Menu

Haddad: “Você acha que eu iria para a Europa se o Ciro fosse para o 2o turno?”

Fernando Haddad, candidato petista nas eleições de 2018, afirmou, em entrevista à BBC, que espera que o PT possa contar com a candidatura de Lula à Presidência em 2022. Haddad comentou também sobre a chance de construir uma aliança que englobe nomes como Ciro Gomes e FHC para evitar a reeleição de Jair Bolsonaro. “Nós esperávamos que […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Fernando Haddad, candidato petista nas eleições de 2018, afirmou, em entrevista à BBC, que espera que o PT possa contar com a candidatura de Lula à Presidência em 2022. Haddad comentou também sobre a chance de construir uma aliança que englobe nomes como Ciro Gomes e FHC para evitar a reeleição de Jair Bolsonaro.

“Nós esperávamos que isso acontecesse em 2018, de quem fosse com Bolsonaro para o segundo turno tivesse o apoio dos demais. Essa era a expectativa de todo mundo que disputou aquela eleição. Então, eu não cometerei esse erro se por acaso o PT não estiver no segundo turno. Não sei quem será o candidato do PT. Espero que seja o Lula. Torço muito para que tudo dê certo, como advogado dele e como cidadão”, afirmou.

Ainda em relação à eleição de 2018, complementou: “se o Ciro fosse para o segundo turno, você acha que eu iria para a Europa? A chance de eu ir para o segundo turno era muito pequena. Eu tive 20 dias de campanha. Eu podia ter ficado nos 3% ali. Nos 5%, nos 10%”.

Haddad também afirmou que a proximidade cada vez maior de Jair Bolsonaro com o outrora demonizado Centrão deve, em tese, atrasar qualquer pedido de impeachment contra o presidente.

“Os movimentos recentes de franquear cargos para o Centrão, faz crer que essa agenda vai atrasar. (São) cargos que jamais foram franqueados para essas forças a quem ele nunca respeitou, embora sempre fizesse parte das legendas do Centrão. Ele se elegeu dizendo que jamais faria acordo com o que, nos dizeres dele, era o pior do Brasil. Quando o Centrão se associou à candidatura Alckmin, o general Heleno e o próprio Bolsonaro se referiram a esses partidos como a nata do que o Brasil tinha de pior”, disse.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco

16/06/2020 - 12h03

“O PT é muito engraçado”, comenta Monica de Souza, já outros muitos tantos por aí, além da sempre atenta classe dominante, não acham por terem certeza de tratar-se de partido muito sério, tanto que não a toa essa golpista classe quer destruí-lo desde antes da fundação…, da ‘casa de Lula no Morumbi’, nos anos 80, ao ‘triplex de Lula no Guarujá’, em 2018, dos ‘boias frias’ de Leme, em 1984, a Petrobras do Brasil, de 2014 a 2018, e não conseguem, há 42 longos e intensos anos.

E tão sério que, apesar da operação lavajateira planejada para tira-lo do mapa político brasileiro, desde 2014 até o presente momento, atuando de forma seletiva, ininterrupta e contando com todos os recursos e meios para tanto, quer de instituições da república, quer de conluios e apoios externos, visando criminaliza-lo, disputou a eleição de 2018 contra tudo e todos e, mesmo golpeado com a interdição da candidatura de Lula, através de lawfare e chicanas jurídicas, escancarados, substituiu-o por Haddad e em 20 dias de campanha não apenas obteve mais de 29% dos votos válidos, habilitando-se em segundo ao turno final, com o terceiro colocado não atingindo 13%, como elege o maior número de governadores, a maior bancada de deputados federais e a segunda maior bancada estadual, somados os estados.

