Menu

Os causas e efeitos políticos do “quadrilhão do PT”

Em seu depoimento recente à juíza Gabriela Hardt, após repetir, pela enésima vez, como era o procedimento usado para a nomeação da diretoria da Petrobras, Lula responde a uma questão que não lhe havia sido perguntada pelos inquisidores à sua frente: como escolhia os juízes de tribunais superiores (tribunais regionais, CNJ e STJ, STF). A […]

78 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Trabalho de Robert Rauschenberg

Em seu depoimento recente à juíza Gabriela Hardt, após repetir, pela enésima vez, como era o procedimento usado para a nomeação da diretoria da Petrobras, Lula responde a uma questão que não lhe havia sido perguntada pelos inquisidores à sua frente: como escolhia os juízes de tribunais superiores (tribunais regionais, CNJ e STJ, STF). A fala passou despercebida pela imprensa oficial e alternativa, mas não por este atento blogueiro. Como em diversos outros momentos do interrogatório, o ex-presidente falava não mais ao juízo, mas à história.

Lula explicou que a escolha dos magistrados seguia uma lógica matemática muito simples. Havia uma lista de apoios parlamentares para cada indicação. Aquele juiz que obtivesse uma quantidade maior de assinaturas, era escolhido.

O procedimento deve ter continuado sob a batuta de Dilma, haja visto suas escolhas.

Como o congresso era conservador, e como interessava ao governo petista amansar justamente as bancadas que não tinham afinidade ideológica com a administração, Lula e Dilma usaram a prerrogativa que lhes foi conferida pelo voto popular, não para escolher juízes que seriam os mais democráticos ou progressistas, mas para construir um instável e duvidoso apoio político no congresso.

Em outras palavras, o PT, como que provando a metáfora de Brizola, de que o partido cacareja à esquerda e bota ovos à direita, na contramão de seu discurso em prol dos direitos humanos, aparelhou o judiciário com magistrados conservadores, retrógrados, violentos; estes, todavia, não devem ter se sentido confortáveis por terem alcançado o topo de suas carreiras por uma indicação política feita por um governo do qual eles não gostavam. Devem ter pensado, com seus botões, que provariam, na rotina de seu trabalho, que não haviam cedido um milímetro de suas convicções. João Pedro Gebran, relator dos processos de Lula no TRF4, é um exemplo: indicado por Dilma para o cargo, o desembargador se alinharia às narrativas mais brutais da Lava Jato, e seria rigorosamente fiel às decisões mais estapafúrdias e injustas de Sergio Moro – como a sentença condenatória de Lula no caso do triplex.

Eu já tive oportunidade de conversar com alguns juízes progressistas, e eles não escondem sua perplexidade pela indicação, pelo PT, para tribunais superiores, de juízes tão raivosamente… antipetistas. A fala de Lula agora nos ajuda a entender o que houve: o PT usou a prerrogativa constitucional de indicar juízes para obter apoio das forças conservadoras no congresso.

Lula deixou seu método bastante evidente na nomeação, para o STF, de Carlos Alberto Menezes Direito, em 2007, um ultraconservador católico, quando poderia ter indicado, naquela oportunidade, Nilo Batista, um dos maiores juristas do país, um homem de esquerda, progressista, formado na escola brizolista de enfrentamento à mídia, e que tinha sido um dos primeiros a identificar que a direita brasileira usaria o judiciário para compensar seu declínio eleitoral. Dentre todos os nomes indicados pelo PT, há apenas um juiz garantista, Ricardo Lewandowski, mas ao qual sempre faltou a coragem necessária para uma postura independente perante as pressões midiáticas.

A escolha do procurador-geral da república, por sua vez, seguia uma lógica parecida, mas aí não para agradar o congresso, e sim a própria corporação. Lula também já falou sobre isso algumas vezes. Ele aceitava nomear para o cargo o mais votado da lista tríplice feita pelo Ministério Público Federal para evitar “dor de cabeça”. E também porque, dizia ele, era assim que se fazia no sindicato…

No segundo turno das eleições de 2018, o então candidato do PT, Fernando Haddad, apressou-se a dizer que, se eleito, voltaria a nomear, para a vaga de procurador-geral, o mais votado pela lista tríplice do ministério público. Bolsonaro, ao contrário, não assumiu esse tipo de compromisso, ficando livre para escolher o nome mais conveniente para a estabilidade do governo.

Haddad também procurou insistentemente o ex- ministro do STF, Joaquim Barbosa, um dos pioneiros do golpismo judicial, para obter apoio político para sua candidatura, o que conseguiu, apesar de apenas a poucos dias da votação.

As decisões de Haddad revelam que o partido ainda não fez nenhuma análise dos erros que cometeu, e que há ainda uma quase ansiedade para cometê-los novamente, desde que volte ao poder.

O método de Lula revelou-se o que talvez tenha sido o seu pior erro político. Ele conseguiu, no curto e médio prazo, o efeito desejado, reduzir a estridência da oposição parlamentar. Mas o preço foi demasiadamente caro. E não apenas para os políticos e empresários presos em processos frequentemente eivados de excessos e arbítrios, mas sobretudo para centenas de milhares de brasileiros vítimas de um sistema judicial autoritário.

O problema do STF é o mais evidente. Os próprios petistas admitem que a corte foi um dos instrumentos mais importantes do establishment para levar adiante a Lava Jato, o impeachment, e, por fim, a prisão de Lula.

Entretanto, nem tudo é culpa propriamente do método de escolha dos juízes e do procurador-geral. Alguns dos escolhidos não eram (nem são hoje) tão reacionários. Eles simplesmente não tinham coragem, fibra e/ou cultura para resistir à pressão da mídia.

Aí voltamos ao que foi outro grande erro político dos governos petistas: subestimar ou mesmo menosprezar a importância da comunicação. Esse é um ponto pacífico, sobre o qual, no entanto, não vale a pena discorrer agora.

Uma das maiores ironias, portanto, da atual conjuntura, é que a suspeita de que estaríamos vivendo sob uma “ditadura judicial”, precisa lidar com o fato de que esse regime criou raízes justamente durante os governos petistas. Outros elementos corroboram esta tese: a sanção, novamente pelos governos petistas, das leis da ficha limpa, da organização criminosa, e da delação premiada, sem as quais não seria possível montar os processos de exceção dos últimos anos.

Todo esse preâmbulo foi para comentar a decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal, de aceitar denúncia do Ministério Público Federal contra Lula, Dilma, Mantega e Vaccari. A denúncia (ver íntegra aqui) foi feita em setembro de 2017, pelo então procurador-geral da república, Rodrigo Janot, indicado por… Dilma. Duas vezes. Dilma o indicou duas vezes.

Segundo diversos especialistas e analistas, inclusive conservadores, a denúncia do MPF é inepta e sem provas. O PT reagiu dizendo que é perseguição política. O advogado de Lula afirma que é mais uma prova do “lawfare” contra o ex-presidente e seus correligionários.

Os petistas e simpatizantes que se informam pelos meios de comunicação favoráveis ao partido olham denúncias como essa com descrédito e desdém, mas seria um terrível erro (mais um, entre tantos) esquecer que a maioria esmagadora da população brasileira não lê os blogs petistas.

