Cafezinho 5 minutos: o conceito de autocrítica

Bolsonaro, o BNDES não tem mais caixa preta há muito tempo

Por Miguel do Rosário

08 de novembro de 2018 : 17h39

Leia nota abaixo. Depois de tantas devassas realizadas nos últimos anos, na esteira do golpe, o BNDES não tem mais “caixa preta” nenhuma. Tudo foi revirado por TCU, MP, CGU, Bacen, CVM, por sucessivas CPIs altamente politizadas. Na verdade, funcionários do banco tem me dito que uma parte importante dos servidores do BNDES tem trabalhado exclusivamente para responder a inquéritos exaustivos, muitas vezes persecutórios e redundantes, dos órgãos de controle.

Até agora não se encontrou nada de errado. O BNDES é uma das instituições mais limpas e organizadas do Estado brasileiro.

Quem está roubando, neste caso, é o governo Temer, que já saqueou algumas centenas de bilhões de reais do caixa do BNDES, tirando do banco um dinheiro que poderia ser investido na geração de empregos. O governo Bolsonaro, pelo jeito, vai pelo mesmo caminho.

***

Nota de esclarecimento à imprensa

Em razão das declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, divulgadas ontem (7), quando afirma que vai “abrir os sigilos bancários do BNDES na primeira semana de governo”, a Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) entende serem necessários esclarecimentos em prol da qualidade do debate público.

Em relação ao “sigilo bancário”, o BNDES cumpre normas previstas em lei. Não foi formulador, criador ou demandante, pois o tema é normatizado pela lei complementar 105, de 10/1/2001. O BNDES divulga suas operações de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco. Estão disponíveis no portal institucional informações sobre cliente, valor da operação, projeto apoiado, taxa de juros, prazos e garantias.

Com relação a referências à “caixa preta” do BNDES, é importante esclarecer que, além de prestar contas regularmente ao Bacen, CVM, CGU e TCU, o Banco vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido à três CPIs, Operação Lava Jato, Operação Bullish, Comissões de Apuração Interna e Auditoria Independente. Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES em qualquer esquema de corrupção.

Associação dos Funcionários do BNDES – AFBNDES

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

21 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Tamosai

11 de novembro de 2018 às 14h35

Muito bom, Miguel!
Acho que estão procurando corruptos em lugar errado. Que tal, por exemplo, procurar na turma que deu o golpe? E na turma que apoiou o Coiso? E nos juízes que receberam auxílio-moradia, mesmo tendo imóveis na mesma cidade?
Miguel, isso me parece aquele tipo de ataque para manter o outro lado sobre pressão e desviar o foco deles próprios.

Responder

Alvaro Gusto

09 de novembro de 2018 às 10h10

Eu nao consegui achar na internet ainda o extrato do BNDS com todas as transferencias nos ultimos 10 anos feitas com meu dinheiro la, para eu poder avaliar. Se alguem me passar o link com essas informacoes eu critico o Bolsonaro, caso contrário, vou continuar apoiando que ele faca essa investigacao por mim.

Responder

Admar

09 de novembro de 2018 às 09h34

Bolsonaro é tao Cabeça Oca que continua fazendo discurso de Campanha Eleitoral…!

Responder

Admar

09 de novembro de 2018 às 09h31

“Depois, como sempre, ele vai dizer “não foi bem isso que eu falei” e idiotas como você vão fazer olhar de paisagem.”??????É desse jeito!!!

Responder

Brasileiro da Silva

08 de novembro de 2018 às 23h27

Os ptminions provam a beleza que foi a “pátria educadora”: não conseguem interpretar um texto de 180 caracteres. Em qual momento o presidente falou que existe algo errado? Ele só avisou que vai tornar público os contratos. Por que o medo?

Responder

    Moysés Nunes

    10 de novembro de 2018 às 12h54

    Citando a sua própria fala: “…lei complementar 105, de 10/1/2001. O BNDES divulga suas operações de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco.”
    Você compreendeu o texto?
    Já LEU a lei?
    O imbecil disse que vai fazer o que já é feito…
    Mermão… vsf…

    Responder

Paulo

08 de novembro de 2018 às 22h08

Não creio, de fato – e salvo prova em contrário -, que os “barnabés” do BNDES sejam culpados do que quer que seja. O problema, no Brasil, não é a corrupção miúda, ocasional e praticada por funcionário pouco graduado, que se limita, de ordinário, a desembaraçar um processo de pouca monta ou suavizar nas tintas, em outro. O problema é bem maior, e atinge a esfera política, o uso político do Banco…

Responder

    Luiz Carlos P. Oliveira

    08 de novembro de 2018 às 23h04

    Mais um enganado. Isso já está ficando chato. Vai lá no site do BNDES e leia o que o presidente atual do banco falou, otário.

