Menu

Os blocos de oposição na Câmara e no Senado

Os partidos de centro-esquerda articulam um bloco sem o PT (por enquanto) na Câmara dos Deputados e no Senado. Na Câmara, PSB (32), PDT (29), PCdoB (9), e Rede (1) organizaram um bloco com 71 deputados, contra os 56 do PT. No Senado, o bloco poderá ser formado por Rede (5), PDT (4), PSB (2) e […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Boxer, Basquiat

Os partidos de centro-esquerda articulam um bloco sem o PT (por enquanto) na Câmara dos Deputados e no Senado.

Na Câmara, PSB (32), PDT (29), PCdoB (9), e Rede (1) organizaram um bloco com 71 deputados, contra os 56 do PT.

No Senado, o bloco poderá ser formado por Rede (5), PDT (4), PSB (2) e Pros (1), totalizando 13 senadores, contra 6 do PT.

Câmara:

Senado:

Com ou sem o PT, esse bloco ainda será muito minoritário, e precisará estabelecer uma estratégia muito inteligente, articulada com outros partidos, para que possa exercer alguma influência nos rumos do legislativo.

É possível, e desejável, que as rusgas entre o PT e outras legendas de esquerda arrefeçam com o tempo, e todos se unam em prol dos mesmos objetivos.

Na Câmara, Paulo Teixeira e Patrus Ananias são os nomes mais moderados e abertos ao diálogo com outros partidos O líder do PT, Paulo Pimenta, a julgar por suas declarações, estaria menos disposto a conversas.

No Senado, o nome do PT mais aberto ao diálogo é Jaques Wagner.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucas Correa de Almeida

26/11/2018 - 13h46

Deprimente como o brasileiro vota mal. Haddad e Ciro juntos tiveram 42% dos votos do 1o turno e todo Câmara progressista (pt, psb, pdt, PCdoB, psol) vai dar menos de 30% de deputados

Adauto

26/11/2018 - 07h22

Infelizmente o Miguel do Rosário é o próprio personagem que diz o Brizola,cacarejar a esquerda é bota o ovo a direita seja mais lúcido Miguel.

ELTON LUIZ DE SOUZA

25/11/2018 - 20h32

QYEM ESTA ENCABEÇANDO ESTA OPOSIÇÃO É CID GOMES O IRMÃO DE CIRO . ACHAR QUE IRÁ FAZER OPOSIÇÃO AO GOVERNO BOLSONARO, UMA PIADA.

Alderides Madeira

25/11/2018 - 11h44

Miguel, você era ou ficou babaca?
Oposição sem PT é coisa de idiota.

NeoTupi

25/11/2018 - 00h13

Com o tamanho da bancada de esquerda (e é menor do que o bloco+PT+Psol, pois PDT e PSB tem parlamentares de direita e ainda tem a Rede cuja orientação econômica vem do Itaú), a única estratégia inteligente possível é fazer política de fora para dentro do parlamento, ou seja, mobilizar por pressão popular contrária às votações anti-povo. E ser minoria barulhenta no Congresso. Começará difícil mobilizar o povo não organizado ainda sob efeito da campanha anti-política, mas com o tempo a oposição decola na boca do povo, pois Bozo deverá ficar com popularidade muito baixa quanto mais governar com a agenda econômica e social anti-povo, além de políticas identitárias fundamentalistas e medievais. O perfil do ministério é garantia da popularidade cair muito rapidamente. Até Moro começa a se queimar ao entrar no grande acordão do Jucá para dar imunidade ao caixa-2 e, muito provavelmente, se queimará mais ainda na área de segurança pública, gerando muita expectativa e entregando resultados pífios, como ocorre com a intervenção no Rio de Janeiro.
Se a oposição não atrair a maioria silenciosa nas redes e nas ruas será uma oposição totalmente improdutiva como era o Agripino Maia, o Mão Santa, o Arthur Virgílio na época do governo Lula. A direita na oposição só logrou êxito chegando ao golpe e ao resultado desta última eleição quando ganhou as redes e as ruas.

Marcos Videira

24/11/2018 - 21h52

Frente Ampla Única, com respeito mútuo entre os diversos grupos, sem imposições políticas, sem tentativas de impor a liderança ou hegemonia. Para que tenha força, essa Frente Ampla precisa agrupar TODOS os democratas (progressistas e conservadores). Bolsonaro e sua malta devem estar torcendo para que isso não aconteça e fique tudo mais fácil pra eles.
Vamos ver se o resultado da eleição serviu para alguma coisa.

Alan Cepile

24/11/2018 - 21h15

É preciso conversar com o centro e convencê-lo de que o bozo é a destruição do Brasil, o PDT já está em conversas com esses partidos no senado, e, se der certo, podem até conseguir 41 senadores, o que seria maioria.

    Aliança Nacional Libertadora

    24/11/2018 - 22h43

    Kkkkkkk convencer o centrão…..só aqui no cafezinho….boa tática….isolado PT…..parte do golpe é a quinta coluna….

      Alan Cepile

      26/11/2018 - 11h58

      Que choradeira rs…. Ninguém tá isolando nada, o PT é importante e pode (deve) ter uma atuação igualmente importante com um posicionamento que defenda os interesses da nação e do povo, simples assim, mas sem essa infantilidade de sei lá quem ou nada e querer ser o rei da política brasileira.

        Nostradamus ( banquinho & bacia )

        28/11/2018 - 08h22

        Quanto não ganha um cara desses para ajudar a conquistar um lugar sob o céu para o Ciro embora sempre nesta simbiose negativa com o PT ferindo e soprando, grande fdp! Agora pode esbravejar a vontade: cada vez mais te afundas seu doido.

    NeoTupi

    25/11/2018 - 00h58

    Quer dizer que agora vale o PDT aliar-se ao MDB e Cid Gomes tentar compor com Renan?
    Eu tenho a humildade de entender perfeitamente alianças desagradáveis quando a conjuntura adversa exige. Só não resisto refrescar a memória do que Ciro dizia quando o PT foi obrigado a buscar esses apoios desagradáveis para conseguir governar. Nada como um dia após o outro.

      Alan Cepile

      26/11/2018 - 11h55

      MDB e Renan…. Não sei pq isso me lembrou uma certa “hegemonia” do passado.

Elias

24/11/2018 - 20h42

Não podemos repetir 1964 a esquerda saiu dividida depois do golpe cada grupo montou sua estratégia suicida e todos foram derrotados. O PT tem a maior bancada e é o maior partido da oposição ignara-lo é o caminho pra derrota, unir a esquerda neste momento é vital na luta contra o golpe.

Paulo

24/11/2018 - 19h57

Não dá um 1/3 da Câmara e do Senado, PT incluso…nas questões constitucionais, todos esses deverão estar fechados e ainda contar com apoio do MDB, PSDB, etc…


Leia mais

Recentes

Recentes