Menu

Indústria chinesa cresce 32% no mês e volta ao nível de 2019

Os números divulgados pelo governo chinês hoje trazem alguns pontos que merecem ser destacados, até porque ficaram escondidos nas estatísticas trimestrais, que ainda são ruins por causa dos meses de janeiro e fevereiro. No trimestre, o PIB chinês caiu 6,8% sobre o ano anterior. O setor primário (agricultura, mineração) caiu 3,2%; o secundário (indústria) caiu […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Robôs chineses quebraram o recorde mundial de dança sincronizada

Os números divulgados pelo governo chinês hoje trazem alguns pontos que merecem ser destacados, até porque ficaram escondidos nas estatísticas trimestrais, que ainda são ruins por causa dos meses de janeiro e fevereiro.

No trimestre, o PIB chinês caiu 6,8% sobre o ano anterior. O setor primário (agricultura, mineração) caiu 3,2%; o secundário (indústria) caiu 9,6%; e o terciário (serviços, comércio), caiu 5,2%. 

Entretanto, nem o governo, nem a mídia chinesa, aparentemente, não quiseram fazer alarde de alguns números extremamente positivos da economia do país no último mês do período. 

O sistema estatístico chinês usa algumas terminologias próprias. Por exemplo, o governo separa o desempenho de indústrias “acima de um tamanho designado”, de outras menores, com o objetivo de focar a análise nas empresas corporativas, com maior produtividade, e que respondem, de qualquer forma, pelo grosso da produção industrial do país. O termo “indústrias acima de um tamanho designado” corresponde a empresas industriais com faturamento anual superior a 20 milhões de yuans (2,83 milhões de dólares).

No primeiro trimestre, a produção de valor agregado total das empresas industriais acima do tamanho designado caiu 8,4% sobre o ano anterior. Entretanto, se considerarmos apenas o mês de março, a queda foi muito menor, de apenas 1% sobre igual período de 2019. E comparando com o mês anterior (fevereiro), a produção industrial chinesa cresceu 32%! 

Vários setores industriais, como o de máquinas automáticas de venda de produtos, máscaras protetoras, remédios, robôs industriais, entre outras registraram desempenho notável em março, na comparação com o ano anterior. Comparar tudo com fevereiro nem teria graça…

Alguns destaques:

  • A produção industrial de março cresceu 32% em relação ao mês anterior, e já se aproxima dos níveis do mesmo período do ano passado. 
  • Os números divulgados mostram que o setor industrial correspondeu, no primeiro trimestre de 2020, a 35,66% do PIB do país. 
  • A produção de gás natural, tecidos não entrelaçados (non-woven fabrics, usados para máscaras protetoras) e materiais para medicina química aumentou 9,1%, 6,1%, 4,5%, respectivamente.
  • A produção de máquinas automáticas de venda de produtos, componentes eletrônicos, circuitos integrados, veículos urbanos e células solares aumentou 35,3%, 16,2%, 16,0%, 13,1% e 3,4%, respectivamente.
  • Em março, a manufatura de alta tecnologia aumentou 8,9% ano a ano, entre as quais a fabricação de computadores, equipamentos de comunicação e outros equipamentos eletrônicos, 9,9%.
  • A produção de robôs industriais e equipamentos de geração de energia aumentou 12,9% e 20,0%, respectivamente.

Abaixo, um trecho do texto divulgado pelo departamento de estatística do governo chinês:

****

No Escritório Nacional de Estatística da China (National Bureau of Statistics of China)

Tendência de queda dos principais indicadores econômicos perdeu força significativamente em março

Esforços para prevenção e controle de epidemias e desenvolvimento econômico e social obtiveram resultados notáveis

17 de abril de 2020

No primeiro trimestre de 2020, diante do teste severo da epidemia do Covid-19, sob a forte liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), com o camarada Xi Jinping como núcleo, todas as regiões e departamentos implementaram rigorosamente as decisões e disposições tomadas pelo Comitê Central do PCC e pelo Conselho de Estado, e todo o país ajudou a coordenar esforços para promover a prevenção e o controle da epidemia e o desenvolvimento econômico e social.

Como resultado, a situação de controle e prevenção da epidemia continuou melhorando, com a interrupção da transmissão local da epidemia. A retomada do trabalho e da produção intensificou-se, com a produção industrial e de serviços fundamentais e vitais para a economia nacional e para o sustento das pessoas crescendo constantemente. O sustento básico das pessoas estava bem garantido e o desenvolvimento econômico e social nacional testemunhou estabilidade geral.

De acordo com as estimativas preliminares, o produto interno bruto (PIB) da China foi de 20.650,4 bilhões de yuans (2,9 trilhões de dólares) no primeiro trimestre de 2020, uma redução ano a ano de 6,8% a preços comparáveis.

