – de Cuba a Gana, passando por Angola e República Dominicana.”

Vamos deixar bem claro: o ex-presidente não tem nenhum negócio no exterior. E, ao dizer “a maioria das andanças de Lula foi bancada pela construtora Odebrecht”, mente novamente a revista. Não é verdade que a maioria das viagens do ex-presidente foi paga pela Odebrecht. Repetimos trecho da nota enviada para a revista: “O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem.”

Mesmo sem ter obrigação nenhuma de fazê-lo, as viagens do ex-presidente estão documentadas no site do Instituto Lula e as suas viagens ao exterior foram informadas à imprensa.

De novo, diferente do que diz a revista, depois que deixou a Presidência, Lula viajou para muitos países, e o mais visitado foi os Estados Unidos da América (6 viagens), onde entre outras atividades recebeu o prêmio da World Food Prize (http://www.institutolula.org/lula-recebe-nos-eua-premio-por-trabalho-de-combate-a-fome), pelos seus esforços de combate à fome, em outubro de 2011, e do International Crisis Group, em abril de 2013, por ter impulsionado o Brasil em uma nova era econômica e política (http://www.institutolula.org/lula-recebe-premio-em-nova-york-por-impulsionar-o-pais-a-nova-era-economica-e-politica).

Nos EUA encontrou-se ainda, por duas vezes, com o ex-presidente Bill Clinton –que também tem o seu instituto e também faz palestras.

Dois países empatam no segundo lugar de mais visitados por Lula após a presidência: o México e a Espanha (5 visitas cada um). No México, além de proferir palestras para empresas do país, Lula recebeu o prêmio Amalia Solórzano, em outubro de 2011 (http://www.institutolula.org/lula-recebe-no-mexico-o-premio-amalia-solorzano) e lançou, junto com o presidente Peña Nieto, a convite do governo mexicano, um programa contra a fome inspirado na experiência brasileira: http://www.institutolula.org/lula-no-mexico-eu-vim-aqui-dar-um-testemunho-e-possivel-acabar-com-a-fome-do-mundo .

Na Espanha, Lula recebeu os prêmios da cidade de Cádiz (http://www.institutolula.org/cidade-espanhola-de-cadiz-premia-lula-por-combate-a-pobreza), o prêmio internacional da Catalunha (http://www.institutolula.org/lula-recebe-24o-premio-internacional-Catalunha), e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca (http://www.institutolula.org/lula-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-universidade-de-salamanca-na-espanha).

Os leitores que eventualmente confiem na Época como sua única fonte de informação, não só não foram informados desses prêmios, como foram mal informados sobre as atividades do ex-presidente no exterior.

Sobre os países citados pela revista, Lula esteve, desde que saiu da presidência, três vezes em Cuba, duas em Angola, e somente uma vez em Gana e na República Dominicana, os dois países mais citados na matéria.

A revista diz serem “questionáveis” moralmente as atividades de Lula como ex-presidente. Em primeiro lugar, como demonstrado acima, a revista está mal informada ou informando mal sobre tais atividades (provavelmente os dois). Por exemplo, a revista acha moralmente questionável organizar, na Etiópia, um Fórum pela Erradicação da Fome na África, junto com a FAO e a União Africana (http://www.institutolula.org/e-preciso-investir-nos-pobres-para-acabar-com-a-fome-disse-lula-a-uma-plateia-de-15-chefes-de-estado-africanos)? Esse evento não foi noticiado pela Época, nem pela Veja. Mas foi noticiado pelo jornal britânico The Guardian (em inglês – http://www.theguardian.com/global-development/2013/jul/01/africa-brazil-hunger-lula).

Ou em Angola, país citado pela Época, a revista acha moralmente questionável fazer uma grande conferência, (http://www.institutolula.org/lula-em-angola-e-possivel-para-qualquer-pais-acabar-com-a-fome) para mais de mil representantes do governo, do congresso, de partidos políticos e de ONGs, além de acadêmicos e jornalistas angolanos, reunidos para ouvir sobre as políticas públicas de Angola e do Brasil para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento econômico?

Ou em Gana participar de um evento organizado pela ONU, lotado e acompanhado pela mídia local, novamente sobre combate à fome (http://www.institutolula.org/e-plenamente-possivel-garantir-que-todo-ser-humano-possa-comer-tres-vezes-ao-dia-diz-lula-em-gana)?