Não a toa é o partido que querem fora do jogo político, pois desde a primeira eleição direta no Brasil pós ditadura, e já se foram oito, esse partido voltado ao povo vítima da desigualdade campeã, através do jogo democrático e sem similar na história do Brasil, esteve sempre no segundo turno, quatro vezes elegendo o presidente e quatro não, ressalvadas as eleições de 1989 e 2018, em especial a última, na qual tudo foi permitido e não permitido, além do suportável, para que o PT não elegesse o presidente com o voto do povo, pela quinta vez consecutiva, dando fim ao golpe desesperadamente necessitado em vence-la para legalizar-se e assim conseguirem tirar o Brasil do brejo em que o atolaram com o golpe em Dilma.

Venceram-na mas não levaram ao terem que engolir e eleger o ‘candidato de risco’, sem conseguir extinguir o PT e, pior para todos, se antes atolados, agora afundamos, com a possibilidade de cisão de partes armadas no mesmo lado dominante, pela dificuldade em controlarem o ‘eleito de risco’, em meio a pandemia não controlada e negada como sendo apenas uma ‘gripezinha’ por parte dessa patrimonialista gente de bens, dos aspirantes a mesma e do ‘eleito de risco’, o pandemônio, que transformou o ministério da Saúde em quartel de campanha.

Lincoln Collins Bortolin

15/06/2020 - 14h48

Em 2022 Ciro será novamente terceiro colocado nas urnas?

João Flávio Corrêa Júnior

15/06/2020 - 00h13

O q mais entristece a gente é ver esses dois c degladiando, sabendo q se eles se unissem, o nosso país superaria s crise, muito+ rapido do q imaginamos; isso é tudo o q os bolsonaristas querem. Estão dando munição ao inimigos. Deixem o ego de lado e pensem no país. Posso ser um sonhador, + não sou o único.

dcruz

14/06/2020 - 11h46

Esse é o argumento definitivo, que persegue e perseguirá Ciro por toda a sua vida, e ele está se debatendo como uma madalena descabelada para se livrar: “você acha que eu iria para a Europa se o Ciro fosse para o segundo turno.”

Monica de Souza

14/06/2020 - 11h13

O PT é mto engraçado. Como todos os outros so se preocupa em ter poder. Eles nao querem enxergar que se tivessem apoiado o Ciro, nos estavamos livres do Louco. Agoravem falar de Lula. Pelo amor de Deus. Aprendam com os erros, com a história. Esse nao é o momento de pensar unicamentw em seus umbigos. Temis que nos unir para salvar o Brasil.

carlos

14/06/2020 - 09h42

Eu acho que o Alan C. Pensa pelo umbigo, como é que um partido vai apoiar o oponente quando tem seu próprio candidato? Seria uma tática suicida igual a que o FHC introduziu no partido dele e desde então passou a ser terra arrasada, e por uma questão de sobrevivência agora está implementado a estratégia de apoiar a democracia e orientar o presidente da legenda a apoiar o golpe militar.

Ismail

13/06/2020 - 10h11

Depois de ler os comentários do cafezinho e vê como pensam os ciristas fanáticos e burros antipetistas doentes, fica fácil entender porque governadores do PDT ciristas apoiaram o nazifascistas: a lógica cirista é simples e medonha: qualquer um, menos um petista!
Reparem os termos de bandidos: “luladrão”…. Qual a diferença destes lixos ciristas em relação aos bolsonaristas? Não vejo nenhum, absolutamente. Se em 2022, numa hipótese absurda (Ciro nunca vai chegar a lugar nenhum), desse Bolsonaro e Ciro, eu não votaria em nenhum dos dois: iria para Portugal ou quiçá…. Paris. Da esquerda realmente de esquerda o Ciro jamais terá votos.

Alan C

13/06/2020 - 00h20

O PT continua se fazendo de bobo:

1) Haddad recebeu quase a totalidade de votos do Ciro e mesmo assim perdeu. Ciro fez sua parte, disse “ele não” e seus eleitores votaram no poste.

2) Segundo as pesquisas, cerca de 4% de lulistas fanáticos votaram no bozo, numa das coisas mais estapafúrdias que já vi acontecer numa eleição. Se algum petista quiser tentar explicar essa aberração, sinta-se à vontade. Depois a petezada se acha no direito de ficar com raiva do Ciro.

