Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Perseguir Eduardo Guimarães é parte da estratégia de Moro para a prisão de Lula

Por Bajonas Teixeira

22 de março de 2017 : 16h14

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho.

Eduardo Guimarães está sendo perseguido. Em relação à sua condução coercitiva de ontem, só seria justificada se jornalistas ou editores da Globo, da Isto é, da Veja, e outros veículos que vazaram informação originadas da Lava Jato fossem igualmente processados e, dada a ameaça que representariam para a operação, também conduzidos coercitivamente. Isso não aconteceu nem acontecerá. Portanto, se Eduardo Guimarães foi, só ele, conduzido coercitivamente e vitimado por um processo, é perseguição.

Mas a perseguição não para por aqui. Há outro processo em que o blogueiro é acusado de algo ainda mais grave: “ameaçar” o juiz Sérgio Moro. É sobre esse segundo processo que quero me deter. Vou recordar suas origens porque são esclarecedoras sobre o teor persecutório contido na nuvem tóxica que hoje ameaça a blogosfera. Depois veremos como essa perseguição faz pensar em uma ação preparatória para a prisão de Lula.

Tudo começou com tuítes em que Eduardo Guimarães buscou divulgar seu artigo Direita prefere destruir o país a aceitar justiça social em junho de 2015. A ilustração escolhida foi a de um poço, já que quando a situação econômica se torna muito ruim, como ocorre nas crises econômicas, se diz que chegou “ao fundo do poço”.  O leitor deve ficar de olho nesse poço, porque daqui a pouco ele vai cometer um crime.

 

Após esse primeiro tuíter, outros cinco foram postados em sequência, todos relacionados com a exposição genérica do artigo para despertar o interesse do leitor.

Os dois primeiros, indicam que a crise econômica é artificialmente produzida por desejos políticos. Ou seja, diante da continuidade do PT na presidência, um grupo social teria preferido desestabilizar o país, com todos os riscos que isso representa para a economia, para chegar ao leme do poder.

Seria interessante se Guimarães, na posse de uma bola de cristal, pudesse naquele momento, em meados de 2015, prever o destino de alguns dos mais ativos promotores da crise política: Aécio Neves, José Serra, Eduardo Cunha, Geddel Vieira, e tantos outros que, investindo na criação artificial da crise, terminaram tragados e levados por ela.

Literalmente, eles jogaram todas as suas fichas na produção da crise, no impeachment, no processo contra a chapa de Dilma, na perseguição a Lula. Mas, no correr do tempo acelerado e trepidante de uma crise intensa, acabaram vítimas dos seus próprios ardis. Enfim, eles cometeram seus próprios suicídios ao forçarem artificialmente a construção da crise política. Ao invés de serem galgados ao topo do poder, foram despejados no fundo da sarjeta.

São fatos que estão ai, que nada têm de exóticos: assim como fizeram certas personagens da crise, um grupo social imenso está cavando sua própria sepultura. Não é esse o tormento da classe média que, de súbito, descobriu que vai perder a aposentadoria?

Isso é dito de forma a mais transparente numa frase isenta de qualquer ambiguidade no tuíte seguinte:

 

 

Há um esforço coletivo de desestabilizar o país. Não é um, não são dois indivíduos isolados, são grandes grupos sociais, aqueles que o autor chamou de “a direita”, que investem no caos agitando a crise política. Sequer havia crime, deslize ou erro por parte de Dilma. As “pedaladas” eram uma espécie de palavra mágica, de “abracadabra”, de celerados querendo fazer a mágica de chegar ao poder sem votos.

