Menu

Sobre a politização da morte de Marisa Letícia

(Foto: Ricardo Stuckert) Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho Li uma crítica à politização da morte de Marisa Letícia, seja a favor seja contra Lula. Primeiramente, não podemos chamar de politização a comemoração da morte de Marisa pelos analfabetos políticos de sempre. Trata-se apenas de ódio cego e ignorante, resultado da campanha diuturna de demonização do inimigo […]

44 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Ricardo Stuckert)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

Li uma crítica à politização da morte de Marisa Letícia, seja a favor seja contra Lula.

Primeiramente, não podemos chamar de politização a comemoração da morte de Marisa pelos analfabetos políticos de sempre.

Trata-se apenas de ódio cego e ignorante, resultado da campanha diuturna de demonização do inimigo político empreendida pela mídia corporativa.

Quanto à “politização à favor de Lula”, Marisa Letícia era esposa do político brasileiro mais popular desde Getúlio Vargas. Morreu em um contexto de perseguição midiática-judicial ao seu marido e à sua família.

Ela teve um AVC. Pressão alta é fator de risco para AVC, e stress provoca pressão alta.

Massacre midiático ininterrupto; boatos estapafúrdios sobre os filhos; ação truculenta da PF a mando de Moro na residência da família; condução coercitiva de Lula; divulgação de áudio de Marisa falando com um dos filhos, expondo a sua intimidade; a inclusão dela como ré em 3 dos 5 processos em que Lula foi indiciado.

Se alguém passar por tudo isso sem aumentar seus níveis de stress pode largar tudo e ir para um mosteiro budista.

As manifestações de regozijo com a morte alheia são apenas reflexo da campanha de ódio contra Lula e sua família. Até os pedalinhos aos quais Marisa deu o nome dos netos foram usados para instigar o ódio coletivo.

A politização da morte de Marisa não é uma opção, portanto. Se impõe pelos fatos.

E os fatos são claros: a direita, capitaneada pela Globo e cansada de perder eleições presidenciais, demonstrou toda sua falta de escrúpulos ao empreender uma perseguição absurda à Lula e sua família.

Em que grau jamais saberemos, mas a contribuição dessa perseguição para a morte de Marisa Letícia é inegável.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Anônimo

11/02/2017 - 23h14

Maior ignorância são os comentários que Marisa Letícia não foi para o SUS…ohhh, pelo amor de Deus, se informem melhor, isso é direito concedido pela posição que ela e o Lula ocuparam no país, como qualquer outro ex presidente.

LEIAM BAIXO

“O SUS melhorou muito durante os governos do PT. Foi criado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em 2003, as UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas), o programa Mais Médicos, que garantiu a vinda de 14.462 médicos estrangeiros para cobrir o déficit de profissionais em localidades mais isoladas e pobres nas quais a população nunca tinha tido médico. Mas essa não é a questão.

Nenhum presidente da República é responsável sozinho pelo SUS. Os governos estaduais e municipais também têm responsabilidade. E todos sabem que nenhum governador ou prefeito que não seja do PT é cobrado pela saúde pública por gente como essa que agrediu dona Marisa no momento mais terrível de sua vida.

Essa gente diz ter religião, em geral uma religião que prega amor ao próximo, perdão, generosidade… Eis por que religião não diz nada, não serve para aquilo que deveria, ou seja, tornar as pessoas melhores. Há muito ateu que segue muito mais os preceitos do cristianismo que esses ratos de igreja que cometem atos desalmados como as duas mulheres da foto no alto da página.

Mas o que é mais irônico nem é isso. Dona Marisa está sendo agredida por estar em um hospital dito “VIP” como ocorre com qualquer pessoa da família de um político importante, mas foi graças ao marido dela que não apenas o SUS melhorou muito como muitas pessoas humildes, que se tratam no SUS, tiveram acesso a esse tipo de hospital “classe A”.

Sim, é isso mesmo. Lula foi o primeiro presidente a fazer com que os hospitais “chiques” atendessem o SUS.

O Ambulatório de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) completou em outubro do ano passado dez anos de atendimento a pacientes com câncer de mama referenciadas pelo Sistema Único de Saúde.

A partir de 2005, o Núcleo de Mastologia do Sírio Libanês realizou 2.371 cirurgias plásticas e, em pelo menos mil destes casos, também foram feitas reconstruções e simetrização das mamas, durante o mesmo procedimento cirúrgico da mastectomia.