Parafraseando a revista, moralmente, o jornalismo de Época, que mente para seus leitores desde a capa da revista, é questionável. Mas será que à luz das leis brasileiras, há possibilidade de ser objeto de ação judicial?

Quarta mentira – sobre a visita de Luiz Dulci à República Dominicana

A revista Época constrói teorias malucas não só sobre as viagens do ex-presidente, mas questiona e faz ilações também sobre a visita do ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, à República Dominicana em novembro de 2014. A revista foi informada, e publicou que o ex-ministro viajou ao país para fazer uma conferência, mas não que era sobre as políticas sociais brasileiras. Deu entrevistas à imprensa local e foi convidado pelo presidente Medina para uma conversa sobre as políticas sociais brasileiras, das quais o presidente dominicano é um admirador. A revista registrou apenas como “versão” que Dulci foi convidado pelo Senado do país. Todos os documentos do convite e da viagem estão disponíveis para quem quiser consultá-los. O que a revista não fez antes de se espantar com o interesse no exterior sobre os êxitos do governo Lula.

Quinta mentira – a criminalização da atividade diplomática do Brasil em Gana

Época relaciona como denúncia “dentro de um padrão”, um comunicado diplomático feito pela embaixada brasileira no país um ano antes de Lula visitar Gana, enviado em 30 de março de 2012. Lula esteve em Gana apenas um ano depois de tal comunicado, em março de 2013. É importante lembrar aos jornalistas “investigativos” da Época, que em março de 2012, Lula estava se recuperando do tratamento feito contra o câncer na laringe, que havia sido encerrado no mês anterior.

Quanto ao telegrama de Irene Gala, embaixadora do Brasil em Gana, a resposta do Itamaraty colocada no fim do texto da Época, malandramente longe da ilação contra a diplomata, é cristalina sobre não haver qualquer irregularidade nele: “O Itamaraty tem, entre as suas atribuições, a atuação em favor de empresas brasileiras no exterior. Nesse contexto, a realização de gestões com vistas à realização de um investimento não constitui irregularidade.”

É lamentável que o grau de parcialidade de certas publicações tenha chegado ao ponto de tentar difamar funcionários públicos de carreira por simplesmente fazerem o que é parte de suas atribuições profissionais. Seria como criticar uma embaixada brasileira por dar apoio a um jornalista da Época, uma empresa privada, quando o mesmo estivesse em visita a um país.

Sexta mentira – a criminalização do financiamento à exportação de serviços pelo Brasil

A revista criminaliza e partidariza a questão do financiamento pelo BNDES de empresas brasileiras na exportação de serviços. É importante notar que esse financiamento começou antes de 2003, ou seja, antes do governo do ex-presidente Lula.

Sobre o tema, se pronunciou o BNDES em comunicado (https://www.facebook.com/bndes.imprensa), e também a Odebrecht (http://odebrecht.com/pt-br/comunicacao/releases/nota-de-esclarecimento-01052015). A questão foi analisada em textos de Marcelo Zero (http://www.pt.org.br/ignorancia-ou-ma-fe-amparam-desinformacao-do-mp-publicada-pela-epoca/) e Luís Nassif (http://jornalggn.com.br/noticia/na-epoca-o-alto-custo-da-politizacao-do-ministerio-publico-federal), que lembrou que a publicação irmã de Época, Época Negócios, exaltou a internacionalização das empresas brasileiras em outubro de 2014.

Sétima e maior mentira – o “método jornalístico” de Época

Bolsas de estudo pomposas nos Estados Unidos pagas por institutos conservadores (http://www.institutomillenium.org.br/blog/instituto-ling-concede-mais-27-bolsas-de-estudos-exterior/) valem pouco se o jornalismo é praticado de maneira açodada, com má vontade e parcialidade, de uma forma mentirosa.

Não é a primeira vez que o Instituto Lula, ou outras pessoas e entidades tem contato com o método “Época” de jornalismo (que não é também exclusivo desta revista). Resumindo de forma rudimentar, o método constitui na criação de narrativas associando fatos, supostos fatos ou parte de fatos que não têm relação entre si, e que são colados pelo jornalista, construindo teorias sem checar com as fontes se a realidade difere da sua fantasia.