Para muitos, inclusive, aquele “abracadabra” veio a tornar-se muito em breve um “abra cadeia”. A esses, a busca de derrubar o PT saiu muito cara. Mas, o autor não se prendeu a esses casos específicos, não tinha bola de cristal. Na época da publicação do artigo, aliás, em junho de 2015, Cunha estava no auge do seu poder. Aécio era o homem mais limpo da república, impoluto e impetuoso nas denúncias contra a corrupção. Ainda não era conhecido pela alcunha da lista da Odebrecht, Mineirinho, nem tinha os seis pedidos de investigação que, hoje, com a lista da Janot, é a sua paga pelos serviços prestados no impeachment.

 

Falando não sobre o destino de A ou B, mas de todos aqueles que achavam que iam ter grande vantagem com a derrubada do governo legitimamente eleito, o blogueiro sentenciava:

Aqueles que pensavam poder brincar com fogo sem se queimar, enganavam-se. Uma vez instalada a crise, todos seriam vítimas dela. Feitas essas considerações prévias, o autor posta então uma frase relativamente infeliz, que até se compreende pelo grau de polarização em junho de 2015,  mas que, nem de longe, traz algum vestígio do que dele quiseram extrair: ameaça à vida de Sérgio Moro. Diz ele:

 

 

É evidente, pelo que veio antes, que as palavras  “vão custar seu emprego, sua vida” não se referem a Sérgio Moro. Elas se referem ao sujeito anteriormente mencionado: “cada brasileiro”, isto é, cada brasileiro que torceu pela derrocada petista se arrisca a pagar com seu emprego, sua vida.

Não há dúvida de que o “vai custar seu emprego, sua vida” não se dirige a Sérgio Moro. Juízes no Brasil não perdem o emprego. Mesmo os acusados de crimes graves, são, no máximo, aposentados. Então, seria descabido ver aqui uma ameaça ao juiz. Está claro que a menção se refere ao sujeito referido na frase anterior.

Mas então, o processo todo se baseia numa mentira? Sim e não. Sim, quanto ao fato, não há dúvida, nunca o blogueiro disse ou pensou em ameaçar Sérgio Moro nem ninguém. Isso está fora de qualquer dúvida razoável.

Mas também é verdade que no Brasil hoje a “verdade” e a “realidade” passam por uma conexão mídia-poder. É a conexão de mídia e poder executivo que torna, por exemplo, “real” a necessidade de uma “reforma da previdência”.

Foi a conexão mídia-poder-empresariado que tornou “real” o crime de responsabilidade de Dilma e, portanto,  a “legitimidade” do impeachment.

Foi a conexão mídia e PF que acabou de destruir as exportações brasileiras de carnes, reduzindo as vendas de US$ 60 milhões diários, que vinha sendo a média em março, para pouco mais de 1% desse valor, ontem, terça-feira – apenas  US$ 74 mil.

Tudo isso devemos à inteligente e produtiva aliança de mídia e poder. Muito se agradecerá a ela no futuro.

É a mesma a conexão por trás do caso da “ameaça” de Eduardo Guimarães a Sérgio Moro. Basta ver a sua certidão de nascimento. Observem.

Logo após a publicação do artigo em 2015, um blogueiro da Veja, exatamente como ocorre em todo período em que uma inquisição é posta à serviço do poder, teve uma visão inspirada:

 

 

Esta foi a primeira peça da conexão. Em seguida, uma associação de juízes de Curitiba representou contra Guimarães sintonizados nesta inspiração.

Enfim, feita a conjunção Mídia-Poder, instaurou-se uma “verdade”. Não importa que ela não tenha nenhuma veracidade e facilmente se deixe desmentir pela leitura das “provas”. O importante é que “verdade”, numa conjuntura de golpe, passa a ser o que a conexão de mídia e poder dita. Vivemos uma ditadura da comunicação. E, em toda ditadura, se busca perseguir e intimidar os comunicadores através da censura e do medo.