E o que assistimos ontem foi um ataque estarrecedor ao PT, que se soma a várias outras ações judiciais recentes que impactam diretamente a reputação do partido.

Apenas no Jornal Nacional desta sexta-feira, havia três longas reportagens contra o PT:

1) Uma delas foi a notícia sobre a 56ª fase da Lava Jato, denominada Sem Fundo, que prendeu mais de 20 pessoas, com acusações de que houve desvio de recursos públicos na construção de uma sede da Petrobras na Bahia para o… PT.

2) Outra foi a decisão de um ministro do STJ, Felix Fischer, de negar o recurso do ex-presidente Lula contra a decisão do TRF4 que o condenou. Com isso, as chances do ex-presidente de reverter sua prisão se aproximam do esgotamento.

3) Uma terceira matéria tratava do recebimento da denúncia de Janot contra Lula, Dilma, Mantega, Palocci e Vaccari, transformando-os em réus por corrupção, e que atinge também Gleisi Hoffmann e seu marido, Paulo Bernardo, cujos processos correm no STF, mas que tiveram seus nomes citados nas reportagens.

Essas notícias se somam ao recebimento, pela justiça de São Paulo, de denúncia do Ministério Público de São Paulo contra Fernando Haddad, transformando-o em réu por corrupção passiva.

Seria muita ingenuidade achar que todos esses processos terão final feliz. Alguns podem até resultar, ao cabo, em absolvição dos envolvidos, mas agora não se trata propriamente de especular quem é inocente e culpado, e sim de analisar os seus efeitos políticos para a oposição, num momento em que precisamos tanto dela para fazer frente a um governo extremamente reacionário.

O principal efeito, naturalmente, é o aumento da rejeição ao PT.

As urnas já mostraram, em 2016 e este ano, que as denúncias de corrupção produzem um efeito eleitoral e político devastador sobre os partidos.

Para registro histórico, e para se entender o tamanho do problema, olhe a capa do Estadão, um dos principais jornais do país, deste sábado. Em outros jornalões, a mesma notícia também aparece na capa, embora não na manchete.

Isso não é um fenômeno novo. Desde Roma Antiga, é sabido que aos partidos políticos não basta serem honestos, é preciso que pareçam honestos.

Se o PT permanecer perdendo a batalha da comunicação, sofrerá um novo baque em 2020, nas eleições municipais.

O partido ainda terá que lidar dois problemas adicionais: o seu isolamento político, de um lado, expresso na articulação de um bloco parlamentar de esquerda sem a sua participação (PDT, PCdoB, PSB, Rede), e o aumento da rejeição por parte de setores importantes da própria esquerda, irritados com a ausência de autocrítica da legenda.

Como sair desse impasse?

A única saída, a meu ver, é voltar às bases, assimilar as críticas de seus aliados e procurar não se isolar. Ou seja, é fazer exatamente o contrário do que tem feito ultimamente.

O PT é grande, mas é justamente o seu tamanho o que o torna mais vulnerável: porque este crescimento também se deu através de relações com grandes empresas que hoje são usadas pelo partido da justiça para atacá-lo.

Outras legendas progressistas não conseguiram obter tanto sucesso na relação com empresários (imagino que não por falta de vontade), não conseguiram doações de campanha tão vultosas (certamente não por falta de desejo), não elegeram tantos correligionários, não conquistaram tanto poder, mas estão, por isso mesmo, um pouco mais protegidos de ataques judiciais, sejam eles baseados em processos legítimos ou não.

A estratégia de se isolar dentro de uma bolha em declínio, lendo e assinando apenas blogs que dizem “verdades” convenientes, incentivando o sectarismo contra quem faz críticas ou arrisca análises que fogem às narrativas oficiais do partido, não vai levar o petismo a nenhum lugar, e isso será prejudicial a todo o campo progressista. Esse isolamento arrogante nos levou à derrota este ano.

O tamanho do PT não é suficiente, nem de longe, para o partido obter qualquer vitória sozinho; mas é o bastante para impedir ou atrasar, via sabotagem e campanhas de desmoralização, que seus companheiros prosperem.

Todos os partidos e movimentos progressistas precisam fazer uma autocrítica, mas apenas o PT governou o país por 15-16 anos e recebeu bilhões de reais de doações eleitorais, caixa 1 e 2, de empreiteiras, indústrias e bancos. Outras legendas progressistas também receberam doações, mas jamais na escala do PT, e isso certamente dificultou a organização de campanhas eleitorais vitoriosas.

A única saída para o PT é através da política, e não adianta Haddad viajar ao exterior para pedir ajuda lá fora. O partido é brasileiro e precisa ampliar seu apoio aqui. Parar de hostilizar seus aliados de longa data, construir alianças nas quais o PT não tenha papel hegemônico, respeitar as críticas, sobretudo aquelas que vem do próprio campo, adotar uma postura humilde, aberta e conciliadora, seria um bom começo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

francisco hermes santiago

27/11/2018 - 12h16

Miguel, todo petista sabe do seu apego as coisas do Ciro Gomes, seu alinhamento político ao eterno presidenciável. O modo como você tratar o tema acima é notório um certo ressentimento quanto as causas petistas…negar o que o PT fez por este país é negar a se mesmo a consciência; todos sabemos da perseguição insana que as elites bestializadas movem contra o LULA, contra o PT e a todos àqueles que de uma forma mais direta ou não se engajaram no projeto de inclusão social do partido e foi essa esperança de fazer nosso povo livre que fez com que o ódio brotasse de maneira assustadora nos fazendo lembrar dos malditos anos que passamos convivendo com uma ditadura que essa mesma turba que hoje nos incomoda dizia que era uma dita branda, uma revolução democrática, mas que nos deixou um saldo bastante significativo de mortos e desaparecidos, isto sem mencionarmos a famigerada censura.
Espero companheiro que não fiques em cima do muro, como nas eleições; o futuro com certeza será sombrio e precisamos de todas as almas conscientes desse país…a besta fera quer sangue, mas se usarmos a inteligência suas intenções jamais serão consumadas…

    Rosangela Santos

    15/03/2019 - 12h27

    Gratidão por sua resposta…Confesso que estava bem chateada com matéria…Por ser analfabeta política,estava sem entender nada…Mas ao ver sua resposta,além de entender perfeitamente,fiquei mais aliviada…Seu comentário foi antes das eleicões,percebe-se que você já previa o que ia acontecer….O horror que estamos vivendo hoje!Boa tarde!

Carlos Roberto Honorio da Silva

27/11/2018 - 07h12

O PT de forma ingênua deixou de exercer o seu poder, procurando fazê-lo de forma democrática. Sempre esperei que uma vez chegando ao poder, seriam cooptados para seu lado em primeiro lugar os militares mais alinhados com o pensamento progressistas. Esses deveriam ocupar os postos chave da caserna. Obviamente o mesmo deveria se dar com os Juízes a exemplo de Gilmar Mendes nomeado por FHC e hoje um baluarte a favor do PSDB. Aqui na América Latina temos um bom exemplo que é MADURO na Venezuela. Vai lá a CIA dar um golpe em Maduro! Vai ser ruim.