    Responder

      ari

      09 de novembro de 2018 às 12h23

      Vivemos em um país onde o cidadão se deixa emprenhar pela mídia e acha que sabe tudo. Uma das boas leituras é o Livro Verde do BNDES, onde inclusive pode-se ver o quanto de asneira se fala em relação aos empréstimos externos. Mas sempre é mais fácil repetir chavões da internet

      Responder

        Moysés Nunes

        10 de novembro de 2018 às 13h00

        Os caras não conseguem ler um gibi, porque tem muitas páginas, imagine darem-se ao trabalho dantesco de ler este tipo de material.
        Mas valeu pela referência.

        Responder

Justiceiro

08 de novembro de 2018 às 18h52

Não tem nada escondido? Vamos ver. Vamos ver como o banco emprestou 8 bilhões pros JBS, com parte desse dinheiro servindo pra investir em empresas nos Estados Unidos, não gerando um mísero emprego aqui.

Vamos ver como o BNDES financiou ditaduras de esquerda que agora estão dando calote no povo brasileiro, pois o dinheiro do BNDES é do povo.

Vamos ver como se deu o financiamento do porto de Mariel com dinheiro do BNDES.

Responder

    Moysés Nunes

    10 de novembro de 2018 às 13h03

    Cara, vou te dar uma chance… facilitar a sua vida: procure no Google é fácil: “Evolução de lucros BNDES”!
    Você vai tirar TODAS as suas dúvidas e enterrar um monte de asneiras que, provavelmente, você “pspagueia” por aí.

    Responder

Renato

08 de novembro de 2018 às 18h14

“Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES em qualquer esquema de corrupção.”. Alguém tem que avisar a esses bostas que a eleição já terminou. Não adianta mais fazer campanha , emitindo notinhas, contra Bolsonaro; ele já é o presidente eleito, queiram esses bostas ou não !

Responder

    Jonas

    08 de novembro de 2018 às 22h52

    Vc é burro ou não leu a matéria na integra?

    Responder

      Luiz Carlos P. Oliveira

      08 de novembro de 2018 às 23h05

      Provavelmente as duas coisas. Ou você já viu algum coxinha ou bolsobosta inteligente?

      Responder

        Brasileiro da Silva

        08 de novembro de 2018 às 23h30

        Inteligentes são os que acham que o corrupto preso é inocente, que o Dirceu, o Palocci, o Vaccari e outros não roubaram.

        Responder

        Moysés Nunes

        10 de novembro de 2018 às 13h04

        kkkkkkkkk… difícil!

        Responder

        Moysés Nunes

        10 de novembro de 2018 às 13h06

        Luiz, desiste… “Tico e Teco”… Não adianta!

        Responder

    Luiz Carlos P. Oliveira

    08 de novembro de 2018 às 23h02

    Ô seu bosta. Leia a matéria mais umas cinco vezes prá ver se entende. Bolsobosta tem dificuldades em entender coisas tão claras. O próprio presidente do BNDES, indicado pelo Temer fez auditoria interna e não achou nenhuma irregularidade no Banco. Mas como tem imbecis eleitores do Bozo (e o próprio) que foram enganados por essa politicagem safada, que diz existir caixa preta e que o PT “deu dinheiro” para outros países, é bom que o próprio Coiso mande investigar. Depois, como sempre, ele vai dizer “não foi bem isso que eu falei” e idiotas como você vão fazer olhar de paisagem.

    Responder

      Brasileiro da Silva

      08 de novembro de 2018 às 23h32

      Menina nervosa, se tá tudo ok, qual o medo de tirar o sigilo dos contratos?

      Responder

        Carcará

        09 de novembro de 2018 às 20h12

        Olha esse bunda rachada de novo aporrinhando o pessoal aqui… ah! um tapa na cara e um chinelo na bunda! Vai ô fariseu! Vai lamber as botas do Bolsonaro menino…

        Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com