Poucas horas antes do fechamento, quando pelos prazos de produção jornalística provavelmente a matéria já está com as páginas reservadas na revista, capa escolhida e infográficos feitos, o repórter entra em contato, por e-mail, com as pessoas citadas na matéria. Em geral sem contar sobre o que realmente o texto se trata (Época não perguntou ou mencionou a iniciativa do Ministério Público). Não há interesse real em verificar se as acusações, em geral muito pesadas, se sustentam e justificam o espaço dado ao assunto ou o enfoque do texto.

Mesmo que a tese do jornalista não se comprove, a matéria não será revista e será publicada. Na “melhor” das hipóteses, as respostas das pessoas e entidades envolvidas serão contempladas ao final da matéria, e este trecho não será disponibilizado online (e muitas vezes não é visto com cuidado por jornalistas de outros veículos que dão a “repercussão” do fato). É feito assim, primeiro porque a revista não teria nenhuma matéria para colocar no lugar, e segundo porque isso poderia afetar o impacto político, bem como a repercussão em outros órgãos de imprensa e nas mídias sociais.

Foi exatamente isso que a Época fez. Contatou o Instituto Lula, a partir de Brasília, três horas antes do fechamento. Haviam duas opções: falar por telefone ou por e-mail. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para registrar inclusive as perguntas e respostas à revista, optou por responder por e-mail, lamentando que não houve a possibilidade de esclarecer as dúvidas da revista pessoalmente (http://www.institutolula.org/resposta-do-instituto-lula-a-revista-epoca).

É importante registrar que Época ou não ouviu, ou não registrou o outro lado de todos os citados na matéria. Cita e publica fotos de dois chefes de Estado estrangeiros, John Dramani Mahama, de Gana, e Danilo Medina, da República Dominicana, ambos eleitos democraticamente e representantes de seus respectivos países. E não os ouve, nem suas embaixadas no Brasil.

Mais absurdo ainda porque, em tese, a revista Época deveria seguir os “Princípios Editoriais do Grupo Globo”, do qual faz parte, e que foram anunciados para milhões de brasileiros, no Jornal Nacional (http://g1.globo.com/principios-editoriais-do-grupo-globo.html).

Como a revista não parece respeitar o jornalismo, diplomatas, chefes de estado dominicanos ou ganenses, ou ex-ministros e ex-chefes de estado brasileiros, melhor lembrar a recomendação de um norte-americano, Joseph Pulitzer, sobre os danos sociais da má prática jornalística. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária e demagógica formará um público tão vil quanto ela mesma.”

Assessoria de Imprensa
Instituto Lula

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Xis

05 de maio de 2015 às 17h41

E sobre a “denúncia” de Veja acerca do sítio do ex-presidente Lula em Atibaia? O que há de concreto? Alguém pode oferecer uma leitura com nuances para o caso?

Responder

Almir

05 de maio de 2015 às 12h08

Eu quero ver a cara dos neobabacas quando eles forem substituídos por terceirizados “muito mais em conta”. Quem mandou votar na direita? Ah, foi a rede globo… Então preparem o lombo, futuros escravos!!!

Responder

marcos antonio neumann

05 de maio de 2015 às 00h58

ate quando a rede globo vai manipular nosso povo com mentiras e calunias?
nunca serão donos da verdade, um dia “DEUS” VAI DAR UM BASTA NESTES ROBERTOS MARINHOS DA VIDA, ENRIQUECERAM ATRAVES DE MENTIRAS ENGANANDO NOSSO POVO DO BRASIL

Responder

Edilberto Pires

05 de maio de 2015 às 00h07

Essa maldita tv globo, entretenimento que F….. , detona com a família BRASILEIRA. Pior tem que goste. lastimar é pouco……

Responder

Messias Franca de Macedo

04 de maio de 2015 às 21h54

O remédio é a luta!

O bom combate!

#########################

BLOG DA CIDADANIA FECHA AÇÃO CONTRA MORO NO CNJ

Blogueiro Eduardo Guimarães enviou nesta segunda-feira 4 a Brasília uma representação ao Conselho Nacional de Justiça contra o juiz Sergio Moro, que comanda os processos da Operação Lava Jato; ele denuncia que a prisão de Marice Corrêa Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, “foi levada a efeito de forma indevida”, aponta os “vazamentos (seletivos) da Operação Lava Jato”, cita “a investigação apenas do tesoureiro do PT apesar de partidos como PMDB e PSDB terem recebido as mesmas doações de empreiteiras” e o “uso da pena de prisão para obter ‘delações premiadas’, que têm que ser objeto de ação voluntária dos que se candidatam a obter esse benefício da Justiça”; foram juntadas à petição as manifestações de 3.410 leitores que apoiaram a iniciativa