Sidnei

26/11/2018 - 23h42

O PT foi “democrático demais” e submisso demais.
O Ministério Público e a Justiça tem que ser braços do executivo, uma vez que o executivo tem votos e os demais são ‘concursados”.
O PT fortaleceu o Ministério Público e a Justiça de tal forma que estes se tornaram um 4°poder, não submisso ao executivo ( PT), mas trabalhando a favor de uma elite burra e antibrasileira e, em suma, articulado, ‘mancomunado” com a direita.
Some-se a isso as forças armadas que são igualmente antibrasileira e anti-povo….
Difícil mudar esse quadro…agora complicou muito.
E, infelizmente, a “esquerda” se divide nessa luta pelo poder deixando a direita à vontade pra exercer seu papel e roubar, pilhar, saquear, arrebentar o país e rir, gozar!
E, infelizmente, os jornalistas sérios – que são os jornalistas dos blogs sujos- exigem que os políticos da esquerda se comportem como o Ghandi, todos… não defendem nem mais o Lula.
Sejamos humanos e saibamos que a política é difícil, mas que temos que criar uma sociedade humanamente consciente com todos!, com a política…
Mas como eu disse: complicou…
Quanto ao Ciro, me desculpem: despreparado, burro, desesperado pelo poder e já me parece que é golpista…

Luiz Cláudio

26/11/2018 - 17h25

O desleixo com o critério qualitativo para a composição dos poderes de estado, em favor das quantidades democráticas, caracteriza, quando em governo, o mau costume das esquerdas de utilizarem a direita para se oporem a outras facções de esquerda. É claro, sendo governante, fala-se em pragmatismo. É um erro comum, e só por isso o PT parece uma pedra irremovível, então não se pode simplesmente decretar a perda de hegemonia do PT entre as esquerdas. Até porque existem dois vieses de esquerda que procuram encampar o “desleixo”, dito acima, por adaptações ideológicas, e que precisam se repensar também. A ramificação da esquerda através do moralismo em estrutura capitalista e o financismo de esquerda foram duas cruzes para o PT carregar, tornando o resultado por demais promíscuo e tendente a despersonalizar. Lula Livre.

Patrice L

26/11/2018 - 16h52

Miguel

O artigo tem partes interessantes, mas não tenho gostado do seu tom. Espero de vc uma autocrítica por ter tentado passar seu candidato favorito como alguém que cacareja à esquerda e bota ovos à esquerda – o que ele não é e, tudo indica, nunca vai ser.

Ciro é talhado pra liderar, mas um bloco de centro-direita. Seria melhor assumir desse jeito, é mais verdadeiro. E, ainda assim, ele tem que mostrar-se confiável ao bloco, o que na minha opinião ele não é.

joao santiago

26/11/2018 - 16h21

Gostei do texto. Melhor que o outro que ficou falando fora do assunto de referência que tratava. Ninguém constrói nada sozinho. É preciso sim retomar as bases e reconstruir caminhos. Isso leva tempo e paciência. Calma.
Primeiro temos de vencer o ódio. Ódio de muitos que a mídia continua apoiando. Isso não se faz indo para as bases apenas. Há mais coisas envolvidas, como lidar com neopentecostais e com as redes sociais me preocupam muitio mais. Como coordenar bem as ações da bancada nacional, dialogando com esse novo campo minorita´rio que se articula com pdt, psb dentre outros…é muito importante. Sem pressa. mas com firmeza.
Não se chuta cachorro morto. O PT está vivo. machucado e vivo. Camos reergue-lo por que o que está por vir é péssimo. Precarização, desmonte das politicas sociais e fim das aposentadorias. Tudo escolhido com consciência pela classe média que ganha menos de R$9,5 mil per capta em casa…se acham ricos.

Imagine daqui a 3 anos quando o palhaço – trump- não for reeleito..o que será desse pulha. Estará agarrado nos penduricalhos do pentágono…e na decadência do império…com a precarização do trabalho e a concentração de renda em alta escala. Perdido e com apoio na Polônia ou na Ucrãnica, talvez na Indonésia e nas Filipinas, onde Rodrigo, seu par asiático atua matando gente a rodo..

Não vamos fazê-lo sangrar. Que governe enfrentando uma oposição de qualidade. A da esperança.

Raphael Sanches

26/11/2018 - 14h43

Excelente texto !!! … deveria ser leitura obrigatória a toda a Esquerda.

Tobias de Moraes

26/11/2018 - 13h51

Uma das melhores analises que já li sobre toda esta situação pré e pós Lava Jato. Eu fiz questão de compartilhar no meus dois Face Book e, principalmente nos grupos de diretório do PT. Além de ter passado para parlamentares do PT os quais conheço. As Principais liderança do PT precisa urgentemente levar a sério este texto. Quem sabe façam mudança na comunicação péssima entre outros.

    marco

    02/12/2018 - 16h34

    Boa a análise, porém faltou elencar a tal de “midia técnica ” que transformou os brasileiros em zumbis,a ausência de qualquer mudança estrutural no custeio do Estado,nem a correção do IR fizeram , nos dois governos ditos progressistas, a aprovação de leis de cunho fascista que permite tipificar qualquer ato como crime de terrorismo e a captura nos dois governos do Banco Central pelos Bancos.

Pedro Cruz

26/11/2018 - 13h48

Voce é muito pequeno para ser um canalha!!

Pacheco

26/11/2018 - 12h45

Já imaginaram quando a Dilma for depor na frente de um juiz?
A internet vai bombar e serão criados 1 milhão de memes
Uma semi analfabeta na frente de um juiz sem um discurso preparado respondendo a perguntas a internet vai explodir

    Carlos

    26/11/2018 - 13h24

    Mas a ex- presidente Dilma Roussef já depôs ao então juiz Sérgio Moro por videoconferência em outubro de 2017 como testemunha de defesa de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, que na época já se encontrava preso.

Sebastião

26/11/2018 - 02h29

O PT não está se isolando. Mas os partidos de esquerda, e a mídia, desejam isso. Só lembrar que tem sido divulgado, que esses partidos, formarão blocos com o intuito de isolar o PT. Ainda acho, que eles tentarão penalizar o partido em 2022… Haddad é um cara bom, uma boa liderança, mas não tem votos suficientes. Só olhar que perdeu pra Dória em 2016, e pra Bolsonaro na capital que ele governou em 2018. Nem a impopularidade de Dória, foi capaz de impedir a vitória de Bolsonaro com o BOLSODORIA. Uma rejeição, menor do que a que o PT sofreu em 2016 com Haddad. O PT pode sim, investir em Haddad como liderança, mas pra candidato, não mais. Candidato que não consegue se reeleger, não pode ser cabeça de chapa numa eleição, numa disputa superior a perdida. Nomes no PT, tem sim: RUI Costa, Wagner, Camilo… Tem que haver uma renovação no partido, e limar as ervas daninha: Dirceu, por exemplo que as falas deles, atrapalha mais que ajuda. E ainda, não tem coragem de por em dúvidas a delação de Palocci. Esse Palocci mesmo, o cara era envolvido há muito em escândalos, e ainda assim, permaneceu no partido e ainda se tornou ministro de Dilma. Como limpar a imagem do partido, se continuar com pessoas assim? As vezes acho, que Lula sabia que Haddad não seria capaz, e fez ele de bode expiatório. Porque pra todos os efeitos, Lula manda no PT… E claro, que o ego dele, não deve permitir que haja uma liderança que supere ele?!

