Menu

Em SP, Lula divide liderança com Alckmin e Bolsonaro

O instituto Ipespe, em parceria com a corretora XP Investimentos, acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto em São Paulo. Foram feitos três cenários: sem Lula (e com Haddad), com Lula e com Haddad sendo mostrado ao eleitor como explicitamente apoiado por Lula. No cenário 2, com Lula, os três primeiros aparecem empatados […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
18/03/2016- São Paulo- SP, Brasil- Ex-presidente Lula, durante ato em defesa da democracia, na avenida Paulista. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O instituto Ipespe, em parceria com a corretora XP Investimentos, acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto em São Paulo.

Foram feitos três cenários: sem Lula (e com Haddad), com Lula e com Haddad sendo mostrado ao eleitor como explicitamente apoiado por Lula.

No cenário 2, com Lula, os três primeiros aparecem empatados com 19% a 20%.

Sem Lula, Alckmin e Bolsonaro aparecem empatados, com 20% a 21%.

Quando aparece como candidato apoiado por Lula, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, cresce cinco pontos e atinge 10% dos votos em São Paulo.

O relatório completo dos dados está aqui.

Eu fiz algumas marcações nos números  da tabela estratificada onde os candidatos são melhores, ou que merecem atenção especial por algum motivo. Note que a tabela estratificada divulgada pelo Ipespe referente-se ao cenário 3, com Haddad explicitamente apoiado por Lula.

Faço alguns comentários em seguida:

  • Bolsonaro

Bolsonaro tem muito mais força entre homens (28%) do que entre mulheres (13%). Este é um dado que todas as pesquisas mostram. Ele também é mais forte entre evangélicos (25%) do que entre católicos (18%). Bolsonaro é mais fraco entre a classe E, onde tem somente 14%.

  • Alckmin

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é bem mais forte no interior do estado (23%) do que na capital (16%).  Alckmin tem força entre os mais pobres, da classe E (24%), e menos instruídos, com formação até o ensino fundamental (30%).

  • Fernando Haddad

O ex-prefeito Fernando Haddad é forte na capital, onde tem 15%, à frente de Bolsonaro, que tem 13% na região, e empatado com Alckmin, que tem 16%. Entre jovens com 16 a 17 anos, Haddad tem 17% das intenções de voto, o mesmo percentual, aliás, de Manuela D’Ávila.

  • Ciro Gomes

O candidato do PDT é mais forte nas periferias urbanas, onde tem 11%, e entre pessoas mais velhas, onde tem 12%. Entre eleitores menos instruídos, Ciro tem 14%, à frente numericamente de Bolsonaro e Marina. Ao mesmo tempo, Ciro também pontua bem entre a classe A, onde tem 9% das intenções, contra apenas 3% de Marina neste segmento.

 

 

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MARCELO ALBERTON AGUIAR

02/08/2018 - 15h03

FAZEM PESQUISA DE PRESIDIÁRIO, MEÉÉÉÉÉU DEUS

gN

31/07/2018 - 16h11

Pq não publicou a taxa de rejeição do Lula de 69%?

    Miguel do Rosário

    31/07/2018 - 16h13

    Não gosto desses números de rejeição. Acho-os exagerados, para todo mundo. Tem alguma coisa errada na forma como são apurados.

      gN

      31/07/2018 - 16h29

      Espera se, então pelo simples fato de não gostar dos números vc não publica? Olha com todo o respeito assim vc dá margem p as pessoas te chamarem de fake news! Complicado

        Miguel do Rosário

        31/07/2018 - 16h39

        A tabela completa está publicada. Eu só não analisei.

          Euler

          31/07/2018 - 20h10

          Só analisa o que lhe é favorável. Assim é mole !

          Miguel do Rosário

          31/07/2018 - 20h12

          Tá falando sobre a rejeição? Não, aquilo não é favorável a ninguém.

          Aliança Nacional Libertadora

          31/07/2018 - 20h17

          Bolsomínion ou Ciromínion? Nunca se sabe….

    Jochann Daniel

    31/07/2018 - 17h36

    gN faz parte
    da equipe do
    “Inúmeros comentaristas
    sob uma mão só”.
    Tais como “Brasileiro da Silva”,
    “Sergio Sete”
    e muitos, muitos outros
    “personagens” da contrainformação
    trabalhando
    para nossos inimigos,
    pagos em dólares.
    Sempre tentando conter
    o entendimento das pessoas
    de que Lula
    é um grande herói,
    e não um bandido
    como a Mídia
    (também a serviço
    de nossos inimigos)
    pintou
    (e pinta).
    Liguem prá ele não….


Leia mais

Recentes

Recentes