Menu

Reinaldo Azevedo: “Lula foi condenado sem provas”

Os comentários de Reinaldo Azevedo, desde que ele passou a ser crítico da Lava Jato, ganharam uma dimensão progressista admirável. Seus pitacos políticos sobre os imbróglios eleitorais do PT, e suas estratégias políticas, também são interessantes, por partirem de alguém distante das batalhas internas da esquerda.

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os comentários de Reinaldo Azevedo, desde que ele passou a ser crítico da Lava Jato, ganharam uma dimensão progressista admirável.

Seus pitacos políticos sobre os imbróglios eleitorais do PT, e suas estratégias políticas, também são interessantes, por partirem de alguém distante das batalhas internas da esquerda.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sergio Sete

23/07/2018 - 14h00

Sugiro fortemente para aqueles que mecanicamente ficam repetindo que o presidiário Luis Inácio foi condenado sem provas: leiam o texto abaixo!
Depois de ter lido o texto abaixo, só continua a repetir essa falácia quem é mau caráter:

https://aosfatos.org/noticias/em-carta-lula-insiste-em-versao-errada-sobre-condenacao-sem-provas/

Marcio

22/07/2018 - 08h27

Muitos deles ficaram famosos atacando o Pt, fora os que Sairam da Tumba, vide Lobão . Reinaldo quer se descolar daquilo que ele Chama Direita Xucra, Boçalnaro etc…. Os comentários dele Sobre o Capitão Nióbio não tem preço, Nem um comentarista politico zoa tanto aquele Boçal qto Reinaldo. Só por isso eu perdoo todos os seus pecados ¨Eu me espanto em saber que vc é Bípede¨ Reinaldo Azevedo falando do tomador de Leite de Ornitorrinco kkkkkkkkkkkkkk

danilo solano

20/07/2018 - 14h32

Essas são as 22 provas usadas para fundamentar a tese da acusação, acolhida pela Justiça, sobre o triplex.

1 – A construção do prédio pela OAS foi precedida de uma obra do banco Bancoop, que não conseguiu arcar sozinho com o negócio. Essa planilha apreendida na sede do banco mostra que a unidade 174 era a única reservada.Lula disse em seu depoimento que esse documento era do banco e caberia à instituição explicar. “Só tem alguém que pode responder, que é a Bancoop”.

2 – Essa mensagem, de 2012, já apontada que a OAS tinha que ter atenção especial a essa cobertura (o número passou de 174 para 164).

Lula em seu depoimento disse que não poderia responder por conversas de terceiros.

3 – Esse documento rasurado – Apreendido na casa de Lula, essa proposta de aquisição do imóvel foi periciado e descobriu-se que houve uma rasura grosseira para substituir a cobertura (174) pelo apartamento normal (141), que Lula chegou a pagar prestações.

Em seu depoimento, Lula disse que desconhecia. “Eu também gostaria de identificar quem rasurou”.

4 – Já esse documento mostra que, apesar da cobertura estar reservada, o contrato era para uma unidade normal, de número 141.

Lula disse que isso é diferente de ter um apartamento. “Cota não é o imóvel, o documento não diz imóvel, o documento fala em cota. Era, simplesmente, a minha mulher resolveu comprar uma cota da cooperativa Bancoop, e comprou”.

5 – Com a obra sendo tocada pela OAS, a numeração dos apartamentos foi trocada. E a unidade do contrato de Lula passou a ser 131. Essa escritura mostra que a OAS vendeu para outra pessoa esse apartamento, em agosto de 2014. Para a acusação, isso mostra que Lula pagou por um apartamento normal, mas que na verdade para ele sempre foi destinada a cobertura.

Lula disse que não tinha o apartamento. “Doutor Moro, como eu não requisitei apartamento e não recebi apartamento, eu não tinha porque ser informado”.

6 – Imposto de renda – Lula declarava em seu imposto de renda “cotas” para comprar a unidade 141, aquela que já tinha sido vendida em agosto de 2014.

Lula afirma que isso contraria a a acusação do triplex. “Como é que alguém pode imaginar em sã consciência, doutor Moro, que um cidadão compra um apartamento que vale 10 e depois declarou no imposto de renda 5 anos seguidos, e depois aparece um apartamento que vale 20 sem nenhuma explicação”.