Mas não é só. A obra de Lula para dar oportunidade a pacientes do SUS para tratamento em hospitais “de bacana” foi muito mais longe.

Seis hospitais filantrópicos da rede particular formalizaram em 2008 uma rede de apoio aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2009, hospitais como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Samaritano, que estão entre os mais caros de São Paulo, começaram a garantir o atendimento da população carente em suas unidades em troca de isenção de tributos federais.

Em 2009, Lula assinou a Medida Provisória 446, que regulamentou o apoio de hospitais classificados como filantrópicos aos hospitais do Sistema Único de Saúde. Seis instituições firmaram o acordo e apresentaram por escrito suas propostas de melhorias para a rede SUS

Sírio-Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Samaritano e Moinhos de Vento deixaram de recolher quase R$ 1 bilhão de encargos trabalhistas. Em troca, realizaram cerca mais de uma centena de projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns deles, afirmam especialistas, supriram carências importantes da rede pública.

Nunca antes na história deste país um presidente da República melhorou tanto o SUS quanto o presidente Lula, com medidas como a supra descrita e outras tão importantes quanto, como o Programa Mais Médicos, que permitiu que milhões de brasileiros se consultassem com um médico pela primeira vez na vida. E justamente esse presidente é atacado dessa forma.”

Anônimo

11/02/2017 - 22h59

Enquanto houverem pessoas conduzidas por uma mídia maligna, tendenciosa, cruel, que enriqueceu absurdamente, sabotando a concorrência, sonegando impostos, que apoiou a ditadura, explorou pessoas, conduzindo a massa que acha que “deu no jornal nacional” é a coisa mais certa que existe, vão continuar com essa mentalidade, desinformados e pior ainda contribuindo para seu próprio insucesso. Daqui uns 10 ou 15 anos ( se assim Deus quiser, pois quem sabe nem o SUS, que funciona hoje ainda, terá para recorrer) irão perceber que erraram e foram injustos com quem poderia ter mudado a história desse país para sempre.
Hoje fazem críticas duras e injustas à Lula e a dona Marisa que lutaram para mudar a vida dos trabalhadores, atribuem a eles fortunas que não possuem, mesmo sem comprovação. Imagine você ser acusado de um crime que não cometeu, ter que provar, lutando contra um gigante que é a mídia. Vejam quantas mentiras sobre os filhos de Lula, dono da Friboi, mentira…dono da Oi… mentira, dono de fazendas de gado…mentira…já comprovadas. Será que nem assim deu para perceber o tamanho da maldade para incitar o ódio ao Lula? Porque nada pior para odiar que achar que ele nos traiu, enriqueceu por termos acreditado nele, votando nele. Pior ainda não perceber o quanto o país caminhou para as melhorias, o reconhecimento mundial da capacidade e grandeza de Lula como presidente do Brasil.
A corrupção existe sim, não começou agora, os maiores corruptos são justamente os partidos da direita. PT errou muito, mas PT não é Lula…É o partido das Idéias que ele defende. Infelizmente nele também existe corrupção.
Leiam um pouco nossa história política, quem sabe poderão se posicionar melhor, perceber que depende de nós fazermos algo por nós mesmos e, jamais esqueçam que para alguém acumular riqueza, outros deverão ser explorados.
Lula fez história, e fará parte da boa parte dela. Fato, isso ninguém mudará.

Viviane

08/02/2017 - 02h43

Sabe o q aconteceu ela fico desesperada por se dar conta de q não iria ter ninguém para levar a sacola e fazer as visitas de domingo ai foi qndo aconteceu o avc pois a família inteira tá envolvida.

Reginaldo de Araujo

06/02/2017 - 20h10

Sinto pela morte da Dona Marisa !! É um pesar para seus próximos !!
Entendo que a família de Lula, amigos e partido foram favorecidos, ou como de outra forma pode-se explicar ter tanto dinheiro recebido ao seu favor. Eles afirmam que foram doações !!, Más doação do tipo “toma lá vem cá” ??, Doações estas com favorecimentos bilaterais ?? Como eleitor desejo muito saber como foram estas doações, ou então, posso dizer pedágios !!. O que é o Eleitor para os políticos, esquecidos pós eleição.
O que há e foi criado foi o eleitor de curral, eleitor este que recebe algum benefício do governo e acha que se não manter o que há hoje poderá perder este montante financeiro.

Esta família, amigos e instituição tem que dar muita explicação. E se explicação é ser pressionado, então justifico que não deveriam ter entrado neste trem que os contagiou.
E afirmo, eles sabem muito bem o que fizeram e hj escondem atrás de discursos populistas aproveitando de oportunidades nem que seja no funeral de Dona Marisa.

Anônimo

05/02/2017 - 23h44

foi tarde e
imjustiça que lula fez e esta pagando deixando muita gente desempregado deus levou sua mulher

Reinaldo

05/02/2017 - 14h57

Boatos estapafúrdios sobre os filhos???
Pelo amor de Deus né? Em que país você vive?
Realmente é como Arnaldo Jabor disse uma vez, o petismo não é mais uma questão política ou social, É UM ESTADO DE ESPÍRITO.
Quem defende esses bandidos, mesmo vendo os trilhões que foram roubados, só pode ter sofrido uma lavagem cerebral, é uma questão de honra não ver o PT abacar.

    Miguel do Rosário

    05/02/2017 - 15h32

    reinaldo, muito sintomático você citar esse empregadinho da Globo chamado Arnaldo Jabor. Sim, boatos ridículos sobre os filhos de Lula. Por acaso você acha que um deles é dono da Friboi?

Fabiana

05/02/2017 - 02h00

Nunca vi tanta imbecilidade esquerdista em um único texto… pressão alta, acidente vascular… meu querido, não ha com o que se preocupar se não devemos… tanto nervosismo de alguém “inocente”, controverso hein? Toda ação tem uma reação, roubaram milhões e não queriam investigação? que dó né… entendo que a perda de um ente querido é doloroso, e que por pior que seja a pessoa, uma morte não deve ser comemorada, isso é crueldade, mas não sejamos hipócritas querendo por toalhas quentes e esconder o que é evidente… sem contar que a politização não se refere ao discurso de 40 minutos de Lula ao lado do corpo defendendo seu partido e pensando em 2018?

Valéria Sikva Tavares

04/02/2017 - 21h15

Adorei tudo que foi escrito. Uma mulher guerreira, que foi esposa, foi mãe e foi exemplo de mulher. Não teve grandes vaidades, mas mas foi a mulher de um grande homem! Que sempre pensou nos pobres e nos trabalhadores! Onde a Marisa estiver. Deus a ilumine. E que Deus continui a cuidar da sua família.

Graci

04/02/2017 - 19h04

Acho que todos colhem o que plantam! E acho que bandido tem que ser perseguido mesmo! E não sou do grupo que acha que a pessoa morreu virou santa! gente safada que viveu no bem bom, com netinhos de pedalinho enquanto eu nem filho posso ter pq não sobra nada de tanto imposto que tenho que pagar! Fala sério!!!!

    Miguel do Rosário

    05/02/2017 - 08h24

    Graci, ~netinhos de pedalinho~??? Pelo amor de Deus? Inveja dos pedalinhos dos netos da dona Marisa? Que mediocridade! Que povo sem noção de classe? Direcione ao menos essa inveja social a quem a merece de fato, aos ultrarricos, à família Marinho, ao diretor da Fiesp que deve 7 bilhões de reais ao fisco!

Antonio Laudicir Teixeira

04/02/2017 - 17h27

I do not want anyone to die, but the loneliness is sad and I hope that husband Lula does not leave her alone in hell.

    Anônimo

    04/02/2017 - 21h13

    You will certainly be there and will help them to enjoy the place (as you may know it well). Good luck! Next time write in Portuguese, so everybody can understand your awful message.

Fabiana Saldanha de Lima

04/02/2017 - 14h35

#FORÇALULA
#LULA2018
Lula com certeza terá ainda a mais força para lutar daqui pra frente…. vamos colocar de volta o Brasil nos eixos….
#lutodonamarisa

Rennan

04/02/2017 - 13h08

Direita cansada de perder eleições presidenciais? Caralho! Me fala um candidato de direita mas últimas quatro eleições?

Ailton Martins dos Reis

04/02/2017 - 10h38

Tenha certeza de que não sou “seu caro”. Como no comentário, postado pela Patricia, faço coro plenamente com ela quando em um trecho da postagem ela diz “Morreu em cama quente ao lado dos melhores médicos do Brasil. Enquanto isso trabalhadores honestos morrem no chão gelado dos hospitais públicos sem qualquer tipo de atendimento digno”. Isto é para você refletir!

    Miguel do Rosário

    04/02/2017 - 11h01

    Ailton, deixa de ser nazista. Marisa morreu como todos morrem. Ela lutou para que todos os brasileiros tivessem atendimento de saúde digno. E de qq forma, o que uma coisa tem a ver com outra?

Ailton Martins dos Reis

04/02/2017 - 10h28

Quando Caio Polkstow comenta “Viva Lula!!!!!”, no fundo da sua consciência, pela qual foi traído, ele quis dizer VIVA LULA PARA PODER PAGAR PELOS SEUS CRIMES.

Ailton Martins dos Reis

04/02/2017 - 10h17

Com todo respeito pela morte da senhora Marisa Letícia, querer, neste momento, o grupelho petista tentar reverter a responsabilidade do Lula – petralha chefe, sobre a roubalheira posta pelo PT ao Brasil, é querer brincar e tachar a população brasileira de idiota. Está na hora desses ignóbeis petistas se recolherem, pois quanto mais falam, mais arrastam a faceta ladra do PT para a consciência população isenta.

    Miguel do Rosário

    04/02/2017 - 10h23

    Meu caro, idiota aqui é você. A roubalheira que acontece no Brasil não é do PT. Vem desde a colonização. Querer atribuir ao PT a responsabilidade pela corrupção no país, que atinge judiciário, MP, PF, todos os partidos, empresas privadas, etc, é delinquência política. Dona Marisa morreu porque foi perseguida por um bando de delinquentes travestidos de policiais, procuradores e juízes.

    Dimas

    04/02/2017 - 17h02

    A mesma gente que era malufista até não muito tempo atrás, agora descobriu que o maior de todos os corruptos de todos os tempos é o PT. Poupe-me dessa palhaçada. Voce acredita seriamente no que diz?

Virgilio

04/02/2017 - 09h31

Não há, num momento de dor como este, como não reconhecer o papel desta justiça parcial, tendenciosa e politizada, aliada a uma campanha da mídia fascista no desfecho que estamos vivendo. São responsáveis sim e isto um dia vai ficar claro para o povo. No dia em que vencermos o monopólio desta mídia golpista e o povo puder ter acesso a todas as informações que deveria ter. Este dia há de chegar!

Neide

04/02/2017 - 08h57

Esta elite odiosa está trazendo dias amargos para nós brasileiros, trabalhadores que lutamosm dignamente para sobreviver.

    MARISAFOIPROINFERNO

    04/02/2017 - 22h35

    Trabalhador q não trabalha hahahaha cadê os empregos q só o livre mercado proporciona ??? ANIMAL

João Drummond

04/02/2017 - 08h05

Acho mais provavel atribuir a morte de D. Marisa à politização feita por Lula de uma questão judicial. Quantos a lavajato vem investigando e quantos morrerão de AVC:?

    João Souza

    04/02/2017 - 08h28

    Fica tranquilo que o mito LULA está bem de saúde, corre 10 km na esteira, e vai ganhar a próxima eleição para presidente. LULA 2018 ou 2017. Escolha.

Emmanuel Andrade

04/02/2017 - 02h41

Concordo inteiramente com o argumento… expressou com prudência e precisão o mal-estar que vivemos nesses tempos de ódio.

Marta

03/02/2017 - 23h42

Excelente texto. Concordo plenamente com com o fato das perseguições precipitarem a morte de dona Marisa. Esta culpa nós nunca deixaremos de lembrar as gerações futuras.

Ivan Farias

04/02/2017 - 01h01

Mantenho meu pensamento :Estava lembrando de um debate, aqui no RJ aonde um certo candidato teve um mal súbito, e uma candidata que era dá área de saúde, ofereceu para atender. O pai gritando disse, não encoste nele, você pode envenenalo. Agora pensa, se o Lula fala que “mataram minha esposa” essa gente ia fazer o que?

Anônimo

03/02/2017 - 20h24

Nossa perfeita essa matéria.

Dina Romanos

03/02/2017 - 21h40

#FORÇALULA

Day Bollina

03/02/2017 - 21h36

Juiz seletista de merda!

Day Bollina

03/02/2017 - 21h34

Nossos sentimentos ao Presidente Lula, esperamos sua volta em 2018!

Rosangela Ferreira

03/02/2017 - 21h19

#ForçaLula

Rubens Mendonça

03/02/2017 - 21h13

A politização dá morte dá ex primeira dama Mariza está sendo
pelo próprio PT.

    Emerson Heringer

    03/02/2017 - 22h28

    hummmm, só leu a manchete e viu a figurinha, né?

    Vinícius

    03/02/2017 - 20h48

    Lógico!! Você leu o texto?

    Patricia

    04/02/2017 - 06h08

    Sobre a morte de Marisa… Eu li esse comentário hoje pela manhã, e gostaria de dar um abraço em quem escreveu.

    “Não estamos felizes pela morte de Marisa Leticia, mulher de Lula. A morte sempre é uma tragédia. Porém não somos hipócritas. Marisa Letícia viveu uma vida de crimes. Foi a fiel comparsa de Lula, o maior bandido da história do Brasil. Usufruiu do melhor que o dinheiro pode comprar, dinheiro roubado que poderia ter salvo milhões de vidas se fosse bem aplicado nos hospitais públicos. Infelizmente Marisa não foi alcançada pela Justiça. Não pagou por seus delitos. Viveu e morreu no luxo, em um dos hospitais mais caros do país e nem gastou para isso. Todos os custos de marisa no Sirio Libanes foram custeados pelo povo brasileiro pois o Governo Federal banca todas as despesas de Presidentes, vices, Senadores, Deputados Federais e de seus familiares nesse hospital,mesmo apos o fim dos mandatos. Ou seja, Marisa ja era rica,dinheiro fruto de roubo e morte de milhões de brasileiros, e ainda se internou no melhor hospital do Brasil com o nosso dinheiro. Morreu em cama quente ao lado dos melhores médicos do Brasil. Enquanto isso trabalhadores honestos morrem no chão gelado dos hospitais publicos sem qualquer tipo de atendimento digno. Não vamos endeusar bandido aqui. A morte não transforma ninguém em santo. Agora que pague o que deve do outro lado, pois se a justiça dos homens e falha, a justiça de Deus e implacável. Uma a menos para roubar o sofrido povo brasileiro.”

    Edilberto Carvalho

    Agora muito fácil culpar Moro.
    Quem antecipou a morte de Marisa foi o próprio Lula ao se meter nessa sujeirada toda.
    Agora quero ver se lamentar por um joão ninguém q morre pelo SUS.

      Miguel do Rosário

      04/02/2017 - 08h34

      Vida de crimes. Marisa viveu uma vida de combate ao maior crime da história do Brasil: a opressão social. Ela e Lula viveram de maneira simples durante toda a sua vida: um apartamento em São Bernardo. Os bandidos que cuidam da Lava Jato tentavam encontrar um crime num apartamento que ela nunca possuiu (um apartamento chamado de “triplex”, mas que era também simples, num bairro simples, até mesmo brega, de Guarujá), e num sítio em Atibaia que ela e Lula frequentavam. Pessoas como você é que são criminosos. Lula foi o melhor presidente da história do Brasil.

      H. Benoit

      04/02/2017 - 09h55

      Sra Patrícia, voce nunca parou para pensar nos seus preconceitos, na sua ignorância, no seu ódio? Talvez fizesse bem parar para refletir nisso, se isso não exigir demais das suas capacidades morais e intelectuais.

      O justiceiro

      04/02/2017 - 10h25

      Você sabe que acusar uma pessoa de ladra sem provas dá processo. Espere por ele. A pela Internet ninguém se esconde.

Jorge Rodrigues

03/02/2017 - 20h56

Moreira Franco ficou 9 meses sem foro previlegiado e Moro nunca fez nada. PSDB e PMDB tem MOROprevilegiado.. O mesmo acontecendo com a mulher de Cunha , a irmã do Aecio e o tesoureiro informal do Aécio. PSDB e PMDB teem MOROprevilegiado.

Caio Polkstow

03/02/2017 - 20h56

Viva Lula!!!!!

    Anônimo

    05/02/2017 - 23h55

    lula foi quem roubou mais uns dos chefes um ladrao que deixou pais de familia em situaçao pavorosa quero se sua digniss
    cima dependesse do sus


Leia mais

Recentes

Recentes