Por setor, o valor agregado do setor primário no primeiro trimestre foi de 1.018,6 bilhões de yuans, uma queda de 3,2%; o da indústria secundária foi de 7.363,8 bilhões de yuans (1,0 trilhão de dólares), uma queda de 9,6%; e o da indústria terciária foi de 12.268,0 bilhões de yuans (1,7 trilhões de dólares), uma queda de 5,2%.

1. A produção agrícola geral foi estável e os grãos cresceram bem.

No primeiro trimestre, o valor agregado da agricultura (cultivo agrícola) cresceu 3,5% ano a ano. Com as condições climáticas favoráveis ​​nas principais áreas agrícolas atualmente, a lavoura e a semeadura da primavera continuaram sem problemas, e o trigo de inverno cresceu melhor que o ano passado e os anos médios. Até o final de março, a área semeada de mudas de grau e grau de trigo de inverno representava 87,2% do total, 3,5 pontos percentuais a mais do que no mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre, a produção de ovos cresceu 4,3% e a do leite, 4,6%. A produção de carne suína, bovina, ovina e de aves foi de 18,13 milhões de toneladas. A capacidade de produção de suínos continuou a se recuperar. No final do primeiro trimestre, 321,20 milhões de porcos foram registrados em estoque, um aumento de 3,5% em relação ao final do quarto trimestre de 2019, entre os quais 33,81 milhões estavam reproduzindo porcas, um aumento de 9,8%.

2. A produção industrial caiu enquanto as indústrias de matérias-primas básicas e de alta tecnologia mantinham o crescimento.

No primeiro trimestre, a produção de valor agregado total das empresas industriais acima do tamanho designado diminuiu 8,4% ano a ano.

Especificamente, em março, o valor agregado total das empresas industriais acima do tamanho designado caiu 1,1% ano a ano, ou 12,4 pontos percentuais mais lento que o declínio dos dois primeiros meses, enquanto o crescimento mensal foi de 32,13% com a produção industrial se aproximando do nível do mesmo período do ano passado.

Uma análise por tipos de empresa mostrou que o valor adicionado das empresas puramente estatais caiu 6,0% ano a ano; o das empresas com diferentes acionistas caiu 8,4%; as empresas financiadas por investidores estrangeiros ou investidores de Hong Kong, Macau e Taiwan caíram 14,5%; e o das empresas privadas caiu 11,3%.

Em termos de setor, o valor agregado da mineração caiu 1,7%, o setor de manufatura caiu 10,2%, e o setor de produção e fornecimento de eletricidade, energia térmica, gás e água caiu 5,2%.

A produção de matérias-primas básicas e novos produtos manteve o crescimento.

A produção de gás natural, tecidos não entrelaçados (non-woven fabrics), materiais para medicina química, petróleo bruto, dez tipos de metais não ferrosos, etileno e aço bruto aumentou 9,1%, 6,1%, 4,5%, 2,4%, 2,1%, 1,3% e 1,2%. por cento, respectivamente.

A produção de máquinas automáticas de venda de produtos, componentes eletrônicos, circuitos integrados, veículos urbanos e células solares aumentou 35,3%, 16,2%, 16,0%, 13,1% e 3,4%, respectivamente.

Em março, a manufatura de alta tecnologia aumentou 8,9% ano a ano, entre as quais a fabricação de computadores, equipamentos de comunicação e outros equipamentos eletrônicos, 9,9%.

A produção de robôs industriais e equipamentos de geração de energia aumentou 12,9% e 20,0%, respectivamente.

(…)

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

17/04/2020 - 21h54

“O Estranho Mundo de Jack”…

augusto

17/04/2020 - 12h51

E podemos tirar o cavalo da chuvinha.
Porque o gigante, que mesmo fora do Budismo ha trinta e cinco anos pelo menos teve seu ”grande despertar”, volta com força total.
E vendo que ajuda mais de cem paises.
E outro dia mandou seu unico porta aviões dar uma voltinha pelo Pacifico só pra tirar o sarro dos varios porta avioes ”inimigos” que estao FORA DE COMBATE com milhares de marujos infectados… Bom tem mais dois porta aviões em construção nos estaleiros.
Bom mas o pior do lado imperial é isto:
No final de março, dois jornais de Israel (o J.Post e o Haaretz) publicaram que agentes do MOssad
com pseudonimos se GABAVAM de ter pirateado milhoes de mascaras, muitos respiradores e milhoes de kits de teste de outros paises que tambem os estavam na fila para comprar.
E dizendo que vai faltar por ai mas em Israel nao vai faltar.
Afinal ‘povo escolhido’ é uma coisa e os ‘goym’ é outra.


Leia mais

Recentes

Recentes