7- Essa reportagem de O Globo – Em 2010, a matéria falava que Lula tinha uma cobertura no Guarujá. E a informação foi confirmada pela assessoria do presidente.

Nesse depoimento ao juiz Sergio Moro, Lula coloca a culpa no Ministério Público, mesmo que na época não existisse o processo.

Juiz Federal:- Mas a questão que eu coloco, senhor ex-presidente, porque essa questão do triplex, pelo que o senhor afirma aqui, ela teria surgido somente em 2013, segundo o senhor, o senhor tem ideia como um jornalista lá em 2010, do O Globo, poderia ter feito uma matéria se referindo a essa cobertura triplex que o senhor iria ficar nesse mesmo local, nesse mesmo prédio?

Luiz Inácio Lula da Silva:- Porque deve ser uma invenção do Ministério Público.

Juiz Federal:- Mas em 2010 nem tinha processo.

Luiz Inácio Lula da Silva:- É isso.

Juiz Federal:- Nem tinha processo disso.

Luiz Inácio Lula da Silva:- Sei lá quando, fazer invenção faz em qualquer momento, ilações se faz em qualquer momento, a verdade é o seguinte, doutor Moro, eu vou repetir, eu não solicitei, não recebi, não paguei nenhum triplex, e não tenho.

8 – Esse documento apreendido na OAS é datado de 2012 e já colocava a unidade que Lula tinha começado a pagar como livre para a venda, enquanto a cobertura não estava disponível.

9 – A visita – Essa foto mostra Lula, acompanhado do presidente da OAS, visitando a cobertura, em fevereiro de 2014. A imagem foi publicada pela primeira vez pelo Jornal Nacional. O ex-presidente diz que foi ao local porque a empreiteira queria vender o imóvel. A acusação diz que ele foi para acertar a reforma. Houve ainda uma segunda visita, de dona Marisa, em agosto de 2014.

Lula admite o encontro, mas disse que não a conversa não avançou. “Eu tratei do triplex com o Léo uma vez que ele foi no Instituto dizer que eu tinha que visitar e o dia que eu fui visitar o prédio. Nunca mais tratei de triplex, nem de quadruplex”.

Diz também que não gostou do imóvel: “Na verdade no dia que eu fui ver eu me dei conta de que não era possível que eu tivesse um apartamento na Praia das Astúrias, naquele local, eu não teria como visitar a praia. Segundo: o apartamento era muito pequeno para uma família de cinco filhos, oito netos, e agora uma bisneta”.

10 – Esse depoimento de Roberto Moreira, funcionário da empreiteira, fala duas coisas relevantes: que o imóvel era destinado ao ex-presidente e que a OAS passou a fazer reformas após a visita de Lula.

“Eu soube ao final de 2013 que a dona Marisa Letícia tinha uma cota dessa unidade 141 e que a unidade 164 do triplex estava reservada para a dona Marisa e o ex-presidente. Depois dessa visita eles foram embora, eu ainda permaneci no Guarujá junto com o Igor, e tempos depois, semanas depois, o Fábio me chamou na sala dele e pediu para fazer algumas adequações, alguma reforma no apartamento, que inicialmente fizesse um projeto, fizesse um orçamento, apresentasse para ele para que fosse feito no apartamento”.

11 – O depoimento do porteiro José Afonso Pinheiro, zelador do condomínio.

“Sim, todos sabiam lá que o apartamento pertencia ao ex-presidente

Lula, inclusive até os condôminos sabiam também que era dele o

apartamento, sempre houve esse comentário lá”.

12 – Essa foto é de uma caixa apreendida em 2016 num imóvel que armazena pertences de Lula do tempo que era presidente. A acusação entende que, por estar escrito praia, o destino final seria o imóvel do Guarujá.

Lula afirmou que “praia” não significa, necessariamente, Guarujá. “Eu nunca abri uma caixa, nunca visitei o acervo, não sei o que tem dentro, e portanto se a Polícia Federal foi no sindicato e abriu essas caixas poderia ter dito, é isso, é isso. O fato de estar escrito praia é porque eu ia na praia quando eu era presidente. Eu ia na praia, eu ia em (inaudível), na praia da Marinha, eu ia em Marambaia, eu ia lá no Forte Alcântara no Guarujá. Então não quer dizer nada”.