Lafaiete de Souza Spínola

25/11/2018 - 23h34

Censura aos comentários sensatos!

    Eu Mesmo

    26/11/2018 - 12h40

    Sou contra!!

abelardo lima

25/11/2018 - 19h14

Vc conhece um lider que teve pouca instrução, trabalhou com artes manuais, fundou o partido trabalhista, perdeiu duad eleições mas organizou o partido com ajuda de industriais e graças a seu poder de oratória foi eleito presidente? HITLER!!!!!

abelardo lima

25/11/2018 - 19h10

Puxa, já estou acredtiando que a história de Jesus Cristo foi uma fictícia obra dos escritos antigos e, passo a crer no seu Deus Lula e seus princípios do PT. vc sabe quem foi umluno mediocre, que trabalhava com artes manuais. Que fundou o Partdo trabalhista.Que por váris vezes foi preso. Que organizoiu com ajuda de industreiais o partido que por duAS vezes perdeu uma eleição e, conm seu poder de oratória conseguiu se elege ? HITLER!!!!!r

Edson Santos

25/11/2018 - 17h05

Alguém já pediu para os militares fazerem a autocrítica sobre o período do Golpe Militar de 1964 e ao PSDB sobre a Privataria Tucana e sobre o Golpecheament (crédito ao economista Paulo Kliass, ressalvando Tasso Jeraissati ) ?

darcy

25/11/2018 - 14h12

Uma vergonha o que se vê aqui nesses comentários, num blog que se diz de esquerda. Nunca fui petista, mas mediante esses ataques injustificados eu já me converti, sou petista desde criancinha. Todos querem tirar a sua casquinho no PT, chutar o tal cachorro morto, só que o PT como mostraram as últimas eleições está mais vivo do que nunca. É tão imbecil, insana e sobretudo extemporânea essa perseguição que nem se tocam que a história já se exauriu, é melhor deixar esse irritante sambinha de uma nota só e trabalhar mais, com profundidade e não ficar imitando o bostanázi e seus asseclas. Todos bostanazistas não assumidos. Pior é a falta de imaginação, assim com esse projeto do Ciro et caterva vão ganhar o que a Luzia ganhou na horta.

    Brasileiro da Silva

    25/11/2018 - 20h26

    Vc parece um amigo meu: jura que nunca foi gay, mas agora que atacaram os gays ele é gay desde criancinha.

      Valdeci Elias

      25/11/2018 - 20h55

      Sorte a sua ter um amigo assim, que se importar com os mais fracos e oprimidos . :)

ELENO GUTEMBERG SILVA

25/11/2018 - 14h07

Os juízes só estão fazendo o que lhes são permitidos dentro da aprovação e querer da minoria que através da mídia e de fantoches nas redes sociais contaminou uma grande massa.
Os julgamentos do judiciário contrato a forma de governo que beneficia a população e enfraquece a elite nacional e os interesses americanos, não vem dos equívocos do PT, mas do emparelhamento dos tribunais, da PF, e dos ministérios públicos, por forças políticas que se disfarçam de entidades filantrópicas, das lojas da fraternidade religiosas dos mistérios distorcidos e mal esclarecidos dos seus adeptos.
Haja vista o ex ministro da justiça Eduardo Cardozo que teve seu comprometimento com a irmandade e menosprezou a justiça e o partido político o qual e filiado.
Tanto o PT e os demais partidos e seus representantes de uma forma ou outra entra no emaranhado político de interesses escusos, até mesmo o PSL de Bolsonaro e o cavaleiro inlustre Sérgio Moro, já antes de assumir o controle da nação já estão fazendo a politicagem e as manobras ilícitas com a interpretação dos seus interlocutores de politicamente correto. Tolo são os eleitores que acredita em contos de fadas, do combate a corrupção.

    Thomas Dirk

    25/11/2018 - 14h58

    Lula da Silva was brought up on corruption charges—there is no question that the crime that he stood accused of was, in fact, a crime. He was duly convicted in 2017 by a lower court, and this conviction was upheld unanimously on appeal earlier this year.

    The most recent development had to do with a writ of habeas corpus, which would prevent him from serving his sentence until the highest court ruled on his appeal, on the grounds that serving the sentence before that would be contrary to the constitutionally protected presumption of innocence. This petition was denied by the Supreme Court, which includes several sitting judges appointed by Lula and his successor Dilma Rousseff.

    This ruling is consistent not only with legal precedent in Brazil but also with international standards of civil rights—for example, both the US and France have the same legal standard for imprisonment. Furthermore, a vanishingly small minority of convictions are overturned in the highest court, and the appeals process can take many years; this standard would leave many criminals, particularly rich criminals, unaccountable for their crimes. Thus, it is undeniable that Lula’s imprisonment more than adequately follows the form of the law to international standards of civil rights.

    1°.
    https://www.oantagonista.com/tv/video-mourao-gastando-o-ingles-na-bbc/ [FABULOSA PRONÚNCIA do indígena brasileiro].

    2°.
    https://youtu.be/9Canz7cfGyk — Dilma passa vexame e envergonha o Brasil ao receber perguntas em inglês na ONU [inglês MEDÍOCRE da búlgara].

NeoTupi

25/11/2018 - 13h56

Não conheço nenhum petista que não faça autocrítica. E cada um tem as suas e são muitas. Aliás, todo mundo que perde eleição normalmente faz autocrítica. O estranho é gente como Ciro não fazer a sua (no mínimo deveria reconhecer que subestimou Bozo).
O que não tem o menor sentido é deixar de fazer ação política de oposição para ficar se imolando em público. Ou pior, ficar apenas cobrando a autocrítica do vizinho, numa forma desagregadora de fogo amigo, como faz Ciro.
E fala sério: alguém acredita que autocrítica vai deter a perseguição da Lava jato com Moro no Ministério da justiça? É óbvio que o objetivo é “acabar com a raça do PT”, depois com a dos movimentos sociais, para aniquilar as forças de resistências da classe trabalhadora e dos mais pobres.
E o que o PT deve fazer no pouco espaço de defesa que tem e com a obrigação de defender o eleitorado mais pobre e da classe trabalhadora? Resistência, oposição às medidas antipovo ou ficar se auto criticando? Vai ter mais prisões, vai ter mais condenações de petistas, mas uma hora a ficha cai e o circo dos horrores perde a graça, como o macarthismo teve auge e teve fim, a ditadura daqui teve auge e teve fim.
Auto crítica é assunto de disputa interna dos partidos, não é ação política mobilizadora popular, coisa que a oposição precisa urgente, dada a falta de bancada no Congresso e a falta de base nas “instituições”.
Aliás que tipo de autocrítica o cafezinho sugere? A do Palocci pendurado no pau de arara virtual da Lava Jato?

    Elena

    26/11/2018 - 10h22

    É isso aí, NeoTupi! Aplaudo o teu comentário. Disse tudo.

    Jonny

    03/12/2018 - 22h49

    A direita nacional tentará matar aos poucos TODOS os partidos de orientação popular, assim como TODOS os movimentos sociais dessa orientação. Se a esquerda acha que isolando o PT só ele poderá ser eliminado, ledo engano!! A guerra está aberta, e não só no Brasil, esse movimento da direita é global!!

