Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Relator de processo contra Cunha será anunciado nesta tarde

Por Redação

04 de novembro de 2015 : 15h15

Muitos leitores do blog mostraram preocupação e descrença com o processo contra Cunha no conselho de ética da Câmara. E com toda razão, é claro. A maioria dos políticos ali só quer proteger uns aos outros.

Mas vamos acompanhar de perto todo decorrer do processo.

Logo mais saberemos quem será o relator. Os nomes mais prováveis são Fausto Pinato (PRB-SP), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA).

Abaixo segue matéria da Agência Brasil.

***

Por Carolina Gonçalves, para a Agência Brasil

Relator de processo contra Cunha será anunciado às 17h

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para as 17h de hoje (4) o anúncio do relator do caso contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O processo para investigar se houve quebra de decoro do peemedebista foi aberto formalmente ontem (3). Cunha é acusado de receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e de manter contas secretas na Suíça.

Na lista de possíveis relatores, sorteados ontem (3) entre os integrantes do colegiado, estão Fausto Pinato (PRB-SP), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA). A função não pode ser assumida por parlamentares do PMDB ou do Rio de Janeiro, partido e estado de Cunha.

O processo pode durar até 90 dias úteis. Com a escolha do nome do relator, começa a contar o prazo de dez dias para apresentação de um parecer preliminar que apontará se a representação deve continuar. Se o relator definir pela admissibilidade e o colegiado aprovar a decisão, Cunha terá outros dez dias para apresentar sua defesa.

A partir daí, o conselho tem mais 40 dias para ouvir testemunhas e colher documentos. Com o fim desse período de oitivas e coleta de provas, o relator terá ainda mais dez dias para concluir o parecer final indicando a perda do mandato para que o conselho delibere sobre o destino de Cunha.

Edição: Talita Cavalcante

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

24 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Denise Alves Santos

05 de novembro de 2015 às 18h46

O site Catraca Livre recomenda escrever para os deputados que compõem o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados (https://catracalivre.com.br/…/com-apenas-com-um-clique…/)

O texto sugerido pelo site é:
Excelentíssimos deputados do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Diante de tantas e tão fortes evidências de envolvimento em corrupção
considero inaceitável que o Senhor Eduardo Cunha permaneça na presidência da Câmara dos Deputados. Sua manutenção na presidência.

Eis os emails dos deputados que compõem a Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados (vale acompanhar como votam e atuam):
dep.wladimircosta@camara.leg.br, dep.washingtonreis@camara.leg.br, dep.ricardobarros@camara.leg.br, dep.pauloazi@camara.leg.br, dep.maurolopes@camara.leg.br, dep.faustopinato@camara.leg.br, dep.eriveltonsantana@camara.leg.br, dep.cacaleao@camara.leg.br, dep.arnaldofariadesa@camara.leg.br, dep.sandroalex@camara.leg.br, dep.josecarlosaraujo@camara.leg.br, dep.sergiobrito@camara.leg.br, dep.leodebrito@camara.leg.br, dep.valmirprascidelli@camara.leg.br, dep.viniciusgurgel@camara.leg.br, dep.wellingtonroberto@camara.leg.br, dep.zegeraldo@camara.leg.br, dep.betinhogomes@camara.leg.br, dep.juliodelgado@camara.leg.br, dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br, dep.marcosrogerio@camara.leg.br, dep.carlosmarun@camara.leg.br, dep.covattifilho@camara.leg.br, dep.geneciasnoronha@camara.leg.br, dep.manoeljunior@camara.leg.br, dep.onyxlorenzoni@camara.leg.br, dep.professorvictoriogalli@camara.leg.br, dep.ronaldocarletto@camara.leg.br, dep.sergiomoraes@camara.leg.br, dep.viniciuscarvalho@camara.leg.br, dep.assiscarvalho@camara.leg.br, dep.capitaoaugusto@camara.leg.br, dep.jorginhomello@camara.leg.br, dep.odoricomonteiro@camara.leg.br, dep.ricardoizar@camara.leg.br, dep.bebeto@camara.leg.br, dep.subtenentegonzaga@camara.leg.br, dep.elizianegama@camara.leg.br

Responder

Vânia Bittencourt

05 de novembro de 2015 às 17h44

Estamos de olhos abertos contra maracutaia! Fora Cunha!

Responder

Romulo Duarte

05 de novembro de 2015 às 01h55

Isso è um verme,vergonha nacional,traidor de um um país tem que ser condenado.

Responder

Luiz Henrique

04 de novembro de 2015 às 23h14

Quem era para julgar esse canalha, esse crápula, era o capeta.

Responder

Jaredes Lemos

04 de novembro de 2015 às 22h10

a quadriha esta mais unida do que nunca.

Responder

Jaredes Lemos

04 de novembro de 2015 às 22h09

CUnha,o rato que ruge.

Responder

Toinha Rodrigues

04 de novembro de 2015 às 19h55

Fora cunha

Responder

Sérgio Farias

04 de novembro de 2015 às 19h36

NÃO É POSSÍVEL QUE UM BANDIDO DESSES CONTINUARÁ PRESIDENTE DA CÂMARA E NÃO VÁ PRA CADEIA!!!

Responder

    Yule Cristina

    05 de novembro de 2015 às 11h52

    Ele está presidindo seus iguais, para uma câmara anti-povo, anti-trabalhador, anti-Brasil, entreguista, vendida, canalha como essa atual, ela está de ótimo tamanho.

    Responder

Arthur Caria

04 de novembro de 2015 às 19h18

Só não será o velho Belzeba, pois esse é aliado, da bancada do B

Responder

Americo Fagundes

04 de novembro de 2015 às 19h16

A covardia vai custar seu cargo e muito mais kkkkkkkkkk

Responder

Gf Andrezão

04 de novembro de 2015 às 18h43

Ta caindo a casinha…kkkk

Responder

Wendell Ferreira

04 de novembro de 2015 às 18h26

Capaz de elegerem maluff

Responder

Rose Andrade

04 de novembro de 2015 às 18h13

Responder

Rose Andrade

04 de novembro de 2015 às 18h12

O POVO É TROUXA ?…..SEM VERGONHISSE TEM LIMITE…..

Responder

Aubiergio Costa

04 de novembro de 2015 às 18h12

#ForaCunha

Responder

Rose Andrade

04 de novembro de 2015 às 18h11

Responder

Rosa Maria Mossri

04 de novembro de 2015 às 17h46

#ForaCunha

Responder

Nany Ramalho

04 de novembro de 2015 às 17h43

#ForaCunha

Responder

Mauricio Gomes

04 de novembro de 2015 às 15h40

Puxa vida, o que farão os órfãos do movimento “somos todo CÚnha”? Será que criarão outro movimento, por exemplo “Somos todos BolsoASNO”? Ou “somos todos Aébrio”?

Responder

    L@!r M@r+35

    04 de novembro de 2015 às 16h47

    Não farão isso! Estarão ocupados com a campanha #JeSuiNardes

    Responder

Ana Nikit

04 de novembro de 2015 às 17h33

#ForaCunha

Responder

Deixe um comentário