13 – A reforma no triplex foi bancada pela OAS e feita pela empresa Tallento. Aqui está o documento.

Sobre as provas relacionadas à reforma, cozinha e outras melhorias (abaixo), Lula disse que a OAS fez porque queria vender o apartamento. “Eu estou dizendo que ela, se estava fazendo aquela reforma com as críticas que eu fiz, é porque ela queria vender o apartamento, acontece que ao mesmo tempo em que ela diz que o apartamento era reservado para mim, eu vi aqui depoimento dizendo, ela colocou esse apartamento como hipoteca em vários momentos da sua transação”.

Lula também nega que tenha pedido qualquer reforma.

14 – Nesse depoimento, uma funcionária da Tallento disse que presenciou dona Marisa tratando diretamente da obra. O dono da empresa também confirmou essa informação.

Lula disse que não tratou de reforma com Marisa. “Não, não relatou e lamentavelmente ela não está viva para perguntar”.

15 – Já essa nota fiscal mostra a Talento comprando um elevador após a visita de dona Marisa.

Lula, por sua vez, critica essa acusação e disse que nada tem a ver com essa compra. “Será que alguém de bom senso nesse país imagina que eu ia pedir um elevador num apartamento que não era meu e deixar de pedir para fazer no apartamento, no prédio que a dona Marisa morava há 20 anos e que tomava remédio todo santo dia, quer dizer, é no mínimo, é no mínimo, doutor, cumprir o ditado de que “Quem conta uma mentira passa a vida inteira mentindo para justificar a primeira mentira”.

16 – Já essa nota fiscal mostra a OAS comprando eletrodomésticos, também depois da última visita. Ela está em nome de Mariuza Marques, funcionária da empreiteira.

17 – E esse depoimento da própria Mariuza fala que era para a cobertura de Lula.

Defesa:- Em relação à compra feita na Fast Shop, quem pediu a senhora que fizesse essa compra, participasse dessa compra?

Depoente:- Eu não fiz a compra, só pediram que eu recebesse os eletrodomésticos, eu estaria lá, eu não faço parte do processo de compra.

Defesa:- A senhora não participou, especificamente desse processo de compra a senhora não participou?

Depoente:- Não, somente recebi os eletrodomésticos na unidade.

18 – Tem ainda uma cozinha planejada. Essa cozinha é importante porque a Kitchens também foi contratada para fazer outro imóvel. Era um sítio de Atibaia, também frequentado por Lula. Para a procuradoria isso mostra que a cobertura era destinada ao ex-presidente, uma vez que as duas obras foram contratadas na mesma época. Esse depoimento de Mário Amaro, da Kitchens, explica isso.

“Foi na mesma época, primeiro foi a do sítio e depois a do triplex, mas foi pouco tempo de uma pra outra”.

19 – Esse Whatsapp é de fevereiro de 2014, próximo à visita de Lula. É de Léo Pinheiro, presidente da OAS, para outro executivo. Eles falam sobre a obra do Guarujá e citam o “chefe” e a “madame”, que seriam Lula e Marisa.

Tanto nesse caso como de Bittar, que está abaixo, Lula deu a mesma explicação: não poderia comentar conversas de terceiros. “Eu não posso responder, doutor, eu não posso responder por e-mails ou por telefonemas entre terceiros, doutor, eu aqui posso muito responder pelo que eu fiz ou pelo que eu não fiz”.

20 – Esse outro Whatsapp cita um amigo de Lula (Fernando Bittar) e a aprovação por parte da “Dama” do projeto do Guarujá.

21 – Já essa mensagem de Léo Pinheiro manda um executivo abrir um centro de custo para Lula (Zeca Pagodinho) na praia.

Lula disse que desconhece essa conversa. “Você sabe que no depoimento do Léo quando eu ouvi ele falar Zeca Pagodinho eu até gostei porque eu gosto muito do Zeca Pagodinho, e fiquei sabendo no depoimento porque ele nunca me falou que me chamava de Zeca Pagodinho, mas não houve essa conversa comigo, se houve entre eles é problema deles”.