3) Haddad está sendo cínico ao dizer que esperava uma união no 2º turno de 2018. Primeiro pq isso nunca foi acordado por nenhuma das partes, ele apenas tenta ser esperto ao usar o “essa era a expectativa de todo mundo”. Segundo pq ele sabia que era impossível obter apoio incondicional do Ciro sendo que PT passou a campanha inteira trabalhando para enfraquece-lo com o PSB, com o DEM e puxando o tapete da própria candidata do PT à prefeitura de Recife, ou todos já esqueceram das palavras dela após ter sido traída???

4) As pesquisas eram claras, no 2º turno Haddad perdia de muito pro bozo, fruto do antipetismo, e Ciro vencia, então que conversa mole é essa de apoio no 2º turno??? A verdade é muito clara, entre Ciro e bozo o PT escolheu e extrema direita e é covarde para assumir publicamente.

    Sergio Oliveira

    14/06/2020 - 10h48

    VERDADE.

    Evandro

    15/06/2020 - 13h24

    Haddad 29.28 %
    Ciro 12.47 %

    Batista

    16/06/2020 - 12h31

    “(…) ele [Haddad] sabia que era impossível obter apoio incondicional do Ciro sendo que PT passou a campanha inteira trabalhando para enfraquece-lo com o PSB, com o DEM e puxando o tapete da própria candidata do PT à prefeitura de Recife, ou todos já esqueceram das palavras dela após ter sido traída???”

    Parabéns, sem reparos ou complementos, precisamente e sem querê-lo, desenhou finamente, a bico de pena e nanquim, a abissal diferença entre o resistente PDT de Brizola e Darcy, que não mais existe, e esse complacente oculto pdt, ora cavalgado em rédeas curtas por Ciro, no segundo capítulo, da sétima temporada do, “Homem que queria ser Presidente”.

Sebastião

13/06/2020 - 00h04

Todos que, votaram: Nulo, em branco ou fugiu pra as colinas, ajudaram a eleger Bolsonaro. Pra não ter que votar em Haddad, FHC chegou ao ponto de dizer que HADDAD ERA EXTREMISTA. Comparou Haddad a Bolsonaro. E agora, esses mesmo, pedem que Lula ou o PT assinem o manifesto. Os mesmo que já conheciam o perfil de Haddad, e os mesmo que já conheciam Bolsonaro. Lembrem-se que até Janot e Joaquim Barbosa, declararam votos em Haddad em 2018, porque já conheciam o perfil de Bolsonaro. Estes, que foram algozes do PT, quando teve que punir petistas.

    alexis leite

    15/06/2020 - 12h40

    Penso que não é bem assim. Quem perdeu a dignidade para não merecer o meu voto foi o PT e postura política dos seus eleitos: Dilma colocou o cara que a destruiu como seu articulador político; Lula se o uniu com os mais reacionários do País; o governo do PT aqui em Teresina alardeou a escola sem partido e militarizada; O PT alavancou aqui a família do governador como donos do capital político do Estado. Os governantes do PT venderam a alma dos seus eleitores destruindo quaisquer possibilidades de manutenção da identidade de esquerda. Ora, os fdp se conduzem mal e os eleitores é que são os culpados. Reconheço que o PT ainda detém uma parcela elevada do capital político da esquerda, principalmente junto aos neopetistas que nada sabem da história real do PT, pois não conhecem os desdobramentos da origem. O PT ganhou uma nova identidade quando se dispôs a se juntar com o que tinha de mais asqueroso na política brasileira. Identidade é uma conquista e esse PT conquistou a sua. Pode ser que consiga recuperar o que perdeu depois de dar tanto prejuízo à esquerda como totalidade. Pra merecer o meu voto, tem que merecer de fato

      Batista

      16/06/2020 - 11h45

      Derramado…

Ana Maria Angerame Gasparoni

12/06/2020 - 23h46

O luladrao vai devolver nosso dinheiro, em 22 foi isso que eu li que o POSTE falou?????