É exatamente essa conexão de Mídia e Poder Judiciário, que torna hoje “verdade” as seis denúncias que os ministérios públicos (Curitiba, Brasília e São Paulo) levantaram contra Lula. Dizer, como disse no dia 12, o procurador Dallagnol que Lula irá a julgamento em breve e poderá ser “condenado ou absolvido” é pura comédia. Nessa conexão Mídia-Poder Judiciário o “julgamento” começa quando o “crime” é vazado e, o primeiro ato desse julgamento, é a condenação. A condenação de Lula já está escrita há muito tempo. Desfazer essa escrita, é o que se espera da mobilização de uma mídia democrática.

Esse é o motivo por que Moro antecipou o depoimento de Eduardo Guimarães no processo do “vazamento”. Se trata de intimidar e calar a mídia que pode desfazer a “verdade” da conexão Mídia-Justiça. Ou seja, esse movimento de ataque à mídia alternativa é uma preparação para a prisão de Lula. Lembremos que, segundo Dallagnol, a sentença sairá até meados desse ano. Portanto, em muito pouco tempo.

É por isso que é tão importante a existência do contra-discurso da mídia alternativa. Não se trata apenas de “outras narrativas”, mas sobretudo de um outro princípio de verdade, fundado na sociedade e no valor da comunicação isenta de violência para a democracia. Baseada, portanto, numa esfera pública que repudia a repressão e a imposição de uma lógica exterior à verdade.

Esse é o princípio de democracia. E é por ser uma figura de destaque nesse ambiente, em que a verdade não se baseia nem na língua de trapo dos caluniadores  nem no vil metal do poder, que Eduardo Guimarães está sendo perseguido.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

75 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Norma Miglietti

25 de março de 2017 às 12h45

CHEGAR A LULA

Responder

Sebastiao Amorim

24 de março de 2017 às 03h11

Como pode interpletar um texto se não o lê .

Responder

Sebastiao Amorim

24 de março de 2017 às 03h10

O moro tem medo da propria justiça a qual se integra se são jornalistas da globo e veja podem qualquer coisa mas do contrario mandam prender .se não tem cacife pede pra sair

Responder

Cleide Vieira Matos

24 de março de 2017 às 00h35

Canalha, incompetente

Responder

Glaucia Cristina Valerio

23 de março de 2017 às 23h53

Por qual crime?

Responder

Dorinha Almeida

23 de março de 2017 às 22h22

Ele nao está sendo perseguido .Ele é parte do bando tem e que ser preso tb

Responder

Fabricio Alves

23 de março de 2017 às 21h39

*CAMPANHA: VOLTA LULA*

*O ATOR MARCELO MADUREIRA PUBLICOU O QUE SEGUE SOBRE O LULA.*

*VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLÍVIA!*

*VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ “EMPRESTOU” para HUGO CHÁVEZ!*

*VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;*

*VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR!*

*VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;*

*Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o “Quartel General” ao lado da sua sala…*

*Volta Lula, e explica o fenômeno “ROSE”;*

*Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;*

*Volta Lula, e explica a falência do SUS;*

*Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;*

*Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado…*

*Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;*

*Volta Lula e explica os 39 ministérios;*

*Volta Lula, e explica a falência da Petrobras;*

*Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral “minha casa minha vida”, que os brasileiros que trabalha

Responder

Selma LM Mendes

23 de março de 2017 às 20h10

V de …

Responder

Laercio Ferreira

23 de março de 2017 às 19h31

pão com mortadela , um sanduíche muito bom, fica com a lula bonzinho pra você, eu fico com o que de melhor excel~encia já apareceu na político lula da silva??

Responder

Beto Coelho Vintagi Bulls

23 de março de 2017 às 17h24

Quem não deve não temer kkkkkkk

Responder

José Roberto Muniz

23 de março de 2017 às 16h58

Ele não está sendo perseguido. Ele deve pagar, dentro da lei e com amplo direito de defesa, como está tendo, por seu golpismo, intolerância, ódio e fascismo vermelho.

Responder

Rogério Carvalho

23 de março de 2017 às 16h21

Tomara que dê muito certo essa estratégia!