22 – Por fim, há o depoimento de Léo Pinheiro. Ele era o presidente da OAS e era quem tratava com Lula de projetos de interesse da empresa. Foi ele quem levou o ex-presidente na visita ao Guarujá.

Léo Pinheiro tentou, sem sucesso, uma delação premiada. Não conseguiu, mas mesmo assim colaborou com o processo, na condição de réu confesso. Ele foi condenado junto com Lula.

O dirigente da OAS confirmou as acusações do Ministério Público.

“O presidente Lula não me perguntou, o João Vaccari, quando eu mostrei a ele as dívidas que nós tínhamos a pagar para o João Vaccari de pagamentos indevidos dessas obras e o gasto que nós estávamos tendo em cada empreendimento, que ele me pediu inclusive que no caso do triplex eu procurasse saber do presidente, eu estive com o presidente, o presidente foi no apartamento para dizer o que eles queriam, porque eu não tinha ideia de quanto ia gastar, quando dona Marisa e o presidente estiveram no apartamento, e nós fizemos o projeto, nós tivemos quantificado, eu levei para o Vaccari e isso fez parte de um encontro de contas com ele, o Vaccari me disse naquela ocasião que, como se tratava de despesas de compromissos pessoais, ele iria consultar o presidente, voltou para mim e disse ‘Tudo ok, você pode fazer o encontro de contas’, então não tem dúvida se ele sabia ou não, claro que sabia”.

Lula saiu em defesa de Vaccari:

“Nunca, aliás eu vi o depoimento do Léo e, sinceramente, a mentira contada de que o Vaccari tinha oferecido um triplex logo no começo da construção é de um irrealismo total, primeiro porque o Vaccari tem prédio lá ou tinha um apartamento lá, ele poderia reivindicar o triplex para ele ou para outra pessoa, segundo o Vaccari não ia passar o que não era dele para quem quer que seja, eu vi o depoimento e achei muito irreal e uma deslavada inverdade contra o Vaccari”.

FONTE: https://www.buzzfeed.com/filipecoutinho/estas-sao-as-22-provas-que-levaram-a-condenacao-de-lula?utm_term=.jtMw6WkjM#.vtDbnqgzA

    Miguel do Rosário

    20/07/2018 - 14h46

    ué, mas não há nenhuma prova aí. documento em branco, sem assinatura, rasurado, por exemplo, não é prova, obviamente.

Heleno

20/07/2018 - 12h41

Reinaldo Azevedo, o mais novo guerreiro do povo brasileiro !

Renato Batisteli Pinto

20/07/2018 - 10h54

Há duas vertentes nas manifestações do dito cujo. A primeira é que, não sendo extamente burro, embora tampouco dotado de inteligência, digamos, superior o sujeito sabe que quando há um quebra do ordenamento democrático pode sobrar para ele também. A segunda, alguém aqui já disse, é que ele se sustenta à custas de Lula e do PT tirem-lhe essa “proteína” e ele esvai-se pelo ralo do esgoto no qual ele circula.

Jandui Tupinambás

20/07/2018 - 07h48

É….

quanta coleção de besteiras ditas em poucos minutos. E pensar que Reinaldo era pior que isso…

Uma escrotice dessas no site do Miguel com destaque: “dimensão progressista admirável”.

Queria saber em que ponto podemos destacar um pingo de “progressismo” nesse discurso idiota.

O mundo dá voltas…

    Miguel do Rosário

    20/07/2018 - 08h16

    Se defender a falta de provas na sentença contra Lula não é importante para você…

      Jandui Tupinambás

      20/07/2018 - 08h30

      Defender falta de provas não tem nada a ver com ser progressista. Ele apenas está afirmando que a lei deve ser seguida. Dizer que leis devem ser cumpridas e seguidas é uma postura conservadora. Isto é básico em sociologia e direito. Isto não é ser progressista..

      Este é o ponto. Se espremer só sai isso nesse papo furado do Reinaldo: afirmar o que até minha netinha de 3 anos já sabia: não foi apresentada provas contra Lula.