Jose carlos

25/11/2018 - 13h53

Fragmentar a esquerda é a receita para a derrota. Se Lula e Ciro se verem como rivais pode esquecer a vitória.
Não se esqueçam que o Ciro foi buscar apoio do DEM. Um erro enorme.
Na minha opinião é mais fácil o Ciro conseguir apoio do PT do que do DEM. Agora, se o Ciro não quer se misturar com o PT porque se acha mais limpo, menos corrupto ou não corrupto, então, não adianta ficar jogando os erros do PT na cara do pt e ficar culpando o Lula e a Dilma. Eleitor e o povo não são bobos, foi nos governos petistas que a vida do povo melhorou e tivemos ascenção social.
Agora, é hora de por a bola no chão e procurar corrigir os erros da equipe. O pt deve fazer uma autocrítica, mas interna. Simplesmente exclui os ladrões dos cargos de comando ou gestão.
E o mano Brawn tem total razão, o pt tem que ouvir as bases onde surgiu o partido, classe média e intectuais de esquerda, universidades, igreja etc.
O PT ficou muito centrado em Brasília e distante das bases. Isso tb ajudou a deteriorar a relação com a classe média.
Tentar apoio do DEM foi de uma infantilidade ímpar. Foi a mesma coisa do PT buscar apoio do PSDB como o Haddad tentou no segundo turno. Água e óleo não se misturam. FHC e os caciques do DEM cozinharam Ciro e Haddad no banho Maria, os 2 tão esperando até hj por um apoio que n u n c a vira.

Ricardo

25/11/2018 - 12h51

Antes de tudo deveria estar a luta pela justiça com presidente Lula. Assistimos ao sofrimento dele calados aliados, ex-aliados, inimigos. Dessa hipocrisia nasce tudo. De resto concordo com os comentarios.

vicente caliman

25/11/2018 - 12h48

Miguel: não entendi onde foram parar as informações que o J. Barbosa foi indicado pelo Frei Beto, o Fachin foi indicado por trabalhos junto aos movimentos sociais, a Weber foi indicada pelo ex marido da Dilma, etc….

vicente caliman

25/11/2018 - 12h38

Caro Miguel : não entendi ou acho que faltou uma explicação adicional no texto. Aqui voce diz que o Lula nomeava os Juizes e Ministros do judiciario conforme o numero de indicações politicas recebidas, no entanto minha memoria me diz que durante varias vezes foi-nos informado que tal juiz foi indicado pelo supremo pelo ex marido de Dilma, ou pelo Frei Beto, ou ainda por um ou outro politico muito amigo do PT. Qual é a verdade?

    Miguel do Rosário

    25/11/2018 - 18h00

    Uma ou outra indicação para o Supremo vinham de sugestões como essas. Lula fala sobretudo de indicações para tribunais regionais, STJ e CNJ.

      Jaide

      25/11/2018 - 19h08

      Todos, repito, TODOS os pretendentes a vagas nos tribunais superiores, fazem uma peregrinação nos gabinetes de senadores, deputados, bem como buscam apoio dos amigos e de pessoas próximas ao PR da ocasião. Vc, Miguel, deve lembrar da observação feita ao Joaquim Barbosa pelo José Dirceu, então Chefe da Casa Civil. Ele, o Dirceu, expressou seu desejo de que os candidatos não mais precisassem de se submeter a essa “via crucis” em busca de aval de congressistas e de outras autoridades. E no caso do STF, o escolhido pelo PR necessita de apoio formal do Senado. No STF, a única exceção foi o Dias Tofolli, ligado ao PT e escolha pessoal do Lula. Mas mesmo nesse caso, o escolhido deve ter pedido a bênção de senadores para sua aprovação.

gabrielle corrêa

25/11/2018 - 12h28

Ótima análise, e que se alinha à tese de que o “PT jurídico” (Cardoso, Tarso, Haddad, Dilma, Teixeira, entre outros) foi o grande facilitador da entrada jurídica na esfera política para desarticular, cercar, encarcerar lideranças políticas e derrubar o governo encabeçado pelo PT.

O PT, e toda a esquerda, continua errando ( incrível ver oportunismo cínico do PCdoB, em frente ampla q exclui o PT, uma vez que estava aliado a este nas eleições 2018). Nessa toada, esquerda não voltará ao poder majoritário tão cedo.

    Marcos Videira

    25/11/2018 - 13h23

    GABRIELLE: Não é “oportunismo cínico” do PCdoB. Sim, este partido esteve junto ao PT (Manuela de vice) muito mais por coação (imensa força eleitoral de Lula) do que por escolha livre. Ocorre que, para a maioria dos membros do PCdoB, os procedimentos nesta eleição foram a gota d’água – não aceitam mais a subordinação. Situação muito MUITO mais grave ocorreu com Ciro (aliado do PT há 16 anos).

      Jaide

      25/11/2018 - 14h54

      Uma outra leitura.
      Quando foi conveniente (com o PT no governo), os ditos aliados suportaram sem queixas as imposições do partido. Agora, com Lula preso pra sempre, com suas lideranças já na “mira do tira” e com o seu partido em vias de ser marginalizado, proscrito, os aliados dão o grito de independência e se integram aos que maldizem os petistas e suas práticas ditatoriais. Uma forma nem tão engenhosa de escapar da “caça às bruxas”. Dessa forma, o esforço para liderar uma oposição sem o “quadrilhão” tb poupa esses “dissidentes” da tarefa de se contrapor ao governo eleito, mirando sua artilharia nos derrotados.

Wendell

25/11/2018 - 11h47

No caso do Lewandowski e outros, em se tratando da “falta de coragem”, depois do que aconteceu com o colega deles, ñ fico surpreso do fato de eles terem medo.

Orestes Neves

25/11/2018 - 10h53

Como se já não bastasse os ataques diário da mídia golpista conservadora ainda nos deparamos todos os dias com críticas de alguns que achávamos ser progressistas(o cafezinho)!Um veículo a serviço dos coronéis Gomes! Quem ainda tem inserção nos movimentos organizados é o PT…Oposição sem o PT não existe…Nessa conjuntura precisamos de uma ampla frente democrática que extrapole partidos…Sugiro ao Miguel que mude o foco de seus artigos em ataques ao PT…Afinal não quero acreditar que vc também faz o jogo da direita!!!Seu “cafezinho” tá ficando requentado e café requentado não presta!

    Marcos Videira

    25/11/2018 - 13h30

    ORESTES: concordo com você quando afirma que “precisamos de uma ampla frente democrática que extrapole partidos”. Estou defendendo essa proposta em todos os ambientes aos quais tenho acesso. Porém, não podemos ignorar que foi a burocracia do PT quem boicotou a formação da frente antes do primeiro turno. E agora, neste exato momento, o PT lançou DUAS FRENTES para se opor a uma Frente Ampla em gestação e afirma que “Haddad é O líder da oposição”. Você concorda com isso ?

    Adma

    25/11/2018 - 14h57

    Faço minhas as suas palavras, Orestes Neves. Fui assinante do Cafezinho no passado. Não assinarei mais. Depois que o blog passou a apoiar os irmãos coronéís, ficou irreconhecível. perdeu o foco. Nem o vejo como um blog de esquerda mais. Pena. Sou mais o Nassif e o Fernando Brito.