4 DE MAIO DE 2015 ÀS 18:42

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.blogdacidadania.com

Responder

Verbena Lucia

05 de maio de 2015 às 00h53

#Lula2018

Responder

Miguel

04 de maio de 2015 às 20h36

Só mesmo um ignorante ou abestalhado da credibilidade a imprensa. Todos riem de suas manchetes e caras e bocas de seus jornalistas. Lula detona Época, talvez esta droga de revista até venda alguns exemplares a mais.

Responder

Denyse

04 de maio de 2015 às 19h05

Diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, recebeu na noite de ontem (3/5), o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, reconhecimento mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore. A cerimônia de premiação ocorreu durante jantar em Houston, Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar.

Responder

alex

04 de maio de 2015 às 18h37

Pior é que numa situação de extrema urgência não dá para limpar nem o fiofó com essa revista dos Marinho… Papel ruim corta, dá coceira e solta tinta. Mas não tem grana que paga uma lambuzada no Maluquinho Escotegui!

Responder

Flávio Germano de Alvarenga

04 de maio de 2015 às 21h19

Essas “revistinhas”, ninguém de bom senso, lê. Faz mal a saúde física e mental !

Responder

Leonardo Silva

04 de maio de 2015 às 20h04

“detona” o que cara palida ? Sao as mesmas mentiras de sempre….pra enganar os mesmos otarios chapa branca de sempre….

Responder

Juba

04 de maio de 2015 às 15h47

Estes coxinhas agora ficam em casa enxovalhando o nome de pessoas, em troca de dinheiro roubado.

Responder

Lucio de souza

04 de maio de 2015 às 15h44

UM REDE DE MIDIA MENTIROSA QUE ESTAO CAINDO COM SUAS PROPIAS PERNAS,VOCES NAO ENGANAM MAIS NAO …

Responder

Carlos Roberto

04 de maio de 2015 às 15h35

Certamente a Revista InVeja e Isto é porcaria mentiram e manipularam mais uma vez a informação, por isso, elas são o mais nojento detrito sólido da maré baixa.

Responder

Leleco

04 de maio de 2015 às 15h09

E a nossa Dilminha , como sempre caladinha no planalto central em relação a todos os temas que deve entender serem pertinentes a Marte . Imagino que nem em um convento , tanto silêncio seja saudável .Certamente assessorada pelo Mercadantas Frias e o glorioso Zé das Couves Dantas , que lhe sugerem sempre fazer cara de paisagem , enquanto escreve suas melhores páginas biográficas . Nesse batidão , o rodapé da Historia talvez seja pequeno para a disputa de espaço , com o príncipe da privataria e outros ilustres.

Responder

    Vitor

    05 de maio de 2015 às 07h05

    Dilma é a mulher invisível… Impressionante a capacidade de sumir sempre!

    Responder

Odilon Carneiro Guimaraes Guimaraes

04 de maio de 2015 às 18h06

Este instituto e p/ arrecadar fundos p/ o proprio aumentar sua conta bancaria dos roubos e tramoia.

Responder

Messias Franca de Macedo

04 de maio de 2015 às 14h49

… Mais mentiras!

Agora, pasme, proferidas pelas Instituições de Estado!

Mais escândalos!

“NUMDISSEMOS”?…

Estamos sitiados pelos fascistas/terroristas do golpe jurídico-midiático ainda ora em curso!

NOTA ACAUTELATÓRIA: temos que denunciar as mazelas inaceitáveis a todas as instâncias internacionais, a todos os chefes de governo do mundo, ao Vaticano…

No contexto intra-muros, o golpe já está virtualmente consolidado!…

Para os golpistas, não há recuo!

É a Lei da Sobrevivência desses Corruptos, estúpido!