      Reinaldo é um ser “ontologicamente” conservador.

        GERALDO GALVÃO

        20/07/2018 - 13h36

        Não sei se entendi: Você afirma que um jornalista de direita, com a projeção do Reinaldo Azevedo, usando um canal aberto de TV admite que o Lula foi condenado sem provas não significa nada? Volta para sua tribo Tupinambás.

Cláudio

20/07/2018 - 03h17

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Tem cada “coisa” nesse mundo… Ainda dar trela prum cabra desses… Ridículo, senão grotesco. A (“)esquerda(“) muy viva sempre caindo nas armações de canalhas da direita e-s-c-r-o-t-a… Deprimente. Durma-se com um barulho desses…

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Damião Bonfim

20/07/2018 - 00h14

Pelo visto, o fanatismo petista é tamanho, que seus adeptos já não conseguem reconhecer comentários sóbrios. O problema é que Reinaldo diz o que o PT sabe, mas não quer aceitar: Lula candidato 2018 tem prazo de validade que expira até meados de setembro.

Articulam o enfraquecimento da esquerda (quando o protagonismo não é deles); criticam Ciro Gomes porque tentou fazer vingar aliança com o “Centrão”; se sentem incomodados, mas negam que Ciro seja de esquerda. E pior que isso: apostam que os eleitores do Lula são como gado – incapazes de julgar por si mesmo o que é melhor para o País.

O maior apoio de Bolsonaro e de Alckmin é o PT e sua “teimosia puritana besta”, para não dizer hipócrita.

Se der um segundo turno envolvendo o “Capitão” e o Picolé de Chuchu, a ala mais radical do PT poderá dizer: nós decidimos que é Lula ou ninguém da esquerda. Se não for ele o Presidente, pode ser qualquer um (que lastima!)

joao barbosa

19/07/2018 - 23h37

PELO AMOR DE DEUS , ESTE CARA É UM PICARETA DE PRIMEIRA LINHA,É
UM GABEIRA ,UMA HELOISA HELENA,UMA MARINA SILVA DA VIDA,ALIÁS É
MAIS UM PILANTRA QUE JÁ FOI DE ESQUERDA E DEPOIS SE VENDEU,COMO TODOS ESTE MINISTRO DO STF QUE O LULA E A DILMA INDICARAM,NÃO É
QUE ELES SÃO INCOPENTENTES,ALIÁS ELES TEM MUITA .O PROBLEMA É QUE ELES SE VENDEM PARA O PIG OU MELHOR A GLOBO.
O REINALDO AZEVEDO SÓ COMEÇOU ATACAR A LAVA JATO QUANDO PEGARAM OS SEUS AMIGOS E INTERCEPTARAM UMA LIGAÇÃO DELE.
QUANDO EU FALO QUE AQUI NÃO TEM ESQUERDA,AGORA FICA AÍ DANDO CRÉDITO PARA ESTE COXINHA.VAI NESTA .ACORDA BRASIL

Giane Meire

19/07/2018 - 22h04

Lembre-se que o Reinaldo Azedo tem um programa novo, agora na Band News e precisa de audiencia no radio para que o programa continue.
Sem audiencia nenhum programa de tv ou radio se mantem no ar.
Ele diz essas coisas, mas ele detesta o PT e o Lula. Na minha opiniao é jogo de cena essas coisas que ele diz. Ele quer o Lula inelegivel, nao candidato e o Brasil governado pelo PSDB.

Esmeraldo Cabreira

19/07/2018 - 18h57

ORA, ORA! É APENAS MAIS UM KOXINHA GOLPISTA FASCISTA ÓRFÃO DE LULA!
ESSE CRETINO E HIPÓCRITA SÓ ESTÁ VIVO SE ESTIVER FALANDO DE LULA….KKK!
GRANDE IRONIA DA HISTÓRIA… SEM LULA PERDEM A RAZÃO DE SER E VÃO À FALÊNCIA!

Nostradamus

19/07/2018 - 16h52

Este é um sofista. Engana bobo de montão. Não gosto da sua cara.


Leia mais

Recentes

Recentes