Matosalem Freitas Jr

25/11/2018 - 09h18

Parece que a desintoxicação de Ciro começa a surtir efeitos e a lucidez começa a voltar.
A autocrítica a ser feita é justamente para esse acoelhamento do PT junto as escolhas anti progressistas que fez e insisti em bradar que continuará a fazer como se isso fosse um ato para sagramentar seu compromisso democrático. Ingenuidade que dói.
A autocrítica tem que levar a uma posição que o PT (sob a batuta de Lula – um negociador por natureza) sempre evitou: o enfrentamento (com inteligência) a elite e a tudo que compõe o campo conservador. Enfrentamento em todas as frentes e de todas as formas, começando por nominar textualmente os perversos.
A esquerda deveria ser uma para esse enfrentamento, com células de pensamento, para não ficar numa única cabeça (fácil de ser abatida).
A esquerda ficar um mínimo por protagonismo de um ou de outro dá espaços difíceis de serem reconquistados depois.

José Nei Telesca Barbosa

24/11/2018 - 23h31

Me admira o experiente jornalista Miguel do Rosário não tocar num ponto que é fundamental nestas nomeações do serviço público: quem comanda tudo isso é a maçonaria, se não for irmão não sobe. Em qualquer empresa pública que pensar mais o exército e judiciário. Veja o caso do delegado que está indo Brasília com o ministro. Ajudou no episódio Trf4 x Favreto está sendo premiado. Isso é o que comanda; veja no stá nao5passa nada do Lula pois o goleiro Felix ataca todas. Não sabia disso?

    Miguel do Rosário

    24/11/2018 - 23h36

    maçonaria?

      O Pai

      25/11/2018 - 15h46

      Petismo é patologia.

        Alan Cepile

        26/11/2018 - 11h49

        Não era quando eu votei 2x no Lula, mas passou a ser.

          O Pai

          26/11/2018 - 12h39

          Mas mesmo naquele tempo já dava seus sinais.

    Maçonaria não: publicidade!

    25/11/2018 - 02h49

    Esse tal de “Lula Livre”, isso é marketing. Clichê comercial. Frase publicitária, pra você comprar o “produto” lula.
    É tal qual a frase: “Coca-Cola dá Mais Vida”, pra vender o produto Coca-Cola. Fazer tua cabeça com frases de impacto.

    Eis o jeitão VAZIO publicitário do PT e do Petismo. Veja:

    PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
    Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

    0.
    “Coração Valente©”

    1.
    “A Copa das Copas”

    2.
“Fica Querida”
    
3.
“Impeachment Sem Crime é Golpe”

    4.
    
“Foi Golpe”

    5.

    “Fora Temer”
    
6.

    “Ocupa Tudo”

    7.

    “Lula Livre”
    
8.

    “eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    
9.
    
“O Brasil Feliz de Novo”

    10.
“
    Lula é Haddad Haddad é Lula”

    11.

    “Ele não”.

    12.

    “Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
    13.
    ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).

    Mais um recente clichezaço publicitário do PETISMO (Religião) e, também, do PT, — estilo “Danoninho© Vale por Um Bifinho”. Ei-lo:
    14.
    “Ninguém Larga a Mão de Ninguém”.

    É o tal de “me engana que eu compro”.
    O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
    PT é vigarista.

    vicente caliman

    25/11/2018 - 12h45

    Caro Nei : Militei 30 anos na maçonaria e gostaria de lhe dizer: não confunda a Maçonaria com os seus membros, muitos aproveitadores, que inseridos em varios segmentos da sociedade se protegem usando o nome da instituição.

      Paulo

      25/11/2018 - 23h55

      Mas o que é a Maçonaria senão seus membros? Uma Instituição nefasta e nefanda que não pode se expandir muito (como outras instituições que, à sua semelhança, se baseiam em uma solidariedade de grupo mafiosa), pois, se o fizer, corre o risco de ter mais membros protegidos do que aqueles contra os quais pretende protegê-los…

De Bourbon

24/11/2018 - 22h31

O PT vai ver o oco. Só depois de todas lideranças na cadeia o PT vai entender que o melhor pro partido é uma posição de coadjuvante, pelo menos por enquanto.

Silvio Sanchez

24/11/2018 - 22h30

O Aluisio Mercadante na epoca do impeachment JA FEZ essa autocritica. É so resgatar das noticias da epoca.
O PT deveria fazer essa autocritica internamente, pública nao. O PT deveria voltar para as bases e ouvir mais essa base e nao deveria excluir a classe média.
Realmente os blogs de esquerda é um espaço muito restrito para travar essa comunicaçao contra a Globo, folha e estadao.
Oposiçao sem o PT é fragil. E o PT sempre ser cabeça de chapa e ter candidato proprio tem sido um equivoco repetido ha varios anos pelo partido, sempre perdeu fazendo essa escolha, embora tenha aberto mao de candidatura propria em PE para apoiar um governador golpista. Um erro.
Esses juizes e procuradores a maioria é de direita, um ou outro é progressista. Sao da elite, nao se identificam com as ideias de esquerda. Inclusive em universidades publicas esses cursos mais top sao ocupados pela elite majoritariamente de direita.
Ter cargo vitalicio no Supremo que é o problema, entra um cara igual o Gilmar Mendes ai fica la ate aposentar, se for um cara novo igual o Moro o povo vai aguentar a peça mais de 20 anos tomando decisoes em beneficio proprio.
Ciro Gomes deve estar furioso com o Lula, mas oposiçao sem o PT é somente meia oposiçao.

    Marcos Videira

    25/11/2018 - 13h45

    SILVIO: penso que sua análise é verdadeira, porque é o que GRITA a realidade pra todo mundo enxergar. Ninguém de bom senso quer a imolação do PT em praça pública (isso quem está fazendo são os inimigos do PT). Precisa de humildade para reconhecer que necessita (como nunca precisou) dos seus leais aliados históricos que hoje estão se afastando porque não aguentam mais serem tratados como subordinados desqualificados.

    Nelson

    25/11/2018 - 16h28

    Mercadante?

    Meu caro Silvio. Mercadante é apenas um tucano enrustido, de plumagem vermelha, infiltrado no partido. Ele faz parte do problema do PT. Portanto, dele não se pode esperar solução alguma.

    Se for feita uma autocrítica, uma revisão, para valer no partido, para depurá-lo e torná-lo outra vez mais próximo ao povo, a Mercadante, Palocci e outros deveria ser indicada, inapelavelmente, a porta de saída.

Aliança Nacional Libertadora

24/11/2018 - 22h30

Sempre recomendo o site para meus amigos coxinhas….além de ser anti-petista como eles…..podem vir aqui nos comentários e cortar a levantada…..pra variar encontrei os “bem feito” “partidinho de merda” entre os “esquerdistas” da justiça boa é justiça rápida…..principalmente pro Lula e você lê essa idiotice…sendo divulgada na Falha de SP….

Alan Cepile

24/11/2018 - 21h07

Por causa desse partidinho de merda vamos ter que aguentar 4 anos de um ogro tosco que ninguém sabe o como vai ser. Lula criou o bozo, que se elegeu COM SOBRAS em cima do antipetismo.
Aí a culpa é do Ciro, do Cid, da Marina, da ONU……

    fernando

    25/11/2018 - 00h07

    clarop que a culpa é do ciro, ficou em cima do murro!! ele é um infiltrado para dividir a esquerda…só apoia o ciro a esquerda caviar!!!