Responder

Marcia Vianna

23 de março de 2017 às 09h57

Esse moro é um psicopata

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h25

    Pra todo bandido petralha, moro e psicopata mesmo! É melhor JAIR se acostumando, o país não vai tolerar mais corruptos!! Viva MOROOO

    Responder

Zeca Rodrigues

23 de março de 2017 às 04h40

ISSO É DITADURA. ….

Responder

Marcila de Souza Teixeira

23 de março de 2017 às 01h03

É isso mesmo. Eles estão acabando com o Brasil, e seu povo, por puro capricho. Simplesmente, por causa de não poderem mais tomar o Poder do PT. E isso já aconteceu em Porto Alegre, quando o PT governou por 16 anos a Capital. Então, fizeram uma campanha de difamação tão grande, que conseguiram o que queriam. E até hoje, os gaúchos estão perdidos, e não sabem mais votar,infelizmente.

Responder

André

23 de março de 2017 às 00h52

O texto é claro, sem margens para dubiedade. Só me vem 2 hipóteses, ou o juiz agiu de má fé ou é analfabeto funcional.

Responder

Anônimo

23 de março de 2017 às 00h50

O texto é claro, sem margens para dubiedade. Só me vem 2 hipóteses, ou o juiz agiu de má fé ou é analfabeto funcional.

Responder

Amanda Degas

23 de março de 2017 às 02h44

ja viu ele mandar algum corrupto inocente pra prisao???!! kkkkkk

Responder

    Fernando

    23 de março de 2017 às 01h05

    Só estamos vendo ele é alguns da PF, em conchavos com partidos políticos, acabarem com empregos de milhões de brasileiros.

    Você pelo jeito deve estar bem empregada, olhando para seu próprio umbigo.

    Responder

Carolina Santos

22 de março de 2017 às 21h41

DIRETAS JÁ!!!!

Responder

João Cláudio Fontes

23 de março de 2017 às 00h08

Fora Temer ! Diretas Já ! Brasil urgente , Lula presidente !

Responder

CARLOS

22 de março de 2017 às 20h25

ACHO QUE O PAÍS ESTÁ PRECISANDO DE UMA REVOLUÇÃO ARMADA. OS AMERICANOS FERRARAM CONOSCO. OAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO CONIVENTES COM A SITUAÇÃO. DEVEMOS DEFENDER NOSSO PAÍS ACIMA DE TUDO. EXPULSAR OS GOLPISTAS OU ELIMINÁ-LOS. NÃO NOS RESTA MAIS ALTERNATIVAS. O CAOS SOCIAL JÁ ESTÁ CRIADO.

Responder

Clara Carvalho Carvalho

22 de março de 2017 às 22h31

DUPLA INFERNAL: PSICOPATEMER E PSICOPAMORO!

Responder

Laercio Ferreira

22 de março de 2017 às 22h18

DA GLOBO ,DA VEJA , DA ISTO È , ISSO DÁ CANÇÃO DE CORRUPÇÃO ,, DE PAI-PATROCIONADORES PERPETUADOS DOS CAPITAIS PRIVADO QUE ELEVARAM ESTE PAÍS E PROMOVERAM PARA QUARTO MUNDÍSTAS DOS GOLPE, UMA FACHADA QUE ENTORNAM O POVÃO???

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h22

    Bonzinho mesmo é o Lula, né pão com mortadela?!?!

    Responder

    Elizabeth Sfrizo

    23 de março de 2017 às 17h57

    Rogério Carvalho , bonzinho é o meu gato que só faz xixi na caixinha. Lula é excelente!!! ?

