Menu

Golpe avança sobre a universidade pública

[O post abaixo faz parte da primeira edição da nossa análise política diária, enviada aos assinantes do Cafezinho Spoiler. Assine você também, clicando aqui. É gratuito. ] Duas notas hoje, publicadas em O Globo, explicam o golpe e revelam sua brutalidade. Uma delas, sinistramente intitulada “Sem luz no fim do túnel”, diz que o o […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[O post abaixo faz parte da primeira edição da nossa análise política diária, enviada aos assinantes do Cafezinho Spoiler. Assine você também, clicando aqui. É gratuito. ]

Duas notas hoje, publicadas em O Globo, explicam o golpe e revelam sua brutalidade. Uma delas, sinistramente intitulada “Sem luz no fim do túnel”, diz que o o “risco do apagão fiscal tem sua face mais previsível nas universidades públicas”. Em seguida, dá razão ao governo, sem nenhum contraponto, de que elas é que são culpadas. E começa a enumerar gastos insignificantes, como R$ 6 mil em carimbo, para mostrá-las como gastadoras.

Igualmente não se dá um contraponto nem se dá voz à universidade para que se defenda. Como sempre, Globo não contextualiza o modelo da universidade brasileira no mundo: não informa ao leitor que, em inúmeros outros países, como toda Europa e Ásia, o modelo da universidade é o modelo público e gratuito, e vai muito bem obrigado. Também não informa que, durante as eras Lula e Dilma, a universidade pública cresceu e esteve muito bem. O Globo simplesmente ataca a universidade pública porque entende que ela é um espaço crítico que ameaça suas narrativas, entre elas, a narrativa do próprio golpe. Na universidade pública, o golpe é chamado pelo que é: um golpe, com participação central da Globo. E por isso a Globo entende que é preciso destruir a universidade pública.

Desde o impeachment, a Globo iniciou uma campanha agressiva, com a publicação de inúmeros editoriais, para impor a narrativa, mentirosa, de que a universidade pública é um “gasto”.

Se a universidade pública quiser resistir, precisa entender quem são seus verdadeiros inimigos…

A outra nota fala do Brasil como a xepa da feira. Empresas estrangeiras estão ampliando o seu controle sobre a economia nacional como há muito tempo não se via, adquirindo participação acionárias de empresas brasileiras a preços muito baixos. Igualmente, não há contextualização ou comentário sobre os riscos que isso implica, porque essas companhias podem transferir empregos e lucros para fora do Brasil.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rondinele Borges

28/07/2017 - 01h27

Se a noticia sai de uma das empresas de comunicação da globo, eu não acredito. Se eles tem coragem de dar um prêmio de ” homem do ano” a Temer e depois descartá-lo, o que podemos esperar deles. A globo era, só vai enganar o povo até o dia que eles descobrirem a netflix.

Kleiton D’Angelo

28/07/2017 - 00h24

Priscila Matayoshi

Otavio de Chavasca

27/07/2017 - 23h04

Gopi, Gopi,Gopi tudo é Gopi… vai trabalhar ooooomoiii de VAGABUNDO!!!

Neide Lima

27/07/2017 - 21h25

Foii citado no texto que a universidade pública e um gasto!!!! Só lembrando que esse gastos são nos que o pagamos em forma de impostos!!!! Em todos os paises existe universidade pública…. pq só no brasil isso e gasto!!!! Acorda povo ..

Teresinha Roberto Pinto Santos

27/07/2017 - 20h54

Reagir bravamente

Davi Kassim Rodrigues

27/07/2017 - 20h30

Vamos reagir. #Globo #globosta #redeglobo #oglobo #morteaoscabrais #nojo #voltapropaocarnelouca #socorroelisregina #Universidadepublica

Jormélio Oliveira

27/07/2017 - 20h00

Cantei essa bola desde o dia do impeachment, mas pobre e paneleiro tem que se lascar mesmo.

Fausto Amaral DE Barros

27/07/2017 - 17h50

Está escrito no Talmude: Goi não precisa estudar, nós lhe daremos tudo de que precisar: médico, professor, cantor, palhaço…

Luiza Diniz Canedo

27/07/2017 - 15h53

minerva resiste

Camila Canedo

27/07/2017 - 15h42

Luiza Diniz Canedo

Rogério Bezerra

27/07/2017 - 12h31

Pensei em reproduzir fala dum professor doutor de uma universidade brasileira, mas desisti.
Não ajudaria, apenas mostraria que sociopatas tomaram o lugar de muitos professores.
Vivemos dias que poderiam ser luminosos, esperançosos diria, mesmo, felizes, mas muitos letrados nos levaram “ao inferno a procura de luz”. *
Minha mulher me pediu para não xingar, mas tem uns aí que merecem e muito mais…
Vamos em frente!

*Lupicínio Rodrigues , socorre-me nessa!

Maria Madalena Nunes Venceslau

27/07/2017 - 13h06

Tarde…

Jose Luiz Da Silva

27/07/2017 - 12h26

boicotar a empresa GLOBO é um caminho para salvar o BRASIL!

    Ana Maria

    27/07/2017 - 20h56

    já não assisto TV.

    Jose Luiz Da Silva

    27/07/2017 - 21h00

    Eu vejo as vezes para perceber as intenções da emissora!

Maria Eduarda

27/07/2017 - 09h21

” O Globo simplesmente ataca a universidade pública porque entende que ela é um espaço crítico que ameaça suas narrativas, entre elas, a narrativa do próprio golpe. Na universidade pública, o golpe é chamado pelo que é: um golpe, com participação central da Globo. E por isso a Globo entende que é preciso destruir a universidade pública.”
É exatamente isso, a Universidade Pública incomoda a Globo, pessoas instruídas e politizadas incomodam a Globo.
A Globo tem pavor de povo com instrução, porque povo instruído não assiste suas novelas e não compra as suas narrativas. Nós que temos consciência política precisamos esclarecer esse povo. A Universidade pública presta um grande serviço ao Brasil, mas nós também podemos fazer a nossa parte, se quisermos reverter esse golpe, não basta a indignação dos intelectuais e estudantes dentro da Universidade, o povão precisa se politizar.

Andrea Doria

27/07/2017 - 11h42

Pelo que me parece, quem os faz uso da universidade pública são os coxinhas. Onde estão esses patos agora?!

    Carla

    27/07/2017 - 13h28

    Não são mesmo e te digo isso com propriedade, escrevendo esse post esperando o circular no p3 da USP. Hoje a universidade é mais ou menos para qualquer um. Paga, seria para os ricos. Eu não teria me formado doutora. Agora o que deve ser discutido é o silêncio dos membros de mais peso nas universidades e institutos federais frente ao desmonte da pesquisa científica e do acesso ao estudo.


Leia mais

Recentes

Recentes