      Alan Cepile

      26/11/2018 - 13h18

      Peraí, deixa eu ver se eu entendi, vc tá dizendo que o poste do Lula não foi eleito só pq o Ciro saiu de férias?????? É isso mesmo???

joão barbosa

24/11/2018 - 20h03

vamos parar de blá-blá , á coisa é simples se governar para pobre vai ter o que merece,cadeia e perseguição politica esta é a arma dá elite brasileira que controla á midia e as grandes empresas que dominam a economia,e sabe de uma coisa fica todo mundo falando em meia culpa do PT,meia culpa que nada,eles querem que o PT praticasse acordo com eduardo cunha,com a globo com a elite.o negòcio é o seguinte o PT deu distribuição de renda sem tirar da elite , aliás ela ganhou mais ainda,deu a acesso á educação para o povo,tenho um monte de amigos que viajaram para o exterior pela primeira vez nos governos do PT,agora se comportam como ricos,se o povo através da educação que lhe deram não pensam direito problemas deles,o lula tá preso por governar para pobre,olha ai o temer,vai sair ileso e ainda fez o sucessor .comclusão o bussonaro ou morão pode ficar tranquilo com esta agenda da elite vocêis vão longe.tái o PT pagando a conta.o povo não pediu agora aguenta deixa o pau torar,valeu mito vai que o povo gosta,kkkkkkkk

    Eu Mesmo

    25/11/2018 - 15h50

    O povo, através da educação que lhe deram, pensou direito e por isso meteu uma bicuda nos fundilhos do PT.

ALEXANDRE

24/11/2018 - 19h53

Hilário os comentários desse blogueiro….a “análise” dele parece ser feita pelo coronel Gomes…..as vezes venho até aqui só para confirmar as minhas suspeitas, que este blog virou instrumento de propaganda da família gomes….apenas doze milhões de votos….se acham no direito de assumir a oposição no país…hilário…Já que você é do Rio, poderia me explicar sobre o PDT …sobre o Luiz Martins.. ….PDT?Rede?Você Miguel gomes já foi bem menos pior.

Paulo

24/11/2018 - 19h50

Se dois ex-presidentes da República e dois ex-ministros desses mesmos presidentes são denunciados por corrupção, parece-me que essa notícia deva mesmo ser manchete, não?

Flavio

24/11/2018 - 19h42

O PT não é de esquerda nem mesmo Centro-Esquerda. Como pode o partido que deu os maiores ganhos mundiais aos banqueiros em toda a História da Humanidade, isso em sinergia com o PMDB, ser considerado de esquerda?

Só sendo muito ingênuo ou muito canalha para acreditar nisso. O PT tem que ser encaminhado para o inferno, para que nunca mais nos empurre goela abaixo um poste que arruinará nossas vidas .

Ataulpho Andrade

24/11/2018 - 18h48

O único partido de esquerda que tem máquina e base para contrapor de fato o golpe está em vias de ser colocado na ilegalidade, e tem gente que vem falar de autocrítica?

Meu amigo, esses direitistas são tarados e estão assanhados, e você querendo que o PT fique fazendo auto-imolação, rezando o terço e rogando à virgem Maria?

Quem é de esquerda só pensa em uma coisa: derrotar o golpe, libertar Lula e impedir o avanço da direita através da luta popular. Quem pensa em outras coisas é que deveria fazer uma autocrítica.

    Miguel do Rosário

    24/11/2018 - 18h55

    Pois é, é difícil mesmo com esse tipo de arrogância. “O único partido que tem máquina e base”. Então beleza. Boa sorte.

      João Sousa

      24/11/2018 - 23h17

      Voto, não arrogância. Ciro é que entregou o ouro pro bandido quando se escondeu em Paris.

        Renato

        25/11/2018 - 11h21

        De que adiantaria o apoio de Ciro ? Ele seria enrabado por Bolsonaro com foi Haddad !

      ari

      25/11/2018 - 11h39

      Não se trata de arrogância mas de números e fatos. E eu não sou petista, diga-se de passagem – mas apoio o Lula e o partido justamente por servo único que pode, se quiser, desencadear uma luta verdadeira contra o grupo que assumiu o poder (e não falo de frente democrática para dar entrevista e fazer discurso)

      Alan Cepile

      26/11/2018 - 11h53

      Máquina tem mesmo, e durante 14 anos vimos bem como ela funcionou muito bem aparelhando todo o qualquer tipo de buraco com potencial para barganhar qualquer coisa pra financiar a “hegemonia”.
      Já era senhores, NUNCA MAIS!

    João Ostral

    24/11/2018 - 19h21

    Aplausos. Tenha como minhas as tuas palavras. E acrescento, a hora é de união. As esquerdas separatistas que esperam a destruição do PT para lhes sobrar espaço não perdem por esperar, em breve vai sobrar para estes também se por ventura começarem a fazer sobra.

      João Ostral

      24/11/2018 - 19h25

      trocar o primeiro *sobrar por * abrir

        João Ostral

        24/11/2018 - 19h26

        A coisa tá feia, outro erro: *fazer sombra no lugar de *fazer sobra

    Eu Mesmo

    25/11/2018 - 16h07

    Acho engraçado td isso.
    Como seria esse tal “derrotar o golpe”? Pondo a Dilma de volta lá? Ela ficou em 4º pra senadora em MG…. calcule…..
    Libertar Lula pra q? pra ele ser candidato novamente em 2022?? Se ele já tá com 1 pé e meio na cova hoje, até 2022 vai ter virado pó….
    E como seria essa tal luta popular?? Um punhado de protestos de sindicatos?? Black blocks quebrando fachadas de bancos e levando bordoada das tropa de choque?? Esse “povo” q vcs tanto se apegam tem mais o que fazer… tem q pôr comida na mesa, tem conta pra pagar….

      Ataulpho Andrade

      25/11/2018 - 19h52

      Você mesmo é um alienado reacionário, que não tem noção do quanto se sofreu para termos o arremedo de democracia que tínhamos até uns boçais sentirem-se à vontade para esbanjar ignorância.

      Você não tem noção do que é a luta de um povo, seu egocêntrico individualista pequeno-burguês. Não tem noção da história das luta coletivas, das vitórias e derrotas que o movimento popular já teve nesse país.

      Você não tem noção de quantas pessoas são assassinadas nesse planeta lutando por algo tão simples quanto distante: justiça e paz. Terra, moradia e trabalho.

      Você não tem noção do que foi a ditadura militar, os eletrochoques, os prejuízos irrecuperáveis para a educação, a opressão social, a violência da direita.

      O PT faz parte dessa história. Cometeu equívocos? Sim, mas muito menores que a Globo, o Exército Brasileiro, a FIESP, o PSDB, DEM etc…

      Vocês que tripudiam da tentativa de jogar o PT na ilegalidade e de que Lula morra na prisão não têm noção de que são uma escória reacionária. Não têm visão histórica. Não vêem o ontem no hoje. E por isso não se apercebem desses fascistas, “filhotes da ditadura”, como diria o grande Brizola, se apossando do país e instalando um regime retrógrado.