    Responder

Alex Flores

22 de março de 2017 às 21h23

C O M P A R T I L H A N D O:
Estão votando a TERCEIRIZAÇÂO: e o povo que vai tomar no rabo não tá nem aí…
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/vb.396614643772478/1046239732143296/?type=2&theater&notif_t=live_video_explicit&notif_id=1490136522852393

Responder

Ana Esmeralda Fonseca Costa

22 de março de 2017 às 21h13

#Lula 2O18

Responder

Jorá Maria umburanas Santos

22 de março de 2017 às 18h13

Eles não são louuuuuuuuuuuucccccccccccccccccccoooooooooooooooooooooooooos. de PRENDER E TIRAR LULA DE CONCORRER EM EM 2018 O POVO UNIDO JÁ SERÁ VENCIDO.

Responder

Atreio

22 de março de 2017 às 18h03

moro já era. o impairment social q ele levou fez ele passar valer R$0,00 desde a ultima sexta…..ele tem valor negativo hj até.
por onde passa, são ouvidos gritos de golpista e leite com pêra de maringá.

o golpe já babou. ninguem mais quer estar ao lado de golpista na foto. o brasil é muito maior doq os tres pateats pensam.
alias, eles já jogaram dois septuagenarios pra levar a culpa pelo escabroso triplex da paulinha-mossack-veincre em paraty…os 3 patetas.. verdadeiros irmãos metralha do brasil: ricos, canalhas e pervertidos. não passarão, não mais.

Responder

sidnei

22 de março de 2017 às 18h01

Prezados,
Não precisa publicar meu comentário, mas meu temor é de que se plante uma prova falsa no equipamento do Eduardo, contra o Lula. Que este seja o “elemento” que evidencia alguma “culpa” -obstrução da justiça.

Quanto ao que o Eduardo escreve: certíssimo, mas pelo que percebo a ideia da direita é arrebentar tudo. Vai ficar pior do que o que ele fala. Pior do que imaginei. Pior do que todos esperavam.

Responder

Luciano Carvalho

22 de março de 2017 às 20h48

Não é possível! Todos dá esquerda que a PF apura está sendo perseguido. Paciência.

Responder

    Mandarim

    22 de março de 2017 às 18h30

    Nao e verdade. Meu ovo esquerdo realmente produziu o semen que meu pinto despejou dentro de seu canal retal, ou seja, ele realmente e o culpado por sua gravidez intestinal!

    Responder

      HOCUS POCUS

      22 de março de 2017 às 20h29

      BOA,TAMBÉM PERDI A PACIÊNCIA COM ESSA CORJA DE IMBECIS ,OS GOLPISTAS.

      Responder

Irene Bastos

22 de março de 2017 às 20h32

#Lula2018

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h28

    Lula presidente! So não sei se vai ser presidente Bernardes ou presidente vensceslau! Bolsonaro 2018

    Responder

    Irene Bastos

    23 de março de 2017 às 19h26

    Bolsonazi é incompetente, não gira bem da cabeça, homofóbico, preconceituoso. Se quer voltar a idade média, vote no Bolsolixo! Ah é crente, disse tudo….

    Responder

Roberto

22 de março de 2017 às 17h27

Infelizmente a Globo pauta o Brasil e pauta a internet. A Globo & merdas associadas do instituto do capeta millenium pautam o que a gente discute. Os blogs alternativos são ótimos mas são ínfimos perto do poderio da rede esgoto que caga em milhões de brasileiros a cada minuto.

dito isto acredito que a perseguição ao Senhor Eduardo pode ser também sinal de desespero dos togados de curitiba, o juíz político amigo do aécio, do dória e da urubóloga está ficando sem fichas.

Os petistas, principalmente os filiados, e também os simpatizantes deviam ir com tudo pra cima da bastilha de curitiba e mostrar com quantos pães se faz um sanduíche de mortadela. O povo está muito pacífico vão esperar matarem o Lula assim como fizeram com sua esposa?

Responder

CLAUDIO MERSS

22 de março de 2017 às 17h15

Os delirios de um psicopata investido de um poder discricionário como Sergio Moro, vão custar seu emprego, sua vida boa de Maraja que custa ao bolso do trabalhador mais de 100 salarios minimos, o que é uma afronta a Constituição.