ENTENDA

#######################

ALTMAN: ANTIPETISMO AVANÇA EM INSTITUIÇÕES DE ESTADO

“Três fatos recentes, desenrolados no coração judicial e repressivo do poder público, desnudam a natureza classista e degenerada do Estado oligárquico”, aponta o jornalista Breno Altman, colunista do 247; ele cita a “desnecessária” e que “revela-se discricionária” prisão de João Vaccari Neto, a investigação do MP contra o ex-presidente Lula por suposto tráfico internacional de influência – que como desmentiu o Instituto Lula nesta segunda-feira, nem chegou a ser aberta – e a suspeição da PF contra o marqueteiro do PT João Santana; “Estas três situações são apenas retratos atualizados da perversão alojada no Estado. O Ministério Público, a Polícia Federal, parte da magistratura e outros espaços estão se convertendo em bunkers contra o PT, marcados por abuso de poder e autoritarismo, atropelando leis e direitos constitucionais, a serviço de determinados objetivos políticos”, diz

4 DE MAIO DE 2015 ÀS 14:00

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/179509/Altman-antipetismo-avan%C3%A7a-em-institui%C3%A7%C3%B5es-de-Estado.htm

Responder

Victor Siqueira

04 de maio de 2015 às 14h20

Blá Blá Blá! O cerco está fechando e o PT esta se borrando. Lula é o Poderoso Chefão no Brasil mas assim como al Capone, abadia ou Pablo Escobar, tudo tem um fim. E o dele está proximo.

Responder

    Miguel do Rosário

    04 de maio de 2015 às 15h38

    Cara, para comparar Lula com Al Capone e Pablo Escobar tem de ser muito doente. Lula, pra início de conversa, tem uns 300 títulos honoris causa, é prestigiado no mundo inteiro por seu trabalho contra a fome e contra miséria no Brasil.

    Responder

      will

      05 de maio de 2015 às 16h42

      Miguel
      A propósito, poderia falar mais sobre o mercadoda informação?

      Responder

      Armand de Brignac

      05 de maio de 2015 às 17h19

      Lula é um personagem sem nenhum caráter de um país exótico !

      Responder

        Editor da Caverna

        07 de maio de 2015 às 01h21

        Mas você é muito chique!! Deve ser horrível pra você viver num país exótico, ser latino e ainda ter que engolir como maior presidente que esse paîs já teve um nordestino sem terceiro grau… Oh mundo injusto esse… Sinto que sua alma é anglo-saxã, foi um erro Deus ter feito você nascer nesse país exótico. Mas não ligue, tenho certeza que a raça ariana reconhecerá você como um deles, se você explicar que odeia esse país exótico e os seus próprios genes poluídos por essa gente inferior que indiste em sangrar com a mesma cor que você…

        Responder

    Leonardo

    04 de maio de 2015 às 23h26

    Se Lula é Pablo Escobar, Aécio seria quem? Madre Teresa?

    Responder

Luiz Nascimento

04 de maio de 2015 às 13h27

Olha,eu acho que o correto,o digno seria vcs processarem como de direito todas essas “incerdades”.Sab e por que não o fazem? Mais podridão ia ser descoberta.

Responder

Mauricio Gomes

04 de maio de 2015 às 12h36

Permita-me discordar, mas acho esse tipo de resposta lacônica, fraca e covarde, através de notas insossas. Resposta boa mesmo seria entrar com uma ação contra esse esgoto jornalístico, assim como a Dilma disse que faria e que não fez. Por isso essa canalhada segue com esse modus operandi, pois as consequências são praticamente nulas para essa escumalha. De notinha em notinha, acabaremos nas trevas de uma ditadura fascista….

Responder

    Vitor

    04 de maio de 2015 às 14h28

    Concordo. Vai ficar uma notinha daqui, outra dali e não vai dar em nada… Tem que botar no pau! Provar que é mentira e exigir retratação na própria revista! Algo igual o Brizola fez com a Globo…
    Aí sim vai desmoralizar a mídia…

    Responder

    Miguel

    05 de maio de 2015 às 18h00

    Não concordo, mais importante q processar é fazer o contraponto político. Processar é q não adianta nada, não em termos políticos, até porque o judiciário é conservador e tem medo da mídia

    Responder

      Vitor

      05 de maio de 2015 às 18h48

      Dessa forma está pregando para convertido…
      Quem vc acha que leu essa notinha que saiu no Instituto Lula e em blogs e sites progressistas? A intenção do processo é mostrar que não podem publicar tudo que vem a cabeça sem consequências e talvez usar o espaço da própria revista para montar a resposta.

      Responder

Tiago Borges Dos Santos

04 de maio de 2015 às 14h42

Excelente resposta, um verdadeiro banho de jornalismo nas mentiras desta revisteca lixo e mal intencionada.

Responder

Deixe um comentário