      Esse povo, que você cita entre aspas, está sendo esmagado, é vítima da mais pérfida agressão, do mais irrestrito saque. Os que têm consciência, e são muitos, se levantam para a luta. Os acomodados e desorientados, como é o seu caso, “se sentam no trono de um apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar” como diria Raul Seixas.

        Eu Mesmo

        26/11/2018 - 09h33

        É por crer nessas bobagens que vc diz q a América latina é o atraso que é.
        Mas uma coisa vc falou certo: sou individualista mesmo. Acredito é no individuo e não nessas lorotas coletivistas que vcs pregam. A menor minoria é o individuo e é dele que virá a mudança que cada um almeja.
        E algumas perguntinhas: vc fala da violência da direita, mas qual foi mesmo o candidato a presidência esfaqueado durante a campanha?? Qtos morrem td dia por se oporem aos regimes de Cuba, Coreia do Norte e Venezuela?? Quem foge de onde para onde, cubanos para os EUA ou o contrário?? Quem tem liberdade para deixar e voltar ao seu país livremente sem sofrer retaliações, Coreia do Norte ou do Sul??

          Ataulpho Andrade

          26/11/2018 - 15h10

          Tu és um monumento ao subdesenvolvimento intelectual.

          1 – A América do Sul é cheia de arcaísmos porque fomos submetidos por 500 anos a colonialismo, 350 anos a escravidão, nosso país foi o último do continente a ter uma universidade, nosso país é mais desigual que Serra Leoa, ou seja, nós somos atrasados por nossa história, não por minha visão do mundo.

          2 – Individualismo como doutrina liberal não tem nada que ver com o hiperindividualismo de nossos dias. O grande trunfo do individualismo é reconhecer que cada indivíduo é um ente portador de direitos, e deveria idealmente fruir de liberdade econômica, intelectual e política. Nada a ver com uma sociedade de herança escravista (faz-me rir falar de liberdade econômica nesse contexto), dominada por uma oligarquia monopolista. Há um texto muito bom, chamado “As idéias fora do lugar” sobre o liberalismo no Brasil. O que assistimos hoje é o hiperindividualismo, um indivíduo consumista egocentrado que quer romper todos os laços de responsabilidade com seus irmãos. Coisa bem diferente da doutrina liberal clássica.

          3 – “Coletivismo” é o modo que um anão intelectual, Frederick Hayek, achou por bem tratar as sociedades socialistas (Hayek era ele mesmo um nazistão). Em lugar nenhum da Europa ou dos Estados Unidos ele foi levado a sério, até que começou a ser utilizado para a indoutrinação de idiotas dispostos a agredir a sua própria sociedade.

          4 – Não existe luta individual que tenha sentido comum. Para mudar a sociedade, é necessária a luta coletiva, de organizações. Isso é uma observação da história, e não um desejo ou preferência. O indivíduo nesse sentido nada pode (e por isso vemos tantos pequenos-burgueses que só reclamam das coisas mas não têm a capacidade de nada realizar).

          5 – Quanto a comparar mortes, além disso ser um exercício cretino, pois quem mata um já é assassino (o segundo não é necessário para isso), em um mundo de guerra as pessoas morrem, infelizmente. Só te faço um chamado a se olhar no espelho: quantas pessoas morrem violentamente sob o capitalismo brasileiro? Nisso somos campeões.

          Eu Mesmo

          26/11/2018 - 20h09

          É claro que nossa história contribui para o nosso atraso, mas essa visão de mundo com a qual vc coaduna é o que nos ajuda a continuarmos e aprofundarmos essa merda. Claro que nós somos mais desiguais que Serra Leoa. Lá todos são pobres e miseráveis. Zimbábue é um país mto igualitário… Na miséria das pessoas. Aprenda: desigualdade não é problema, pobreza é que é.
          Essa conversa de luta coletiva é conversa mole pra boi dormir. O que sempre se verifica é alguma liderança carismática, que faz a cabeça de uma massa através de discursinhos retóricos enfeitados, muitas vezes distorcidos, que acaba cooptando essas pessoas para fazerem o que elas não precisam e que invariavelmente trará os resultados que elas não querem. É aquela coisa, enquanto os bonitões do palanque comem caviar, a massa de manobra ignorante, que tem que ir lá e sujar as mãos, come pão com mortadela. Essa é a “luta coletiva” que tontos feito vc defendem.
          E a comparação de mortes é entre as criminalizáveis e as não criminalizáveis. Consegue compreender isso?? Duvido.
          Definitivamente, marxismo e honestidade intelectual são duas coisas que não se misturam.

          Ataulpho Andrade

          27/11/2018 - 14h38

          O mundo é velho, meu amigo, e eu venho de longe.

          Não é de hoje que idiotas reacionários desqualificam o movimento dos trabalhadores, os socialistas, a esquerda. Essa sua postura já era comum no século XIX.

          Você é livre para ser um reacionário pequeno-burguês, altamente individualista, provavelmente protofascista.

          Eu não tenho nada com isso. Sei quem eu sou, de onde venho e com quem eu ando. Vocês reacionários que se digladiem.

    Carlos

    25/11/2018 - 18h20

    Como você não vê os erros do PT. Um ótimo exemplo deste erro do PT foi dito aqui no blog, quando os dirigentes petistas e o Fernando Haddad no segundo turno das eleições presidenciais deste ano foram procurar insistentemente o ex- ministro do STF Joaquim Barbosa para conseguir o seu apoio a candidatura petista. É bem verdade que este esforço foi recompensado, visto que o ex- ministro do STF Joaquim Barbosa anunciou o seu apoio a candidatura de Fernando Haddad a pouquíssimos dias do dia 28 de outubro (dia da votação das eleições de segundo turno). Agora será que valeu a pena conseguir o apoio do ex- ministro do STF Joaquim Barbosa a candidatura de Fernando Haddad, visto que sem dúvida alguma o ex- ministro do STF Joaquim Barbosa foi talvez a pior indicação a ministro do STF pelos governos petistas (Lula e Dilma) e transformado (com justiça) na época num dos maiores inimigos do PT. Vamos lembrar que o então presidente do STF Joaquim Barbosa foi quem inaugurou a perseguição judicial ao PT com a Ação Penal 470 (mensalão), que colocou figuras importantes do partido (como por exemplo o ex- ministro da Casa Civil José Dirceu) na cadeia. O então presidente do STF Joaquim Barbosa na época se transformou no grande queridinho da grande mídia e da direita. Me lembro que na época até o então deputado Jair Bolsonaro chegou a elogiar a atuação de Joaquim Barbosa no STF. Até máscaras de carnaval com o rosto de Joaquim Barbosa na época foram confeccionadas e se hoje o juiz (e futuro ministro) Sérgio Moro é sem dúvida alguma o grande ídolo da direita há algum tempo (desde as grandes manifestações da direita (em 2015 e início de 2016) que pediam o impechment da então presidente Dilma Roussef), ele herdou este posto de ídolo da direita do ex- ministro do STF Joaquim Barbosa. Como não lembrar que a Revista Veja (conhecido meio de comunicação antipetista) publicou uma capa em outubro de 2012, com a foto (quando era criança) do então presidente do STF Joaquim Barbosa com os dizeres na capa da Veja ” O menino pobre que mudou o Brasil”, por causa da sua atuação implacável contra dirigentes e políticos petistas na Ação Penal 470


Leia mais

Recentes

Recentes