    Leilane castello

    15/06/2020 - 02h32

    Amigo qto o Lula roubou? E onde este dinheiro está?

Marcelo

12/06/2020 - 23h37

Ciro foi para não prejudicar. Depois de tudo o que passou, as sabotagens do PT, se ficasse meteria a boca no trombone. Foi um santo.

Sigma7

12/06/2020 - 22h17

Ninguém aguenta mais esse poste. Quem votou nele foi de forma amarga, tentando evitar o Bolsonaro. Já quem votou no Ciro foi por convicção.

    Batista

    13/06/2020 - 01h07

    Ninguém aguenta mais os medíocres trocando fatos por mentiras, como se verdades fossem.

    TSE – Votação do 1º Turno para Presidente, em 2018:

    Bolsonaro 46,03%
    Haddad 29,28%
    Ciro 12,47%
    Alckmin 4,76%
    Amôedo 2,50%
    Daciolo 1,26%
    Meirelles 1,20%
    Marina 1,00%

    PS: Quase duas vezes e meia a votação de Ciro, sem considerar as circunstâncias que envolveram a eleição e a campanha jurídico-midiática lavajateira lançada para criminalizar o PT e seus líderes, ininterrupta, diuturna e na base do ‘custe o que custar’, desde 2014.

    Alexandre

    13/06/2020 - 02h34

    Pode ser que você tenha razão. Só tem uma coisa que até hoje ninguém perguntou ao Ciro e que os cirominions não comentam: por que diabos o Ciro só ficou nos 12% dos votos válidos nas 3 eleições presidenciais ficando no máximo em terceiro lugar? Foi culpa do PT e do Lula? Eu acho o Ciro um excelente quadro de centro-esquerda, tem uma análise e soluções razoáveis que assino embaixo, mas não emplaca por falta de habilidade política para congregar um arco de alianças políticas em torno de um projeto de país. Ele me pareceu sempre um candidato avulso, sem compromisso com um partido político. Ele se serve dos partidos políticos por onde passa para que sejam meramente de hospedeiros para sua candidatura presidencial. Está nesse PDT, que nada tem a ver com aquele partido do Brizola, como poderia estar no PV, Rede ou qualquer outro partido que lhe desse a legenda para a disputa. Esse discurso bolsonarista limpinho contra o PT não vai capturar eleitores arrependidos do Bolsonaro, nem muito menos parte significativa da base política do PT, o que vai terminar por relegá -lo ao mesmo nível pífio que a Marina teve em 2018. Isso não será bom para Brasil nem para o próprio Ciro.

      Marçal Filho

      15/06/2020 - 13h18

      Engraçado a lógica dos Ciristas, só uma observação: quem vive o tempo inteiro denegrindo o PT?
      O Cara ficou em terceiro lugar na eleição…jamais quis aproximação com o PT, só sabe dar coice, usa sua inteligência sempre para o lado ruim porque nunca consegue decolar para a ponta de eleição nenhuma para presidente e acha que a culpa do seu mal humor é sempre dos outros…nunca dele e nem de sua postura política, ele é sempre o certo o resto do planeta está errado.
      Uma coisa é certa, Haddad jamais faria essa covardia com ele…questão de caráter e ponto…
      Se o povo brasileiro queria tanto a disputa do Ciro com o Bozo, por que é que não o conduziram a essa disputa…Vamos cair na real não é pessoal?
      E se alguns Ciristas não votaram no Bozo, com seu apoio todos jamais votariam mas parece que como ele disse jamais seria um puxadinho do PT, pelo menos nisso ele acertou e ganhou o Bozo de presente e tem mais, não acho que se sente culpado dessa zona brasileira nem por um segundo, resultado vai levar ferro de novo e dou um doce para quem acertar por qual partido disputará a eleição vindoura…seu Ciro, quem não te conhece, que te compre, eu não pago 10 tostões.


Leia mais

Recentes

Recentes