Menu

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Venezuela

Na Agência Brasil Publicado em 25/01/2019 – 09:16 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Brasília Os Estados Unidos solicitaram formalmente uma reunião com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da crise que atinge a Venezuela. O pedido é para que o encontro ocorra amanhã (26). O secretário […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Agência Brasil

Publicado em 25/01/2019 – 09:16
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Brasília

Os Estados Unidos solicitaram formalmente uma reunião com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da crise que atinge a Venezuela. O pedido é para que o encontro ocorra amanhã (26).

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, utilizou hoje (25) seu perfil na rede social Twitter para dizer que o país é “amigo” do povo venezuelano. “Vocês sofreram por um longo tempo sob o regime socialista corrupto de [Nicolás] Maduro. Apoiamos vocês e estamos prontos para ajudá-los a começar o processo de sua vida, do país e da economia”.

O novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, durante entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty.
Mike Pompeo disse que os EUA podem ajudar a tirar a Venezuela da crise (Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Embaixadas fechadas
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou a embaixada do seu país em Washington e todos os consulados nos Estados Unidos. A decisão foi tomada após o anúncio do rompimento das relações políticas e diplomáticas com o governo norte-americano.

Segundo Maduro, os diplomatas venezuelanos que estão nos Estados Unidos devem retornar à Venezuela até amanhã (26).

Crise
Na última quarta-feira (23), o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, se declarou presidente interino. Brasil, Estados Unidos, União Europeia e a própria ONU, além do Grupo de Lima e da Organização dos Estados Americanos (OEA), se manifestaram favoravelmente a Guaidó, em defesa de novas eleições gerais na Venezuela.

Internamente, Maduro resiste e conta com apoio da cúpula militar. Os confrontos entre simpatizantes do Maduro e de Guaidó agitaram a Venezuela nos últimos dias. Segundo entidades civis, pelo menos 14 pessoas foram mortas por causa da forte repressão.

A situação na Venezuela se agravou após a posse de Maduro para o segundo mandato presidencial, em 10 de janeiro. Para o Brasil, o Grupo de Lima, que reúne 14 países, e a OEA, o mandato é ilegítimo.

Edição: Kleber Sampaio

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan Cepile

27/01/2019 - 09h48

“Ei, Trump, fica na tua casa e não enche a porra do saco!”

Ass: Xi Jinping e Putin

Joel

26/01/2019 - 20h10

Esse tal de Guaidó teve qtos votos na eleiçao ?
É trocar 6 por 1/2 dúzia.
Os EUA estao criando um problema mundial. E o Brasil com seu chanceler cabeça de cavalo vai aumentar mais ainda o problema.
Questão interna deve ser resolvida internamente.
Se nao houvesse petroleo abundante na Venezuela os EUA nem se lixavam para a suposta ditadura.
E outra qdo a ONU opinou sobre o caso Lula o Brasil nao aceitou essa ingerencia externa da ONU.
Isso de paises se meterem em assunto interno de outro pais atraves de invasao ainda vai acabar em guerra generalizada, ou seja, mundial.
Se a guerra se dará no Iraque, é bem longe da america, mas arrumar uma guerra aqui perto de casa é uma tremenda burrice desse chanceler brasileiro. O cara é diplomata ou general ou puxa saco de americano.

Paulo

25/01/2019 - 20h11

Torço para que a Venezuela se livre de Maduro. Ou o sofrimento vai continuar…

    Robinson Barbosa Pimentel

    26/01/2019 - 01h45

    Torço para que o Brasil se livre do BolsoAsno, senão nossa situação vai piorar!

    Nelson

    26/01/2019 - 23h47

    Torço para que tu te disponhas a ler um pouco mais além do que a mídia hegemônica te diz. Assim, poderemos ficar livres de tanta estupidez escrita em teus comentários.


Leia mais

Recentes

Recentes