Responder

Cida Matos

22 de março de 2017 às 20h13

Tem gente contra o lava jato é favor dos currupito não tem políticos inocente não são ladrao mesmo todos os partidos

Responder

Antonio Normandio Teixeira Antonio

22 de março de 2017 às 20h09

Vai rindo do povo, vai…, quem ri por último ri com razão!

Responder

Amanda Degas

22 de março de 2017 às 20h04

perseguido como esse aqui??!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Carrie Coleman

22 de março de 2017 às 20h04

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h24

    Presidente Bernardes, ou vensceslau?!? Bolsonaro 2018

    Responder

    Carrie Coleman

    23 de março de 2017 às 19h21

    Rogério Carvalho VC tá se referindo à esse bosta vagabundo!? Cai na real cara!

    Responder

Carrie Coleman

22 de março de 2017 às 20h04

Responder

Katinha Ladeira

22 de março de 2017 às 20h03

Este moro tem problema

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h27

    O problema dele é ter que lhe dar com os bandidos corruptos é os bandidos que apoiam esses vagabundos!!!

    Responder

    Cida Matos

    23 de março de 2017 às 21h11

    Tem ele tem muito problemas até pôr todos político corrupto é bandidos na cadeia doa quem doe

    Responder

Gerson Julian Batista

22 de março de 2017 às 20h01

Tem é que prender tudo e todos que roubam ou roubaram.

Responder

Gerson Julian Batista

22 de março de 2017 às 20h00

Pq vcs não aproveitam e vão tomar um cafezinho

Responder

robertoAP

22 de março de 2017 às 16h59

O Moro se faz de analfabeto para passar bem. A frase ameaçadora do Edu, que ele cita, seria facilmente decodificada por uma criança de 7 anos que está aprendendo a ler e escrever, como uma citação claríssima aos leitores do texto e não ao juiz Camisa Preta.
Se ele não está fingindo e é burro de verdade, aí então a coisa piora, pois confirma um juiz que não sabe nada de leis,de direito e de justiça, que foi aprovado no concurso de Juiz, confirmando corrupção desenfreada na mais alta corte do país.

Responder

Carmem Stewart

22 de março de 2017 às 19h47

2 psicopatas – felipe moura brasil e o juizeco de Curitiba.
Ambos com problemas de interpretação de textos.

Responder

    Rogério Carvalho

    23 de março de 2017 às 16h21

    Nunca vi bandido(a) gostar DO juiz!

    Responder

    Elizabeth Sfrizo

    23 de março de 2017 às 17h49

    Gostar, não. Se gosta de pai, de mãe, de amigo…. Juiz tem de ser respeitado. E esse não merece respeito.

    Responder

    Carmem Stewart

    23 de março de 2017 às 17h52

    Rogério Carvalho

    Voce é bandido ou juiz?

    A sociedade brasleira sempre teve juiz de futebol, graças a bancada da bala no Congresso e a TV, os juizes amplianram a area e tambem se criou bandidos, assim a sociedade se dividiu entre juizes e bandidos.

    Responder

antonimo

22 de março de 2017 às 16h42

eu tenho uma proposta, para resolver tudo isso.

Se caixa dois, três, quatro não é permitido para o empresário que sustenta economia, também tem de ser ilegal para a para a politica e políticos.

Vamos anistiar todo mundo, empresas, partidos e políticos de infrações nos últimos 15 anos. Ai é justo, não é ??? Ninguém deverá nada a partir dessa lei, somente doravante.

Todos os autos de infrações e ilegalidades ficam nulos.

vamos lá, esta é a solução.

Responder

    Vagner

    22 de março de 2017 às 22h07

    Parece que o Brasil passou a existir nos últimos quinze anos,nada acontecia antes, o que não deixa de ser uma verdade

    Responder

Deixe um comentário