Menu

Movimento Darcy Ribeiro sobre a Venezuela: autodeterminação dos povos é um eixo essencial do trabalhismo

Nota da Executiva Nacional do Movimento de Cultura Darcy Ribeiro (MCDR) sobre a conjuntura política venezuelana A luta pela autodeterminação dos povos e a defesa da solução pacífica dos conflitos são eixos essenciais daquilo que o trabalhismo defende. Somando-se a isto, a soberania popular é a expressão legitimadora da democracia, onde o povo tem voz […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: MCDR.

Nota da Executiva Nacional do Movimento de Cultura Darcy Ribeiro (MCDR) sobre a conjuntura política venezuelana

A luta pela autodeterminação dos povos e a defesa da solução pacífica dos conflitos são eixos essenciais daquilo que o trabalhismo defende. Somando-se a isto, a soberania popular é a expressão legitimadora da democracia, onde o povo tem voz e vez na escolha dos seus dirigentes e representantes.

Baseado nestes pontos, reconhecemos a legitimidade e a legalidade do Governo de Nicolas Maduro, empossado como Presidente da Venezuela em 10 de janeiro de 2019. Aliás, a eleição presidencial venezuelana teve a presença de organismos internacionais em maio de 2018 – eleição esta baseada na lisura do pleito.

O que há na verdade é a ingerência indevida do imperialismo estadunidense e de todos os países aliados aos EUA que não reconhecem a escolha do povo venezuelano por Nicolas Maduro.

Em que pese os erros internos do PSUV e a condução política de Maduro, por vezes equivocada e carregada pelo hegemonismo, o que está em jogo não é a democracia. Se assim fosse, os EUA interviriam em países aliados de longa data como a Arábia Saudita e em concorrentes com poderio militar como a Rússia e a China.

Entretanto, a geopolítica latino-americana é o que move os interesses econômicos dos EUA sobre a Venezuela, um dos grandes produtores de petróleo em nível mundial.

Sabemos que o poder de um país e a sua independência estão associados à defesa de suas riquezas. Diferente do Brasil e seu governo à época, que se vergou face a um Golpe Parlamentar-Judiciário, o chavismo resistiu – face a inúmeras contradições que ela carrega.

Somos sabedores do papel de um vice conspirador, que boicotou a decisão soberana da pátria e do povo brasileiro. Seria o mesmo vice o articulador do golpe em 2016, em nome dos interesses de uma elite submetida à pauta imperialista dos EUA, promovendo a entrega das riquezas brasileiras.

Aliás, o chavismo enfrentou lockouts, os boicotes e sabotamentos das elites venezuelanas que majoritariamente se comportam como sócias minoritárias do capital internacional estadunidense. E enfrentou, com brio e honradez, o embargo econômico dos EUA e o poderio midiático burguês estadunidense e dos países alinhados a ele.

Nossa posição é de solidariedade! O que está em jogo é a soberania nacional da Venezuela. E confiamos na escolha democrática do povo venezuelano como senhor do seu destino político. Como princípio, não toleramos qualquer tipo de golpe e de ingerência indevida da direita venezuelana ou de qualquer país que queira conspurcar a escolha do povo da Venezuela por Nicolas Maduro.

Roberto Viana Jr
Presidente Nacional do MCDR

Lauri Bernardes
Secretário-Geral do MCDR

Wendel Pinheiro
Secretário de Formação Política do MCDR

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes